8º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Apresentação  –  Internacional  –  Cineramabc Vivo  –  Catarina  –  Noturna  –  Corujinha

8º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú

O Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú chega a sua oitava edição com muitos filmes, oficinas, palestras e debates em celebração a 7º arte. O Festival terá duas semanas de duração, entre os dias 28/11 e 12/12, com sessões todos os dias entre 16h00 e 24h00 na Cineramabc Arthouse (Rua São Paulo 581-1 / Balneário Camboriú / Santa Catarina). Os ingressos custam estão a venda na bilheteria por apenas R$ 25,00 inteira e R$ 12,50 meia.

A edição homenageia os diretores paraguaios Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori com o Foco Paraguai. Confira na programação.

Cinema ao Vivo com Orquestra de Choro Campestre 

Cinema ao Vivo exibe o filme clássico “A General”, de 1926, com trilha sonora da Orquestra de Choro Campestre de Florianópolis. O projeto do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) promove sessão gratuita durante a abertura do Festival Internacional no dia 28 de novembro, na Cineramabc Arthouse.


COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

A competição internacional conta com 13 filmes de diferentes países que estão distribuídos nos 15 dias do Festival Internacional.

Longa-Metragens:Culpa, de Gustav Möller (95 min) / Utoya: 22 de Julho, de Erik Poppe (98 min) / Deixem os Velhos Morrerem, de Juri Steinhart (90 min) / O Homem Pykante, de Edgar Pêra (75 min) / Amantes na Fronteira, de Atsushi Funahashi (138 min) / Trem de Vidas ou As Viagens de Angélique, de Paul Vecchiali (76 min) / Blitz, de Rene Tada Brasil (86 min) / A Casa que Jack Construiu, de Lars von Trier (155 min) / O Segredo de Davi, de Diego Freitas (112 min) / Bonifácio: Fundador do Brasil, de Mauro Ventura (82 min) / A Garota na Nevoa, de Donato Carrisi (120 min) / Um Homem Comum, de Chandran Rutnam (94 min) / Ultraje, de Marc Dourdin (92 min).

Curta-Metragens:Mini Miss, de Rachel Daisy Ellis (16 min) / Um Homem Cai do Céu, de Jan Verdijk & Kurt Platvoet (8 min) / Che, de Elsbeth Fraange (14 min) / Vigor (15 min), de Philip Besamusca / A Mulher Cervo, de Francisco García (7 min) / Jornada de Uma Estrela, de James Bort (18 min) / Adeus, de Renan Brandão (20 min)


MOSTRA CATARINA

A mostra Catarina busca incentivar e valorizar as produções oriundas do estado de Santa Catarina.

Longa-Metragens:O Céu de Valentina, de André Gevaerd (60 min)

Curta-Metragens:O Outro Lado: A Sinfonia de Eric Pahn, Rodrigo Araujo e Thiago Soares (18 min) / Mar de Línguas Babélicas, de Juan Manuel Dominguez (5 min)


CINERAMABC VIVO

Durante 14 dias do Festival o Cineramabc Vivo apresenta uma parte das obras de videoarte que compõe a Exposição Internacional Enigma da Visão, em parceria com os curadores Luiz Brugnera e Massimo Scaringella,

Enigma da Visão:Carta de Agua III, de Patricia Claro (11 min) / Caixa de Fosforo, de Tim Parchikov (2 min) / Exit, de Zaneta Vangeli (5 min) / G8ogle, de Zlatoin Dochev e Anto. Millotta (3 min) / No Caminho Retto, de Filippo Berta (2 min) / O Jardim Guilhoche, de Fabrizio Passarela (7 min) / Play Without Rules, de Andriy Sydorenko (7 min) / Visões Alterados, Francesco Caldeloro (12 min)


NOTURNA

Longa-Metragem:A Mata Negra, de Rodrigo Aragão (98 min) / A Pedra da Serpente, de Fernando Sanches (75 min)


CORUJINHA

Longa-Metragem:A Raposa Má, de Patrick Imbert e Benjamin Renner (90 min)


MOSTRA SESC DE CINEMA

Baronesa, de Juliana Antunes (73 min) / O Sol Nasceu Para Todos, de Alan Mano K (71 min) / Dom Kimura, de Flávia Abtibol (14min) / Flecha Dourada, de Cíntia Domit Bittar (15min) / A Piscina de Caique, de Raphael Gustavo da Silva (15min) / Garoto VHS, de Carlos Daniel Reichel (20min) / Galeria RUA, de Jonathan Dourado (19 min) / Secundas, de Cacá Nazario (20 min) / Lençol de Inverno, de Bruno Rubim (24 min) / No Caminho da Escola, de Beatriz Lindenberg e alunos da rede municipal de Vitória (9 min) / Médico de Monstros, de Gustavo Teixeira (11 min) / O Menino Leão e a Menina Coruja, de Renan Montenegro (16 min) / Òrun Àiyé, A Criação do Mundo, de Jamile Coelho e Cintia Maria (12min)


