Competição Internacional
International Competition

Competição Internacional é a principal janela do festival onde são exibidos filmes de diferentes culturas e com reconhecimento internacional. São aceitos filmes de curta e longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que participam de uma mostra competitiva. A curadoria busca apresentar filmes de diretores estreantes ou consolidados que estimulem diferentes tipos de sensibilidade.

Será apresentada de 24 de novembro a 03 de novembro com sessões às 18:30 e 20:30. Todas as sessões apresentam um curta e um longa-metragem.

24/11 (sexta-feira)

20:30

GANHA-GANHA (WINWIN) 

(LONGA) Drama / 90′ / Austria / 2016 / Inglês / Legendado

Direção: Daniel Hoesl

Sinopse: Três investidores, lobos com roupas de ovelha, não podem, por sua vida, encontrar coração ou alma. Em seus jatos, eles circulam o globo, pregando amor e ganhando ouro. A fumaça e os espelhos são o jogo, os ministros, os sindicatos e os reis desfrutam de sua fama. Jogando com cartas abertas na mesa, onde não há risco, há apenas um objetivo: a verdade é uma mentira, porque mentir é real – quando você é enrolado, como é que se sente?

NOVOS VIZINHOS (New Neighbors) 

(CURTA) Drama / 9’25″/ EUA / 2017 / Inglês / Legendado / Livre

Direção: E.G. Bailey

Sinopse: O quão longe uma mãe vai para proteger seus filhos?

25/11 (sábado)

18:30

SANGUE E PEDRAS (Blood and Stones)

(CURTA) Romance / 14’30” / Reino Unido / 2017 / Inglês / Legendado / Livre

Direção: Joshua Carver

Sinopse: Ruby está coletando seixos, mas Robby não se sente muito bem. Um dia na praia leva a alguma tensão para o jovem casal, mas talvez não como eles esperavam. Um pequeno filme suave da Costa Norfolk que, no entanto, trata de alguns temas adultos – com apenas uma pitada de sangue. E muitas pedras.

 

9.58 (9.58)  

(CURTA) Drama / 15’10” / França / 2017 / Francês / Legendado / Livre

Direção: Louis Albert

Sinopse: Djal tem dezesseis anos. Como sei ídolo Usain Bolt, ele sonha em correr. Mas Djal tem apenas dezesseis anos.

CONTOS DE TIJUANA (Tijuana Tales)

(CURTA) Experimental / 11’/ França / 2017 / Francês / Legendado / 18 anos

Direção: Jean-Charles Hue

Sinopse: Um homem retorna para Tijuana na esperança de encontrar uma mulher que se perdeu nas drogas e na escuridão, e que aparentemente se tornou uma “dama branca”, um espírito que vaga entre o céu e a terra.

DIÁRIO DE UM COMPOSITOR EM VIAGEM (A Traveling Composer’s Journal)

(CURTA) Documentário / 14′ / Brasil / 2017 / Português / Legendado / Livre

Direção: Jaime Monjardim

Sinopse: O filme acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizada nas cidades de Budapeste e Paris. No decorrer da narrativa, penetramos os bastidores do fazer musical para cinema: o estúdio, a orquestra, os solistas e de quê forma o entorno das cidades influencia e interage com essa forma de arte criativa.

CONTINUO AQUI (I’m Still Here)

(CURTA) Drama / 14′ / Chile / 2017 / Espanhol / Legendado / Livre

Direção: Tana Gilbert

Sinopse: Johnny (56) e Julia (87) só tem um ao outro. Apesar de seu desequilíbrio mental, ele cuida de sua mãe, que está sofrendo com a perda de memória. “Continuo Aqui” explora a relação de amor incondicional entre uma mãe e seu filho, suportando e transcendendo o tempo e as adversidades.

VALENTINA (Valentina)  

(CURTA) Drama / 16′ / Brasil / 2017 / Português / Livre

Direção: Estevão Mabilia Meneguzzo e André Felix

Sinopse: Valentina precisa tomar uma importante decisão em sua vida enquanto trabalha com preservação de filmes na cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

20:30

ABRINDO AS JANELAS DO TEMPO (Opening the Windows of Time)

(LONGA) Drama-Musical / 65′ / Brasil / 2017 / Português

Direção: Santiago Asef

Sinopse: Abrindo as janelas do tempo é uma ópera folclórica narrada pelas canções do espetáculo homônimo do grupo catarinense Cantadores de Engenho. Aprisionada em si mesma, a personagem luta para encontrar-se e viver no presente. Suas confusões temporais envolvem o espectador fazendo-o experimentar de perto essas vivências. A história se passa num vilarejo caiçara em três épocas diferentes revelando muita sensibilidade. O filme traduz uma história de amor, de perda, espera e de aceitação.

