6º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Os curadores irão selecionar filmes para a Competição Oficial, Cinerama Vivo, Competição Catarina, Corujinha e Noturna, que serão projetados durante o festival entre os dias 02 e 12 de novembro de 2016.
Consagrado no calendário dos festivais internacionais, o CINERAMA invade as ruas e salas de arte em Balneário Camboriú, promovendo mostras de cinema, palestras, oficinas, seminários, debates, encontros de coprodução e exposições. O festival convida diversos cineastas, profissionais e artistas que contribuem para a formação de público, profissionais e pensamento crítico.
A Competição Oficial exibe premières de filmes de curta e longa-metragem nacionais e internacionais de ficção, animação e documentário, Cineramabc Vivo apresenta novas formas de produzir e exibir audiovisual, Competição Catarina destaca filmes produzidos em Santa Catarina ou por artistas catarinenses, Corujinha apresenta filmes para o público infantil, Noturna é uma janela para o cinema fantástico em sessões após a meia-noite.
Os filmes selecionados serão avaliados pelo Júri Oficial e premiados com a Coruja de Ouro nas categorias: Melhor Filme, Diretor, Fotografia, Arte, Montagem, Ator, Atriz e Filme de Curta-metragem. O Festival comtemplará uma produção de longa-metragem com o Prêmio Cineramabc de Distribuição que garantirá a distribuição do filme no circuito comercial brasileiro de cinema. As produções também serão premiadas pelo Prêmio do Público e pelo Prêmio Especial da crítica.
O Festival Internacional de Cinema também oferece a Residência Cineramabc que permite uma verdadeira imersão no mundo do cinema através de oficinas, palestras e debates sobre a 7ª arte, produz o Foco País que apresenta o cinema de um país diferente todo o ano e o Encontro De Coprodução que aproxima produtores de todo o mundo.
“A cada ano, o CINERAMA dá mais visibilidade a cada filme selecionado. O festival também convida realizadores e profissionais da indústria audiovisual a interagirem com o público e estabelecerem novas coproduções, proporcionando uma verdadeira imersão no mundo do cinema”, afirma André Gevaerd, percursor e diretor do festival. Para a curadora, Barbara Sturm, o objetivo é “mostrar o melhor do cinema de arte atual em produções nacionais e internacionais apresentando seus diretores ao público e à imprensa.”.
Em cinco anos importantes convidados marcaram presença e tiveram contato direto com o público. Passaram pelo festival personalidades como os diretores Carlos Sorín, Frederike Jehn, Helene Klotz, Hanna Doose, Beto Brant, Renato Ciasca, Sérgio Machado, Rubens Velloso, Patrícia Moran, Francisco Garcia, Chico Faganello, David Schurmann, o artista Hans Op de Beeck, as atrizes Bianca Byington, Paula Braun, Djin Sganzerla, Christiane Tricerri, os atores Marcos Azevedo e Ivo Muller, o crítico e escritor Jean-Claude Bernardet, Rodrigo Fonseca, Adriano Garret, Zé Geraldo Couto, entre muitos outros.
Os filmes selecionados serão divulgados até 17 de outubro de 2016 também no site do festival.
Confira a versão digital do jornal do 6° Festival Cineramabc
PREMIAÇÃO
COUJA DE OURO
No dia 11 de novembro, as 18h30, a Coruja de Ouro será apresentada ao público. A premiação prestigia os melhores filmes de longa-metragem (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor aAtor) e de curta-metragem (Melhor Filme).
A Coruja de Ouro foi concebida pela artista plástica Clélia Pacetta.
PRÊMIO DO PÚBLICO
O Prêmio do Público é oferecido pelo júri popular que escolherá o melhor filme da competição oficial de longa-metragem (o público receberá cupom de votação e entregará o seu voto ao final de cada sessão).
PRÊMIO DA CRÍTICA
O Prêmio da Crítica será decidido pelos críticos presentes durante a realização do festival, a comissão irá definir o prêmio que será oferecido ao melhor filme segundo a critica especializada.
Os Prêmios do Público e da Crítica foram concebidos pelo artista plástico Reiner Wolf.
ENCONTRO DE COPRODUÇÃO 2016
Entre 14 e 24 de julho de 2016, produtores latino-americanos terão a chance de se encontrar no Brasil, durante a 6ª edição do CINERAMABC, Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú. Os interessados em conhecer e apresentar projetos no encontro promovido pelo festival podem baixar a FICHA DE INCRIÇÃO ENCONTRO DE COPRODUÇÃO e enviá-la preenchida e assinada para o e-mail: encontro@cineramabc.com até o dia 16 de junho de 2016.