FOCO PARAGUAI

Homenageado:Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori
Filme: 7 Cajas, de Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori (100 min) / Guaraní, de Luis Zorraquín (85 min) / Chicas Nuevas, 24 horas, de Mabel Lozano (70 min)

Profissionais Produtores/Diretores Coprodução: Osvaldo Ortiz Faimand, Marcelo Martinesi, Mônica Ismael, Ricardo Arriola Afara

ABERTURA E ENCERRAMENTO

A abertura e o encerramento do 8° Festival Internacional de Cinema será marcado com projeções nos dias 28 de novembro às 17h, e 12 de dezembro, às 20h com o filme 7 Caixas, dos diretores paraguaios homenageados neste edição, Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori.

Será apresentada de 28 de novembro a 12 de dezembro. Confira a grade de programação.

7 CAIXAS

Direção: Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori

Sinopse: Victor trabalha como porteiro em um mercado invadido pela pobreza. Ele quer comprar um celular, mas como não tem dinheiro, acaba aceitando fazer a entrega de sete caixas em troca de 100 dólares. A partir deste momento, passa a correr perigo de vida.

 

INTERNACIONAL

Competição Internacional é a principal janela do festival onde são exibidos filmes de diferentes culturas e com reconhecimento internacional. São aceitos filmes de curta e longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que participam de uma mostra competitiva. A curadoria busca apresentar filmes de diretores estreantes ou consolidados que estimulem diferentes tipos de sensibilidade.

Será apresentada de 28 de novembro a 12 de dezembro. Confira a grade de programação.

18:40

O SEGREDO DE DAVI

(Suspense/Brasil/112 min//Competição Internacional)

DIREÇÃO: Diego Freitas

SINOPSE: Davi (Nicolas Prattes) é um jovem voyeur, que adora filmar os outros sem ser percebido. Um dia conhece Jonatas (André Hendges), mais velho que ele, que está na mesma turma da faculdade por cursá-la como eletiva, para o mestrado. Davi sente um estranho fascínio pelo novo colega e, após uma conversa macabra, decide ele mesmo eliminar pessoas que considera dispensáveis. Sua primeira vítima é uma vizinha (Neusa Maria Faro), que mal fala com as pessoas. Ao matá-la, Davi é surpreendido com o súbito reaparecimento dela, revelando que há algo por trás dos atos do agora serial killer.

 

21:00

CULPA

(95 min/Dinamarca/Competição Internacional)

DIREÇÃO: Gustav Möller

SINOPSE: O policial Asger Holm (Jakob Cedergren) está acostumado a trabalhar nas ruas de Copenhaguem, mas devido a um conflito ético no trabalho, é confinado à mesa de emergências. Encarregado de receber ligações e transmitir às delegacias responsáveis, ele é surpreendido pela chamada de uma mulher desesperada, tentando comunicar o seu sequestro sem chamar a atenção do sequestrador. Infelizmente, ela precisa desligar antes de ser descoberta, de modo que Asger dispõe de poucas informações para encontrá-la. Começa a corrida contra o relógio para descobrir onde ela está, para mobilizar os policiais mais próximos e salvar a vítima antes que uma tragédia aconteça.

20:20

UTOYA: 22 DE JULHO

(Drama/Suspense/98min/Noruega)

DIREÇÃO: Erik Poppe

SINOPSE: No pior dia da história norueguesa moderna, Kaja (Andrea Berntzen) se diverte com sua irmã mais nova Emilie (Elli Rhiannon Müller Osbourne), doze minutos antes da primeira bomba chegar ao acampamento de verão na ilha Utøya. Foi o segundo ataque terrorista de Anders Behring Breivik, em menos de duas horas, e matou 69 pessoas. Kaja representa o pânico, medo e desespero dos 500 jovens enquanto busca sua irmã na floresta.

17:00

PROGRAMA DE CURTA-METRAGEM – 90 min

MINI MISS (Documentário/16 min/Livre/Brasil)

DIREÇÃO: Rachel Daisy Ellis

SINOPSE: Filmado inteiramente da perspectiva de uma criança de quatro anos, MINI MISS acompanha cinco meninas entre 3 e 5 anos que participam do concurso de beleza Mini Miss Baby Brasil. O filme oferece uma visão única sobre a primeira infância, mostrando a capacidade nata de resistência das crianças num mundo dominado por normas e desejos de adultos.


