CONHEÇA OS FILMES DO 11º FICBC

Selecione o conteúdo que deseja acessar:

 Abertura e EncerramentoHomenageados – Internacional

Nacional – VivoCatarinaNoturnaCorujinha

ABERTURA

A Abertura do 11º FICBC é composta de 3 momentos que levam diferentes experiências para todo o público presente. O primeiro é a cerimônia de abertura, que busca levar informações importantes e essenciais para o entendimento do Festival. O segundo é a apresentação de uma sessão de cinema com música ao vivo onde os músicos executam uma trilha sonora composta especialmente para o filme “Metropolis” de Fritz Lang. O terceiro é um momento descontraído de festa para os participantes.

Cerimônia de Abertura – 01/12 às 19h20
Apresentação da seleção oficial, das atividades e dos homenageados Fritz Lang, Ashgar Fahardi, Alice Guy-Blaché e Cineclube Itajaí.

Live Cinema do filme “Metropolis” de Fritz Lang com música ao vivo de Diogo de Haro e Johanna Hirschler

Sinopse: Ao operar um grande volume de maquinário eletrônico, sintetizadores analógicos, sequenciadores, geradores de drones e piano elétrico, a performance sonora e musical de Diogo de Haro para o acompanhamento do filme Metropolis de Fritz Lang evoca o ambiente e a experiência extenuante vivida pelo povo do subterrâneo, que trabalha nas grandes máquinas que alimentam e movimentam a cidade do futuro. Com seu trabalho, o músico movimenta e alimenta com sons e música a carga dramática do filme ao longo de suas 2h30 de duração. As sessões contam também com a participação especial e colaboração da flaustista, cantora e compositora Johanna Hirschler, elemento anímico humano que desponta ao longo da trilha realçando o elemento de tensão “humano-máquina” simbolizado em diversos aspectos da na narrativa do filme.

Diogo de Haro, pianista, compositor, produtor e sintesista, atua em performances de música eletrônica em espetáculos como o “Miragem” e o “Fantascópio” (2017-2019) combinando os sons do piano acústico, eletromecânico e sintetizadores analógicos. Seu álbum “Arcturus” lançado pelo selo The Sound of Space (2021) é a amostra mais recente de suas paletas sonoras. Também compôs trilhas sonoras para filmes – como o Tua Boca é Fogo (2021) de Pedro MC. Entre alguns de seus trabalhos de destaque são as execuções de trilhas sonoras ao vivo para cinema mudo – como o Metrópolis de Fritz Lang no projeto cinema ao vivo desenvolvido em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (2018).

Festa de Abertura – 01/12 às 22h30

Música ao vivo e coquetel de abertura.

ENCERRAMENTO – 14/12 a partir das 19h na Arthousebc

A Encerramento do 11º FICBC é formado de uma cerimônia de premiação revelando os melhores filmes da edição e da primeira exibição no cinema do curta-metragem “Copi” de André Gevaerd, que adapta a obra “As Fantasias Eletivas” de Carlos Henrique Schroeder para as salas de cinema. Para encerrar uma festa regada com a “Magnífica Gafieira” que apresenta os melhores músicos de Santa Catarina.

Cerimônia de Abertura – 14/12 às 19h20
Retrospectiva e Premiação dos melhores filmes do 11º FICBC.

“Copi” / “Copi”

19 min / Balneário Camboriú / 2020

DIREÇÃO / Director: André Gevaerd

ROTEIRO / Scriptwriter: André Gevaerd

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Máuri Nicolotti

DIREÇÃO DE ARTE: Máuri Nicolotti

MONTAGEM: Manga Campion, Santi Asef, Matias Merino

ELENCO / Cast: Renato Turnes, Mariana Genesio Peña, Néstor Guzzini, Luciano Estevão, Melize Zanoni, Junior Farias, Dino Galdi

SINOPSE / Synopsis: Renê, 35 anos, é recepcionista de um hotel no período noturno e complementa sua renda fazendo bicos para pagar a pensão de seu filho de 6 anos. Copi, 41 anos, é uma artista amadora, argentina, travesti, que ganha a vida na noite de Balneário Camboriú. O caminho dos dois se cruza e uma improvável amizade nasce tão rapidamente quanto é interrompida.

Renê, 35 y.o., is a receptionist at a hotel during the night and supplements his income by making gigs to pay the pension for his 6-year-old son. Copi, 41, is a starting artist, Argentinian, transvestite who makes her living on the night of Balneário Camboriú. The path of the two crosses and an unlikely friendship is born as quickly as it is interrupted.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: 22° Kinoarte de Cinema; 24° Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM); 15° Festival Latino Americano de La Plata

Um show de brasilidade e uma viagem pelas nossas expressões mais populares. O choro, a dança, o ritmo, o samba, a alegria, o verdadeiro jazz brasileiro apresentado por grandes artistas de Santa Catarina. Com direção musical de “Bebê” Kramer, os músicos Rubens Azevedo (sax tenor e flauta), Evandro Hasse (trombone e trompete), Gabriel Vieira (violino), Josias Pimentel (guitarra e violão), Willian Goe (bateria) e Alexandre Vicenti (contrabaixo) apresentam músicas deliciosas e empolgantes, clássicas e composições próprias, em um um espetáculo vibrante para todos os públicos e gostos.

HOMENAGEADOS

02/12 | quinta-feira | 21h00 | Arthousebc


“Todos Já Sabem” / “Todos lo saben”

Drama, suspense / 132 min / Espanha / 12 anos / 2019

DIREÇÃO / Director: Asghar Farhadi

ROTEIRO / Scriptwriter: Asghar Farhadi

ELENCO / Cast: Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darín

SINOPSE / Synopsis: Quando sua irmã se casa, Laura (Penélope Cruz) retorna à Espanha natal para acompanhar a cerimônia. Por motivos de trabalho, o marido argentino (Ricardo Darín) não pode ir com ela. Chegando no local, Laura reencontra o ex-namorado, Paco (Javier Bardem), que não via há muitos anos. Durante a festa de casamento, uma tragédia acontece. Toda a família precisa se unir diante de um possível crime de grandes proporções, enquanto se questionam se o culpado não está entre eles. Na busca por uma solução, segredos e mentiras são revelados sobre o passado de cada um.

Laura, who lives in Buenos Aires, comes to her home country of Spain with her husband and two children. Her eldest daughter is abducted and numerous secrets begin to open.

09/12 | quinta-feira | 17h00 | Arthousebc


“Alice Guy-Blaché” / “Alice Guy-Blaché”

103 min / EUA / 12 anos / 2020

DIREÇÃO / Director: Pamela B. Green

ROTEIRO / Scriptwriter: Pamela B. Green, Joan Simon

ELENCO / Cast:

SINOPSE / Synopsis: Documentário sobre a cineasta pouquíssimo mencionada na história, Alice Guy-Blanché pioneira no mundo do cinema desde os seus 21 anos, ainda no final do século XIX. O filmes mostra as imagens de arquivo e entrevistas com atores e outros grandes nomes do cinema, trazendo à tona algumas das obras da cineasta e tocando no motivo misterioso pelo qual a grande artista caiu no esquecimento com o passar do tempo.

Exploring the life of Alice Guy-Blaché, a French screenwriter, director and producer, and true pioneer of cinema who made the first narrative fiction film.

13/12 | segunda-feira | 21h00 | Arthousebc


O Apartamento” / “Forushande”

125 min / Irã / 14 anos / 2016

DIREÇÃO / Director: Asghar Farhadi

ROTEIRO / Scriptwriter: Asghar Farhadi

ELENCO / Cast: Shahab Hosseini, Taraneh Alidoosti, Babak Karimi

SINOPSE / Synopsis: Forçado a sair de seu apartamento devido a trabalhos perigosos em um prédio vizinho, Emad e Rana se mudam para um novo apartamento no centro de Teerã. Um incidente ligado ao anterior inquilino vai mudar drasticamente a vida do jovem casal.

Emad and Rana, a married couple who work as theatre actors, move into a new house. When Rana gets assaulted by an intruder, Emad begins to search for the culprit.

No início dos anos 1980, três amigos de Balneário Camboriú, Giovanni Fiorenzano (Gil), estudante universitário; Milton Wedekin, professor de informática e Gilson Correia, estudante secundarista, todos amantes da Sétima Arte, criaram o Cineclube Itajaí. Os filmes, em película de 16mm, eram obtidos por consignação por ofícios da entidade junto à Embrafilme, Instituto Ghoete e Aliança Francesa. Os projetores utilizados eram obtidos por empréstimo junto ao Colégio Salesiano de Itajaí e ao Colégio Agrícola de Camboriú. Os filmes eram projetados no “teatro de bolso” da Casa da Cultura Dide Brandão, no centro histórico de Itajaí. O filme de estreia foi: “Artistas na Cúpula do Circo – Perplexos”, do diretor alemão Alexander Kluge”. Do diretor Werner Herzog, foram exibidos “Aguirre, a cólera dos deuses” e “Coração de Cristal”. Do diretor brasileiro Nelson Pereira dos Santos foi exibido “Como era gostoso o meu francês”. O Cineclube teve vida breve e um público muito reduzido, em razão do boicote que estava ocorrendo contra a administração da Casa da Cultura, que pouco tempo antes havia expulsado literalmente a Assipam (Associação Itajaiense de Preservação Ambiental), entidade muito respeitada e querida pelos estudantes universitários que seriam o público alvo do Cineclube. Apesar de tudo, foi a única experiência desse gênero em Itajaí e merece um registro digno e que teve também atividades realizadas no extinto Centro Popular de Cultura, localizado na Rua São Paulo, em Balneário Camboriú, local próximo a Arthousebc.

INTERNACIONAL

Exibe filmes de curta, média e longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que participam de uma competição pela disputada Coruja de Ouro. É a principal janela do festival onde são exibidos filmes inéditos. A curadoria busca apresentar filmes de diretores estreantes ou consolidados que estimulem diferentes tipos de sensibilidade. Algumas sessões apresentam a primeira exibição no Brasil, na América Latina ou no Mundo e terão bate-papo ao final do filme.

LONGAS

02/12 | quinta-feira | 19h20 | Arthousebc


“Mudança” / “Chang’E”

Drama / 82 min / 16 anos / Livre / China / 2021

DIREÇÃO / Director: LianLian Shen

ROTEIRO / Scriptwriter: LianLian Shen e Zoey Cao

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Zoey Cao

DIREÇÃO DE ARTE: Tianye Gong

MONTAGEM: Sylvia Cong

ELENCO / Cast: Wang Xiaoxiang, Yuan Yao e Gang Shen

SINOPSE / Synopsis: Xiaoxiang Chang, uma operadora de máquina de 55 anos em uma área rural chinesa que mora com seu filho solteiro preguiçoso, conhece um homem que ganha a vida organizando “Zaku”, uma cerimônia da morte local. Embora seus corações se aproximem cada vez mais, nada pode mudar a vida enjaulada de Xiaoxiang.

Xiaoxiang Chang, a 55-year-old machine operator in a Chinese rural area who lives with her idling bachelor son, meets a man who makes a living by arranging “Zaku”, a local Death Ceremomy. Although their hearts inch closer toward each other, nothing can change Xiaoxiang’s caged life.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Lucca Film Festival’s

03/12 (sexta-feira) | 19h20 | Arthousebc


“Compras” / “Shop”

Drama, Suspense / 72 min / 12 anos / Suécia / 2020

DIREÇÃO / Director: Jesper Klevenås

ROTEIRO / Scriptwriter: Jesper Klevenås

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Shazi Özdemir

DIREÇÃO DE ARTE: Jesper Klevenås

MONTAGEM: Jesper Klevenås

ELENCO / Cast: Disa Östrand, Alexander Salzberger, Vanessa Knave, Cecilia Milocco e Samuel Fröler

SINOPSE / Synopsis: Linda e sua filha Mira, que sofre de diabetes, moram com o novo e terno namorado de Linda. Linda ama a filha, mas é viciada em compras. Um dia, Linda está fazendo compras com Mira e se esquece de comprar seu almoço. Mira, que tomou uma alta dose de insulina sem conseguir comida, desmaia no chão do shopping. O vício de Linda sai de controle. Ela perde o emprego, mas continua comprando. Seu namorado a confronta, finalmente. Mas ela não o deixa controlar sua vida e o deixa. Ela agora está sem casa e sem renda. Seu desespero aumenta. Há quem queira ajudar, mas Linda começa a perceber que não conseguirá viver a vida que deseja, uma vida que tanto gostaria de dar à filha.

Linda and her daughter Mira, who suffers from diabetes, live together with Linda’s new, tender boyfriend. Linda loves her daughter but is addicted to shopping. One day Linda is out shopping with Mira and forgets to buy her lunch. Mira, who took a high dose of insulin without getting food, passes out on the floor of the shopping mall. Linda’s addiction gets out of hand. She looses her job but continues shopping. Her boyfriend confronts her, finally. But she won’t let him control her life and leaves him. She’s now without home and income. Her despair grows. There are those who want to help, but Linda starts to realize that she won’t be able to live the life she wants, a life she so much would like to give to her daughter.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: FilmFest Sundsvall, Great Message, L’Age d’Or International Arthouse Festival, Kyiv IFF Molodist

04/12 (sábado) | 21h00 | Arthousebc Sala Cinefilia


“Azor”/“Azor”

Drama, Ficção / 100 min / – / Suíça,Argentina,França / 2021

DIREÇÃO / Director: Andreas Fontana

ROTEIRO / Scriptwriter: Andreas Fontana e Mariano Llinas

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Gabriel Sandru

DIREÇÃO DE ARTE: Ana Cambre

MONTAGEM: Nicolas Desmaison

ELENCO / Cast: Fabrizio Rongione, Stéphanie Cléau, Carmen Iriondo, Juan Trench, Ignacio Vila, Pablo Torre, Elli Medeiros, Gilles Privat, Alexandre Trocki e Augustina Muñoz e Yvain Julliard

SINOPSE / Synopsis: Yvan De Wiel, banqueiro privado de Genebra, viaja para a Argentina durante a ditadura para substituir seu parceiro desaparecido. Entre salões silenciosos, piscinas e jardins luxuosos, um duelo remoto acontece entre dois banqueiros que, apesar de seus métodos diferentes, são cúmplices de uma discreta e implacável forma de colonização.

Yvan De Wiel, a private banker from Geneva, goes to Argentina in the midst of a dictatorship to replace his partner, the object of the most worrying rumours, who disappeared overnight. Moving through the smoke-filled lounges and lush gardens of a society under intense surveillance, he finds himself untangling a sinister web of colonialism, high finance, and a nation’s “Dirty War.”

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: San Sebastián International Film Festival, Moscow International Film Festival, Taipei Film Festival, Tofifest Film Festival, Zurich Film Festival, RIFF – Reykjavik International Film Festival, 50th New Directors New Films, Melbourne International Film Festival, Midnight Sun Film Festival, Jerusalem Film Festival, BFI London Film Festival, Athens Film Festival, BRIFF – Bruxelles International Film Festival

05/12 (domingo) | 19h20 | Arthousebc


“Uma História de Amor Perfeita Onde Nada Dá Errado Ou…?” / “A Perfect Love Story Where Nothing Goes Wrong Or..?”

Romance / 80 min / 16 anos / Bósnia / 2021

DIREÇÃO / Director: Emina Kujundzic

ROTEIRO / Scriptwriter: Emina Kujundzic, Danijela Dugandzic e Borisa Mraovic

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Almir Dikoli

DIREÇÃO DE ARTE: Lana Ball

MONTAGEM: Emina Kujundzic

ELENCO / Cast: Nissa Njemcevic e Victor Bessièr

SINOPSE / Synopsis: Era uma vez um casal. Eles viviam em uma realidade de inverno em Sarajevo. ELE era um encantador fotojornalista e cavalheiro francês, enquanto ELA era uma jovem e inquieta artista bósnia. Certa manhã, eles deixaram sua realidade nebulosa cinzenta em sua nouvelle-vague old-timer. Eles passaram por um túnel e se encontraram em uma realidade colorida de verão da Herzegovina. No caminho para o litoral, sua relação é constantemente questionada. Finalmente, neste mesmo Paraíso na Terra, o amor deles chega ao fim?

Once upon a time there was a couple. They lived in a Sarajevo winter reality. HE was a charming French photojournalist and gentleman, while SHE was a young and restless Bosnian artist. One morning, they left their grey smog reality in their nouvelle-vague old-timer. They passed through a tunnel and found themselves in a colorful summer Herzegovina reality. On the road to the coast, their relationship is constantly questioned. Finally, in this very Paradise-on-Earth, does their love come to an end?

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Sarajevo Film Festival

05/12 (domingo) | 21h00 | Arthousebc


“A Estrada Para O Éden” / “The Road to Eden”

Drama / 121 min / 14 anos / Quirguistão / 2020

DIREÇÃO / Director: Bakyt Mukul e Dastan Zhapar Uulu

ROTEIRO / Scriptwriter: Bakyt Mukul, Dastan Zhapar Uulu e Nurlan Abdykadyrov

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Dastan Zhapar Uulu

DIREÇÃO DE ARTE: Baiyshbek Ismanov

MONTAGEM: Aktan Ryskeldiev

ELENCO / Cast: Marаt Аlyshpaev, Bakyt Mukul, Shaiyr Kasymalieva, Anara Azhykanova, Kalipa Usenova e Omurzak Toktomuratov

SINOPSE / Synopsis: Um escritor aposentado, Kubat Aliev, está vivendo seus últimos dias como um escritor famoso e pobre em uma sociedade cada vez mais preocupada com a riqueza. Viúvo, não tem filhos e seu único desejo é que a literatura continue a iluminar sua pequena e desiludida nação. Ele vê a possibilidade de uma continuação em seu amigo, um escritor mais jovem e igualmente talentoso, Sapar. No entanto, Sapar está muito doente e precisa de um tratamento caro. No dia em que Kubat decide vender seu apartamento para salvar a vida do escritor acamado, ele descobre que seu próprio irmão mais jovem, empresário, é espancado por cobradores de dívidas. Kubat se encontra dividido entre seu desejo irresistível de salvar a vida do escritor doente e a pressão para ajudar seus parentes.