O Encontro nasceu com o objetivo de potencializar e impulsionar o cinema e a coprodução nacional e internacional. O 3º Encontro de Coprodução ocorrerá paralelo a programação do Festival e oferecerá a produtores, profissionais e diretores a oportunidade de apresentar seus projetos em desenvolvimento a potenciais coprodutores da América Latina.
Além disso, os projetos concorrem ao Prêmio Cineramabc de Coprodução. O projeto escolhido pelo júri estabelecerá um pré-acordo de coprodução, onde serão oferecidos serviços e equipamentos orçados em aproximadamente 70 mil reais.
O cinema latino-americano sofreu na história com o isolamento econômico entre os diferentes países que o compreende. Esse isolamento impediu a criação de um mercado de cinema comum, pois cada país ficava à deriva da demanda de seu mercado interno. Dessa forma, o Encontro de Coprodução Cineramabc vem para quebrar barreiras e aliar produtores dos variados países em meetings e encontros que proporcionem projetos e criações conjuntas na indústria do audiovisual.
A América Latina compreende a quase totalidade das Américas do Sul e Central. A região engloba 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Os projetos convidados terão a chance de conhecer diversos parceiros em potencial. Será feita a preparação dos encontros e dos selecionados, fornecida informação sobre as possibilidades de coprodução internacional no negócio do cinema e nos mercados internacionais. Serão realizados os pitchings dos projetos, encontros individuais no formato One-to-One (um produtor com outro produtor) e Round Tables (mesas redondas) com potenciais parceiros para o seu projeto. Os outros participantes poderão buscar informações a respeito dos projeto e poderão solicitar reuniões. Também haverá exposições sobre as possibilidades de produção na América Latina oferecidas por profissionais e/ou responsáveis por instituições. Além das diversas possibilidades de encontros formais promovidos pela direção do evento, será a chance ideal de encontrar outros produtores e diretores para trocar idéias e compartilhar suas experiências.
Para participar como ouvinte envie um e-mail para encontro@cineramabc.com informando nome completo, e-mail, telefone, profissão e motivo do interesse.
ABERTURA E ENCERRAMENTO
Abertura marca o início das projeções do festival no dia 03 de novembro às 20h e apresenta ao público um filme de longa-metragem do homenageado deste ano, o realizador de Hong-Kong: Wong Kar Wai.
Encerramento e Premiações as melhores produções da Competição Internacional serão premiadas com a Coruja de Ouro, o Prêmio da Crítica e o Prêmio do Público. Logo após um filme do diretor Homenageado Wong Kar Wai, será projetado para encerrar o festival com chave de ouro.
DIAS SELVAGENS
Days of Being Wild, Hong Long, 1991
90 min / Classificação 16 anos
Direção: Wong Kar Wai
Com Leslie Cheung, Maggie Cheung e Carina Lau
Sinopse: Segundo longa-metragem dirigido por Wong Kar-Wai, ambientado na década de 60, sobre duas belas mulheres que disputam o amor de um mesmo homem. O clima passional é retratado com a sensualidade e a estética impecável, comum aos filmes de Kar-Wai.
Festivais / Prêmios: Vencedor de mais de 15 prêmios internacionais, com destaque para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Fotografia no Hong Kong Film Award (China) e Melhor Atriz no Festival Três Continentes de Nantes (França).
2046 – SEGREDOS DO AMOR
2046 / China / 2004
129 min / Classificação 16 anos
Direção e Roteiro: Wong Kar Wai
Com Tony Leung, Chiu Wai e Ziyi Zhang
Sinopse: O escritor Chow Mo-Wan retorna a Hong Kong para escrever um romance. Ele se hospeda em um hotel barato em Wanchai, e assume a personalidade de playboy conquistador. Chow inicia então uma série de relações amorosas com mulheres que se hospedam no quarto 2046, que fica em frente ao seu.
Festivais/ Prêmios: Vencedor de mais de 30 prêmios internacionais, com destaque para Seleção Oficial do Festival de Cannes (França), Melhor Filme Estrangeiro no Prêmio David di Donatello (Itália), Melhor Direção de Fotografia e Melhor Filme Estrangeiro no New York Film Critics Circle
Experimentando Realidade Virtual a produção de audiovisual em 360º já é realidade no mundo todo e tem avançado em diversos formatos como clipes musicais, espetáculos de música clássica, trailers de filmes de terror. Em 2016 o festival inova apresentando alguns vídeos exibidos em óculos VR BOX, para que o público possa sentir um pouco da experiência em Realidade Virtual e o que vem por aí em tecnologia de imagem, som e narrativa.
Sessão BIS após a premiação e o encerramento, em 2016 o festival realiza uma sessão extra no sábado dia 12 de novembro, onde será exibido o filme preamiado com a Coruja de Ouro de Melhor Filme.