UM HOMEM CAI DO CÉU (Ficção/8 min/14 anos/Holanda)

DIREÇÃO: Jan Verdijk & Kurt Platvoet

SINOPSE: Ton e Ineke Korrel desfrutam sua sopa da tarde quando um homem cai do céu. Enquanto Ton vê ameaça no espécime caído, Ineke quer ajudá-lo. O casal logo descobrirá quem é a sua cara metade. Com sorte, antes que seja tarde demais.


CHE! (Documentário/14 min/Livre/Holanda)

DIREÇÃO: Elsbeth Fraange

SINOPSE: Um peculiar documentário juvenil sobre o Che de 12 anos que tem uma imaginação vívida e adora coisas estranhas e assustadoras. Os seus pais estão divorciados, mas ele não se importa. Na verdade, é bastante conveniente ganhar dois presentes!


VIGOR (Ficção/15 min/Holanda)

DIREÇÃO: Philip Besamusca

SINOPSE: Bram (10 anos) rouba um pequeno barco, põe rodas, e viaja pelo mar. O homem que o ajuda chega em um cemitério de navios, e é mais do que aparenta.


A MULHER CERVO (Ficção/7 min/Brasil)

DIREÇÃO: Francisco García

SINOPSE: Assustada com o que a cerca, ela tenta escapar mas não lembra como chegou.


JORNADA DE UMA ESTRELA (Ficção/18 min/França)

DIREÇÃO: James Bort

SINOPSE: Emma está prestes a se tornar a nova bailarina da Ópera de Paris. Mas algo a decepciona. Um segredo.


ADEUS (Ficção/20 min/Brasil)

DIREÇÃO: Renan Brandão

SINOPSE: Ao mesmo tempo que Elisa diz adeus a Heliomar, ela conhece Michel.

18:40

DEIXEM OS VELHOS MORREREM

(Drama/Suíça/2017/90 min)

DIREÇÃO: Juri Steinhart

SINOPSE: Kevin vive em um tempo e em um lugar onde tudo é permitido e aceito. Ele quer uma revolução! Mas contra o quê? Sua vida confortável e sem problemas o deixa entediado e o aborrece. Kevin decide, então, estabelecer uma comuna com seu melhor amigo, Manuel. Como um ritual de iniciação, os neo revolucionários destroem seus smartphones: eles querem a volta das emoções verdadeiras, o fim das convenções e escapar do consumismo.

20:20

A CASA QUE JACK CONSTRUIU

(Drama/Suspense/Dinamarca/155min)

DIREÇÃO:  Lars von Trier

SINOPSE: Um dia, durante um encontro fortuito na estrada, o arquiteto Jack (Matt Dillon) mata uma mulher. Este evento provoca um prazer inesperado no personagem, que passa a assassinar dezenas de pessoas ao longo de doze anos. Devido ao descaso das autoridades e à indiferença dos habitantes locais, o criminoso não encontra dificuldade em planejar seus crimes, executá-los ao olhar de todos e guardar os cadáveres num grande frigorífico. Tempos mais tarde, ele compartilha os seus casos mais marcantes com o sábio Virgílio (Bruno Ganz) numa jornada rumo ao inferno.

18:40

UM HOMEM COMUM

(EUA/Sri Lanka/Suspense/Ação/94 min)

DIREÇÃO: Chandran Rutnam

SINOPSE: Um homem (Ben Kingsley) misterioso espalha bombas por toda a cidade de Colombo, no Sri Lanka. Ele ameaça detonar o explosivos, caso o governo não liberte quatro terroristas aprisionados. A situação fica ainda mais complicada quando o Departamento de Polícia de Cololbo é acionado.

20:20

BLITZ

(Drama/Brasil/86 min)

DIREÇÃO: Rene Tada Brasil

SINOPSE: Depois de ter sido acusado do assassinato de uma jovem durante uma Blitz em uma escola, a vida do Cabo Rosinha (Rui Ricardo Dias) começa a desmoronar completamente. Enquanto habitantes da cidade onde mora se revoltam contra ele, sua esposa corre contra o tempo para descobrir o que realmente aconteceu antes que a situação traga consequências fatais.

21:45

ULTRAJE

(92 min/Brasil/Documentário)

DIREÇÃO: Marc Dourdin

SINOPSE: Uma das bandas mais reconhecidas do cenário musical brasileiro das últimas décadas, o Ultraje a Rigor invadiu os rádios e TVs na década de 1980. No fim da Ditadura Militar a banda estava por toda parte no dia a dia dos brasileiros. É assim que começa a trajetória do grupo, que tem sua carreira e a vida de seus membros, especialmente o líder, Roger, expostas nesse documentário.

