Competição Oficial 2015

A curadoria busca encontrar diferentes formas de sensibilidade em ficções e documentários de diretores consolidados ou estreantes, em longas e curtas-metragens inéditos no Brasil.

A Competição Oficial é uma mostra competitiva que exibe filmes nacionais e internacionais de ficção e documentário. Dentro desta são premiados os melhores filmes com a Coruja de Ouro pelo Júri Oficial e pelo Público.

O 5º CINERAMABC aconteceu entre 29.05 a 04.06.2015. O evento tem como objetivo principal proporcionar uma imersão no mundo audiovisual. Para isso são convidados realizadores e profissionais da indústria audiovisual.

“A cada ano, o CINERAMABC dá mais visibilidade a cada filme selecionado. O festival também convida realizadores e profissionais da indústria audiovisual a interagirem com o público, proporcionando uma verdadeira imersão no mundo do cinema”, afirma André Gevaerd, diretor do festival que irá homenagear o cinema Argentino e seus artistas. Para a curadora, Barbara Sturm, o objetivo é “mostrar o melhor do cinema de arte atual em produções nacionais e internacionais apresentando seus diretores ao público e à imprensa.”.

O QUE ACONTECE DURANTE O FESTIVAL?

O CINERAMABC é realizado anualmente em Balneário Camboriú, e inicia intinerância em outras cidades de Santa Catarina. Durante cerca de uma semana, o cinema invade as ruas e salas de cinema, como o Cine Itália – uma sala de cinema de rua com capacidade para 700 pessoas – e a Praça Almirante Tamandaré – um espaço adaptado para 500 pessoas – entre outros endereços. O festival transforma Santa Catarina em um espaço de projeção e discussão de obras audiovisuais, formação de público e de novos profissionais.

A COMPETIÇÃO OFICIAL exibe premières de filmes nacionais e internacionais de ficção, animação e documentário. Os melhores filmes serão premiados com a Coruja de Ouro pelo Júri Oficial, Crítica e Público. Além da Competição Oficial o festival leva ao púbico o CINERAMABC VIVO com novas formas de produzir e exibir audiovisual; a MOSTRA CATARINA para filmes produzidos em Santa Catarina ou por artistas catarinenses; a RESIDÊNCIA CINERAMABC que permite uma verdadeira imersão no mundo do cinema através de oficinas, palestras e debates sobre a 7º arte, o FOCO PAÍS que apresentará o cinema Argentino e seus artistas durante em 2015, o ENCONTRO DE COPRODUÇÃO que aproxima produtores de todo o mundo e a SESSÃO CORUJINHA que apresenta filmes para o público infantil.

Em quatro anos, importantes convidados marcaram presença e tiveram contato direto com o público. Passaram pelo festival personalidades como os atores Bianca Byington, Paula Braun, Djin Sganzerla, Christiane Tricerri, Marcos Azevedo e Ivo Muller, os diretores Frederike Jehn, Helene Klotz, Hanna Doose, Beto Brant, Renato Ciasca, Sérgio Machado, Rubens Velloso, Patrícia Moran, Francisco Garcia, Chico Faganello, David Schurmann, o artista Hans Op de Beeck, o crítico e escritor Jean-Claude Bernardet, entre muitos outros.

Categorias