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
É a principal janela do festival onde são exibidos filmes de diferentes culturas e com reconhecimento internacional. São aceitos filmes de curta e longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que participam de uma mostra competitiva. A curadoria busca apresentar filmes de diretores estreantes ou consolidados que estimulem diferentes tipos de sensibilidade.
Será apresentada de 04 de novembro a 10 de novembro com sessões as 20h. Todas as sessões apresentam um curta e um longa-metragem. As sessões acontecem na Pousada Estaleiro Village e são apresentadas em sessões únicas e exclusivas.
Programação: 07 Filmes de longa-metragem e 07 Filmes de curta-metragem
CURTA-METRAGEM: “A TERRA DO EXÔDO”
The Land of Exodus / EUA / 2015
Primeira exibição Brasil
11 min / Classificação 12 anos
Direção: Skinner Myers
Com Alonso Alvarez, Eddia Diaz e Moah Pollas
Sinopse: Um menino de rua mexicano enfrenta a dura realidade da fronteira entre Estados Unidos e México quando ele tenta ajudar um adolescente americano sequestrado.
Festivais / Prêmios: Promofest´s Melhor Curta – Prêmio Especial do Juri / Victoria TX Internacional Film Festival – Melhor Fotografia / The Ridgewood Guild Film Festival – Melhor Curta Metragem / CINECAFEST – Melhor Curta Internacional / Urban Mediamakers Film Festival – Melhor Curta de Direitos Humanos
A TERRA DE ÊXODO – COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – CINERAMABC 2016 from Cineramabc Filmes on Vimeo.
LONGA-METRAGEM: O CAMINHO MAIS CURTO
03.ByPass / Romênia / 2016
Primeira exibição América Latina
90 min / Classificação 14 anos
Direção: Nap Toader
Com Medeea Marinescu, Gabriel Spahiu, Alexandru Potocean
Sinopse: Durante o turno da noite, uma ambulância de emergência com uma equipe de três, um médico, um paramédico e um motorista, é chamada para o apartamento de um homem velho. O evento irá mudar as vidas dos três. Um drama com conotações sociais, suspense e humor negro.
Festivais / Prêmios: – Cinema Frame, Buzau International Film Festival, Festivalull Eurocultura, Romênia Film Festival Toronto.
CURTA-METRAGEM: “OVO”
Ovo / Brasil / 2016
Primeira exibição Mundial
3 min / Classificação Livre
Direção: Guilherme Sarmiento
Com Guilherme Sarmiento
Sinopse: Quando um ovo se torna uma ameaça angustiante, tudo pode acontecer.
LONGA-METRAGEM: O APARTAMENTO
The Salesman/ Irã / 2016
125min / Classificação 14 anos
Direção: Asghar Farhadi
Com Shahab Hosseini, Taraneh Alidoosti, Babak Karimi
Sinopse: Devido a riscos de desabamento do prédio onde moram, um jovem casal é forçado a mudar para um novo apartamento no centro de Teerã. Mas um grave incidente ligado à inquilina anterior vai transformar drasticamente a vida do casal.
Festivais / Prêmios: Festival de Cannes – Melhor Roteiro e Melhor Ator / Munique Film Festival – Melhor Filme Estrangeiro / World Cinema Amsterdam – Prêmio do Público de Melhor Filme
CURTA-METRAGEM: DIVISÃO FINAL
Split End / EUA / 2015
Primeira exibição Brasil
6 min / Classificação 10 anos
Direção: Eddie Shieh
Com Shahar Peretz, Yifat Mizrahi, Dudi Gordon e Ido Grinberg
Sinopse: Uma jovem entediada com sua vida social, conversa com uma amiga sobre o homem que conheceu em uma festa na noite anterior. Originalmente criado para o Asian American Film Lab 72 horas Shootout, produzido em 72 horas.
Festivais / Prêmios: Worldfest Houston International Film Festival (EUA) Prêmio de Ouro Remmi, IndieFest / La Jolla (EUA) Prêmio de Mérito, Rochester International Film Festival (EUA) Menção Honrosa,
Rochester International Film Festival (USA) Prêmio Mérito Dramático, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Som, Festival of The Moving Image (EUA) Melhor Montagem.
LONGA-METRAGEM: LAR DOCE LAR
Sweet Girls / Suíça / 2015
Primeira exibição América Latina
104 min / Classificação 14 anos
Direção: Jean-Paul Cardinaux e Xavier Ruiz
Com Flore BABLED, Marie PETIOT, Raphael TSCHUDI
Sinopse: Elodie e Marie lutam para encontrar um apartamento para morarem juntas, e ao mesmo tempo chegarem a uma solução extrema para resolver a crise imobiliária. O filme é uma fábula contemporânea divertida, um retrato agridoce da nossa sociedade através dos olhos de duas adolescentes, que pensam que podem resolver os problemas do mundo com o seu olhar romântico e ingênuo da vida.