18:40

UTOYA: 22 DE JULHO

(Drama/Suspense/98min/Noruega)

DIREÇÃO: Erik Poppe

SINOPSE: No pior dia da história norueguesa moderna, Kaja (Andrea Berntzen) se diverte com sua irmã mais nova Emilie (Elli Rhiannon Müller Osbourne), doze minutos antes da primeira bomba chegar ao acampamento de verão na ilha Utøya. Foi o segundo ataque terrorista de Anders Behring Breivik, em menos de duas horas, e matou 69 pessoas. Kaja representa o pânico, medo e desespero dos 500 jovens enquanto busca sua irmã na floresta.

20:20

BONIFÁCIO: FUNDADOR DO BRASIL

(Documentário/Brasil/82 min)

DIRAÇÃO: Mauro Ventura

SINOPSE: José Bonifácio de Andrada e Silva foi um cientista, filósofo, estrategista e herói de guerra brasileiro que teve um papel decisivo no processo de emancipação do Estado brasileiro em relação a Portugal, sendo conhecido pelo título de Patriarca da Independência. Através de entrevistas com historiadores, a trajetória de sua vida, assim como suas aventuras, são reveladas em um formato inovador, que vai muito além dos livros de história.

17:00

TREM DE VIDAS OU AS VIAGENS DE ANGÉLIQUE

(Drama/França/76 min)

DIREÇÃO: Paul Vecchiali

SINOPSE: Angélique tem uma característica singular: a sua aparência não muda nunca, apesar da idade. Ao longo da vida, ela faz inúmeras viagens de trem, quando aproveita para conhecer pessoas novas. Nestes trajetos, ela manifesta livremente a sua sexualidade, enfrentando os códigos sociais.

18:40

O HOMEM PYKANTE

(Documentário/75 min/Portugal)

DIREÇÃO: Edgar Pêra 

SINOPSE: Uma celebração da vida e da obra de Alberto Pimenta, um dos mais importantes autores portugueses contemporâneos. Escritor, poeta, ensaísta e pensador, Pimenta também é performer. O diretor Edgar Pêra o acompanha de 1994 à 2018, entre conversas, leituras e performances.

20:00

AMANTES NA FRONTEIRA

(Romance/Drama/Japão/Portugal/138 min)

DIREÇÃO: Atsushi Funahashi

SINOPSE: No século XVIII, uma donzela portuguesa vivendo em uma enorme mansão se apaixona por seu criado japonês. Em 2020, uma mulher portuguesa tem seu romance com um homem japonês encerrado em uma terrível tragédia. Em diferentes continentes e em diferentes tempos, os amantes são afastados por status social, nacionalidade e outras diversas adversidades, transformando sua vida em uma missão de vingança.

18:05

A CASA QUE JACK CONSTRUIU

(Drama/Suspense/Dinamarca/155min)

DIREÇÃO:  Lars von Trier

SINOPSE: Um dia, durante um encontro fortuito na estrada, o arquiteto Jack (Matt Dillon) mata uma mulher. Este evento provoca um prazer inesperado no personagem, que passa a assassinar dezenas de pessoas ao longo de doze anos. Devido ao descaso das autoridades e à indiferença dos habitantes locais, o criminoso não encontra dificuldade em planejar seus crimes, executá-los ao olhar de todos e guardar os cadáveres num grande frigorífico. Tempos mais tarde, ele compartilha os seus casos mais marcantes com o sábio Virgílio (Bruno Ganz) numa jornada rumo ao inferno.

20:40

UM HOMEM COMUM

(EUA/Sri Lanka/Suspense/Ação/94 min)

DIREÇÃO: Chandran Rutnam

SINOPSE: Um homem (Ben Kingsley) misterioso espalha bombas por toda a cidade de Colombo, no Sri Lanka. Ele ameaça detonar o explosivos, caso o governo não liberte quatro terroristas aprisionados. A situação fica ainda mais complicada quando o Departamento de Polícia de Cololbo é acionado.

18:20

A GAROTA NA NÉVOA

(Suspense/Itália/2h07min)

DIREÇÃO: Donato Carrisi

SINOPSE: Em uma aldeia alpina no norte da Itália, o Detetive Vogel (Toni Servillo) é chamado para investigar o misterioso caso do desaparecimento de Anna Lou, uma menina de 15 anos de família religiosa. Seria esse desaparecimento repentino um caso de rebeldia adolescente, ou existe um terrível criminoso escondido entre uma comunidade aparentemente tão pacífica? Com métodos questionáveis e em meio a uma intensa cobertura da mídia, Vogel se põe a tentar descobrir e ninguém está livre de suspeitas.

20:40

DEIXEM OS VELHOS MORREREM

(Drama/Suíça/2017/90 min)

DIREÇÃO: Juri Steinhart

SINOPSE: Kevin vive em um tempo e em um lugar onde tudo é permitido e aceito. Ele quer uma revolução! Mas contra o quê? Sua vida confortável e sem problemas o deixa entediado e o aborrece. Kevin decide, então, estabelecer uma comuna com seu melhor amigo, Manuel. Como um ritual de iniciação, os neo revolucionários destroem seus smartphones: eles querem a volta das emoções verdadeiras, o fim das convenções e escapar do consumismo.