DOIS IRMÃOS (Two Brothers)

(CURTA) Drama / 20′ / Índia / 2017 / Panjabi / Legendado / Livre

Direção: Rb Singh

Sinopse: O ano é 1990. O lugar é uma vila não revelada no Punjab rural. Apesar da violência e da agitação espalhar-se por todo o estado, com políticos corruptos massacrando civis sikhs inocentes com impunidade, aqui nesta aldeia, o ambiente natural permanece inalterado. O rio continua a fluir. O vento atravessava os campos alucinantes do trigo. Dois irmãos sikhs estão esperando em uma travessia ferroviária, a caminho da fábrica onde trabalham. Vale a pena perder a dignidade de sobrevivência? Se alguém não sobrevive, a dignidade vale a pena ser defendida? Em tempos de turbulência, muitas vezes as escolhas não são feitas, mas definidas.

26/11 (domingo)

20:30

O VIZINHO ALEMÃO (El Vecino Aleman)

(LONGA) Drama / 90′ / Argentina / 2017 / Espanhol, Hebraico e Alemão / Legendado / 14 anos

Direção: Rosario Cervio e Martin Liji

Sinopse: Em 1960 Adolf Eichmann é sequestrado em San Fernando (Buenos Aires, Argentina) e levado clandestinamente a Jerusalén para ser julgado. Utilizando os procedimentos de registro clássicos do documentário e com material de arquivo, “O Vizinho alemão” narra através dos olhos e da investigação de Renate, a incomum vida de Adolf Eichmann na Argentina e sua defesa singular durante o julgamento em Jerusalén.

MILAGRE DA CORDA E (E String Miracle)

(CURTA) Drama / 10′ / Turquia / 2017 / Turco / Legendado / Livre

Direção: Fatih Kesimal

Sinopse: Um simples mal-entendido pela banda The Police altera o destino de um guitarrista de blues.

27/11 (segunda-feira)

20:30

O EXILADO (L’exile)

(LONGA) Drama / 80′ / França-Brasil / 2017 / Português e Francês / Legendas

Direção: Marcelo Novais Teles

Sinopse: Marcelo está em Paris há um ano, quando recebe uma carta do Brasil anunciando que ele é talvez pai de uma menina. Visto as circunstâncias, não é questão de fazer um teste de paternidade. Vinte anos mais tarde, Marcelo vive ainda na França. Sua vida, ele a constrói no dia-a-dia, se engajando na dos outros em vez de em sua própria vida. Enquanto isso a solidão espreita.

TORRE (Tower)

(CURTA) Animação / 19′ / Brasil / 2017 / Português / Livre

Direção: Nádia Mangolini

Sinopse: Quatro irmãos, filhos de Virgílio Gomes da Silva, o primeiro desaparecido político da ditadura militar brasileira, relatam suas infâncias durante o regime.

28/11 (terça-feira)

20:30

ESPAÇO NEGRO (Black Level)

(LONGA) Drama / 87’/ Ucrânia / 2017

Direção: Valentyn Vasyanovych

Sinopse: A solidão habita uma cidade grande; Kostya, um fotógrafo de casamento, também habita a cidade. No trabalho, ele está cercado por pessoas felizes que celebram momentos especiais em suas vidas. Kostya está prestes a completar 50 anos, e ele está perdendo drasticamente tudo o que costumava apreciar. Ele vai lidar com seu desespero e recuperar a alegria da vida?

MÃE, TE LIGO DE VOLTA (Mum, I Will Call You Back)

(CURTA) Ação / 13’/ Rússia / 2017 / Russo / Legendado / 14 anos

Direção: Ekaterina Stashevskaya

Sinopse: Um filme de ação fascinante nas tradições de estética Oldboy aumentando o problema dos pesadelos, cada mãe perde o coração quando seu filho não atende o telefone.

29/11 (quarta-feira)

20:30

PRESO (Preso)  

(LONGA) Drama / 91′ / Uruguai / 2016 / Espanhol / Legendado / Livre

Direção: Ana Tipa

Sinopse: Enquanto trabalha na construção da maior prisão do Uruguai, Miguel leva uma vida dupla. Com certa regularidade, ele atravessa a fronteira para o Brasil para ir a ver sua “outra” família. Em ambos os países, ele é um trabalhador incansável e cuida muito de seus entes queridos. Mas, à medida que as paredes da prisão aumentam, sua atividade física incessante não aguenta mais o tormento que habita seu corpo, e ele está cada vez mais assombrado pela culpa, percebendo que ele se tornou prisioneiro de suas próprias mentiras. Miguel planeja finalmente contar às pessoas que ele ama a verdade … e luta para encontrar a coragem de fazê-lo.