Festivais / Prêmios: Internationales Filmwochenende Würzburg, Solothurner Filmtage, Internationale Filmtage Hof, Seoul International Youth Film Festival.
CURTA-METRAGEM: CORAÇÃO PELA BOCA
Coração Pela Boca / Brasil / 2016
15 min / Classificação Livre
Direção: Bruno Autran
Com Juliana Mesquita, Nataly Cabanas e Bruno Autran
Sinopse: Estômago. Pele. Pulmão. Fígado. Boca. Coração pela boca. Projeções. Uma montanha russa. Amores líquidos. Passageiros. Quase alcançar o céu. Adoecer.
LONGA-METRAGEM: JAQUELINE, MISSISSIPI
Brasil / 2016
Primeira exibição
93 min / Classificação 14 anos
Direção: Anderson Simão
Com Poliana Oliveira, Gavrielle Pizzato Santana e Victor Carlim
Sinopse: Ter 16 anos é fácil, o difícil é ter 16 anos e ser obrigada a ir à escola todo dia. Mais difícil ainda é ter 16, ser obrigada a frequentar a escola e acabar se apaixonando por Fernando, o menino da sala ao lado. Ser Jaqueline é fácil, o difícil é ser a Jaqueline e saber que Fernando não está nem aí.
CURTA-METRAGEM: 20 METROS DE AMOR EM MONTMARTRE
20 Meters of Love in Montmartre / França / 2014
Primeira exibição América Latina
5 min / Classificação 10 anos
Direção: Pierre Gaffié
Com Katherina Marx, Marie Néplaz, Valérie Even
Sinopse: Paris, início da manhã. 4 mulheres, desconhecida entre si, criam uma conexão secreta entre elas, através de seus corações e através de sua artes.
Festivais / Prêmios: Exibido em diversos festivais pelo mundo, premiado como Melhor Filme Estrangeiro no Lit Film (Irlanda), Menção Especial do Juri no Transylvania FF (Romênia), Melhor Filme Estrangeiro no San Francisco FF (EUA)
LONGA-METRAGEM: IDENTIFICAÇÃO
Recognition / Israel-Alemanha / 2016
Primeira exibição América Latina
86 min / Classificação 12 anos
Direção: Sharon Ryba-Kahn
Com Noga Carmon, Moran Ben Dov, Hanadi Shaer
Sinopse: Noga é uma adolescente do ensino médio que está ansiosa para ser aceita na melhor unidade do exército israelense. Moran é uma assistente social religiosa que vive em Sderot cidade sob está sob uma ameaça constante de foguetes. Hanadi, uma jovem mulher árabe da parte norte do país, também vive nesta cidade israelita-judaica e está lutando pela sua identidade. De Norte a Sul, do passado ao presente, a busca por respostas cria um retrato íntimo das mulheres em um país em guerra.
Festivais / Prêmios: Exibido em mais de 15 festivais internacionais com destaque para SCENECS International Film Festival – Indicado a Melhor Documentário, Vencedor do Prêmio de Bronze de Primeiro Filme no Mexico International Film Festival, Indicado a Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Diretor no Madrid International Film Festival.
CURTA-METRAGEM: ALGUNS DIZEM QUE É AMOR
Some Call That Love / França / 2015
Primeira exibição América Latina
5 min / Classificação 10 anos
Direção: Marie Chauvin
Com Aurore Azoulay, Ambre Azoulay e Arthur Molinier
Sinopse: Um silêncio depois de uma briga. Lou e Noa, seu namorado, dirigem em uma pequena estrada no meio do nada. Lou está na parte de trás do carro, ferida ela chora.
LONGA-METRAGEM: DESDE O COMEÇO
From The Return / Itália / 2015
Primeira exibição América Latina
92 min / Classificação livre
Direção: Giovanni Cioni
Com Silvano Lippi
Sinopse: Caro Silvano, quando nos encontramos pela primeira vez em dezembro, você me pediu para ir com você. Você queria voltar lá, para esse lugar que você sobreviveu. “Eu ainda estou lá”, você disse. Silvano Lippi era um soldado italiano na Grécia, em 1943, quando foi capturado e mantido prisioneiro pelos alemães, em um campo de concentração, de onde conseguiu fugir.
Festivais / Prêmios: Cinema du Réel (Paris, França), Terra di Cinema (Tremblay, França), Biografilm Festival (Bologna, Itália).
CURTA-METRAGEM: RETRATOS DA ALMA
Retratos da Alma / Brasil / 2016
Primeira exibição Mundial
20 min / Classificação livre
Direção: Leo Bello
Sinopse: O filme conta as histórias de pessoas que têm uma estreita relação com o meio ambiente, e nos convidam a refletir sobre a natureza humana.