16:35

A CASA QUE JACK CONSTRUIU

(Drama/Suspense/Dinamarca/155min)

DIREÇÃO:  Lars von Trier

SINOPSE: Um dia, durante um encontro fortuito na estrada, o arquiteto Jack (Matt Dillon) mata uma mulher. Este evento provoca um prazer inesperado no personagem, que passa a assassinar dezenas de pessoas ao longo de doze anos. Devido ao descaso das autoridades e à indiferença dos habitantes locais, o criminoso não encontra dificuldade em planejar seus crimes, executá-los ao olhar de todos e guardar os cadáveres num grande frigorífico. Tempos mais tarde, ele compartilha os seus casos mais marcantes com o sábio Virgílio (Bruno Ganz) numa jornada rumo ao inferno.

19:10

BONIFÁCIO: FUNDADOR DO BRASIL

(Documentário/Brasil/82 min)

DIRAÇÃO: Mauro Ventura

SINOPSE: José Bonifácio de Andrada e Silva foi um cientista, filósofo, estrategista e herói de guerra brasileiro que teve um papel decisivo no processo de emancipação do Estado brasileiro em relação a Portugal, sendo conhecido pelo título de Patriarca da Independência. Através de entrevistas com historiadores, a trajetória de sua vida, assim como suas aventuras, são reveladas em um formato inovador, que vai muito além dos livros de história.

20:40

TREM DE VIDAS OU AS VIAGENS DE ANGÉLIQUE

(Drama/França/76 min)

DIREÇÃO: Paul Vecchiali

SINOPSE: Angélique tem uma característica singular: a sua aparência não muda nunca, apesar da idade. Ao longo da vida, ela faz inúmeras viagens de trem, quando aproveita para conhecer pessoas novas. Nestes trajetos, ela manifesta livremente a sua sexualidade, enfrentando os códigos sociais.

18:30

BLITZ

(Drama/Brasil/86 min)

DIREÇÃO: Rene Tada Brasil

SINOPSE: Depois de ter sido acusado do assassinato de uma jovem durante uma Blitz em uma escola, a vida do Cabo Rosinha (Rui Ricardo Dias) começa a desmoronar completamente. Enquanto habitantes da cidade onde mora se revoltam contra ele, sua esposa corre contra o tempo para descobrir o que realmente aconteceu antes que a situação traga consequências fatais.

20:00

A GAROTA NA NÉVOA

(Suspense/Itália/2h07min)

DIREÇÃO: Donato Carrisi

SINOPSE: Em uma aldeia alpina no norte da Itália, o Detetive Vogel (Toni Servillo) é chamado para investigar o misterioso caso do desaparecimento de Anna Lou, uma menina de 15 anos de família religiosa. Seria esse desaparecimento repentino um caso de rebeldia adolescente, ou existe um terrível criminoso escondido entre uma comunidade aparentemente tão pacífica? Com métodos questionáveis e em meio a uma intensa cobertura da mídia, Vogel se põe a tentar descobrir e ninguém está livre de suspeitas.

18:00

AMANTES NA FRONTEIRA

(Romance/Drama/Japão/Portugal/138 min)

DIREÇÃO: Atsushi Funahashi

SINOPSE: No século XVIII, uma donzela portuguesa vivendo em uma enorme mansão se apaixona por seu criado japonês. Em 2020, uma mulher portuguesa tem seu romance com um homem japonês encerrado em uma terrível tragédia. Em diferentes continentes e em diferentes tempos, os amantes são afastados por status social, nacionalidade e outras diversas adversidades, transformando sua vida em uma missão de vingança.

21:30

ULTRAJE

(92 min/Brasil/Documentário)

DIREÇÃO: Marc Dourdin

SINOPSE: Uma das bandas mais reconhecidas do cenário musical brasileiro das últimas décadas, o Ultraje a Rigor invadiu os rádios e TVs na década de 1980. No fim da Ditadura Militar a banda estava por toda parte no dia a dia dos brasileiros. É assim que começa a trajetória do grupo, que tem sua carreira e a vida de seus membros, especialmente o líder, Roger, expostas nesse documentário.