A retired writer, Kubat Aliev, is living his last days as a famous and poor writer in a society increasingly concerned by wealth. A widower, he has no children and his only wish is that literature continues to bring enlightenment to his small and disillusioned nation. He sees the possibility of a continuation in his friend, a younger and an equally talented writer, Sapar. However, Sapar is very ill and is in need of an expensive treatment. On the day that Kubat decides to sell his apartment to save the bed-ridden writer’s life, he learns his own younger businessman brother is beaten up by collectors for debts. Kubat finds himself torn between his overwhelming desire to save the sick writer’s life and the pressure to help his kin.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Mostra de São Paulo, Tallinn Black Nights Film Festival, Dhaka International Film Festival, Fajr International Film Festival, Kuala Lumpur International Film Festival in the Sky, Andrei Tarkovsky International Film Festival Zerkalo, Buharest International Film Festival, Arouca Film Festival, Alytus International Film Festival

06/12 (segunda) | 19h20 | Arthousebc


“Medusa” / “Medusa”

Drama / 86 min / Livre / França / 2021

DIREÇÃO / Director: Sophie Levy

ROTEIRO / Scriptwriter: Sophie Levy

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Nicolas Desaintquentin

DIREÇÃO DE ARTE: Rudy Annese

MONTAGEM: Sophie Levy, Sanabel Cherqaoui

ELENCO / Cast: Arnaud Valois, Roxane Mesquida e Anamaria Vartolomei

SINOPSE / Synopsis: Romane e Clemence têm entre 25 e 30 anos, são irmãs e moram juntas. Romane tem que cuidar de Clémence, que está incapacitada desde que sofreu um acidente de carro, quando era adolescente. Romane não se machucou, mas Clemence teve um acidente vascular cerebral que a deixou completamente incapaz de falar e andar normalmente. Uma noite, enquanto Clemence está dormindo, Romane decide sair. Naquela noite, ela vai voltar tarde para casa com Guillaume, seu novo namorado. Dia após dia, Guillaume vai se sentindo aos poucos investido em um dever: fazer Clemence recuperar a fala e o uso das pernas. Mas com o passar dos dias, a cumplicidade entre Clemence e Guillaume se tornará cada vez mais insuportável para Romane.

Romane and Clemence are between 25 and 30 years old, they are sisters and live together. Romane has to look after Clémence, who is disabled since they had a car accident, when teenagers. Romane was not hurt, but Clemence had a cerebral vascular accident which lets her completely unable to speak and to walk in a normal way. One night, while Clemence is asleep, Romane decides to go out. That night, she will get back home late with Guillaume, her new boyfriend. Day after day, Guillaume will gradually feel invested in a duty : make Clemence recover her speech and the use of her legs. But over the days, the complicity between Clemence and Guillaume will become more and more unbearable for Romane.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: NIFF (Best Feature); MIFF (Best Independent Feature, Best First-Time Feature, Best Director), TIWFF – Toronto International Women Film Festival (Best Director), Valèiff (Best Feature, Best Director), TMFF (Best Feature), Toronto Independent Film Festival of Cift (Best First-Time Feature, Best Directing), La Indies (Best Feature, Best Director, Best Actress [R. Mesquida], Best Actor [A. Valois]), TIMFF (Best Feature), New York Independent Cinema Awards (Best Director, Best Editing), Florence Film Awards (Best Feature), New York Movie Awards (Best Director, Best Script, Best Production Design, Best Sound Design), Milan Gold Awards (Best Feature, Best Director, Best Actress [R. Mesquida], Best Actor [A. Valois], Best Editing, Best Score), Hollywood Gold Awards (Best Cinematography, Best Actress [R. Mesquida], Best Actor [A. Valois], Best Score), World Film Carnival (Outstanding Achievement Award for Best Feature, Best Actress [R. Mesquida], Best Cinematography, Best Director, Best Editing), Oniros Film Awards (Best Feature, Best Director, Best First-Time Director), New York Film Awards (Best Feature, Best Indie Feature, Best First-Time Director), Black Swan International Film Awards (Outstanding Achievement Award for Best Feature), La Independent Women Film Award (Best Feature, Best Editing, Best Director), Royal Society Of Television & Motion Picture Awards (Best Feature), Boston Film Awards (Best Indie Feature), Los Angeles Film Awards (Best Picture, Best Narrative Feature, Best First-Time Feature, Best Actress [R. Mesquida], Best Duo [A. Vartolomei & A. Valois], Best Original Story, Best Editing, Best Score), Athens International Monthly Art Film Festival (Best Feature), Berlin Art Film Festival (Best Female Director), Toronto Film & Script Award (Best Narrative Feature), California Indies (Best Edit, Best Actress [Roxane Mesquida]), Tagore International Film Festival (Outstanding Achievement Award For Best Feature), New York International Women Festival (Best Ensemble Acting), Vancouver Independent Film Festival (Best Female Feature Director), Austin International Art Festival (Best International Feature), Miami Indie Film Festival (Best Narrative Feature, Best Female Filmmaker, Best Actor [Arnaud Valois], Best Editing), AUFF, Cuzco Underground Cinema Festival, Chicago Indie Film Awards, Hollywood International Golden Age, WRPN Women’s International Film Festival, Miami Independent Film Festival, Depth of Field International Film Festival, BARCIFF, MADRIFF, New York International Women Festival, Big Apple Film Festival, TOFFFF – Toronto Feedback Female Film Festival, Gold Movie Awards, SWIFF – Sydney Women’s International Film Festival, Festival Internazionale del Cinema Di Salerno, Miff Awards, Hollywood Women-Themed International Film Festival

07/12 (terça) | 19h20 | Arthousebc


“Longo Dia” / “Long Day”

Drama / 86 min / 12 anos / China / 2020

DIREÇÃO / Director: Yumo Luo

ROTEIRO / Scriptwriter: Yumo Luo

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Yumo Luo

DIREÇÃO DE ARTE: Yumo Luo

MONTAGEM: Haining Xu

ELENCO / Cast: Feiyang Lan, Xueqing Cai, Feng Jiang, Yiwei Huang e Qiuying Li

SINOPSE / Synopsis: Tendo como pano de fundo os subúrbios de uma cidade do norte (Pequim) no inverno, ele conta a triste história de alguns pequenos personagens em um único dia de forma não linear.

Taking the suburbs of a northern city (Beijing) in winter as the background, it tells the sad story of a few small characters in a single day in a non-linear way.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: 67th Taormina Film Fest, Festival international de Cine Austral, Festival international de Cine Austral, 15th Jogja-NETPAC Asian Film Festival, Near Nazareth Festival ( NNF)

08/12 (quarta-feira) | 21h00 | Arthousebc


“A Restauração” / “The Restoration”

Drama, Comédia / 93 min / 16 anos / Peru / 2020

DIREÇÃO / Director: Alonso Llosa

ROTEIRO / Scriptwriter: Alonso Llosa

ELENCO / Cast: Paul Veja, Delfina Paredes, Attilia Boshetti, Pietro Sibille e Muki Sabogal

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Sean Webley

DIREÇÃO DE ARTE: Renzo Bazan

MONTAGEM: Pamela Good

SINOPSE / Synopsis: O ˜boom˜ do setor imobiliário está enriquecendo muitas pessoas. Mas Tato, um garoto irresponsável de 50 anos, perdeu tudo. Ele volta a morar com a sua excêntrica e acamada mãe, Rosa, que o coloca para baixo sempre que pode com esperança de mantê-lo na envelhecida mansão da família. Desesperado por independência financeira, Tato decide vender a casa sem o consentimento da sua mãe. Para fazer com que Rosa pensar que ela continua vivendo no seu antigo quarto, Tato a leva para um lugar remoto e vagamente similar coberto em plástico para criar a ilusão de que a casa está sendo restaurada por seu valor histórico. Por quanto tempo, e a que custo, Tato vai sustentar essa farsa impossível?

The real estate “boom” is making a lot of people rich in Lima. But Tato, a 50 year-old reckless man-child, has lost everything. He moves back in with his eccentric, bed-ridden mother Rosa, who puts him down every time she gets a chance with the hopes of keeping him inside their decrepit family mansion. Desperate for financial independence, Tato decides to sell the house without his mother’s consent. To make Rosa think she is still living in her old bedroom, Tato places her in a remote, crudely similar space covered in plastic to create the illusion that the house is being restored for its historic value. For how long, and at which cost, will Tato be able to sustain this impossible farce?

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Festival de Cine Internacional de Guadalajara, Vancouver International Film Festival, Cine Qua Non Lab, Blue List de Columbia University, Santa Barbara International Film Festival, Newport Beach Film Festival, Festival de Lima, RiverRun International Film Festival, International Film Festival, Shanghai International Film Festival, Festival de Cine Hispanofónico de Atenas, Santiago International Film Festival, Festival Internacional de Cine de Guayaquil, Terra Gollut Film Festival , Festival de Cine de las Alturas

10/12 (sexta-feira) | 19h20 | Arthousebc


“Terra do Meu Pai” / “Land of My Father”

Documentário / 76 min / 14 anos / Korea / 2020

DIREÇÃO / Director: Matthew Koshmrl

ROTEIRO / Scriptwriter:

ELENCO / Cast: No Byeong Man, Choi Gyeong Suk

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Juan Pablo González

DIREÇÃO DE ARTE: Christina Sun Kim

MONTAGEM: Christina Sun Kim

SINOPSE / Synopsis: Um fazendeiro coreano protesta contra a reivindicação d o governo japonês em Tóquio pelo território da ilha de Dokdo depois que ele descobre que o seu pai foi raptado e escravizado em uma mina de carvão durante a ocupação japonesa na Coreia. Uma mulher coreana que vivia em Dokdo com os esforços do seu pai para manter vivo o seu legado depois que o governo coreano misteriosamente apagou as suas histórias enquanto os primeiros residentes. Ambientado no trauma não resolvido da ocupação japonesa na Coreia, Terra do Meu Pai (아버지의 땅) é a história sobre a vida de duas pessoas que é interligada por uma disputada ilha afastada.

A Korean farmer protests the Japanese government in Tokyo over its claims of the disputed island territory of Dokdo after he finds out his father was abducted and enslaved in a coal mine during the Japanese occupation of Korea. A Korean woman who lived on Dokdo with her father struggles to keep his legacy alive after the Korean government mysteriously erased their history of being pioneering residents. Set in the unresolved trauma of the Japanese occupation of Korea, Land of My Father (아버지의 땅) is a story about two individual’s lives that are intertwined with a remote disputed island.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Twin Cities Film Festival, El Paso Film Festival, Society for Visual Anthropology Film Festival, Oakland International Film Festival, Vox Popular Media Arts Festival, Split Film Festival, Minneapolis St Paul International Film Festival, Jeonju International Film Festival

11/12 (sábado) | 21h00 | Arthousebc


“Não Hesite” / “Do Not Hesitate”

Drama / 90 min / 12 anos / Holanda / 2021

DIREÇÃO / Director: Shariff Korver

ROTEIRO / Scriptwriter: Jolein Laarman

ELENCO / Cast: Joes Brauers, Spencer Bogaert, Tobias Kersloot e Omar Alwan

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Nadim Carlson

DIREÇÃO DE ARTE: Roland Mylanus

MONTAGEM: Ruben van der Hammen

SINOPSE / Synopsis: Após o súbito desaparecimento de seu superior, três jovens soldados são deixados para proteger um veículo militar sozinhos. À medida que sua situação os desconecta da realidade, um encontro com um garoto local se transforma em uma luta de mudança de vida.

After the sudden disappearance of their superior, three young soldiers are left to guard a military vehicle by themselves. As their situation and the scorching desert heat renders them increasingly disconnected from reality, an encounter with a local boy escalates into a fight that will mark their lives forever.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Tribeca Film Festival

MÉDIAS

08/12 (quarta-feira) | 19h20 | Arthousebc


“Aqueles Que Falam Comigo”/ “Those Who Speak To Me”

Suspense, Drama, Horror / 64 min / 12 anos / Alemanha / 2020

DIREÇÃO / Director: Antoine Matuttis

ROTEIRO / Scriptwriter: Antoine Matuttis

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Antoine Matuttis

DIREÇÃO DE ARTE: Antoine Matuttis

MONTAGEM: Katharina Hauser

ELENCO / Cast: Sara Mahle, Oktavia Bendsen, Dominik Berberich, Simon Rösch, Antoine Matuttis, Simon Matt, Katharina Hauser e Antoine Matuttis

SINOPSE / Synopsis: Um suspense psicológico sobre esquizofrenia: Wendy escuta vozes em sua cabeça que revelam secredos terríveis sobre a sua própria família. Depois de muito tempo em uma clínica, ela está atualmente tomando remédios para lidar com o seu transtorno mental. Mas agora é hora de voltar à sua vida normal: o seu pai acha que seria bom que ela passasse algumas semanas com a sua avó no interior. Porém, enquanto está na casa dela, Wendy rapidamente percebe que algo está errado…

A psychological thriller about schizophrenia: Wendy hears voices in her head that reveal terrible secrets about her own family. After a long stay in a clinic, she is currently taking medication to cope with her mental illness. But now it’s time for her to return back to her normal life: Her father thinks it would be good for her to spend a few quiet weeks with her grandmother on the countryside. But while staying at her grandmothers house, Wendy quickly realizes that something is wrong…

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Cleveland International Film Festival

08/12 (quarta-feira) | 19h20 | Arthousebc Sala Cinefilia


“Não de Muita Importância” / “Of Not Such Great Importance ”

Drama, Comédia / 20 min / 14 anos / Bélgica / 2019

DIREÇÃO / Director: Benjamin Deboosere

ROTEIRO / Scriptwriter: Elisabeth Mohr e Benjamin Deboosere

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Hans Bruch Jr

DIREÇÃO DE ARTE: Natalia Treviño

MONTAGEM: Saeid Behbahaninia

ELENCO / Cast: Davide Albani e Sebastian Hoffman

SINOPSE / Synopsis: Davide chegou à Alemanha para escapar do estado depressivo do seu país de origem, a Itália. Em Berlim, ele passa a trabalhar afixando cartazes. Mas quando os problemas de saúde da sua mãe passam a confrontá-lo com questões de vida e morte, ele se encontra em uma situação de incerteza e indecisão. Ele deveria continuar colocando cartazes por aí para sempre ou mudar a direção agora? Ficar ou voltar? Pedir uma marinara ou uma capricciosa?

Davide has come to Germany to escape the depressing state of his home country, Italy. In Berlin, he takes a job putting up posters. But when the ill health of his mother confronts him with questions of life and death, he finds himself in a state of uncertainty and indecision. Should he keep postering forever or change his course now? Stay or move back? Order a marinara or a capricciosa?

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Lublin Film Festival, Mecal Pro, Achtung Berlin, Ongezien Kort, Working Title Film Festival 2020

08/12 (quarta-feira) | 21h00| Arthousebc Sala Cinefilia


“O Discurso” / “The Speech”

Drama / 25 min / 12 anos / China / 2020

DIREÇÃO / Director: Haohao Yan

ROTEIRO / Scriptwriter: Haohao Yan

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Anton Shavlik

DIREÇÃO DE ARTE: Menghan Qi

MONTAGEM: Luqi Zhao

ELENCO / Cast: Harmonie He, Gloria Xiong e Chedi Cheng

SINOPSE / Synopsis: Maio de 2003, Beijing, China. Sob pressão da OMS, o Governo Chinês tem que decretar que a crise de SARS (Síndrome respiratória aguda grave) é real. A cidade é fechada. A maioria dos estudantes foi mandada para casa. Durante um lockdown dentro de um internato, três garotas de dezoito anos têm que encontrar uma maneira de fazer o mundo ter sentido. Na entrada, ANQI descobre um segredo obscuro sobre o mundo adulto; no dormitório de quarentena, YEZI aprende uma lição sobre vida e morte; no palco, ZHENZHEN toma coragem para sair da sua zona de conforto, para encontrar a sua própria voz.

May 2003, Beijing, China. Under the pressure of WHO, the Chinese government announced that the SARS (Severe acute respiratory syndrome) outbreak is real. The city is closed. Most students have been sent home. During a lockdown inside a private boarding , three eight-year-old girls have to find a way to make sense of the world. At the entrance, ANQI discovers a dark secret about the adult world; In the quarantine dorm, YEZI learns a lesson about life and death; On the stage, ZHENZHEN finds the courage to step out of her comfort zone, to find her own voice in front of the whole …

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Palm Springs International ShortFest, 68th San Sebastian International Film Festival , CAA Moebius Showcase, AFI Fest, Rhode Island International Film Festival-Filmmaker of the Future Award, Salute Your Shorts Film Festival-Best Student Film and Best Narrative Short, P2 Film Festival-Best of the Fest Award, LA Shorts International Film Festival, St Louis International Film Festival, Anatolia International Film Festival, Chicago Indie Film Awards, Euregion Film Festival, Atlanta Film Festival, La Femme International Film Festival, Taxes Reel International Film Festival-Best Director Award, Pittsburgh Shorts Film Festival, San Diego International Kid’s Film Festival, Vilnius International Short Film Festival, LA Independent Film Fest, North America Chinese Directors Tour

12/12 (domingo) | 19h20 | Arthousebc Sala Cinefilia


“Ayi” / “Ayi”

Suspense / 68 min / Livre / França, China / 2019

DIREÇÃO / Director: Marine Ottogalli e Aël Théry

ROTEIRO / Scriptwriter: Marine Ottogalli e Aël Théry

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Marine Ottogalli

DIREÇÃO DE ARTE: Milana Christitch

MONTAGEM: Pascale Hannoyer

ELENCO / Cast:

SINOPSE / Synopsis: Ayi tem 50 anos. Ela tem olhos espirituosos e longos cabelos negros caindo pelas costas. Ela vem de uma área rural do leste da China e não tem um “Hukou”, a licença residencial que lhe permite trabalhar em Xangai. Ainda assim, ela cozinha há 20 anos nas ruas, em um antigo bairro de Xangai que logo será demolido. Ayi e as mulheres ao seu redor lutam para ganhar a vida e escapar do “Chengguan”, a polícia local. O filme desvenda o caos de uma cidade ultramoderna, com o objetivo de erradicar as chamadas práticas precárias e deportar uma população indesejada, personificada por Ayi.