LONGA-METRAGEM: O SONHO DE GRETA
Girl Asleep / Austrália / 2015
77 min / Classificação 14 anos / Comédia
Direção: Rosemary Myers
Com Bethany Whitmore, Harrison Feldman e Matthew Whittet
Sinopse: Prestes a completar 15 anos, Greta está numa situação difícil: deslocada em sua nova escola, ela vive num mundo particular. Contra a sua vontade, seus pais organizam uma festa de aniversário para ela. Apavorada com a perspectiva, surge uma situação inesperada que a coloca num mundo paralelo, uma espécie de sonho estranhamente erótico, um pouco violento e completamente absurdo. E é nesse lugar que ela tentará, enfim, encontrar a si mesma.
Festivais / Prêmios: Adelaide Film Festival – Prêmio do Público de Melhor Filme / Melbourne International Film Festival – Melhor Filme Australiano / Seattle International Film Festival – Grande Prêmio do Júri e Prêmio do Júri Jovem de Melhor Filme
CINERAMABC VIVO
Foi criado com o objetivo de reconhecer os novos meios de produção e suporte de exibição audiovisual. Concentra-se na sensibilização e expansão da produção em diferentes formatos como exibições ao vivo, diferentes suportes de filmagem e gravação, formatos que ultrapassam as possibilidades da sala escura, mas não a excluem.
Programação: 3 sessões compostas por obras audiovisuais de diferentes durações
CURTA-METRAGEM: O AQUÁRIO DE ANTÍGONA
Brasil / 2016
Primeira exibição
20 min / Classificação Livre
Direção: Alceu Bett
Com: Severoi Cruz, Amanda Felsky Peres e Borges de Garuva
Sinopse: O Aquário de Antígona conta a viagem fantástica de Severo que, para não morrer, é aconselhado por um Rei a levar um aquário até o mar.
CURTA-METRAGEM: MILAGRES
Brasil / 2015
21 min / Classificação Livre
Direção: Adalberto Oliveira
Sinopse: através de relatos sobre memórias e vivências marcantes, mulheres compartilham seus vínculos com o mar dos milagres.
Festivais / Prêmios: Exibido em diversos festivais pelo Brasil. Prêmio Cineclubista – Melhor Filme para Reflexão / Menção Honrosa – 17º FESTCINE – Festival de Curtas de Pernambuco / Melhor Direção – IV FestCine – Festival de Cinema Curta Pinhais.
LONGA-METRAGEM: ESTRATOS
Estratos / Brasil / 2016
Primeira exibição
42 min / Classificação Livre
Direção: Filipe Maliska
Com Arthur Boscato, Filipe Maliska e Rodrigo Moreira
Sinopse: Mostra os conceitos por trás do projeto Entrevero Instrumental +, com depoimentos de integrantes da banda e entrevistas com Alegre Correa, Acácio Piedade e Matt Davey.
CURTA-METRAGEM: TEORIA DA PROVA 1
Beweistheorie 1 / Rússia / 2016
Primeira exibição na América Latina
6 min / Classificação Livre
Direção: Artem Tarkhanov
Sinopse: O título se refere ao tempo de mudanças radicais em sistemas axiomáticos da matemática, e de forma independente, a arte em que o tempo estava perdendo terreno da representação realista, a fim de descobrir a sua nova língua.
LONGA-METRAGEM: CALEIDOSCÓPIO
Kaleidoscope/ Alemanha / 2015
Primeira exibição na América Latina
82 min / Classificação 14 anos
Direção: Telemach Wiesinger
Sinopse: Por terra, ar e mar: um livro de viagens em formato audiovisual de vinte e um capítulos. Tecendo numerosas viagens em toda a Europa e América do Norte disparou em seu estilo inexpressivo, Wiesinger abre um mundo maravilhoso de movimentos e estruturas. Esta aventura inebriante de descoberta é reunida por uma trilha sonora inovadora que envolve as imagens 16mm preto e branco em um caleidoscópio de composições musicais contemporâneas e sons abstratos.
Festivais / Prêmios: Edinburgh Lut. Festival / IndieCork / FIFE Île-de-France
CURTA-METRAGEM: A PANELA DE SOPHIA
Brasil / 2014
Primeira exibição
3 min / Classificação 12 anos
Direção: Caio Salgado
Com Sophia Früst e Neele Plüschau
Sinopse: Baseado ha história real da atriz Sophia Früst que decidiu abandonar a Alemanha, seu país de origem, para morar dentro da comunidade Jardim Monte Azul na zona sul da cidade de São Paulo. O filme foi criado através de variadas referências filosóficas junto de uma jornada do herói representada pela atriz.