18:30

CULPA

(95 min/Dinamarca/Competição Internacional)

DIREÇÃO: Gustav Möller

SINOPSE: O policial Asger Holm (Jakob Cedergren) está acostumado a trabalhar nas ruas de Copenhaguem, mas devido a um conflito ético no trabalho, é confinado à mesa de emergências. Encarregado de receber ligações e transmitir às delegacias responsáveis, ele é surpreendido pela chamada de uma mulher desesperada, tentando comunicar o seu sequestro sem chamar a atenção do sequestrador. Infelizmente, ela precisa desligar antes de ser descoberta, de modo que Asger dispõe de poucas informações para encontrá-la. Começa a corrida contra o relógio para descobrir onde ela está, para mobilizar os policiais mais próximos e salvar a vítima antes que uma tragédia aconteça.

 

20:30

O HOMEM PYKANTE

(Documentário/75 min/Portugal)

DIREÇÃO: Edgar Pêra 

SINOPSE: Uma celebração da vida e da obra de Alberto Pimenta, um dos mais importantes autores portugueses contemporâneos. Escritor, poeta, ensaísta e pensador, Pimenta também é performer. O diretor Edgar Pêra o acompanha de 1994 à 2018, entre conversas, leituras e performances.

18:20

UTOYA: 22 DE JULHO

(Drama/Suspense/98min/Noruega)

DIREÇÃO: Erik Poppe

SINOPSE: No pior dia da história norueguesa moderna, Kaja (Andrea Berntzen) se diverte com sua irmã mais nova Emilie (Elli Rhiannon Müller Osbourne), doze minutos antes da primeira bomba chegar ao acampamento de verão na ilha Utøya. Foi o segundo ataque terrorista de Anders Behring Breivik, em menos de duas horas, e matou 69 pessoas. Kaja representa o pânico, medo e desespero dos 500 jovens enquanto busca sua irmã na floresta.

20:00

O SEGREDO DE DAVI

(Suspense/Brasil/112 min//Competição Internacional)

DIREÇÃO: Diego Freitas

SINOPSE: Davi (Nicolas Prattes) é um jovem voyeur, que adora filmar os outros sem ser percebido. Um dia conhece Jonatas (André Hendges), mais velho que ele, que está na mesma turma da faculdade por cursá-la como eletiva, para o mestrado. Davi sente um estranho fascínio pelo novo colega e, após uma conversa macabra, decide ele mesmo eliminar pessoas que considera dispensáveis. Sua primeira vítima é uma vizinha (Neusa Maria Faro), que mal fala com as pessoas. Ao matá-la, Davi é surpreendido com o súbito reaparecimento dela, revelando que há algo por trás dos atos do agora serial killer.

 

18:20

PROGRAMA DE CURTA-METRAGEM – 90 min

MINI MISS (Documentário/16 min/Livre/Brasil)

DIREÇÃO: Rachel Daisy Ellis

SINOPSE: Filmado inteiramente da perspectiva de uma criança de quatro anos, MINI MISS acompanha cinco meninas entre 3 e 5 anos que participam do concurso de beleza Mini Miss Baby Brasil. O filme oferece uma visão única sobre a primeira infância, mostrando a capacidade nata de resistência das crianças num mundo dominado por normas e desejos de adultos.


UM HOMEM CAI DO CÉU (Ficção/8 min/14 anos/Holanda)

DIREÇÃO: Jan Verdijk & Kurt Platvoet

SINOPSE: Ton e Ineke Korrel desfrutam sua sopa da tarde quando um homem cai do céu. Enquanto Ton vê ameaça no espécime caído, Ineke quer ajudá-lo. O casal logo descobrirá quem é a sua cara metade. Com sorte, antes que seja tarde demais.


CHE! (Documentário/14 min/Livre/Holanda)

DIREÇÃO:: Elsbeth Fraange

SINOPSE: Um peculiar documentário juvenil sobre o Che de 12 anos que tem uma imaginação vívida e adora coisas estranhas e assustadoras. Os seus pais estão divorciados, mas ele não se importa. Na verdade, é bastante conveniente ganhar dois presentes!


VIGOR (Ficção/15 min/Holanda)

DIREÇÃO:: Philip Besamusca

SINOPSE: Bram (10 anos) rouba um pequeno barco, põe rodas, e viaja pelo mar. O homem que o ajuda chega em um cemitério de navios, e é mais do que aparenta.


A MULHER CERVO (Ficção/7 min/Brasil)

DIREÇÃO: Francisco García

SINOPSE: Assustada com o que a cerca, ela tenta escapar mas não lembra como chegou.


JORNADA DE UMA ESTRELA (Ficção/18 min/França)

DIREÇÃO: James Bort

SINOPSE: Emma está prestes a se tornar a nova bailarina da Ópera de Paris. Mas algo a decepciona. Um segredo.


ADEUS (Ficção/20 min/Brasil)

DIREÇÃO: Renan Brandão

SINOPSE: Ao mesmo tempo que Elisa diz adeus a Heliomar, ela conhece Michel.