Ayi is 50 years old. She has witty eyes and long black hair falling down her back. She comes from a rural area of Eastern China and doesn’t have a “Hukou”, the residential permit that allows her to work in Shanghai. Yet, she has been cooking for 20 years in the streets, in an old Shanghai’s neighborhood soon to be demolished. Ayi, and the women around her, struggle to earn a living and escape the “Chengguan”, the local police. The movie unveils the chaos of an ultra-modern city, aiming to wipe out so-called substandard practices and to deport an unwanted population, embodied by Ayi.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: États généraux du film documentaire, Aye Aye VO Festival international du film de Nancy, Grand Bivouac, Festival international Jean Rouch, Festival Docs en Goguette, South Film Festival Taiwan, KODEX – Kings of Doc Expanded, FIPADOC, Comptoir du Doc, Millenium Festival

12/12 (domingo) | 19h20 | Arthousebc Sala Cinefilia


“Os Sonhos de Pessoas Solitárias ” / “The Dreams Of Lonely People”

Drama, Experimental / 24 min / – / Polônia / 2020

DIREÇÃO / Director: Marek Leszczewski

ROTEIRO / Scriptwriter: Marek Leszczewski

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Max Bugajak

DIREÇÃO DE ARTE:

MONTAGEM: Yakiv Komarynsky

ELENCO / Cast: Adam Szyszkowski, Anna Paliga e Piotr Bąk

SINOPSE / Synopsis: Depois de vinte anos na prisão, um homem retorna para a casa da família para morrer sozinho. Uma figura misteriosa do mágico mundo da natureza começa a aparecer ao seu entorno. Conhecê-la poderia ser o melhor momento da sua vida. Quais são as reais consequências desse encontro?

After twenty years in prison, a man returns to his family home to die alone. A mysterious figure from the magical world of nature begins to appear in his surroundings. Getting to know her could be the best time of his life. What are the real consequences of this meeting?

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Izmir International Short Film Festival, Madrid Indie Film Festival • MADRIFF, Durban International Film Festival, Bucharest ShortCut CineFest, SHORT to the Point, 21 Festival International de Escuelas de Cine, Castrovillari Film Festival, TIFF ODA

13/12 (segunda) | 19h20 | Arthousebc


“Saída Temporária” / “Day Release”

Drama, Suspense / 35 min / 12 anos / Áustria / 2019

DIREÇÃO / Director: Martin Winter

ROTEIRO / Scriptwriter: Sebastian Schmidl

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Aram Baroian

DIREÇÃO DE ARTE: Marlene Pley

MONTAGEM: Martin Winter, Sebastian Schmidl

ELENCO / Cast: Anna Suk, Brigit Linauer, Patrick Schmidl, Daniela Zacherl e Christopher Legedza

SINOPSE / Synopsis: Kathi, que é mãe solteira, recebe uma saída temporária da prisão e encontra o seu filho de três anos, que vive com a avó, em más circunstâncias. Ela é forçada a encontrar um caminho para garantir um futuro melhor para ele, enquanto o tempo está jogando contra, ela tem que voltar para prisão às seis da tarde.

Single mother Kathi receives day release from prison and finds her three-year-old son, who is living with her unstable mother, in bad circumstances. She is forced to find a way to enable a better future for him, while time is against her, she has to be back in prison at six pm.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: 40th Filmfestival Max Ophüls Preis, 22nd Diagonale Festival Of Austrian Film, 25th Sarajevo Film Festival, 9th Slum Film Festival, 20th First Steps Award, 20th First Steps Award, 1st Under The Stars International Film Festival, 4th Ciudad Del Este Independent Film Festival, 4th Trujillo International Independent Film Festival, Cinema Next – Young Austrian Cinema 2019, 14th Orlando Film Festival, 27th Energacamerimage, 33rd Leeds International Film Festival, 25th Caminhos do Cinema Portoguês Film Festival, 1st Filta Filmtage, 13th Grand Off – World Independent Short Film Awards, 5th Red Carpet Human Rights Film Festival, 10th Fast Forward Human Rights Film Festival, 17th Festival Internacional Signos da Noite, 10th Austrian Film Awards 2020, 6th Festival Cinematográfico de Mérida, 2nd Budapest Independent Film Festival, 6th Findecoin – Independent International Short & Feature Film Festival, 23rd Zoom-Zbliżenia International Film Festival, 6th Manchester International Film Festival, 8th Speechless Film Festival, 15th The Poppy Jasper International Film Festival, 17th Vis Vienna Shorts, 30th German Camera Awards 2020, 40th Filmfestival Max Ophüls Preis, 22nd Diagonale Festival of Austrian Film, 25th Sarajevo Film Festival, 9th Slum Film Festival, 20th First Steps Award, 20th First Steps Award, 1st Under The Stars International Film Festival, 4th Ciudad del Este Independent Film Festival, 4th Trujillo International Independent Film Festival, Cinema Next – Young Austrian Cinema 2019, 14th Orlando Film Festival, 27th Energacamerimage, 33rd Leeds International Film Festival, 25th Caminhos do Cinema Portoguês Film Festival, 1st Filta Filmtage, 13th Grand Off – World Independent Short Film Awards, 5th Red Carpet Human Rights Film Festival, 10th Fast Forward Human Rights Film Festival, 17th Festival Internacional Signos da Noite, 10th Austrian Film Awards 2020, 6th Festival Cinematográfico de Mérida, 2nd Budapest Independent Film Festival, 6th Findecoin – Independent International Short & Feature Film Festival, 23rd Zoom-Zbliżenia International Film Festival, 6th Manchester International Film Festival, 8th Speechless Film Festival, 15th The Poppy Jasper International Film Festival, 17th Vis Vienna Shorts, 30th German Camera Awards 2020

13/12 (segunda) | 19h20 | Arthousebc


“Poeta de Rua” de Samgar Rakym / “Street Poet”

Drama, Comédia, Musical / 29 min / 14 anos / Cazaquistão / 2020

DIREÇÃO / Director: Samgar Rakym

ROTEIRO / Scriptwriter: Samgar Rakym

ELENCO / Cast: Bauyrjan Ordin e Azat Jumadil

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Jandos Jobalai

DIREÇÃO DE ARTE: Nurkadyr Urumhan

MONTAGEM: Turan Mural

SINOPSE / Synopsis: Tanjaryq é um poeta nacional tradicional. Ele espera que a cultura nacional continue a ser transmitida à próxima geração de cazaques. Ele quer formar mais jovens para herdar a identidade nacional, mas não consegue encontrar alunos. Um dia ele descobre que seu filho é rapper. Ele percebe que o rap e a poesia nacional têm muitas semelhanças, então decide treinar seu filho para sucedê-lo. Mas o plano de Tanjaryq não dá certo…

Tanjaryq is a traditional national poet. He hopes that the national culture will continue to be passed on to thenext generation of Kazakhs. He wants to train more young people to inherit the national identity, but he can’t find pupils. One day he discovers that his son is a rapper. He realizes that rap and national poetry have a lot of similarities, so he decides to train his son to succeed him. But Tanjaryq’s plan does’t quite work out…

13/12 (segunda) | 19h20 | Arthousebc


“Eu Mordi Minha Língua” / “I Bit My Tongue”

Documentário / 25 min / Livre / Tunísia, Argélia / 2020

DIREÇÃO / Director: Nina Khada

ROTEIRO / Scriptwriter: Nina Khada

ELENCO / Cast: Nina Khada

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Nina Khada

DIREÇÃO DE ARTE: Nina Khada

MONTAGEM: Nina Khada

SINOPSE / Synopsis: Enquanto não consigo ir ao meu país, faço um desvio e vago pela cidade de Tunes a procura da minha língua nativa, Argelino.

While I cannot manage to go in my country, I make a detour and wander around the city of Tunis looking for my native language, Algerian.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: CIFF – Cairo International Film Festival, Miradasdoc, Vues d’Afrique, Gabes Cinema Fen, Festival International du Film de Fribourg, Les Nuits Meds, Beirut International Women Film Festival, FICKIN – Festival International de Cinéma de Kinshasa, Provinziale – Filmfest Eberswalde, FESPACO, Arab Film Festival, Med Film Festival, Format Court, Doku Baku, Mostra de Cinema Africanos, Festival des Cinéma d’Afrique du Pays d’Apt

CURTAS

02/12 (quinta-feira) | 19h20 | Arthousebc


“O Retrato do Amor” / “The Portrait of Love”

Comédia / 12 min / Livre / China / 2021

DIREÇÃO / Director: Xing Meng

ROTEIRO / Scriptwriter: Xing Meng

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Chen HU

DIREÇÃO DE ARTE: Yalei Wen

MONTAGEM: Xing Meng

ELENCO / Cast: Yuan Bian, Jiayu Zhou e Xin Zheng

SINOPSE / Synopsis: A história se passa entre um jovem casal que está prestes a casar. A mulher se engana com o tamanho e pede uma moldura gigante para a foto de casamento, o que leva a uma interessante disputa entre os dois sobre a forma de levar isso para casa.

The story takes place between a young couple who is about to get married. The woman misread the size and order a huge wedding photo frame, which led to an interesting dispute between the two on the way to move the frame home.

PRÊMIOS E FESTIVAIS: Best Music in Mǎo International Film Week, Official Selection in Valencia Indie Film Festival

03/12 (sexta-feira) | 19h20 | Arthousebc Sala Cinefilia


“Drenagem” / “Draining”

Drama, Fantástico / 18 min / Livre / França / 2021

DIREÇÃO / Director: Guillaume Chevalier

ROTEIRO / Scriptwriter: Guillaume Chevalier

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Cyrille Hubert

DIREÇÃO DE ARTE: Claire Bonnefoy

MONTAGEM: Camille Chalot

ELENCO / Cast: Amine Adjina, Raphaël Thiéry, Liv Henneguier, Jean-Marc Noirot Cosson, Vincent Deniard, Arnaud Lenoir, Rodolphe Blanchet e Thierry Varenne

SINOPSE / Synopsis: Oito colegas pescam no lago de uma montanha. Medhi sabe que algumas categorias vão ser eliminadas da empresa de pesca deles. Então, um dos pescadores cai na água… E não volta à superfície. Depois um segundo desaparece. Tem algo na água tentando levá-los às profundezas…

Eight colleagues fish on a mountain lake. Medhi knows that several positions will be eliminated from their fish compagny. Then, one of the fisherman falls into the water… and doesn’t go up. Then a second one disappears. There’s something underneath that’s trying to get them to the dephts…

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Tous Courts, Maniatic, Manises International Fantastic Film Festival (Best Sound), Voghera Film Festival (Best Video Editing), Kraljevski Filmski Festival (Best Editing), Festival International du Film Court d’Angoulême, Alta Marea Festival (Best Poster), Varese International Film Festival (Best Short Film / Best supporting actor)

04/12 (sábado) | 21h00 | Arthousebc


“Bigode” / “Snorrie”

Drama, Comédia, Fantasia / 12 min / 12 anos / Holanda / 2021

DIREÇÃO / Director: Victoria Warmerdam

ROTEIRO / Scriptwriter: Victoria Warmerdam

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Robbie Van Brussel

DIREÇÃO DE ARTE: Marieke Winters

MONTAGEM: Elsbeth Kasteel Nce

ELENCO / Cast: Henry van Loon, Wim Willaert e Sieger Sloot

SINOPSE / Synopsis: Uma tragicomédia absurda sobre Freek, um homem de trinta e poucos anos que está se reunindo com o seu amigo imaginário do passado, que quer encerrar as coisas.

Absurd tragicomedy about thirty-something Freek, who is reuniting with his imaginary friend from the past, who is looking for closure.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: LA Shorts International Film Festival (Oscar-qualifying), Go Short International Short Film Festival (Oscar-qualifying), Flickers: Rhode Island IFF (Oscar-qualifying), Imagine Film Festival, North Bend Film Festival, Beyond the Curve IFF, Short to the Point IFF, One Location Film festival

05/12 (domingo) | 19h20 | Arthousebc


“Inverno” / “Timo’s Winter”

Drama / 17 min / Livre / Itália / 2020

DIREÇÃO / Director: Giulio Mastromauro

ROTEIRO / Scriptwriter: Andrea Brusa e Giulio Mastromauro

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Sandro Chessa

DIREÇÃO DE ARTE: Marta Morandini

MONTAGEM: Gianluca Scarpa

ELENCO / Cast: Christian Petaroscia, Giulio Beranek, Babak Karimi e Elisabetta De Vito

SINOPSE / Synopsis: Timo, o mais jovem de uma comunidade grega de trabalhadores de parque de diversões, terá de enfrentar o pior inverno junto das pessoas que ama.

Timo, the youngest of a Greek community of Funfair workers, will have to face the hardest winter together with his loved ones.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and AwardsDavid di Donatello Award 2020, HollyShorts Film Festival, Giffoni Film Festival, Flickers’ Rhode Island Int. Film Festival, Festival Internacional de Cine de Huesca, Chicago Int. Children’s Film Festival, Tirana Int. Film Festival, Izmir Short Film Festival, Festival de Cine de Alicante, BUFF Film Festival, Festival del Cinema Europeo, ShorTS International Film Festival – Maremetraggio, Ischia Film Festival, BendFilm Festival, Olympia Int. Film Festival for Children and Young People, Il Varco International Short Film Festival, Prato Film Festival, Cortinametraggio, Molisecinema, Fabriano Film Fest, Festival de Cine Italiano de Madrid, Inventa un Film, Alice nella città, Visioni Italiane, Universococort, Orvieto Film Fest, Braunschweig Int. Film Festivalo, Fano Film Festival, Les Nuits en Or, Corti in Cortile, SicilyFarm Film Festival, Out of Bounds Film FestivaL…

05/12 (domingo) | 21h00 | Arthousebc


“Uno” / “Uno”

Drama / 14 min / 10 anos / Uruguai / 2019

DIREÇÃO / Director: Lucía Aljas

ROTEIRO / Scriptwriter: Lucía Aljas

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Ramiro Gonzalez Pampillon

DIREÇÃO DE ARTE: Marina Fernandez

MONTAGEM: Lucia Aljas e Pablo Riera

ELENCO / Cast: Roberto Suarez e Cecilia Milano

SINOPSE / Synopsis: Um homem retorna à sua cidade natal e segue sua filha distante como um voyeur. Uma testemunha silenciosa de sua maioridade, ele encontra coisas que não estava procurando.

A man returns to his hometown and follows his distant daughter like a voyeur. A silent witness to his coming of age, he finds things he wasn’t looking for.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: 22° Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente (BAFICI) 2021, 38° Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay (FCIU) 2020, 8° Festival de Cine Nuevo DETOUR 2020, 10° Jose Ignacio International Film Festival (JIIFF) 2020

06/12 (segunda) | 19h20 | Arthousebc


“Dora” / “Dora”

Ficção / 15 min / Livre / França / 2020

DIREÇÃO / Director: Joanne Delachair

ROTEIRO / Scriptwriter: Louise Groult

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Arnaud Alain

DIREÇÃO DE ARTE: Thierry Lounas

MONTAGEM: Méloé Poillevé

ELENCO / Cast: Mireille Roussel, Lila Gueneau, Roméo Escobar e Imane Otzenberger

SINOPSE / Synopsis: Dora faz 16 anos. Estranhamente, já há algum tempo, ela tem comido como uma ogra e se trancado com as suas amigas por longas horas por um algum motivo estranho, que tem aguçado a curiosidade doentia da sua mãe.

Dora turns 16. Strangely, for some time now, she has been eating like an ogre and locking herself with her friends for long hours around a strange thing, stirring up her mother’s sick curiosity.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: San Sebastian Horror & Fantasy Film Festival (Best Short Film), Festival International du Film Court d’Angoulême, Incorto Film Festival (Best SciFi Film), Odense IFF, Alta Marea Festival (Best actress : Lila Gueneau), Galichnik Film Festival (Special Mention), London Shorts (Best Short Film),

07/12 (terça) | 19h20 | Arthousebc


“Respire” / “Breathe”

Drama / 15 min / 16 anos / Coréia do Sul / 2020

DIREÇÃO / Director: Jeong-Gil Han

ROTEIRO / Scriptwriter: Jeong-Gil Han

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Choi Young Woo

DIREÇÃO DE ARTE: HAN Jeong-gil

MONTAGEM: SON Seo-hee

ELENCO / Cast: Kim Ye Eun, Song Ha Young, Kim Woo Bin e Lee Geun Bum

SINOPSE / Synopsis: Anna vai para casa para pegar as roupas do seu pai e descobre que, entre ele e a sua mãe, ela não pode tomar um lado.