LONGA-METRAGEM: CLARISSE OU ALGUMA COISA SOBRE NÓS DOIS
Brasil / 2015
82 min / Classificação 16 anos
Direção: Petrus Cariry
Com Sabrina Greve, Everaldo Pontes, Veronica Cavalcanti
Sinopse: A árida pedreira e a floresta que ainda pulsa. Um pai muito doente revê a filha. Ressentimentos são postos à mesa. A memória dos mortos, despertada por sangue, objetos, sombras e sonhos, afeta Clarisse nesse cenário de beleza e agonia. Seu marido e os negócios a esperam na cidade para um desfecho cartático.
Festivais / Prêmios: 3 prêmios no 7° Cine Fantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, incluindo Melhor Filme / 3 prêmios no 10° Festival de Cinema de Triunfo (PE), incluindo Melhor Fotografia / Festici – Melhor Filme / 26° Cine Ceará – Melhor Atriz / 7° Festival Internacional de Cinema de Fronteira (RS) – Melhor Atriz
MOSTRA CATARINA
Irá projetar filmes catarinenses ou que possuam alguma relação com o estado de Santa Catarina (locação, música, diretor, produtor ou elenco).
Os filmes catarinenses não se limitam a Mostra Catarina e também podem participar da competição internacional e Cineramabc vivo.
Programação: 9 obras audiovisuais
CURTA-METRAGEM: PURA VIDA
Brasil / 2016
10 min / Classificação livre
Direção: Michelangelo Bernardoni
Sinopse: ): “Pura Vida” retrata uma viagem de dois freesurfers e um fotógrafo durante 3 semanas do norte ao sul da Costa Rica.
Festivais / Prêmios: Eau Salée Festival
CURTA-METRAGEM: ESPLENDIDEZAS
Brasil / 2016
Primeira exibição
21 min / Classificação 12 anos
Direção: Fabi Penna
Com Édio Nunes, Berna Sant’Anna e Antônio Cunha/Atriz Coadjuvante
Sinopse: A menina estava bem, mas de repente começou a perder cor, a perder o peso e foi ficando “desafeiçoada”. Não adiantou tomar “chá” de “bordo”, de “cidreira”, de “quebra-pedra”, nem de “menstruço”. Levar pro médico, nem pensar, porque o doutor não cura de “zipra” e nem de “zipelão”. Sem dúvida, era tarefa para uma benzedeira. O diagnóstico da sábia senhora foi “embruxamento”.
CURTA-METRAGEM: O MELHOR SOM DO MUNDO
Brasil / 2015
13 min / Classificação livre
Direção: Pedro Paulo de Andrade
Com Kenji Ogawa
Sinopse: Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona sons. Mas será possível encontrar o melhor som do mundo?
Festivais / Prêmios: o filme foi exibido em diversos festivais pelo mundo e recebeu mais de 15 prêmios, com destaque para Prêmio do Júri de Melhor Filme YoungAbout Bologna, Prêmio de Melhor Curta no 14o Festival Internacional de Cinema Infantil RJ, Melhor Filme Júri Popular CineFest GatoPreto e Best Short Fiction Film (CMS INDIA).
CURTA-METRAGEM: RIO DA MADRE
Brasil / 2016
20 min / Classificação Livre
Direção e Roteiro: Fábio Brüggemann
Com Eduardo Hoffmann, Barbara Biscaro e Mhirley Lopes.
Sinopse: Em uma pequena comunidade rural, a sina de uma criança que não chora provoca reflexões e transformações entre seus moradores.
CURTA-METRAGEM: BURACÃO
Brasil / 2015
20 min / Classificação livre
Direção: Camila Oliveira e Teka Simon
Sinopse: Hoje era um dia aberto. O espaço era aberto. Mato e uma estradinha branca bem longa. Crianças à frente falando, falando, falando, falando… E eu com a Marina, que depois disse que era Jarina, que significava uma pedra bem dura. Era festa de padroeira de dias inteiros. O caminho branco dava ali: num buraco d’água.
Festivais / Prêmios: Melhor Filme na Mostra Catarinense (júri oficial) – 20º FAM Florianópolis Audiovisual Mercosul
CURTA-METRAGEM: QUINTA COLUNA
Brasil / 2015
20 min / Classificação 12 anos
Direção: Carlos Daniel Reichel
Com Paula Braun,Tom dos Santos, Marcos Azevedo
Sinopse: Thomas é um adolescente que perdeu o pai há pouco tempo. Vive com sua mãe, Karin, no sul do Brasil de 1942. Descendentes de imigrantes alemães, Thomas e Karin precisam lidar com as proibições impostas pelo governo brasileiro e com a desconfiança de uma sociedade contaminada pelo medo da guerra. Pressionados, a comunidade próxima a essa família terá que se posicionar, bem como Thomas e Karin terão em enfrentar o seu passado.
