Catarina 2016

Mostra Catarina irá projetar filmes catarinenses ou que possuam alguma relação com o estado de Santa Catarina (locação, música, diretor, produtor ou elenco).

Os filmes catarinenses não se limitam a Mostra Catarina e também podem participar da competição internacional e Cineramabc vivo.

Programação: 9 obras audiovisuais


CURTAS CATARINA I – DIA 07/05 – 18h30 – ESTALEIRO VILLAGE 2

pura-vida_cineramabcCURTA-METRAGEM: PURA VIDA

 Brasil / 2016

10 min / Classificação livre

Direção: Michelangelo Bernardoni

 Sinopse: ): “Pura Vida” retrata uma viagem de dois freesurfers e um fotógrafo durante 3 semanas do norte ao sul da Costa Rica.

 Festivais / Prêmios: Eau Salée Festival

 

esplendidezas_cineramabc CURTA-METRAGEM: ESPLENDIDEZAS

 Brasil / 2016

Primeira exibição

21 min / Classificação 12 anos

Direção: Fabi Penna

Com Édio Nunes, Berna Sant’Anna e Antônio Cunha/Atriz Coadjuvante

 Sinopse: A menina estava bem, mas de repente começou a perder cor, a perder o peso e foi ficando “desafeiçoada”. Não adiantou tomar “chá” de “bordo”, de “cidreira”, de “quebra-pedra”, nem de “menstruço”. Levar pro médico, nem pensar, porque o doutor não cura de “zipra” e nem de “zipelão”. Sem dúvida, era tarefa para uma benzedeira. O diagnóstico da sábia senhora foi “embruxamento”.

 Festivais / Prêmios:

 

o-melhor-som-do-mundo_cineramabc CURTA-METRAGEM: O MELHOR SOM DO MUNDO

 Brasil / 2015

13 min / Classificação livre

Direção: Pedro Paulo de Andrade

Com Kenji Ogawa

 Sinopse: Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona sons. Mas será possível encontrar o melhor som do mundo?

 Festivais / Prêmios: o filme foi exibido em diversos festivais pelo mundo e recebeu mais de 15 prêmios, com destaque para Prêmio do Júri de Melhor Filme YoungAbout Bologna, Prêmio de Melhor Curta no 14o Festival Internacional de Cinema Infantil RJ, Melhor Filme Júri Popular CineFest GatoPreto e Best Short Fiction Film (CMS INDIA).

 

rio-da-madre_cineramabc CURTA-METRAGEM: RIO DA MADRE

 Brasil / 2016

20 min / Classificação Livre

Direção e Roteiro: Fábio Brüggemann

Com Eduardo Hoffmann, Barbara Biscaro e Mhirley Lopes.

 Sinopse: Em uma pequena comunidade rural, a sina de uma criança que não chora provoca reflexões e transformações entre seus moradores.

 Festivais / Prêmios: –


 

CURTAS CATARINA II – DIA 08/05 – 18h30 – ESTALEIRO VILLAGE 2

 CURTA-METRAGEM: BURACÃOburacao

 Brasil / 2015

20 min / Classificação livre

Direção: Camila Oliveira e Teka Simon

 

Sinopse: Hoje era um dia aberto. O espaço era aberto. Mato e uma estradinha branca bem longa. Crianças à frente falando, falando, falando, falando… E eu com a Marina, que depois disse que era Jarina, que significava uma pedra bem dura. Era festa de padroeira de dias inteiros. O caminho branco dava ali: num buraco d’água.

 Festivais / Prêmios: Melhor Filme na Mostra Catarinense (júri oficial) – 20º FAM Florianópolis Audiovisual Mercosul

quinta-coluna_cineramabcCURTA-METRAGEM: QUINTA COLUNA

 Brasil / 2015

20 min / Classificação 12 anos

Direção: Carlos Daniel Reichel

Com Paula Braun,Tom dos Santos, Marcos Azevedo

 Sinopse: Thomas é um adolescente que perdeu o pai há pouco tempo. Vive com sua mãe, Karin, no sul do Brasil de 1942. Descendentes de imigrantes alemães, Thomas e Karin precisam lidar com as proibições impostas pelo governo brasileiro e com a desconfiança de uma sociedade contaminada pelo medo da guerra. Pressionados, a comunidade próxima a essa família terá que se posicionar, bem como Thomas e Karin terão em enfrentar o seu passado.

 Festivais / Prêmios:

a-noiva-de-tarantino_cineramabcCURTA-METRAGEM: A NOIVA DE TARANTINO

 Brasil / 2016

25 min / Classificação 16 anos

Direção e Roteiro: Ebner Gonçalves

Com Fernanda Moreira, Helena Pereira e Eluiz-Cristiano Nagel

 Sinopse: A figura central é de uma jovem que é fã de Tarantino e de sua atriz(Uma Thurman) no filme Kill Bill. A jovem Mamba é filha da empregada da casa de familia tradicional e rica da sociedade local. Foram trazidas pelo marido que morreu em situação misteriosa, cujo acontecido, a mãe de Mamba sabe. A figura de Santa, mãe de Bill, criou Mamba como filha até o dia que os dois se envolveram. Ficando grávida de Bill, a mãe, Santa, simula aceitar o casamento, mas na verdade , prepara uma armadilha para Mamba.

 Festivais / Prêmios:


 SESSÃO CATARINA I – DIA 09/11 ás 18h30 – ESTALEIRO VILLAGE 2

terra-cabocla_cineramabcLONGA-METRAGEM: TERRA CABOCLA

 Brasil / 2015

82 min / Classificação 10 anos

Direção e Roteiro: Márcia Paraíso e Ralf Tambke

Sinopse: Passados cem anos de uma guerra de extermínio da população tradicional da região do Planalto Catarinense – a Guerra do Contestado – a beleza, a intensidade e a fé que se traduz na força de resistência cultural do povo caboclo, o representante original da população de Santa Catarina. Uma história real que não vai além dos 2 parágrafos nos livros didáticos e que continua e permanece silenciada passado um século de genocídio.

 Festivais / Prêmios:


 

 SESSÃO CATARINA II – DIA 02/06 – 18h30 – ESTALEIRO VILLAGE

oracao_cineramabcLONGA-METRAGEM: ORAÇÃO DO AMOR SELVAGEM

 Brasil / 2015

90 min / Classificação 16 anos

Direção: Chico Faganello

Com Com Chico Diaz, Sandra Corveloni e Ivo Müller

 Sinopse: Thiago (Chico Diaz) é um homem de 40 anos que mora com a lha Clara (Camilla Araújo) na fazenda do velho Otaviano, um homem enigmático e devoto de forças ocultas. Quando ele resolve se mudar, a fim de proteger a pequena Clara e lhe dar uma condição melhor de vida, os dois vão para uma vila calma e muito religiosa, comandada pelo pastor Kurtz (Ivo Müller). Ele logo é obrigado a seguir as regras do local, que incluem frequentar as reuniões espirituais. Só que Thiago deseja viver em paz com sua consciência e não pretende seguir nenhuma regra divina, imposta pelos homens, e assim é visto com desgosto por Kurtz. A situação piora quando ele se apaixona por Miranda, que é irmã do pastor.

 Festivais / Prêmios: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Categorias