Anna goes home to gather her father’s clothes and she discovers that between her mother and father, she cannot take a side.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and AwardsMontecatini International Short Film Festival

08/12 (quarta-feira) | 19h20 | Arthousebc


“Cheiro de Café” / “The Smell of Coffee”

Drama / 12 min / 12 anos / Singapura / 2019

DIREÇÃO / Director: Nishok Nishok

ROTEIRO / Scriptwriter: Nishok Nishok

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Yuzheng Lim

DIREÇÃO DE ARTE: Jaya Khidir

MONTAGEM: Nishok Nishok

ELENCO / Cast: Tridev Mathan e Sithira Thevi Selvalingam

SINOPSE / Synopsis: Um jovem garoto, Raga, acompanha o sofrimento da sua avó após a morte do seu avô. Atordoado pela sua falta, Raga inocentemente espera pela sua volta. Um cheiro suave e familiar instiga a sua curiosidade, levando-o por uma jornada de autodescoberta no velho apartamento.

A young boy, Raga, accompanies his grieving grandmother in the wake of his grandfather’s passing. Perplexed by his absence, Raga innocently yearns for his warm return. A faint yet familiar smell piques his curiosity, leading him on a journey of self-discovery in the fading apartment.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: 66th International Short Film Festival Oberhausen, 26th Palm Springs International Short Film Festival, 34th Leeds International Film Festival, 31st Singapore International Film Festival, 13th International Film Festival of Larissa, 32nd Girona Film Festival, 5th Arthouse Asia Film Festival, 25th Riga International Short Film Festival 2ANNAS, 9th Cinema in Sneakers Film Festival for Children and Youth

10/12 (sexta-feira) | 19h20 | Arthousebc Sala Cinefilia


“Solução Para A Tristeza” / “Solution For Sadness”

Ficção Científica, Comédia / 15 min / 10 anos / Espanha, Estados Unidos / 2020

DIREÇÃO / Director: Marc Martínez Jordán e Tuixén Benet

ROTEIRO / Scriptwriter: Marc Martínez Jordán

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Marc Martínez Jordán e Tuixén Benet Cosculluela

DIREÇÃO DE ARTE: Tuixén Benet Cosculluela

MONTAGEM: Marc Martínez Jordán

ELENCO / Cast: Tuixén Benet

SINOPSE / Synopsis: Um pacote misterioso oferece a uma mulher uma folga da sua melancolia, porém os resultados são mais definitivos e generalizados do que ela consegue perceber.

A mysterious package offers a woman a reprieve from her meloncholy, only its results are more permament and pervasive then she realizes.

PRÊMIOS/FESTIVAIS: Austin Fantastic Fest

11/12 (sábado) | 21h00 | Arthousebc Sala Cinefilia


“Trancado Para Dentro” / “Locked-In”

Drama, Comédia / 11 min / 12 anos / Reino Unido / 2020

DIREÇÃO / Director: Stephanie Boateng

ROTEIRO / Scriptwriter: Kwame Augustine

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Joy Willims

DIREÇÃO DE ARTE: Stephanie Boateng & Kwame Augustine

MONTAGEM: Eddie Palayblay

ELENCO / Cast: Eric Kofi Abrefa e Kwame Augustine

SINOPSE / Synopsis: Mike e Kwesi viajam para Gana em busca de novas pastagens. No caminho para concluir um lucrativo negócio de terras, eles se deparam com uma série de problemas.

Two friends Mike and Kwesi take a journey to Ghana to seek pastures new. While en-route to complete a lucrative land deal, they encounter an array of issues.

PRÊMIOS/FESTIVAIS: London Short Film Festival, Toronto Black Film Festival, New York Shorts International Film Festival, British Film Festival, Yellowknife International film Festival

NACIONAL

É uma competição onde são exibidos os mais diversos produções cinematográficas brasileiras da última safra, que disputam de uma acirrada premiação.

LONGAS

03/12 | sexta-feira | 21h00 | Arthousebc


“Fortaleza Hotel” / “Fortaleza Hotel”

Drama, Ficção / 77 min / 14 anos / Livre / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Armando Praça

ROTEIRO / Scriptwriter: Pedro Candido e Isadora Rodrigues

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Heloísa Passos

DIREÇÃO DE ARTE: Diogo Costa

MONTAGEM: Rita Pestana, Karen Harley e Gustavo Campos

ELENCO / Cast: Clebia Sousa e Lee Young-lan

SINOPSE / Synopsis: Pilar, uma jovem camareira de hotel, tem seu caminho cruzado por Shin, uma hóspede sul-coreana de meia-idade. Os planos de ambas começam a dar errado e, apesar de tudo que as separa, acabam se aproximando e estabelecendo uma intensa relação de solidariedade, buscando encontrar, uma na outra, a solução para seus problemas.

The chambermaid Pilar meets Shin, a south-Korean hotel guest. Both their plans begin to go haywire and they wind up drawing closer and establishing an intense relationship of solidarity as they endeavor to find solutions to their problems. Xiaoxiang’s caged life.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: 31º Cine Ceará

04/12 (sábado) | 19h20 | Arthousebc


“Dois Tempos” / “Road For Two”

Documentário / 89 min / 10 anos / Argentina, Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Pablo Francischelli

ROTEIRO / Scriptwriter: Caio Jobim e Pablo Francischelli

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Luis Abramo

DIREÇÃO DE ARTE:

MONTAGEM: Pablo Francischelli

ELENCO / Cast: Lucio Yanel e Yamandu Costa

SINOPSE / Synopsis: Trinta e cinco anos depois do primeiro encontro, que mudaria a vida de ambos, o violonista argentino Lucio Yanel e seu pupilo brasileiro Yamandu Costa se reencontram para refazer, em uma viagem, os caminhos que levaram Yanel originalmente ao interior do Rio Grande do Sul. A bordo de um motor home, com seus violões e suas memórias, mestre e discípulo cruzam a fronteira do Brasil em direção a Corrientes, terra natal do argentino, refletindo sobre as transformações trazidas pela inexorável passagem do tempo.

After a long time apart, the elderly Argentine guitar player Lucio Yanel and his virtuous world-renowned Brazilian pupil Yamandu Costa get together again on a road trip that goes through their memories and their common cultural background, recreating the path that brought Lucio to Brazil in the early 1980s. Departing from Brazilian South, where Yamandu was born, to Corrientes (ARG), Lucio’s hometown, they share their lives on the road to play at the Chamamé National Party – the region’s largest folk music festival. Time has passed for both of them and this reunion on the road brings out the affection and the differences of two lives separated by the same destiny who has brought them together back in the 80’s, when, by chance, Yanel met Costa when he was just a two years old baby. Now time has passed by for both, and while Yamandu has become one of the most requested musicians in the world, Lucio lives an almost anonymous life in the interior of Rio Grande do Sul, from where he has never left. Along the road, the tension between past and present makes them realize that everything has changed: the people, the environment and the culture. Even themselves and their long lasting relationship are split in two. It can only become one when they are playing together again.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: É Tudo Verdade (It’s All True)

07/12 (terça) | 21h00 | Arthousebc Sala Cinefilia


“As Almas que Dançam no Escuro” / “Souls Dancing in the Dark”

Drama, Suspense / 90 min / 16 anos / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Marcos DeBrito

ROTEIRO / Scriptwriter: Marcos DeBrito

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Bony Conteville

DIREÇÃO DE ARTE: Fabio Servullo

MONTAGEM: Marcos DeBrito e André de Campos Mello

ELENCO / Cast: Paulo Vespúcio, Francisco Gaspar, Alan Pellegrino, Elisa Teller, Gabriel Muglia, Vera Lúcia Ribeiro, Marcelo Argenta, João Cândido, Joana Seibel, Fernando de Paula

SINOPSE / Synopsis: Um pai corroído pelo luto parte em busca do responsável pela morte da filha e descobre segredos que a jovem havia escondido antes de partir. As pistas o levam a uma casa noturna onde seu enigmático anfitrião promete ajudá-lo em troca de algo. Mal sabia o pai das consequências desse acordo.

A grieving father goes after the one responsible for the death of his daughter and discovers secrets that the young girl had hidden before she died. His search takes him to a nightclub where an enigmatic host promises to help him in exchange for something. Little did the father know the consequences of this agreement.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: CINEFANTASY (PRÊMIO DOT CINE), MADRID INDEPENDENT FILM FESTIVAL, RIO FANTASTIK, BUENOS AIRES ROJO SANGRE, FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE SP, FESTIVAL MORCE-GO VERMELHO

09/12 (quinta-feira) | 19h20 | Arthousebc


“Turvo” / “Turvo”

Drama / 90 min / 16 anos / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Murillo Sued

ROTEIRO / Scriptwriter: Murillo Sued

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Arthur Marques

DIREÇÃO DE ARTE: Camila Sauer

MONTAGEM: Murillo Sued

ELENCO / Cast: Naomi Nero, Vinicius Teixeira, Gabriel Hipollyto, Pri Helena, Ana Nero e Beatriz Pinho

SINOPSE / Synopsis: O filme acompanha João, um menino de 20 anos que mora na pequena cidade de Turvo, no fim de semana anterior ao recebimento do resultado da inscrição na faculdade. Se for aceito, terá que deixar sua cidade, sua família, seus amigos e sua zona de conforto.

The film follows João, a 20-year-old boy who lives in the small town of Turvo, on the weekend before he receives his college application results. If he gets accepted, he will have to leave his city, his family, his friends and his comfort zone.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards:

09/12 (quinta-feira) | 21h00 | Arthousebc


“Para Onde Levam As Ondas” / “The Lonely Sailor”

Comédia, Drama / 92 min / 16 anos / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Dan Albuk

ROTEIRO / Scriptwriter: Dan Albuk

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Pablo Nascimento

DIREÇÃO DE ARTE: Dan Albuk

MONTAGEM: Dan Albuk

ELENCO / Cast: Hugo Carvalho, Paulla Carniell, Oscar Calixto, Mirela Pizani, Bruno Seixas, Ricardo Soares, Aleks Gomes e Rodrigo Odin Leal

SINOPSE / Synopsis: Durante uma de suas sessões de fotografia voyeur, Virgil, um introspectado funcionário em uma funerária, vê sua próxima musa: Éden, um jovem músico em início de carreira. Da lente à obsessão, Virgil deve enfrentar seus demônios para conseguir o Éden não apenas em suas fotos.

During one of his voyeur photography sessions, Virgil, an introspected employee in a funeral home, sees his next muse: Éden, a young musician at the beginning of her career. From the lens to an obsession, Virgil must face his demons to get Eden not only in his photos.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Vesuvius International Film Fest, Lift-Off Online Sessions, International New York Film Festival, Brazil International Film Festival, Only The Best Film Awards, World Premiere Film Awards, London Internation Monthly Film Festival, Madeira International Film Awards

10/12 (sexta-feira) | 21h00 | Arthousebc


“A Cidade dos Abismos” / “The City of Abysses”

Drama / 96 min / 14 anos / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Priscyla Bettim e Renato Coelho

ROTEIRO / Scriptwriter: Priscyla Bettim

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Rodrigo Pannacci

DIREÇÃO DE ARTE: Bira Nogueira

MONTAGEM: Caio Lazaneo

ELENCO / Cast: Verónica Valenttino, Sofia Riccardi, Carolina Castanho e Guylain Mukendi

SINOPSE / Synopsis: Em uma fatídica noite de Natal, Gloria, Maya, Bia e Kakule se encontram em um bar no centro de São Paulo. Em meio à solidão, conexões e colapsos, Maya é assassinada. Um desejo inexorável de justiça permeia o destino dos personagens, que se unem pulando no abismo.

On a fateful Christmas night, Gloria, Maya, Bia and Kakule meet at a bar in downtown São Paulo. Amidst loneliness, connections and breakdowns, Maya is murdered. An inexorable desire for justice permeates the characters’ fate, who unite by jumping into the abyss.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: 18º Festival Internacional de Cinema IndieLisboa

11/12 (sábado) | 19h20 | Arthousebc


“O Reflexo do Lago” / “The Reflection On The Side”

Documentário, Drama / 80 min / 12 anos / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Fernando Segtowick

ROTEIRO / Scriptwriter: Fernando Segtowick

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Thiago Pelaes

DIREÇÃO DE ARTE:

MONTAGEM: Frederico Benevides

ELENCO / Cast: Manoel Portilho, Valdemir Ferreira e Fernando Segtowick

SINOPSE / Synopsis: O documentário em preto e branco mostra o cotidiano das pessoas que moram perto de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo na Amazônia. À sombra desse projeto ambientalmente destrutivo, eles ganham vidas involuntariamente escassas, sem eletricidade ou infraestrutura.

The black and white documentary shows the daily lives of people who live near one of the largest hydroelectric plants in the world in the Amazon. In the shadow of this environmentally destructive project, they unwittingly earn meager lives, without electricity or infrastructure.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Festival de Berlim

MÉDIAS

11/12 (sábado) | 19h20 | Arthousebc


“Adelaide, Aqui Não Há Segunda Vez Para Erro” / “Adelaide, There Is No Second Chance For Mistake Here”

Documentário / 20 min / 12 anos / Brasil / 2020

DIREÇÃO / Director: Anna Zêpa

ROTEIRO / Scriptwriter: Anna Zêpa e Ana Carolina Marinho

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Anna Zêpa e Mylena Sousa

DIREÇÃO DE ARTE: Alice Assal

MONTAGEM: Ana Carolina Marinho e Anna Zêpa

ELENCO / Cast: Severino Ramos, Edrisi Fernandes, Silvia Benigno, Solange Rodrigues, Wladyr Nader, Marcelino Freire, Maria Roseli Ferreira e Luiz Alves Júnior

SINOPSE / Synopsis: Quem foi Adelaide Carraro? Por que me desvendar é uma tarefa árdua? Tive mais de 5 milhões de livros vendidos? Uma das mais lidas no Brasil entre os anos 60 e 70? Perseguida, acusada de sensacionalista, pornográfica e autora de uma subliteratura? Onde estão meus rastros?

Who was Adelaide Carraro? Why is unraveling me an arduous task? I had over 5 million books sold? One of the most read authors in Brazil between the 60s and 70s? Persecuted, accused of being sensationalist, pornographic and author of a subliterature? Where are my traces?

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: 24 Mostra de Cinema de Tiradentes, XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema, 20 CINEMATO – Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, II festCurtas Fundaj 2021, 25th Inffinito Brazilian Film Festival

12/12 (domingo) | 21h00 | Arthousebc Sala Cinefilia


“Prata” / “Prata”

Experimental / 22 min / 12 anos / Brasil / 2020

DIREÇÃO / Director: Lucas Melo

ROTEIRO / Scriptwriter: Lucas Melo, Gustavo Almeida, David Vidal, Erick Bezerra, Iuri Silva, Uli Dile, Isabella Lins, Tiago Fonseca e V. H Saldanha e Caio Lemos

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: V.H Saldanha e Fillipe França

DIREÇÃO DE ARTE: Uli Dile

MONTAGEM: Paulo Gabriel Almeida e Gustavo Vorage

ELENCO / Cast: Gustavo Almeida, David Vidal, Erick Bezerra, Iuri Silva e Iago Fernandes

SINOPSE / Synopsis: Gustavo perde seu emprego por não acreditar na revelação de primeira imagem de um buraco negro e agora não sabe o que fazer.

In ‘Prata’ neighborhood, located in the suburb of Rio de Janeiro, Gustavo lost his job after an argument over the first real picture of a black hole. Now, he doesn’t know what to do.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Rio de Janeiro International Short Film Festival – Curta Cinema 2020, Shorts Mexico 2021, Guanajuato International Film Festival 2021, IndieCork 2021 Film Festival

12/12 (domingo) | 21h00 | Arthousebc Sala Cinefilia


“Inabitável” / “Unliveable”

Drama, Ficção Científica / 20 min / 12 anos / Brasil / 2020

DIREÇÃO / Director: Matheus Farias e Enock Carvalho

ROTEIRO / Scriptwriter: Matheus Farias e Enock Carvalho

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Gustavo Pessoa

DIREÇÃO DE ARTE: Luca da Cruz

MONTAGEM: Matheus Farias

ELENCO / Cast: Luciana Souza, Sophia William e Erlene Melo

SINOPSE / Synopsis: O mundo experimenta um fenômeno nunca antes visto. Marilene procura por sua filha Roberta, uma mulher trans que está desaparecida. Enquanto corre contra o tempo, ela descobre uma esperança para o futuro.

In Brazil, where a trans person is murdered every three days, Marilene searches for her daughter Roberta, a trans woman who went missing. While running out of time, she discovers a hope for the future.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Sundance Film Festival, BFI Flare London LGBTQ Film Festival, Outfest Los Angeles, Frameline Film Festival, Glasgow Short Film Festival, Cinelatino Recontres de Toulouse, Dublin International Film Festival, Busan International Shorts Film Festival, Atlanta Film Festival, Short Waves Film Festival, Inside Out Toronto Film Festival, 18th Asiana International Short Film Festival, 19° Rome Independent Film Festival. 9th Aesthetica Short Film Festival, 48th Festival de Gramado, 31th Kinoforum – São Paulo International Short Film Festival, 9th Olhar de Cinema International Film Festival, 22nd Festcurtas BH International Short Film Festival, 18th Bogoshorts – Bogotá Short Film Festival, 28º Mix Brasil Film Festival, 30º Cine Ceará, 30º Curta Cinema – Rio de Janeiro Intl. Short Film Festival, International Short Film Festival PSAROKOKALO, Diaspora Film Festival, Oxford International Short Film Festival, Festival International de Cine de Huesca

12/12 (domingo) | 21h00 | Arthousebc Sala Cinefilia


“Portugal Pequeno” / “Little Portugal”

Ficção / 20 min / 14 anos / Brasil / 2020

DIREÇÃO / Director: Victor Quintanilha

ROTEIRO / Scriptwriter: Victor Quintanilha

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Daniel Venosa

DIREÇÃO DE ARTE: Camila Tarifa

MONTAGEM: Eduardo Resing

ELENCO / Cast: João Vitor Nascimento e Wilson Rabelo

SINOPSE / Synopsis: Jonatan, também conhecido como MC Xerelete, tem o sonho de se tornar um famoso cantor de funk e, com isso, proporcionar a vida confortável que vê na mídia para ele e seu pai. Até que isso aconteça, os dois trabalham como pescadores na Baía de Guanabara. Juntos, eles enfrentam as responsabilidades e os obstáculos que a vida lhes lança.