CURTA-METRAGEM: A NOIVA DE TARANTINO
Brasil / 2016
25 min / Classificação 16 anos
Direção e Roteiro: Ebner Gonçalves
Com Fernanda Moreira, Helena Pereira e Eluiz-Cristiano Nagel
Sinopse: A figura central é de uma jovem que é fã de Tarantino e de sua atriz(Uma Thurman) no filme Kill Bill. A jovem Mamba é filha da empregada da casa de familia tradicional e rica da sociedade local. Foram trazidas pelo marido que morreu em situação misteriosa, cujo acontecido, a mãe de Mamba sabe. A figura de Santa, mãe de Bill, criou Mamba como filha até o dia que os dois se envolveram. Ficando grávida de Bill, a mãe, Santa, simula aceitar o casamento, mas na verdade , prepara uma armadilha para Mamba.
LONGA-METRAGEM: TERRA CABOCLA
Brasil / 2015
82 min / Classificação 10 anos
Direção e Roteiro: Márcia Paraíso e Ralf Tambke
Sinopse: Passados cem anos de uma guerra de extermínio da população tradicional da região do Planalto Catarinense – a Guerra do Contestado – a beleza, a intensidade e a fé que se traduz na força de resistência cultural do povo caboclo, o representante original da população de Santa Catarina. Uma história real que não vai além dos 2 parágrafos nos livros didáticos e que continua e permanece silenciada passado um século de genocídio.
LONGA-METRAGEM: ORAÇÃO DO AMOR SELVAGEM
Brasil / 2015
90 min / Classificação 16 anos
Direção: Chico Faganello
Com Com Chico Diaz, Sandra Corveloni e Ivo Müller
Sinopse: Thiago (Chico Diaz) é um homem de 40 anos que mora com a lha Clara (Camilla Araújo) na fazenda do velho Otaviano, um homem enigmático e devoto de forças ocultas. Quando ele resolve se mudar, a fim de proteger a pequena Clara e lhe dar uma condição melhor de vida, os dois vão para uma vila calma e muito religiosa, comandada pelo pastor Kurtz (Ivo Müller). Ele logo é obrigado a seguir as regras do local, que incluem frequentar as reuniões espirituais. Só que Thiago deseja viver em paz com sua consciência e não pretende seguir nenhuma regra divina, imposta pelos homens, e assim é visto com desgosto por Kurtz. A situação piora quando ele se apaixona por Miranda, que é irmã do pastor.
Festivais / Prêmios: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
VERMELHO UNISSEX (Red Unisex)
(CURTA) Drama / 19′ / Brasil / 2017 / Português / 18 anos
Direção: Sergio Azevedo
Sinopse: Vincente vive uma vida dupla, um desejo oculto que gera uma crise no seu casamento com Laura, uma professora de dança. Em meio a rotina do casal, um turbilhão de sons, ritmos e um vestido vermelho, que cabe no corpo dos dois.
NOTURNA
Abre uma janela para o cinema fantástico em sessões noturnas.
Programação: 2 Longa-metragens e 5 curtas
CURTA-METRAGEM: MESA PRA DOIS
Brasil / 2016
Primeira exibição
5 min / 18 Anos
Direção: Marcos DeBritto
Com Danilo Ferraz e Patty Fang
Sinopse: Uma deliciosa refeição à 240 quadros por segundo.
Festivais / Prêmios: –
CURTA-METRAGEM: SW. METAXU – SEQ. 01
Brasil / 2013
9 min / 16 Anos
Direção: Kapel Furman
Com Eliot Tosta, Helena Magon e Silvana Ivaldi
Sinopse: Inspirado pelos textos de Simone Weil; S.W. Metaxu – Seq. 01 é um filme experimental como metáfora para os últimos minutos da morte de um soldade.
Festivais / Prêmios: –
CURTA-METRAGEM: DESALMADOS – O VÍRUS
Brasil / 2012
15 min / 16 Anos
Direção: Raphael Borgui
Com Gus Stevaux, Fabio Menezes, Laerte Késsimos
Sinopse: Cinco jovens paulistanos precisam sobreviver em meio a uma infestação de zumbis, iniciada por um vírus criado pela indústria farmacêutica.
Festivais / Prêmios: Melhor Curta Nacional Live-Action (Juri Oficial e Juri Popular): Fantaspoa
CURTA-METRAGEM: O VELHO MUNDO
Brasil / 2010
13 min / 16 anos
Direção: Armando Fonseca
Com Pablo Sgarbi, Melissa Schleich e Ana Maria Bucceroni
Sinopse: Uma misteriosa substância é trazida da Europa para o Brasil. Acidentalmente contamina o encanamento do prédio onde mora o casal Laerte e Mônica. As desconhecidas propriedades da substância do Velho Mundo vem à tona quando o casal se encontra numa relação presa-predador.