Este ano o 8º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú tem o prazer de apresentar, em parceria com os curadores Luiz Brugnera e Massimo Scaringella, uma parte das obras de videoarte que compõe a mostra Enigma da Visão.

A exibição das obras acontecerá no Auditório Livre, localizado na Cineramabc Arthouse (Rua São Paulo 581-1, Bairro dos Estados, Balneário Camboriú), entre os dias 29/11 a 12/12 sempre a partir das 19:00. A entrada é gratuita e sujeita a lotação do auditório.

Entre os artistas e obras que serão apresentados estão:

Carta de Água III, de Patricia Claro (11:15 min)
Caixa de Fósforo, de Tim Parchikov (1:53 min)
Exit, de Zaneta Vangeli (4:32 min)
G8ogle, de Zlatoin Dochev e Anto. Millotta (2:24 min)
No Caminho Retto, de Filippo Berta (1:47 min)
O Jardim Guilhoche, de Fabrizio Passarela (6:50 min)
Play Without Rules, de Andriy Sydorenko (6:45 min)
Visões Alterados, Francesco Caldeloro (11:44 min)

As outras obras da mostra Enigma da Visão continuam em exposição temporária na Galeria Municipal de Balneário Camboriú.

CURADOR: Massimo Scaringella
O artista contemporâneo vai cada vez mais além da aparência, além do objeto de sua narrativa, criando um contraste entre as reflexões de quem concebeu e as emoções daqueles que estão assistindo. O que mudou em quem a pensou e o que vai mudar em quem vai observar, porque o espectador “além da visão” descobre uma ação constante na ação e no pensamento. Olha para além do objeto e da cor, em memória de seus pensamentos, que se suavizam do supérfluo em direção a uma realização. Isso corresponde à produção de linguagens artísticas novas e plurais, da fotografia à videoarte, da Land art a street art, da body art a performance, para enumerar as novas, mas sem esquecer da pintura, que continua a auto candidatar-se ao primado do fazer arte.

Linguagens que, se por um lado impediram de circunscrever o significado da arte para uma experiência exclusiva, por outro lado, têm implantado inúmeras possibilidades antitéticas de interrogar o sentido profundo da realidade, sem nunca revelar seu enigma. Esta pluralidade, das possíveis e realizáveis formas de arte, torna necessária a busca de expressividade, não como um critério de interpretação unívoco, mas como confronto com a verdade na forma de um enigma. Por isso é significativo repensar a linguagem contemporânea em sua extensão sociológica, para ser compreendida nas soluções de uma nova comunicação. O enigma da visão è uma lógica da linguagem que distingue a arte na individualização do artista, da obra, do ambiente, onde fazer arte se torna poesia.

CURADOR: Brugnera / Texto: Nani Rabelo
A arte é referência instintiva para questionamentos infindáveis e íntimos do ser. Através do fazer arte surgem plasticidade, estarrecimento e, sobretudo, admiração.
A imersão do artista é arte viva, completa em si, que suscita reações ao mundo a qual pertence. Mundo em que opostos caminham paralelos e harmonizam-se com iguais onde tudo é possível. Trata-se do terreno sagrado da criação, do universo onírico, difuso e emblemático das camadas humanas.
Como pontua a curadoria “os enigmas das visões são apresentados aos olhares diversos com múltiplas absorções. Após a compreensão do que se vê, surgem, instantaneamente, agradáveis dúvidas e releituras. O papel da oportuna exposição é o de dar voz e asas aos leitores… Exercício místico e dual, origem pura da criação que traz, em seu cerne, a antítese e a antípoda para deixar velado ou explícito o registro do enigmático”.
As verdades artísticas aqui reunidas, por um olhar preciso, convidam o observador a flertar com mistérios e possibilidades intrigantes próprias de expressões criativas em seu estado puro, elementar.
Experienciar tal enigma prescinde de qualquer solução.

BRASIL – A. C. MACHADO
ARGENTINA – ALFI VIVERN
UCRÂNIA – ANDRIY SYDORENKO
BRASIL – ANGELA LIMA
ITÁLIA – ANTONIO RIELLO
BRASIL – BRUGNERA
BRASIL – CLAITON BIAGGI
BRASIL – COLETIVO DUAS MARIAS
BRASIL – COLETIVO KIMIECK
ITÁLIA – FABRIZIO PASSARELLA
BRASIL – FAISAL ISKANDAR
ITÁLIA – FILIPPO BERTA
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – FRANCESCO CANDELORO & ARTHUR DUFF
BRASIL – FRANZOI
CHILE – GERMAN TAGLE
FINLÂDIA – HANNU PALOSUO
BRASIL – JAIRO VALDATI
COSTA DO MARFIM – JOACHIM K. SILUÉ
ARGENTINA – JORGE MIÑO
BRASIL – JULIANA STEIN
ITÁLIA – MARCO BOLOGNESI
CHINA – MARIA CHEUNG
BRASIL – NANI RABELO
CHILE – PATRICIA CLARO
BRASIL – ROSÂNGELA DE ANDRADE BOSS
BRASIL – SÉRGIO ADRIANO H.
BRASIL – SILVANA CAMILOTTI
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – STEVENS VAUGHN
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – TAIJI PARCHIKOV
FINLÂNDIA / FINLÂNDIA – TUOMO ROSENLUND & JOHANNA POHJANVIRTA
BRASIL – VILMA SLOMP
BRASIL – VON JOSEPH
MACEDÔNIA – ZANETA VANGELI
BULGÁRIA / ITÁLIA – ZLATOLIN DONCHEV & ANTO.MILLOTTA