Jonatan, also known as MC Xerelete, has the dream of becoming a famous funk singer and, with that, providing the comfortable life that he sees in the media for himself and his father. Until this happens, both of them work as fishermen at Guanabara Bay. Together, they face the responsibilities and obstacles that life throws at them.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: 31th São Paulo International Short Film Festival, Festival Curta Cinema 2020 – Festival Internacional de Curtas do Rio De Janeiro, 2021 Clermont-Ferrand International Short Film Festival, XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema, VII Festival de Finos Filmes, 49th Huesca International Film Festival, Psarokokalo International Short Film Festival, Cinema Jove Festival Internacional de València, 50th Kyiv International Film Festival “Molodist”, Odense International Film Festival, Festival Do Rio 2021, 14º Festival Entretodos, 15ª Cinebh – Mostra de Cinema de Belo Horizonte, Festival Internacional de Cine De Viña Del Mar, Mostra Curta Niterói, Guarnicê Festival de Cinema 2021, Circuito Penedo de Cinema

CURTAS

03/12 (sexta-feira) | 21h00 | Arthousebc


“Quantos Mais?” / “How Many More?”

Drama / 14 min / 12 anos / Brasil / 2020

DIREÇÃO / Director: Lucas de Jesus

ROTEIRO / Scriptwriter: Lucas de Jesus

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Murilo Deolino

DIREÇÃO DE ARTE: Adriele Regine

MONTAGEM: Lucas de Jesus

ELENCO / Cast: Wesley Guimarães, Heraldo de Deus, Andréia Fábia, Sérgio Laurentino e Adili Pita

SINOPSE / Synopsis: João só queria lutar por um mundo melhor e mais justo, mas uma triste realidade vem à tona.

João only wanted to fight for a better and fairer world, but a sad reality comes to light.

PRÊMIOS E FESTIVAIS: Bluez Dolphins Film Fest, Istanbul Film Festival

04/12 (sábado) | 19h20 | Arthousebc Sala Cinefilia


“O Prazer de Matar Insetos” / “The Pleasure of Killing Bugs”

Ficção, Fantasia / 10 min / Livre / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Leonardo Martinelli

ROTEIRO / Scriptwriter: Leonardo Martinelli

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Leonardo Martinelli e Sofia Leão

DIREÇÃO DE ARTE: Leonardo Martinelli

MONTAGEM: Pedro de Aquino

ELENCO / Cast: Alexandre Rosa Moreno e Rosa Iranzo

SINOPSE / Synopsis: Em um futuro próximo, a crise climática chega a um ponto irreversível. Uma freira e um padre se encontram para falar sobre o desaparecimento dos insetos.

In the near future, the climate crisis reaches an irreversible point. A nun and a priest meet to talk about the disappearance of insects.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Chicago CineYouth Film Festival (Melhor Curta-Metragem de Drama) San Francisco Latino Film Festival, Living Skies Student Film Festival (Melhor Filme de Graduação e Melhor Filme do Festival), Festival Biarritz Amérique Latine, Drama International Short Film Festival, Leiden Shorts, Izmir International Short Film Festival, Rotary International Short Film Festival (Melhor Filme Experimental), Kyiv International Film Festival, Circuito Penedo de Cinema, Lobo Fest, Festival de Cinema de Vitória (Melhor Curta do Júri Popular e Menção Honrosa do Júri Oficial), Festival do Rio, Festival Curta Cinema (Melhor Curta da Mostra Panorama Carioca)

07/12 (terça) | 21h00 | Arthousebc


“O-CE-AN” / “O-Ce-An”

Drama, Experimental / 12 min / 12 anos / Brasil / 2020

DIREÇÃO / Director: Priscila Guedes

ROTEIRO / Scriptwriter: Priscila Guedes e Kika Cunha

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Kika Cunha

DIREÇÃO DE ARTE: Raissa Machado

MONTAGEM: Raphael Chacon

ELENCO / Cast: Georgeana Góes e Julio Adrião

SINOPSE / Synopsis: Em uma praia sem nome, Oceano (uma mulher feita de argila) está esperando, ansiando ganhar a liberdade que ela sonha. As mãos apaixonadas que a moldam são também as que mantém presa. Descobrindo a sua força, ela faz tudo para quebrar a barreira que a separa do mundo. Aqui e agora, é tudo ou nada.

On an unnamed beach, OCEAN (a woman made of clay) is waiting, hoping to gain the freedom she dreams of. The passionate hands that protect her are also the ones that imprison her. Discovering her strength, she does everything to break the barrier that separates her from the world. HERE and NOW, it’s all or nothing.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Venice Shorts, Montreal Independent Short Films, New York no Limits Films, LABRIFF, Hollywood Golden Age Films, Hollywood Golden Age Films

09/12 (quinta-feira) | 19h20 | Arthousebc


“Toda Rosa tem Espinhas” / “Every Thorn Has Its Day”

Comédia / 9 min / 12 anos / Brasil / 2019

DIREÇÃO / Director: Tadeu Bijos

ROTEIRO / Scriptwriter: Tadeu Bijos

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Daniel Venosa

DIREÇÃO DE ARTE: Isabel Pedrosa

MONTAGEM: Kauai Moliterno

ELENCO / Cast: Fábio Cardoso e Pedro Roquette-Pinto

SINOPSE / Synopsis: Fábio acorda com uma espinha na testa. Ele acessa a internet para ver o que fazer a respeito.

Fábio wakes up with a zit on his forehead. He goes on the internet to see what he should do about it.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Palm Springs Shorts Fest, BOGOSHORTS, Wicked Queer Boston, Seattle Queer Film Festival, Festival Brasileiro de Cinema Cômico, Fest Pedra Azul, Rock Horror Film Festival, Cinema Attic

09/12 (quinta-feira) | 21h00 | Arthousebc


“Memória de Quem Não Fui” / “Memoirs of The (Non) Existent Me”

Drama / 15 min / 16 anos / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Thiago Kistenmacker

ROTEIRO / Scriptwriter: Thiago Kistenmacker

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Gabriel de Carvalho e Leonardo Brito

DIREÇÃO DE ARTE: Caroline Meireles

MONTAGEM: Thiago Kistenmacker

ELENCO / Cast: Sanni Est, Gabriela Reis, Fernando Alves Pinto, Gabriel Freire e Mitat Marques

SINOPSE / Synopsis: A morte de Marina transforma seu passado em herança. Suas memórias e o retrato de sua identidade são reféns de uma disputa pela reivindicação de seu gênero.

Marina’s death transforms her past into heritage. Her memoirs and the portrait of her identity are hostage in a dispute to claim her gender.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: DIGO – Festival da Diversidade Sexual, Las Vegas Queer Arts Film Festival, Leeds International Film Festival, Gramado Film Festival, Wicked Queer: The Boston LGBT Film Festival, Ramsgate International Film & TV Festival, OutFilm CT – Connecticut’s LGBT Film Festival, Outfest Peru, Outfest Peru, Curta o Gênero, aGLIFF – Prism Film Festival, Way Out West Film Fest, Beijing Queer Film Festival, Thessaloniki International GLAD Film Festival, Chéries-Chéris Festival Du Film LGBTQI &+++ de Paris, Bogoshorts

10/12 (sexta-feira) | 21h00 | Arthousebc


“Entre” / “Beetween”

Drama / 15 min / 18 anos / Brasil / 2019

DIREÇÃO / Director: Ana Carolina Marinho e Bárbara Santos

ROTEIRO / Scriptwriter: Bárbara Santos

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Cris Lyra

DIREÇÃO DE ARTE: Alice Assal

MONTAGEM: Ana Carolina Marinho

ELENCO / Cast: Daniela Evelise, Anna Zêpa e Rudifran Pompeu

SINOPSE / Synopsis: Separadas por um veio poluído do rio Tietê, Jaci e Maria se relacionam entre suas janelas. Cada margem, uma cidade. Nesse limiar, a distância entre as duas mulheres parece só aumentar. Jaci suspeita que Maria está sob cárcere doméstico e decide atravessar o rio.

Having a dirty arm of river between them, Jaci and Maria watch each other through the windows of their houses with a different and special desire. Suspecting that Maria is under domestic prison, Jaci crosses the river.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem 2017 (SP), 63rd BFI London Film Festival, Festival de Cine de La Havana Festival do Rio 2019, Mecal Barcelona 2020, Festival du film LGBTQ de Paris Chéries-Chéris 2020, VI DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás – 2021, 25th Inffinito Brazilian Film Festival, 5º Curta Suzano

12/12 (domingo) | 21h00 | Arthousebc Sala Cinefilia


“Gael – Seu Motorista Está A Caminho” / “Gael – Your Driver Is On The Way”

Thriller, Suspense, Ação, Drama / 14 min / 14 anos / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Roney Giah

ROTEIRO / Scriptwriter: Gustavo Freitas

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Fabio Porcelli

DIREÇÃO DE ARTE: Glaucia Lugon

MONTAGEM: Roney Giah

ELENCO / Cast: Luiz Carlos Vasconcelos e Felipe Camargo

SINOPSE / Synopsis: Quando um motorista de aplicativo decide entrar em uma igreja para confessar, os pecados de seu passado revelam um segredo mortal.

When an app driver decides to enter a church to confess, the sins from his past reveal a deadly secret.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Festival Internacional do Rio De Janeiro – Festival Curta Cinema

12/12 (domingo) | 21h00 | Arthousebc Sala Cinefilia


“Especial do Dia” / “Daily Special”

Comédia / 14 min / 14 anos / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Nelson Jiménez Ortiz de Zarate e Juan Manuel “Dartagnan” Zavalla

ROTEIRO / Scriptwriter: Dartagnan Zavalla

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Victor Ponce

DIREÇÃO DE ARTE: Flora Fujii

MONTAGEM: Nelson Ortiz de Zarate

ELENCO / Cast: Andre Hedges, Paulo Jordão e Rodrigo Cordeiro

SINOPSE / Synopsis: Em meio a uma pandemia, um homem isolado em um antigo apartamento trabalha em um modelo que não pode terminar enquanto sofre dos distúrbios de uma doença pouco conhecida chamada “misofonia”. Tentando fugir das pressões externas e do conflito interno em sua cabeça, ele decide pedir um “Menu do dia” que, ao contrário, lhe trará consequências inesperadas.

In the midst of a pandemic, a man isolated in an old apartment works on a model he can’t finish while suffering from the disorders of a little-known disease called “misophonia.” Trying to escape the external pressures and the internal conflict in his head, he decides to ask for a “Menu of the day” which, on the contrary, will bring him unexpected consequences.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Certamen de Cortometrajes CIudad de Soria, Moscow Shorts

VIVO

Foi criado com o objetivo de reconhecer os novos meios de produção e suporte de exibição audiovisual. Concentra-se na sensibilização e expansão da produção em diferentes formatos como cinema expandido, exibições ao vivo, instalações, diferentes suportes de filmagem e gravação e formatos que ultrapassam as possibilidades da sala escura. As obras selecionadas são premiadas com o Prêmio Vivo.

Exibições diárias de 02/12 a 13/12 a partir das 19:30 | Auditório da Arthousebc


“Deságua” / “Deságua”

Experimental, Feature, Music Video / 63 min / – / Brasil / –

DIREÇÃO / Director: Luan Cardoso

ROTEIRO / Scriptwriter: Luan Cardoso e Ana Souto

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Luan Cardoso

DIREÇÃO DE ARTE: Luan Cardoso

MONTAGEM:

ELENCO / Cast: Francisco Gaspar, Haroldo Miklos, Carol Viana, Herbert Vital

SINOPSE / Synopsis: Alexandre, Marcelo e Beatriz, um pai e seus dois jovens filhos, imigram para São Paulo e tentam superar perdas e desafios pessoais, ao mesmo tempo que o país mergulha na profunda crise política nacional iniciada em 2016.
Fruto de trabalho colaborativo do cineasta Luan Cardoso com a roteirista Ana Souto e as composições da banda Mombojó para o repertório do show/ disco de mesmo nome, o longametragem “Deságua” conta ainda com Francisco Gaspar (Kikito Melhor ator em 2007), Haroldo Miklos, Carol Viana e Barbara Bonnie.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: –

Exibições diárias de 02/12 a 13/12 a partir das 19:30 | Auditório da Arthousebc


“Execução” / “Execution”

Experimental / 45 min / 18 anos / Estados Unidos / 2020

DIREÇÃO / Director: Stavit Allweis

ROTEIRO / Scriptwriter: Stavit Allweis

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Jih-E Peng

DIREÇÃO DE ARTE: Stavit Allweis

MONTAGEM: Stavit Allweis

ELENCO / Cast: Natalia Plaza, Yana Bron, Chiara De Caroli, Lieselotte Nickmans, Vilma Hodo, Josephine Cooper, Adia Smith-Eriksson, Elly Han

SINOPSE / Synopsis: Uma banda rebelde de mulheres performa a execução de estupradores e assassinos na sala de aula.

A renegade band of females stages an execution of rapists and killers in a classroom.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Programmer’s Award (Athens International Film and Video Festival), Los Angeles Underground Film Forum, Special Jury Award (Threadbare Mitten Film Festival), Best Experimental (Innuendo Film Festival), Arizona Underground Film Festival, Honorable Mention (Weyauwega International Film Festival), Revelation Perth International Film Festival, Blow-Up Arthouse Film Festival, Spirit Award (The Shawna Shea Memorial Film Festival), LYNCH AWARD for Best Arthouse Film (Austin Arthouse Film Festival), KAPOW Intergalactic Film Festival, STIFF Seattle True Independent Film Festival, Philadelphia Independent Film Festival, Award Winner (Film Invasion Los Angeles), Best Narrative Feature (Liverpool Underground Film Festival), New Filmmakers New York, New Orleans Film Festival, Something Wicked Film Festival, Buffalo Dreams Fantastic Film Festival, Best Experimental (Raleigh Film and Art Festival)

Exibições diárias de 02/12 a 13/12 a partir das 19:30 | Auditório da Arthousebc


“Quadrados Orbitais” / “Orbital Squares”

Experimental, Novas Mídias / 18 min / Livre / Coréia do Sul / 2020

DIREÇÃO / Director: Moojin Brothers (Mujin Jung, Hyoyoung Jung, Youngdon Jung)

ROTEIRO / Scriptwriter: Moojin Brothers (Mujin Jung, Hyoyoung Jung e Youngdon Jung)

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Moojin Brothers

DIREÇÃO DE ARTE: Moojin Brothers and Han Nefkens Foundation

MONTAGEM: Moojin Brothers

ELENCO / Cast:

SINOPSE / Synopsis: A tecnologia continua procurando por um objeto físico. Os obsessivos e ineficientes olhos da tecnologia, nominalmente os fios enrolados em torno de uma pessoa, capturam os cavalos correndo com toda força na pista de corrida dos cavalos (o vídeo é filmado em 240 fps em velocidade lenta para pegar as caras dos cavalos correndo em alta velocidade) e os caracóis lentamente rastejando sobre a escultura gravada com labirintos complexos, movendo os seus corpos. Os Moojin Brothers criam um sistema virtual de square-information para identificar obsessivamente os rostos dos dois animais. O que podemos reconhecer na cena mostrando um frame quadrado no qual o big data é eliminado? Os Moojin Brothers convidam os espectadores a julgar, selecionar informações e formular questões para si mesmos sobre quadrados de reconhecimento facial no vídeo. *

Technology keeps searching for a physical object. The obsessive and inefficient eyes of technology, namely the threads tangled around the person, capture the horses running with all their might on the horse racing track (the video is shot in 240 fps slow motion to catch the faces of the fast-running horses) and the snails slowly crawling along the sculpture engraved with complex mazes, moving their bodies. Moojin Brothers creates a virtual squares-information system tracing the faces of the two animals obsessively. What can we recognize in the scene showing a square frame in which big data is eliminated? Moojin Brothers invites viewers to judge and select information and draw questions for themselves from the facial recognition squares in the video.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: 11th Alchemy Film and Moving Image Festival, 24th Brooklyn Film Festival, 13th Photometria International Photography Festival (5th Photometria in Motion), 6th Spain Moving Images Festival, 47th, 48th Athens International Film+Video Festival, 6th The Artists Forum Festival of the Moving Image, 11th Aesthetica Short Film Festival

Exibições diárias de 02/12 a 13/12 a partir das 19:30 | Auditório da Arthousebc


“Ilusión” / “Illusion”

Drama, Experimental, LGBTQ / 15 min / Livre / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Gabriel Olímpio

ROTEIRO / Scriptwriter: Gabriel Olímpio

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Gabriel Olímpio

DIREÇÃO DE ARTE: Gabriel Olímpio

MONTAGEM: Gabriel Olímpio

ELENCO / Cast: Wagner Jovanaci

SINOPSE / Synopsis: Uma drag queen solitária está prestes a ser expulsa. Apenas o seu tarot pode ajudá-la. Uma ilusão necessária.