Festivais / Prêmios: recebeu 8 prêmios brasileiros, com destaque para Melhor Curta Nacional Live-Action (Júri Oficial) / Melhor Curta Estudante: Espantomania 2, Mostra De Curtas De Horror/Fantástico Do Grajáu / Prêmio Incentivo: 6° Cinefantasy – Festival Internacional De Cinema Fantástico / Melhor Filme (Júri Popular): Festfilmes – Festival Do Audiovisual Luso Afro-Brasileiro
CURTA-METRAGEM: PONTA DO DRAGÃO
Hemp Master / Brasil / 2015
17 min / 16 Anos
Direção: Renan Fontana
Com Ellen Maciel, Alexandre Gutierrez, Gil Caruso
Sinopse: Uma bruxa ameaça a construção de um resort e um caçador de baleias é chamado para enfrentá-la. O duelo folclórico põe em jogo o destino da Costa do Dragão, uma peninsula rochosa cobiçada por empresários e frequentada por um mestre maconheiro.
LONGA-METRAGEM: PERCEPÇÃO DO MEDO
Uptake Fear / Brasil / 2016
82 min / 16 Anos
Direção: Armando Fonseca e Kapel Furman
Com Ricardo Gelli, Felipe Folgosi e Greta Antoine
Sinopse: A crise existencial, os terrores internos de quem vive na metrópole. Marcus não tem a vida que imaginou, seus fracassos, a constante pressão de seus medos o levam a beira de sua sanidade. Um incidente desperta algo obscuro nele; quando o sangue começa a jorrar a realidade se transforma. Marcus não tem mais a percepção de seus atos e seu lado obscuro. Acompanhe a metástase da realidade e a construção de um psicopata.
Festivais / Prêmios: Participou de 9 festivais, com destaque para Brussels International Fantastic Film Festival e Macabro Festival Internacional de Cine de Horror da Le Ciudad de México / Menção Especial melhor Longa Ibero Americano, Feratum 2016.
LONGA-METRAGEM: O DIABO MORA AQUI
Brasil / 2015
80 min / 16 Anos
Direção: Dante Vescio & Rodrigo Gasparini
Com Clara Verdier, Mariana Cortines, Diego Dantas
Sinopse: Quatro jovens decidem passar uma noite em um casarão colonial e acabam envolvidos em uma luta entre forças ancestrais. Eles terão que lutar por suas vidas em uma guerra em que não importa quem vença, eles perdem.
Festivais / Prêmios: FilmQuest (USA) – Melhor Filme Estrangeiro / CineFantasy (Brasil) – Melhor Roteiro, Melhor Vilão / NoLa Horror Festival (EUA) – Melhor Diretor
CORUJINHA
Traz programação para todas as idades, formando jovens cinéfilos. São apresentados clássicos e sucessos do cinema para crianças de toda a região. Assim, muitas crianças podem entrar em uma grande sala de cinema pela primeira vez em suas vidas.
Programação: 03 Filmes de longa-metragem
LONGA-METRAGEM: ELES TE ESCOLHEM
Ellos Te Eligen / Argentina / 2015
Primeira exibição
61 min / Classificação livre
Direção: Mario E. Levit
Sinopse: Como funciona a adoção e as dificuldades de um sistema que parece ignorar os desejos e prioridades das crianças. As protagonistas do filme expõem o sentido principal de seu trabalho: a adoção é um direito das crianças de ter uma família e não uma maneira de adultos terem um filho.
Festivais / Prêmios: Inédito
DIA 06/11 – 14h / DIA 08/11 – 09h30 e 14h30 – DIA 10/11 – 09h30 e 14h30 – DIA 11/11 – 14h30
LONGA-METRAGEM: FANTASIA
Fantasia / EUA / 1940
125 min / Classificação livre
Direção: Ben Sharpsteen, Bill Roberts, Ford Beebe, Hamilton Luske, James Algar, Jim Handley, Norman Fergunson, Paul (II) Satterfiled, Samuel Armstrong, T. Hee e Wilfred Jackson
Sinopse: A integração das grandes obras da música clássica com visuais extremamente criativos e originais da animação.
Festivais / Prêmios: Oscar Honorário para Walt Disney
DIA 07/11 – 9H30 e 14h30 / DIA 09/11 – 09h30 e 14h30 – DIA 11/11 – 09h30
LONGA-METRAGEM: PINÓQUIO
Pinocchio / EUA / 1940
85min. / Classificação livre
Direção e Roteiro: Ben Sharpsteen e Hamilton Luske
Sinopse: Conheça a história de Pinóquio, e o velho Gepeto, que construiu o boneco de madeira que toma vida e deseja se tornar gente. Diversas passagens clássicas jamais serão esquecidas, como o nariz do mentiroso, a baleia ou então o grilo falante.
Festivais / Prêmios: Oscar de Melhor Música Original