Catarina

Irá projetar filmes catarinenses ou que possuam alguma relação com o estado de Santa Catarina (locação, música, diretor, produtor ou elenco).

Os filmes catarinenses não se limitam a Mostra Catarina e também podem participar da Competição Internacional e Cineramabc Vivo.

O CÉU DE VALENTINA

(60 min/Brasil/Longa-metragem)

DIREÇÃO: André Gevaerd

SINOPSE: Valentina acaba de perder sua mãe e para lidar com isso cria um planeta fictício no jardim de sua casa. O mundo da menina muda com a chegada do vizinho Francisco, um garoto argentino que acaba de perder seu irmão menor. O encontro entre os dois é tempestuoso e acaba gerando discussões fantásticas sobre temas importantes como a vida e a morte.

O OUTRO LADO: A SINFONIA

18 min/curta-metragem/Brasil

DIREÇÃO: Eric Pahn, Rodrigo Araujo e Thiago Soares

SINOPSE: Felipe, um jovem estudante chega à Florianópolis para iniciar uma nova vida e logo se depara com Eric, um velho e solitário músico que reside no mesmo prédio. Seduzido pela estranha melodia de Eric, Felipe inicia uma jornada de descobertas. Quando o inimaginável acontece, seus sonhos transcendem a realidade e acabam se tornando seus piores pesadelos.

MAR DE LÍNGUAS BABÉLICAS 

(5 min/Livre/Brasil)

DIREÇÃO: Juan Manuel Dominguez

SINOPSE: O eterno e mítico Awdagost M Ature declama então “Mar das Línguas Babélicas”, texto profético do ensfíngico Gael Leite, poeta perdido por vontade própria numa área mágica de Itajaí.

NOSSA TERRA

(19 min/Brasil/Documentário/Livre)

DIREÇÃO: Samuel Moreira

SINOPSE:  “Nossa Terra” é um documentário que mostra o fortalecimento dos índios Xokleng por meio do resgate cultural, educação qualificada e o ensino da língua materna. São professores e alunos indígenas que falam sobre suas expectativas para o futuro da aldeia em que vivem.

SINFONIA BC

(Documentário/Brasil)

DIREÇÃO: Diego Dambrowski

Noturna

Abre uma janela para o cinema fantástico em sessões noturnas.

A MATA NEGRA

(Terror/98 min/16 anos/Brasil)

DIREÇÃO: Rodrigo Aragão

SINOPSE: Numa floresta do interior do Brasil, uma garota vê sua vida – e a de todos ao seu redor – mudar terrivelmente quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja Magia Sombria, além de outorgar poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar uma terrível maldição sobre a terra.

 

 

A PEDRA DA SERPENTE

(Ficção Científica/75 min/16 anos/Brasil)

DIREÇÃO: Fernando Sanches

SINOPSE: Após ter perdido um bebê nos últimos meses de gestação, Joana tira férias em Peruíbe, uma pequena cidade litorânea conhecida por aparições de discos voadores. Depois de uma noite de sexo com um desconhecido, ela atropela e mata um homem. Joana inicia uma estranha relação com Maria, esposa do homem que atropelou, e se vê envolvida em uma trama sobre uma abdução alienígena.

Corujinha

Traz programação para todas as idades, formando jovens cinéfilos. São apresentados clássicos e sucessos do cinema para crianças de toda a região. Assim, muitas crianças podem entrar em uma grande sala de cinema pela primeira vez em suas vidas.

Programação: 01 Filme de longa-metragem, 06 Filmes curta-metragem

A RAPOSA MÁ

(Animação/90 min/Livre/França)

DIREÇÃO: Patrick Imbert e Benjamin Renner

SINOPSE: No campo, um grupo de agitados animais está em crise de identidade: a raposa pensa ser um frango, o coelho está certo de que é uma cegonha e o pato passa os dias sonhando em substituir o Papai Noel. O campo nunca esteve tão distante da paz e da tranquilidade que todos almejam quando vão tirar férias por lá.