A lonely drag queen is about to be evicted. Only her tarot can help you. A necessary illusion.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award:

Exibições diárias de 02/12 a 13/12 a partir das 19:30 | Auditório da Arthousebc


“Otonashi” / “Otonashi”

Animação, Experimental / 10 min / Livre / Alemanha / 2021

DIREÇÃO / Director: Martin Gerigk

ROTEIRO / Scriptwriter: Martin Gerigk

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Martin Gerigk

DIREÇÃO DE ARTE: Nikola Gocic

MONTAGEM: Martin Gerigk

ELENCO / Cast: Nikola Gocić, Martin Schminke, Tobias Liebezeit, Cauro Hige

SINOPSE / Synopsis: “Pintado em silêncio, o sonho de um pardal invoca harmonias atemporais. No coração da geometria universal, a semente da calma é formada.” Otonashi é uma viagem filosófica através de experiências internas e externas da existência humana – uma meditação audiovisual de transmutações futurísticas sobre o Hannya Shingyō japonês.

“Painted in silence, a sparrow’s dream invokes timeless harmonies. In the heart of the universal geometry, the seed of calm is formed.” Otonashi is a philosophical voyage through inner and outer experiences of the human existence – an audiovisual meditation of futuristic transmutations about the Japanese Hannya Shingyō.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: VASTLab Experimental 2021, 26th Canberra Short Film Festival, 11th Weyauwega International Film Festival, Biophilia International Film Festival, 27th Caminhos Film Festival, Festival Du Film International De Strasbourg, International Sound Future Awards e mais 36 outros (Lista completa na pasta do filme)

Exibições diárias de 02/12 a 13/12 a partir das 19:30 | Auditório da Arthousebc


“Nas Mãos de Fantoches” / “In The Hands of Puppets”

Animação, Experimental / 10 min / Livre / Bélgica / 2020

DIREÇÃO / Director: Sarah&Charles

ROTEIRO / Scriptwriter: Benjamin Deboosere e Sarah&Charles

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Hans Bruch Jr.

DIREÇÃO DE ARTE: Sarah&Charles

MONTAGEM: Benjamin Deboosere

ELENCO / Cast: Caroline Daish

SINOPSE / Synopsis: 1. Um fantoche animado por computador conversa com várias identidades artificiais sobre seus sentimentos e relações sociais. 2. Um fantoche animado por computador conversa com várias identidades artificiais sobre seus sentimentos. Este curta é baseado em entrevistas com pacientes e prestadores de cuidados em um hospital psicossocial. Ele prenuncia possíveis relações com a inteligência artificial no setor assistencial. 3. Uma conversa animada, literal e figurativamente, baseada em entrevistas com pacientes e prestadores de cuidados em um hospital psicossocial. Mais tarde, os artistas fizeram perguntas semelhantes a amigos e colegas. Neste curta-metragem, os artistas utilizam a forma de ‘chat online’ para abordar temas como autoanálise, personalidade e relações sociais.

1. A computer-animated hand puppet has a conversation with several artificial identities about their feelings and social relationships. 2. A computer-animated hand puppet has a conversation with several artificial identities about their feelings. This short is based on interviews with patients and care providers at a psychosocial hospital. It foreshadows possible relationships with artificial intelligence in the care sector. 3. An animated conversation, both literally and figuratively, based on interviews with patients and care providers at a psychosocial hospital. Later the artists asked friends and colleagues similar questions. In this short film, the artists use the ‘online chat’ form to address subjects like self-analysis, personality and social relations.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Rotterdam International Film Festival (IFFR), Leiden Shorts, Internationale Kurzfilmtage Winterthur, Ann Arbor Film Festival

Exibições diárias de 02/12 a 13/12 a partir das 19:30 | Auditório da Arthousebc


“Cine Metro – Immersive Experience” / “Cine Metro – Immersive Experience”

Realidade Virtual / 9 min / Livre / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Eduardo Calvet

ROTEIRO / Scriptwriter: Eduardo Calvet e Felipe Haurelhuk

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Eduardo Calvet

DIREÇÃO DE ARTE: Leonardo Almeida Oliveira, Max Loeser

MONTAGEM: Eduardo Calvet, Christiani Buffoni

ELENCO / Cast: Geraldo Côrtes (voz)

SINOPSE / Synopsis: Em 26 de setembro de 1936, um dos maiores e mais luxuosos palácios cinematográficos que o Rio de Janeiro já conheceu foi inaugurado: o Cine Metro, recriado com técnicas de patrimônio virtual em um formato de vídeo 360 imersivo.

On September 26th, 1936, one of the largest and most luxurious cinematographic palaces that Rio De Janeiro has ever known was inaugurated: the Cine Metro, recreated with virtual heritage techniques in an immersive 360 video format.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: L’Age d’Or International Arthouse Film Festival – LIAFF – Índia (Melhor Filme VR), Black Swan International Film Festival – BSIFF – Índia (Melhor Filme VR), World Cinema Film Festival 2021 – WCFF – Inglaterra (Melhor Filme VR), White Unicorn International Film festival – WUIFF – Índia (Melhor Filme VR), Druk International Film Festival – DIFF – Butão (Melhor Filme VR), 5º Festival Ecrã – Brasil, 25º AVANCA – 2021 – International Meeting of Cinema, TV, Video and Multimedia – Portugal, CineGlobe Film Festival at CERN Particle Physics Lab – Suíça, Places_VR Festival 2021 – Alemanha, Festival Villa Del Cine 2021 – Colômbia, 3ª Mostra Cinemas do Brasil – Brasil, 5th Sunlight International Film Festival – Rússia, ATAFF – Alexandre Trauner ART/Film Festival 2021 – Hungria, LUSCA Fantastic Film Fest 2021 – Porto Rico, BIAF – Bucheon International Animation Festival – Coreia do Sul, Aesthetica Short Film Festival 2021 – Inglaterra, Baltimore Next Media Web Festival 2021 – Estados Unidos, Festival Arquivo Em Cartaz 2021

Exibições diárias de 02/12 a 13/12 a partir das 19:30 | Auditório da Arthousebc


“Dia de Caça” / “Hunting Day”

Drama, Mistério / 3 min / 16 anos / Portugal / 2020

DIREÇÃO / Director: Alberto Seixas

ROTEIRO / Scriptwriter: Alberto Seixas

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Alberto Seixas

DIREÇÃO DE ARTE: Andreia Azevedo

MONTAGEM: Alberto Seixas

ELENCO / Cast: João Marçal, Carlos Ramalhão

SINOPSE / Synopsis: Um caçador conta a história de um dia de caça diferente.

A hunter tells the story of a different hunting day.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Straight 8 Competition, Harkat 16mm Film Festival, IndieLisboa, FEST – New Directors | New Films Festival

Exibições diárias de 02/12 a 13/12 a partir das 19:30 | Auditório da Arthousebc


“Os Sete Pecados Mortais e As Quatro Últimas Coisas” / “The Seven Deadly Sins and The Four Last Things”

Animação / 3 min / Livre / Espanha / 2020

DIREÇÃO / Director: Carmen Pérez González

ROTEIRO / Scriptwriter: Carmen Pérez González

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Carmen Pérez González

DIREÇÃO DE ARTE: Andreia Azevedo

MONTAGEM: Borja Jaume Pérez

ELENCO / Cast:

SINOPSE / Synopsis: It is a work of Bosco represented in motion.It is intended to investigate the sins represented and the facts performed before and after. The scenarios and perspective of Bosco are respected. The background is one more actor. Sin has been staged through the animation technique. The pace is slow, premeditated.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Festival Internacional De Cinema Take Único, Newcastle International Short Film Festival, Ostia Film Festival, Mosfilmfest, Eurasia International Monthly Film Festival, Eurasia International Monthly Film Festival, Košice International Monthly Film Festival

Exibições diárias de 02/12 a 13/12 a partir das 19:30 | Auditório da Arthousebc


“A Gravidade e a Pandemia” / “Gravity and the Pandemic”

Documentário / 2 min / Livre / Brasil / 2020

DIREÇÃO / Director: Victor Reis

ROTEIRO / Scriptwriter: Victor Reis

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Victor Reis

DIREÇÃO DE ARTE: Victor Reis

MONTAGEM: Victor Reis

ELENCO / Cast: Gabrielle Lopes

SINOPSE / Synopsis: Uma imagem esquecida no celular, quando revisitada no isolamento social, ganha outra dimensão.

An image forgotten on the cell phone, when revisited in social isolation, takes on another dimension. 

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Filmóptico – International Art Visual and Film Festival 2021, Fescilmar Session For The First Time Poland 2021, MOSIFF – 2021 Montenegrian Online Smarthopne International Film Festival

Exibições diárias de 02/12 a 13/12 a partir das 19:30 | Auditório da Arthousebc


“Introdução” / “Introduction”

Biografia, Experimental / 2 min / Livre / Estados Unidos / 2020

DIREÇÃO / Director: Michael Amter

ROTEIRO / Scriptwriter: Michael Amter

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Michael Amter

DIREÇÃO DE ARTE: Michael Amter

MONTAGEM: Michael Amter

ELENCO / Cast:

SINOPSE / SynopsisIntrodução narrada para o vídeo experimental de 14 dias, contemplando passado, presente e futuro em formato poético com referência biográfica.

Narrated introduction for the 14-Days experimental video, contemplating the past, present, future in poetic format with biographical reference.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Parallel Stories Film Festival, 17th Athens Digital Arts Festival, On Art – Poland, 9th International Video Poetry Festival, FilmArte Festival, Iconic Images Film Festival, New Wave Short Film Festival, Luleå International Film Festival, Kosice International Monthly Film Festival, 4th Dimension Independent Film Festival

CATARINA

Irá projetar filmes realizados por realizadores catarinenses ou que possuam alguma relação – diretor, produtor, elenco, equipe, locação, outros – com o estado de Santa Catarina. Concorrem ao prêmio Bilo do Cinema.

Os filmes catarinenses não se limitam a Mostra Catarina e também podem participar da competição Internacional e Vivo.

LONGAS

10/12 (sexta-feira) | 17h00 | Arthousebc


“Ioiô de Iaiá” / “Ioiô de Iaiá”

Documentário / 75 min / 10 anos /  Blumenau / 2021

DIREÇÃO / Director: Paula Braun

ROTEIRO / Scriptwriter: Paula Braun

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Marcelo Lordello, Camila Freitas

DIREÇÃO DE ARTE:

MONTAGEM: Jordana Berg

ELENCO / Cast: Rosa Fidelis de Souza, Manoel Amaro de Souza, Dirce Fernandes Garcia, Ubaldo Garcia, Jacyra Cândido Alves dos Santos, Olício Alves dos Santos, Maria De Souza Gonzaga, José Gonzaga, Maria Helena de Almeida da Silva, Euclides da Silva, Rachel da Rocha Pomar, Wladimir Ventura Torres Pomar, Maria de Fátima Marques da Silva e Ester Costa Machado

SINOPSE / Synopsis: Documentário que narra a relação de sete casais juntos há cerca de cinquenta anos. Num tom intimista, somos introduzidos no convívio diário destes casais e descobrimos como eles amadureceram juntos através dos anos, em relatos que rememoram os sonhos realizados, as dificuldades transpostas lado a lado e aquelas, hoje, impostas pela velhice, os medos comuns, as mudanças na forma de perceber a relação ao longo da vida e no âmbito das transformações sociais do país nas últimas décadas.

Documentary that chronicles the relationship of seven couples together for about fifty years. In an intimate tone, we are introduced to the daily life of these couples and we discover how they have matured together over the years, in reports that recall the dreams fulfilled, the difficulties transposed side by side and those, today, imposed by old age, the common fears, the changes in the way of perceiving the relationship throughout life and in the context of the country’s social transformations in recent decades.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Cine PE 2020: Seleção Oficial

11/12 (sábado) | 17h00 | Arthousebc


“Achados Não Procurados” / “Unwanted Findings”

Drama / 102 min / 14 anos / Florianópolis / 2020

DIREÇÃO / Director: Fabi Penna

ROTEIRO / Scriptwriter: Fabi Penna e Wander Levy

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Marx Vamerlatti

DIREÇÃO DE ARTE: Carlos Mosca

MONTAGEM: José Penna

ELENCO / Cast: Clarisse Abujamra, Roney Villela, Tuna Dwek, Antônio Cunha e Antonella Batista.

SINOPSE / Synopsis: Um cidadão exemplar deixa como legado, além de seus vastos predicados, algo totalmente inesperado: fotos e documentos comprometedores de sua vida amorosa clandestina e conchavos políticos.

An exemplary citizen leaves as a legacy, in addition to his vast attributes, something totally unexpected: photos and compromised documents of his clandestine love life and political conspiracies.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Prêmio Catarinense de Cinema

MÉDIAS

10/12 (sexta-feira) | 17h00 | Arthousebc


“Primeiro Dia” / “First Day”

Drama / 20 min / Livre / Itajaí / 2021

DIREÇÃO / Director: Liziane Bortolatto

ROTEIRO / Scriptwriter: Liziane Bortolatto

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Jaques Rangel

DIREÇÃO DE ARTE: Josiane Silva

MONTAGEM: Jaques Rangel

ELENCO / Cast: Camila Gonçalves, Sofhia Lis Fronza, Heloise Maier Salerno e Rafael Orsi de Mello

SINOPSE / Synopsis: Ana e sua irmã passaram por uma infância violenta e agressiva e terão uma oportunidade de mudança de vida, mas nem tudo será fácil.

Ana and her sister went through a violent and aggressive childhood and will have a life-changing opportunity, but not everything will be easy.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award:

12/12 (domingo) | 17h00 | Arthousebc


“Wherá Tupã e o Fogo Sagrado” / “Wherá Tupã and The Sacred Fire”

Documentário / 30 min / Florianópolis / 2021

DIREÇÃO / Director: Rafael Coelho

ROTEIRO / Scriptwriter: Rafael Coelho, Alcindo Wherá Tupã e Wanderley Karai Vydjú

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Maria de Oliveira

DIREÇÃO DE ARTE: 

MONTAGEM: Rafael Coelho

ELENCO / Cast: Alcindo Wherá Tupã, Wanderley Karaí Vydjú, Sônia Takua Nhemombé, Santa Djaxuka, Marcelo França e Miriam Djaxuka Nhemboyvate Mirim

SINOPSE / Synopsis: Wherá Tupã, líder espiritual Guarani de 109 anos, é portador da sabedoria milenar do Fogo Sagrado que está desaparecendo. Apresentando cenas de um ritual nunca antes divulgado em filme, este documentário pretende colocar em evidência a sensibilidade apurada do ancião, que o permite realizar curas espirituais e físicas junto ao Fogo.

Wherá Tupã, a 109 year old Guarani spiritual leader, bears the disappearing ancient wisdom of the Sacred Fire. Sharing scenes from a ritual never fully filmed before, this documentary short film puts in evidence this elder’s sharp sensibility, which allows him to heal other people from spiritual and physical illness alongside the Fire.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award:

12/12 (domingo) | 17h00 | Arthousebc


“Paulina Chiziane – Do Mar Que Separa À Ponte Que Nos Une”

Documentário / 26 min / Livre / Moçambique, Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Renan Ramos Rocha

ROTEIRO / Scriptwriter: Maria Aparecida Rita Moreira

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Renan Ramos Rocha

DIREÇÃO DE ARTE: Jéssica Maria Policarpo

MONTAGEM: Renan Ramos Rocha

ELENCO / Cast: Paulina Chiziane, Dionísio Bahule, Eliane Debus, Maria Aparecida Rita Moreira, Elô Gonzaga, Altamir Barbosa dos Santaos e Osmar Policarpo

SINOPSE / Synopsis: Era julho de 2019. Era inverno. Paulina Chiziane, a contadora de histórias, chega em Santa Catarina e nos faz navegar em suas narrativas encharcadas de afetos.

It was July 2019. It was winter. Paulina Chiziane, a storyteller, arrives in Santa Catarina and makes us navigate her narratives soaked with affection.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Festival Nacional de Cinema de Chapecó

CURTAS

10/12 (sexta-feira) | 17h00 | Arthousebc


“Entre Reflexos” / “Between Reflexes – Art and Societ”

Documentário / 16 min / Livre / Tubarão / 2021

DIREÇÃO / Director: Lara da Silva

ROTEIRO / Scriptwriter: Lara da Silva

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Rafael Horse

DIREÇÃO DE ARTE: Rafael Horse

MONTAGEM: Rafael Horse

ELENCO / Cast: Elisa Corrêa da Rosa, Alícia Marques, Preto Lauffer, Mateus Guimarães, Cristiny Burigo, Murilo Ribeiro, Eliane Fernandes, Lucia Nascimento Darela e Gabriel Correia da Silva

SINOPSE / Synopsis: Documentário sobre o papel social e crítico da produção artística, a partir da perspectiva dos seus efeitos na sociedade e a sua importância para a construção individual e coletiva, através da visão de artistas de diferentes segmentos e os consumidores-cidadãos. O filme apresenta entrevistas exclusivas, assim como imagens dos processos particulares e profundos de cada artista, dando destaque para a complexa e necessária ligação entre produtor, produto e receptor.

Documentary about the social and critical role of artistic production, from the perspective of its effects on society and its importance for individual and collective construction, through the vision of artists from different segments and consumer citizens. The film features exclusive interviews, as well as images of each artist’s particular and profound processes, highlighting the complex and necessary link between producer, product and recipient.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: CineMAZ, Festival Visões Periféricas

10/12 (sexta-feira) | 17h00 | Arthousebc


“Sonido” / “Sonido”

Drama, musical / 10 min / Livre / Itajaí / 2020

DIREÇÃO / Director: Gabriely Kaiser

ROTEIRO / Scriptwriter: Gabriely Kaiser

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Tayna Fagundes Lentz

DIREÇÃO DE ARTE: Gabriely Kaiser

MONTAGEM: Gabriely Kaiser

ELENCO / Cast: Sabrina Francez e Maria Helena Almeida

SINOPSE / Synopsis: “Sonido” conta a vida de Theo, um jovem adulto que não tem muitos objetivos, além de sobreviver ao seu cotidiano de festas e trabalho. A percepção da protagonista dos sons que a rodeiam e das canções que a rodeiam é que dão “cor” à sua vida. Um contraste irônico que ele experimenta com a irmã dela, que é surda. Theo tenta lidar com os “ruídos” causados ​​por seu passado.