CANÇÃO DE NINAR (Lullaby)

(CURTA) Drama / 9’50” / Singapura / 2015 / Chinês / Legendado / Livre)

Direção: Xu Ruyang

Sinopse: Em uma família típica de três singaneses, a vida é boa e confortável. Sem o conhecimento deles, a esquecida quarta membro da família está se sentindo negligenciada e sozinha. O único conforto que lhe está é o seu neto.

30/11 (quinta-feira)

20:30

O MUNDO COM O QUAL ELES SONHAM NÃO EXISTE MAIS (Le Monde Dont On Reve N’existe Pas) 

Drama / 103′ / EUA e Mongólia / 2017 / Inglês e Mogol / Legendado / 12 anos

Direção: Ayoub Qanir

Sinopse: Um Shaman Mongol é visitado por um espirito ancestral com a mensagem para uma longa jornada.

LEAGAN (Peppermint Ashes) 

(CURTA) Sci-fi / Drama / 9’50” / 2017 / Canadá / Francês-Romeno / Legendado / Livre

Direção: Vjosana Shkurti

Sinopse: Faz muitos anos que Irina e sua mãe deixaram a Romênia para viver em Montreal. Longe de sua família, Irina fica desconectada e absorvida em mundos virtuais que a separam de sua mãe. Quando ela se depara com a aprovação de um avô, ela se volta para o aliado mais próximo para tentar entender o significado da perda e da família através da distância e do tempo.

01/12 (sexta-feira)

20:30

ORGANISMO (Broken Body) 

Drama / 97′ / Brasil / 2017 / Português

Direção: Jorge Pereira

Sinopse: Diego (Romulo Braga), um jovem tetraplégico que se vê sozinho em casa, após a morte fulminante da mãe, com a difícil missão de sobreviver dias sem se alimentar até que alguém o socorra. Imobilizado devido a sua condição física, busca em seu passado e em um possível futuro, num fluxo de consciência atemporal de memórias de infância, relações amorosas, desejos íntimos e conflitos pessoais, novos alicerces para um vida que inicia na aceitação de um novo corpo.

OBJETO / SUJEITO (Object / Subject) 

(CURTA) Mocumentário / 11′ / Brasil / 2017 / Português / Livre

Direção: Bruno Autran

Sinopse: Sujeito precisa lidar com o objeto. Nessa jornada, objeto se torna sujeito.

02/12 (sábado)

20:30

AS ONDAS (Las Olas)

(LONGA) Drama / 88′ / Uruguai e Argentina / 2017 / Espanhol / Legendado / 14 anos

Direção: Adrián Biniez

Sinopse: Alfonso termina o trabalho e dirige-se para a praia. Ele mergulha na água e nada. Ele emergiu em uma praia onde ele estava de férias com sua família cinco anos antes. Este é o início de uma viagem mágica nos verões e praias em que esteve durante toda a vida.

MUTANTES (Mutants)

(CURTA) Comédia / 16’29″/ Canadá / 2016 / Francês / Legendado / 18 anos

Direção: Alex Dostie

Sinopse: No verão de 1996, a vida joga uma curva na face de Kevin Guénette … E isso o atinge. Guiado por seu treinador de beisebol paraplégico, Kevin descobre a mutação, o sexo e o amor.

03/12 (domingo)

20:30

NÉVOA (Bruma)

Drama / 84′ / México e Alemanha / 2017 / Espanhol e Alemão / Legendado

Direção: Max Zunino

Sinopse: Martina vive uma vida definida na Cidade do México e sempre fez o que outros determinam. Quando ela descobre que está grávida, ela pergunta se esta é a vida que ela quer levar. Com o pretexto de procurar o pai que ela nunca conheceu, ela foge de seu cotidiano e viaja para Berlim tentando encontrar um significado melhor em sua vida. Nesta viagem você encontrará outros personagens, incluindo Angel, e você descobrirá quem ela realmente é.

SEHER (Seher) 

(CURTA) Drama-Suspense / 19′ / Índia / 2017 / Hindi / Legendado / 16 anos

Direção: Manas Shashidharan Jacob

Sinopse: Em algum lugar nos limites de Mumbai, uma menina embarca em um táxi. Com um antigo motorista de táxi como companheiro, é apenas uma outra jornada ou algo muito maior. Seher explora a história de uma menina que se eleva acima dos limites, das dúvidas, do medo de si e da sociedade, provando que a semente da libertação é esperança.

Categorias