“Sonido” tell about the life of Theo, a young adult who doesn’t have many goals, besides surviving her routine of parties and work. The protagonist’s perception of the sounds around her and the songs that surround her are what give “color” to her life. An ironic contrast that he experiences with her sister, who is deaf. Theo tries to deal with the “noises” caused by her past.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Festival de Cinema Universitário Tainha Dourada, Mostra, Sessions by Lift-off Global Network, Noble International Film Festival and Awards

12/12 (domingo) | 17h00 | Arthousebc


“Matador de Cachorros” / “Dog Killer”

Drama / 15 min / 14 anos / Itajaí / 2021

DIREÇÃO / Director: Max Reinert

ROTEIRO / Scriptwriter: Antonio Floriano

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Lenon Cesar

DIREÇÃO DE ARTE: Denise da Luz

MONTAGEM: Leonan Nagel

ELENCO / Cast: Leonam Nagel, Sabrina Francez, Lourenço Julião Cardoso Jr, Dora, Denise da Luz, Cidval Batista Jr e Leandro Cardoso

SINOPSE / Synopsis: Um vizinho que, muito incomodado com o latido do cachorro, chega ao seu limite. Cisma que tem que matar o animal, mas morre de medo do dono do cachorro porque supostamente ele matou um homem na balada usando apenas dois dedos.

A neighbor bothered by the dog’s bark reaches its limit. Schism that has to kill the animal, but is terrified of the owner of the dog because he supposedly killed a guy in the club using only two fingers.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: First-time Filmmaker Sessions, International Monthly Film Festival, Noble International Film Festival And Awards, Global Indie Film Festival, Huntington Beach Cultural Cinema Showcase, Festival De Cinema de Jaraguá do Sul, World Film Festival, V.I.Z. Film Fest 2021, BangokThai International Film Festival, Mostra Sesc de Cinema – Panorama SC, Cannes World Film Festival, All That Moves International Film Festival, Cooper Awards, Onyko Films Awards

12/12 (domingo) | 17h00 | Arthousebc


“Nascentes do Saí” de Teno Broll / “Natural Springs of Saí”

Documentário / 12 min / Livre / São Francisco do Sul / 2021

DIREÇÃO / Director: Teno Broll

ROTEIRO / Scriptwriter: Samantha Brockhausen, Julia Rojas e Teno Broll

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Bruno Rodrigues

DIREÇÃO DE ARTE:

MONTAGEM: Julia Rojas e Victor Costa

ELENCO / Cast: Rodrigo de Almeida Mohedano, Natália Silvério, Orlando Ednei Ferretti, André Backmeyer, Andréa de Oliveira, Célio dos Santos, Edite Marasch Dias, Marcos Silveira Krüger, Luiz Carlos Batista Júnior e Rosalvo Gonçalves.

SINOPSE / Synopsis: O Distrito do Saí fica na parte continental de São Francisco do Sul e é uma região com ampla biodiversidade e várias nascentes que formam um complexo corpo d’água. A água que vem de lá abastece 3 municípios e fornece água a milhares de pessoas. É possível criar uma Unidade de Conservação no local, com o intuito de preservar a riqueza natural do Distrito por um longo tempo? Para responder a questão, nasce o Projeto Nascentes do Saí, que resulta de uma parceria entre a UFSC e o Município de São Francisco do Sul.

The District of Saí is on the mainland of São Francisco do Sul and is a region with ample biodiversity and several springs that make up a complex water body. The water that comes from there supplies 3 municipalities, and gives water to thousands of people. Is it possible to create a Conservation Unit on site, in order to preserve the District’s natural wealth for a long time? To answer the question, the Nascentes do Saí Project is born, the result of a partnership between UFSC and the Municipality of São Francisco do Sul.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: –

12/12 (domingo) | 17h00 | Arthousebc


“Ímpar” / “Odd”

Drama, comédia / 5 min / Livre / Florianópolis / 2019

DIREÇÃO / Director: Bruna Fontoura

ROTEIRO / Scriptwriter: Bruna Fontoura

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Bruna Fontoura e Bruna Böell

DIREÇÃO DE ARTE: Bruna Fontoura

MONTAGEM: Bruna Fontoura

ELENCO / Cast: Bruna Fontoura

SINOPSE / Synopsis: Uma noiva foge de seu casamento em busca de se encontrar.

A bride runs away from her wedding in search of finding herself.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: First Time Filmmaker Sessions do Pinewood Studios

12/12 (domingo) | 17h00 | Arthousebc


“Viajei” / “Viaje”

Vídeo clipe / 5 min / Livre / Bombinhas / 2021

DIREÇÃO / Director: Santiago Asef

ROTEIRO / Scriptwriter: Santiago Asef

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Santiago Asef

DIREÇÃO DE ARTE: Santiago Asef

MONTAGEM: Santiago Asef

ELENCO / Cast: Jei Silvanno

SINOPSE / Synopsis:

NOTURNA

Abre uma janela para o cinema fantástico em sessões noturnas.

LONGA

03/12 (sexta-feira) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“Coelho” / “Rabbit

Drama, Suspense / 87 min / 16 anos / Cuba, Estados Unidos, Venezuela / 2019

DIREÇÃO / Director: Carla Forte

ROTEIRO / Screenwriter: Carla Forte

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Alexey Taran

DIREÇÃO DE ARTE: Li Milian

MONTAGEM: Alexey Taran

ELENCO / Cast: Francisco Denis e Malena Gonzalez

SINOPSE / Synopsis:O filme mostra o processo criativo entre um diretor e uma atriz enquanto eles ensaiam uma peça chamada “Coelho”. Duas histórias são narradas em meio a ensaios exigentes em total isolamento: A criação de um personagem e o cotidiano dos envolvidos. Abusos psicológicos e maus-tratos por parte do diretor, acabam levando a atriz a um ponto em que seus desejos mais profundos se fundem no personagem que representa: o coelho.

The film shows the creative process between a director and an actress while they rehearse a play called “Rabbit”. Two stories are narrated in the midst of demanding rehearsals in total isolation: The creation of a character, and the daily lives of those involved. Psychological abuse and mistreatment by the director, end up bringing the actress to the point where her deepest desires merge into the character she represents: the rabbit.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: 37 Miami International Film Festival (Iberoamerica Competition), 42 Big Muddy Film Festival, 20th Nickel Independent Film Festival, SANFIC 16: Santiago Festival Internacional de Cine, Festival de Cine Venezolano, Festival Internacional Cine del Mar, Cucalorus Film Festival

MÉDIAS

04/12 (sábado) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“As Cinzas” / “The Ashes”

Ficção, Drama / 22 min / 16 anos / Grécia / 2020

DIREÇÃO / Director: Anastasia Anagnostopoulou

ROTEIRO / Screenwriter: Anastasia Anagnostopoulou e Vaggelis Papadakis

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Olympia Mytilinaiou

DIREÇÃO DE ARTE: Giorgos Georgiou

MONTAGEM: Giannis Halkiadakis

ELENCO / Cast: Mary Mina, Tasos Nousias, Georgina Chryskioti, Giorgos Papandreou e Aliki Zaharopoulou

SINOPSE / Synopsis: A jovem Marina perde a sua mãe e, junto com ela, todo o seu mundo. Depois da creimação, enquanto ela está tentando deixar partir as cinzas da sua mãe, um casal adúltero, sua funcionária e outro homem estão a rondando como satélites.

Young Marina, loses her mother and her entire world along with her. After the cremation and while she is trying to get herself to let go of her mother’s ashes, an adulterous couple, her employer and another man are orbiting around her like satellites.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Thessaloniki International Short Film Festival, Best Actress (BangkokThai International Film Festival)

04/12 (sábado) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“A Barca” / “The Ferry”

Drama / 20 min / 12 anos / Brasil / 2020

DIREÇÃO / Director: Nilton Resende

ROTEIRO / Screenwriter: Nilton Resende

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Michel Rios

DIREÇÃO DE ARTE: Nina Magalhães

MONTAGEM: Lis Paim

ELENCO / Cast: Ane Oliva, Wanderlândia Melo, Aline Marta, Yan Claudemir e Rogério Dyaz

SINOPSE / Synopsis: Na noite de Natal, duas mulheres solitárias dialogam numa barca que desliza sobre as águas de uma lagoa escura e gelada. Um acontecimento inesperado deixará sua marca no término dessa travessia. Baseado no conto “Natal na Barca”, de Lygia Fagundes Telles.

On Christmas Eve, two women chat on a boat, as it glides over the waters of the dark, cold pond. Life and death travel with them in the same boat, gliding over the same waters. An unexpected event will mark the end of this crossing. / The short film The Ferry (A Barca) is an adaptation of the short story “Natal na Barca” (Christmas on the ferry, 1958), by Brazilian writer Lygia Fagundes Telles, who received the Camões Prize (the largest literary prize for Portuguese-speaking authors) in 2005.
This tale is present in her book of short stories entitled Before the Green Ball (Antes do Baile Verde) (1970).

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano, Germany’s Weihnachtsfilmfestival – 5th International Festival Of Unconventional Christmas Films In Berlin, Padova Internacional Film Festival (PIFF), Festival Internacional de Cinema do Caeté – FICCA, International Shorts Film Festival, Festival Internacional de Cine Austral, Patmos Cinema Festival, FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

10/12 (sexta) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“Narrativas do Pós” / “Stories From Afterwars”

Documentário, Ficção Científica / 60 min / 14 anos / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Graubi Garcia e Jairo Neto

ROTEIRO / Screenwriter: Jairo Neto

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Iuri Galletti e Julio Brunet

DIREÇÃO DE ARTE: Bruno Dias (Estúdio Rufus)

MONTAGEM: Graubi Garcia

ELENCO / Cast: Lidia Zuin, Rodrigo Petronio, Marcio Black, Hector Lima e Ingrid Coelho

SINOPSE / Synopsis: Como contar histórias de ficção científica daqui pra frente? Em meio ao período de isolamento social entrevistamos escritores, filósofos e cientistas políticos que trouxeram reflexões pertinentes e urgentes sobre possíveis cenários de um mundo pós-pandemia. O documentário Narrativas do Pós, dirigido por Graubi Garcia & Jairo Neto, traça uma linha narrativa que parte dos princípios do pensamento científico, de obras que previram (ou não) o futuro, desde Arthur C. Clarke à Margaret Atwood, até os desafios de se criarem histórias em um mundo em constante transformação, com inimigos visíveis e invisíveis, entre políticas negacionistas e tecnologias disruptivas.

How can we tell stories from now on? Shot amidst the quarantine and political turmoil in Latin America’s biggest city, edited with intense research, this film interviews writers, philosophers and political scientists who brought up pertinent and urgent reflections on possible scenarios in a post-pandemic world. “Stories from Afterwards” traces a narrative line that starts from the principles of scientific thought, from works that predicted (or not) the future, from Arthur C. Clarke to Margaret Atwood, up to the challenges of creating stories in a world in constant transformation, with visible and invisible enemies, between denialist policies from Bolsonaro’s government and disruptive technologies.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Cinefantasy 2021 Ifff, Festival Filme Possível, Best Documentary / Best Editing (Inhapim Cine Festival), Festival Fixe 2021, Galacticat 2021 – Festival De Cinema Fantàstic I Terror De Ponent A Tàrrega, Best Director Latin American Film (Insólito Festival De Cine), Best Feature Length Screenplay (Guarnicê 2021 – Festival De Cinema), Alexandre Trauner Art/Film Festival 2021 – Szolnok

10/12 (sexta) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“Para Que Nada Mude” / “So That Nothing Changes

Drama, Suspense / 25 min / 12 anos / França / 2020

DIREÇÃO / Director: Francescu Artily

ROTEIRO / Screenwriter: Francescu Artily

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Aurélien Py

DIREÇÃO DE ARTE: Tom Mattei

MONTAGEM: Sophie Mandonnet

ELENCO / Cast: Chloé Astor, Bastien Bouillon, Nathan Willcocks e Mireille Perrier

SINOPSE / Synopsis: Depois de uma longa ausência, Marie decide voltar para a casa da sua família para apresentar o seu parceiro, com quem ela está esperando um bebê. O que é planejado como uma calorosa reunião familiar, pouco a pouco vai se tornando um encontro amargurado e tenso na medida em que as verdades familiares são forçadas a vir à tona.

After a long absence, Marie decides to return to her family home to introduce the partner with whom she is expecting a child. What is intended as a warm family gathering, slowly becomes an embittered and fraught encounter as deeper familial truths are forced to the surface.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Festival Les Nuits Med, Korça Short Film Festival, SHORTS MÉXICO | Festival Internacional de Cortometrajes de México, Un festival c’est trop court, Festival de Lama

10/12 (sexta) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“Egum” / “Egum

Terror / 23 min / 14 anos / Brasil / 2020

DIREÇÃO / Director: Yuri Costa

ROTEIRO / Screenwriter: Yuri Costa

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Max Chagas

DIREÇÃO DE ARTE: Beatriz Almeida e Yuri Costa

MONTAGEM: Yuri Costa

ELENCO / Cast: Paulo Guidelly, Valéria Monã, Bruna Rodrigues, Francisca Silva, Diomar Nascimento e Yuri Costa

SINOPSE / Synopsis: Após anos afastado devido à violenta morte do irmão, um renomado jornalista retorna para cuidar da mãe, que sofre uma grave e desconhecida doença. A visita de dois estranhos desperta a suspeita de que algo sobrenatural se abateu sobre ela.

After years abroad due to his brother’s murder, a renowned journalist returns to his family’s home to take care of his mother, who suffers from an unknown illness. Late at night, he is visited by two strangers. As new events unfold leading him to suspect that something ominous and deeply disturbing has struck his mother, a new tragedy rises.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, Best Short Film / Melhor Curta da Mostra Foco – Júri Oficial (23ª Mostra de Cinema de Tiradentes), Audience Award (31º Curta Kinoforum), Best Short Film / Best Screenplay (1º Cindie Festival), Audience Award: Best Short Film (13º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo), Best Horror Film (5º Festival Curta Canedo), Best Actor (27º Festival de Cinema de Vitória), Best Screenplay (IV Morce-Go Vermelho – Goiás Horror Film Festival), Best Sound / Best Make Up (19º Noia Festival de Audiovisual Universitário), Mención Especial de Lxs Juradxs (Festival Internacional de Cine Austral)

CURTAS

04/12 (sábado) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

 “Pipo e o Amor Cego” /“Pipo and Blind Love”

Distopia, Amor, Drama, Contos, Utopia / 12 min / França / 2020

DIREÇÃO / Director: Hugo Le Gourrierec

ROTEIRO / Screenwriter: Hugo Le Gourrierec

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Vadim Alsayed

DIREÇÃO DE ARTE: Hugo Le Gourrierec

MONTAGEM: Joris Laquittant

ELENCO / Cast: Anatole Zangs e Solange Fréjean

SINOPSE / Synopsis: Em um mundo desumanizado onde as emoções são racionadas e medidas por um calibre, Pipo, um trabalhador de fábrica, se apaixona por uma mulher sentada em um banco. Ele vai tentar de tudo para atrair a atenção dela e seduzi-la com a sua própria “linguagem”.

In a dezhumanized world where emotions are rationed and measured by a gauge, Pipo, a factory worker falls in love with a woman sitting on a bench. He will try anything to attract her attention and seduce her with his own “language”.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Award (TISFF 2020), 18ème Prix Unifrance, Dwa Brzegi 14th Film And Art Festival Two Riversides, Winner Award (Cinemasuono Festival Award), Best Film (Mantova Lovers International Short Film Festival), Ltue International Film Festival 2020, Award (Festival Internazionale Del Cinema Patologico), Best European Film (Link International Film Festiva), Bct Festival Nazionale Del Cinema Di Benevento 2020, Award Winner (Kinofestival Light Of The World), 13ème Festival International De Ciné Bajo La Luna Islantilla Cineforum, Best Film Of Love (Fresco International Film Festival), Villammare Film Festival, Galichnik Film Festival, Best Photography (Ix Riurau Film Festival), Best Film (Life After Oil 2020), Best Shortfilm (10° Cinefantasy International Fantastic Film Festival), Festival Internacional Cine En Las Montanas, Festival Simfest, Mcminnville Ici-Fi Film Festival, Best Film (Festival Internazionale Del Cinema Povero), Ortometraggi Film Festival, Macau International Short Film Festival, La Nuit Du Film Court, Short That Are Not Pants, Court En Champagne, Oscar Qualifying – 16th Annual, Hollyshorts Film Festival, Visioni Fantastiche 2020, XI Sustefest, Oscar Qualifying – 21th İzmir International Short Film Festival, Gfff – Galician Freaky Film Festival, Festival International Du Film Francophone De Tübingen-Stuttgart, Zinetika Festival, Bordeaux Short, 25ème Festival International Du Cinéma D’auteur De Rabat, Un Court Tournable, Kaohsiung Film Festival, 4ème Festival International Du Cinéma Fantastique De Menton, San Diego International Film Festival, 9th Dublin International Short Film And Music Festival, 21ème Festival International Du Premier Court Métrage De Pontault-Combault, Festival De Cine Independente De Sogamoso, Festival International De Las Emociones En Argentina, 23rd Religion Today Film Festival, 18ème Festival International De Cine Ponferrada

04/12 (sábado) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“Sobreviventes” / “Survivors”

Ficção Científica, Comédia, Fantasia, Terror / 6 min / Espanha / 2020

DIREÇÃO / Director: Carlos Gómez-Trigo

ROTEIRO / Screenwriter: Carlos Gómez-Trigo

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Marino Pardo

DIREÇÃO DE ARTE: Iván Pinillas

MONTAGEM: David Castro González

ELENCO / Cast: Alex Moreu, Stephanie Magnin e Maarten Dannenberg

SINOPSE / Synopsis: Uma noite escura. Um carro parado em um estacionamento. Três nerds loucos por ciência são os únicos sobreviventes de uma catástrofe indeterminada. Uma oportunidade de começar a Humanidade do zero. Mas entre eles as diferenças surgem sobre quando devem tirar os capacetes que usam como proteção.

A dark night. A car in a parking lot. Three science-freak geeks are the only survivors of an undetermined catastrophe. An opportunity to start Humanity from scratch. But between them differences arise about when to remove the helmet that serves as protection.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Muestra De Cortometrajes De Terror De Mieres – Cortoespaña, Festival Antic Horror Picture Show, Terror Córdoba Festival Internacional De Cine De Terror Y Fantástico, Les Utopiales – Festival International De Science-Fiction, Santiago Horror International Fantastic Film Festival, Galician Freaky Film Festival, The Calgary International Film Festival, Busho Film Festival, Kino Otok – Isola Cinema International Film Festival, Festival De Cine De Comedia De Tarazona Y El Moncayo, Avanca – International Meeting Of Cinema, Tv, Video And Multimedia, Cryptshow Festival , Festival Internacional De Cortos Y Videoclips Caostica, Glasgow Short Film Festival, Trieste Science+Fiction Festival

04/12 (sábado) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“A Conta Gotas” / “Drip-By-Drip”

Suspense, Comédia / 6 min / 12 anos / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Renata Jesion

ROTEIRO / Screenwriter: Carlos Mani

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Nelson Kao

DIREÇÃO DE ARTE: Renata Jesion

MONTAGEM: Carolina Barres, Guilherme Herrera Falchi, Nelson Kao

ELENCO / Cast: Ligia Yamaguti, Yoshida Jorge Filho e Iolanda Gonc

SINOPSE / Synopsis: O gotejar constante de uma torneira, o quotidiano sem fim de um longo dia, a convivência forçada com o diferente. Dois irmãos presos em seus universos. Ele é um artista. Ela é autista. Gotejamento a gotejamento, segredo revelado ou história que se completa?

The constant dripping of a faucet, the never-ending quotidian of a long day, the forced coexistence with the different. Two siblings stuck in their universes. He’s an artist. She’s an autistic. Drip by drip, a secret revealed or a story that completes itself?

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award:

04/12 (sábado) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“Coisas Que Poderiam ter Sido” / “Things That Might Have Been”

Fantasia, Dança / 6 min / 12 anos / Canadá / 2020

DIREÇÃO / Director: Farhad Pakdel

ROTEIRO / Screenwriter: Farhad Pakdel

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: François Herquel

DIREÇÃO DE ARTE: Logan Fulford

MONTAGEM: Farhad Pakdel

ELENCO/Cast: Lorraine Coulter, Nora Guerch e Catherine Lafleur

SINOPSE / Synopsis: Uma caixa de cinema é assombrada por lembranças de sua namorada morta voltando para casa. Um híbrido de fantasia, dança e estética das belas-artes.

A movie theatre cashier is haunted by memories of her dead girlfriend returning home. A hybrid of fantasy, dance, and fine art aesthetics.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and AwardsCinefantasy – International Fantastic Film Festival, Rendez-vous Québec Cinéma

11/12 (sábado) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“O Passageiro” / “The Passenger”

Suspense, Mistério, Drama, Noir / 18 min / 12 anos / Áustria, Estados Unidos / 2020

DIREÇÃO / Director: Alexander Bruckner

ROTEIRO / Screenwriter: Tab Murphy

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Grant MacAllister

DIREÇÃO DE ARTE: Bernadett Skoda

MONTAGEM: Lea Vrabelova

ELENCO/Cast: Andrew Garrett, Ben Dahlhaus, Randy Hernandez e Gaelle Gillis

SINOPSE / Synopsis:O Passageiro é um suspense psicológico sobre dois amigos muito diferentes que fazem uma parada trágica de madrugada em uma área de descanso em um trecho deserto de uma rodovia deserta, enquanto estão no meio de uma briga. Uma situação já tensa ameaça estourar quando os dois homens escutam uma mulher apanhando no banheiro anexo. As decisões tomadas por eles naquele momento irão mudar a relação dos dois para sempre, consumando o destino de um, violentamente definindo o do outro. Conforme a história caminha para o seu chocante desfecho, nós percebemos que nada é o que parece.

The Passenger is a psychological thriller about two very different friends who make a fateful late-night stop at a rest area on a deserted stretch of desert highway, while in the middle of an argument. An already tense situation threatens to explode when the two men overhear a woman being beaten in the adjoining restroom. The decisions they make in that moment will change their relationship forever, sealing the fate of one, violently defining the other. As the story rushes headlong to its shocking conclusion, we realize that nothing is as it seems.

PRÊMIOS E FESTIVAIS: Hodu International film festival, Indo Malaysia Film Festival, Sweden Film Festival, Prestige Film Festival, Imaginary Mind Film Contest, Vesuvius International Film Fest, Vegas Movie Awards, Varese International Film Festival, Creation International Film Festival, Los Angeles Film Awards

11/12 (sábado) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

 “AzulScuro” / “AzulScuro”

Terror, Drama, Mobile / 15 min / 14 anos / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Evandro Caixeta e João Gilberto

ROTEIRO / Screenwriter: Evandro Caixeta e João Gilberto

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Evandro Caixeta e João Gilberto

DIREÇÃO DE ARTE: Raquel Cardoso

MONTAGEM: Evandro Caixeta

ELENCO/Cast: Larissa Bocchino, Lavínia Bocchino, Cecília Parreira e Neise Neves

SINOPSE / Synopsis: Encontrada sem vida em sua própria casa pela irmã Sofia, o caso continua sem solução. Um ano após a tragédia, outros jovens desapareceram e deixaram vestígios semelhantes aos encontrados na cena do crime de Alice: água por toda a casa e desenhos de figuras demoníacas nas paredes.

A great mystery surrounds the death of Alice dos Anjos. Found lifeless in her own home by her sister Sofia, the case remains unresolved. A year after the crime, other youngsters went missing and left behind similar traces to the ones found in Alice´s crime scene: water all over the house and drawings of demoniac figures on the walls. On the anniversary of the fateful date, Sofia is alone and emotional, but the news of the recent disappearances prompts her to seek answers about what may have happened to her sister.

PRÊMIOS E FESTIVAIS: Best Short FIlm Audience Award (Fantaspoa)

11/12 (sábado) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“616” / “616”

Animação, Experimental / 15 min / 12 anos / México, Estados Unidos / 2020

DIREÇÃO / Director: Hiram G. Rodriguez

ROTEIRO / Screenwriter: Hiram G. Rodriguez

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Hiram G. Rodriguez

DIREÇÃO DE ARTE: Hiram G. Rodriguez

MONTAGEM: Hiram G. Rodriguez

ELENCO/Cast: Emiliano Guzman, Jesús Antonio Hernández, Jorge Jr. Guzman e Umberto Busto

SINOPSE / Synopsis:Um garoto tem um zumbi no porão, e ele alimenta a coisa… Por algum motivo!

A boy has a zomby in the basement, and he feeds the thing… For some reason!

PRÊMIOS E FESTIVAIS: AAB Internacionl Film Festival, Green Bay Wisconsisn International Film Festival, LTUE Utah Internatinal Film Festival e mais de 50 outros na pasta do filme

11/12 (sábado) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“Bom Feng Shui / “Good Feng Shui”

Fantasia / 15 min / 10 anos / China / 2020

DIREÇÃO / Director: Yurong Xu

ROTEIRO / Screenwriter: Yurong Xu

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Qi Wu

DIREÇÃO DE ARTE: Lu Xiaoqin

MONTAGEM: Yurong Xu

ELENCO/Cast: Wei Wu e Shenghua Su

SINOPSE / SynopsisQual o impacto dos mortos nas pessoas vivas? Onde estão esses mortes? O que eles irão fazer? Talvez eles estejam também nos influenciando das suas próprias maneiras, transformados em um fragmento de cinzas para chegar perto de você, ou transformados em uma árvore encarando você, ou até transformados em uma pedra que fez com que você tropeçasse acidentalmente enquanto caminhava… O filme é desdobrado narrando-se os significados literais e potenciais de “A Preciosa Terra com Bom Feng Shui”, estabelecendo conexões entre Yin, Yang, tempo e espaço por meio de terremotos, mostrando o falecido pai para o seu filho como uma pessoa viva normal. O filho tinha voltado para pegar as coisas de valor, mas não esperava que o seu pai já teria escrito um testamento deixando tudo para ele. Tudo parece ter sido planejado pelo seu pai. A Preciosa Terra com Bom Feng Shui tem se tornado um lugar para o vazio, e o seu vínculo com o seu falecido pai tem ficado cada vez mais profundo.

What is the impact of the deceased on the living person? Where are those deceased? And what will they do? Perhaps they are also influencing us in their own ways, turned into a piece of ashes to get close to you, or turned into a tree staring at you, or even turned into a piece of stone that tripped you over accidentally when you walk…The film unfolded by narrating the literal and potential meanings of ” The Precious Land with Good Feng Shui “, established a connection among Yin,Yang, time and space by earthquakes, presenting the deceased father to his son as a normal living person. The son had gone back to collect all the valuables, but he didn’t expect that his father had already left and wrote a death note and left everything to him. All this looks like planned by his father. The Precious Land with Good Feng Shui has become a place of nothingness, and his bond with his deceased father is getting deeper and deeper.

PRÊMIOS E FESTIVAIS: FEST – New Directors/New Films Festival

11/12 (sábado) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“Nós: As Feras” / “We: The Beasts”

Suspense, Drama / 14 min / 12 anos / Bolívia / 2021

DIREÇÃO / Director: Marcelo Landaeta

ROTEIRO / Screenwriter: Marcelo Landaeta

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Juan Pablo Urioste

DIREÇÃO DE ARTE: Sol Calle

MONTAGEM: Marcelo Landaeta

ELENCO/Cast: Victoria Suaznabar e Freddy Chipana

SINOPSE / Synopsis: Em 1980, a Bolívia está se recuperando das ditaduras militares que tomaram o país. Franco, um garotinho, se torna amigo do homem estranho que a sua mãe mantém trancado no porão. Pensando que ele é seu pai, ele tenta libertá-lo, descobrindo verdades que ele não consegue entender.

In the 1980s, Bolivia is recovering from the military dictatorships that took over the country. Franco, a little boy, starts a friendship with the strange man his mother keeps locked up in their basement. Thinking that he is his father, he tries to free him, finding out truths that he cannot understand.

PRÊMIOS E FESTIVAIS: Americas Best Fiction Short Film (8TH THE AMERICAS FILM FESTIVAL NEW YORK), 44 Festival Internacional de Cine Independiente de Elche, 7º Guayaquil International Film Festival, 44ª Festival Internacional de Cine Independiente de Elche, 43ª Semana de Cine de Lugo, 40ª Festival de Cine de Terror de Molins de Rei, 6º Burrien Film Festival, 12ª Cinefantasy, 19ª Bogotá Short Film Festival

11/12 (sábado) | 23h00 | Arthousebc Sala Cinefilia

“Namidá” / “Namidá”

Drama / 10 min / Livre / Brasil/ 2021

DIREÇÃO / Director: Renata Jesion

ROTEIRO / Screenwriter: Cristina Sano

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Lucio Kodato e ABC

DIREÇÃO DE ARTE: Renata Jesion

MONTAGEM: Vinicius Pires, Guilherme Herrera Falchi

ELENCO/Cast: Cristina Sano, Kazue Akisue, Keila Fuke, Ligia Yamaguti e Marcos Miura

SINOPSE / Synopsis: Três irmãs lutam para sobreviver de uma praga local em um lugar distante perdido no tempo. Seus vizinhos já decidiram o que fazer. Agora é a hora de fazer escolhas, mesmo que em meio a fatalidades e sem destino à vista.

Three sisters struggle to survive from a local plague at a distant place lost in time. Their neighbors have already decided what to do. Now it is their time to make choices, even if in the middle of fatalities and without a destiny at sight.

PRÊMIOS E FESTIVAIS: Paus Premieres, Alternative Film

CORUJINHA

Traz programação para todas as idades, formando jovens cinéfilos. São apresentados filmes recentes, clássicos e sucessos do cinema para crianças de toda a região, o que possibilita que muitas crianças entrem em uma grande sala de cinema pela primeira vez em suas vidas.

LONGAS

04/12 | sábado | 15h00 | Arthousebc

“Puglya” / “Puglya”

Drama / 107 min / Livre / Índia / 2020

DIREÇÃO / Director: Vinod Sam Peter

ROTEIRO / Screenwriter: DR Sunil Pralhad Kharade

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Rajesh Peter

DIREÇÃO DE ARTE: Vinod Sam Peter

MONTAGEM: Arun Kanade

ELENCO / Cast: Ganesh Shelke e Advait Railkar

SINOPSE / Synopsis: Puglya é sobre um pug e dois garotos que tem por volta de 10 a 12 anos, Rusab e Datta. Rushad é de uma família financeiramente estável e Datta é de um povoado, os dois nunca haviam se encontrado. Ambos amam cachorros pugs, porém, enquanto Rushab ganha um de presente, Datta é privado de ter o mesmo. Um dia, Rushab perde o seu animal de estimação e Datta encontra-o. Como o cachorro é conectado às suas vidas é o que é retratado aqui.

Puglya revolves around a Pug and two boys who are around 10-12 years; Rushab & Datta. Rushab is from a financially sound family and Datta is from a village who have never met each other. Both love to have a Pug dog as pet; while Rushab gets the Pug as a gift; Datta is deprived of it. One day Rushab loses his pet & Datta gets it. How the dog is connected to both of their lives is depicted here.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Moscow International Film Festival, The Gladiator Film Festival, World Premiere Film Awards, Tagore International Film Festival, Calcutta International Cult Film Festival, e mais 59 outros festivais (lista na pasta do filme)

05/12 | domingo | 15h00 | Arthousebc

“Príncipes Felizes” / “Happy Princes ”

Documentário / 82 min / Livre / Grécia / 2018

DIREÇÃO / Director: Panos Deligiannis

ROTEIRO / Screenwriter: Natasha Segou, Panos Deligiannis e Sotiris Karamesinis

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Christina Moumouri

DIREÇÃO DE ARTE: Panos Deligiannis

MONTAGEM: Dimosthenis Raptis

ELENCO / Cast: Sotiris Karamesinis, Rosana Barros, Maria-Augusta Montera e Flavia Bittencourt

SINOPSE / Synopsis: Do coração de uma favela no Rio de Janeiro até a Estátua do Cristo Redentor, a arte do teatro abre as asas de um grupo de crianças para um vôo livre sobre seus medos, seus sonhos e as extremas contradições de sua cidade natal onde armas e tambores estão batendo no mesmo ritmo frenético.

Out of the heart of a favela in Rio de Janeiro up to the Statue of Christ the Redeemer, the art of theatre spreads the wings of a group of children for a free flight over their fears, their dreams, and the extreme contradictions of their home city where guns and drums are beating on the same frenzied rhythm.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: 20th Thessaloniki Documentary Festival, Thessaloniki Documentary Festival, 21st Olympia International Film Festival for Children and Young People, Oslo Independent Film Festival (Best Feature Documentary), Budapest Independent Film Festival, Best Foreign Documentary), Hellas FilmBox Berlin, 12th Belgrade International Documentary Film Festival, Hellenic Film Academy Awards, International Documentary Festival of Ierapetra Ierapetra (Best Feature Documentary), Atlantic International Film Festival (Best Feature Documentary), Aegean Film Festival, Cyprus International Film Festival “Golden Aphrodite”

MÉDIAS

11/12 | sábado | 15h00 | Arthousebc

“Fale Conosco” / “Talk To Us

Documentário / 29 min / Livre / Brasil / 2020

DIREÇÃO / Director: Fabio Costa Prado

ROTEIRO / Screenwriter: Fabio Costa Prado e Diego Kelman Ajuz

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Simone Caetano

DIREÇÃO DE ARTE:

MONTAGEM: Thomaz Magalhães

ELENCO / Cast: Clarinha Mar

SINOPSE / Synopsis: Doze participantes com diferentes deficiências de todo o Brasil falam sobre Comunicação e as maneiras específicas pelas quais eles se conectam com o o mundo e consigo mesmos.

Twelve subjects with different disabilities from all over Brazil talk about Communication and the specific ways through which they connect with the world and with themselves.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, Semana da Diversidade em Santa Catarina, Festival Take Único, NewFilmmakers, DisAbility Film Festival, Seattle Latino Film Festival, I Will Tell International Film Festival, Miami Independent Film Festival, Bristol International Short Film Festival, Bengaluru International Short Film Festival, The Hollywood First-Time Filmmaker Showcase, Cinema For Peace Summer Camp & Film Festival, CAA Celebrating Abilities Virtual Film Festival, Bushwick Film Festival,Atlantic International Film Festival, Urban MediaMakers Festival, Curta Cinema, Festival Inclús, Rabat, Festival Angaelica, Urban Mediamakers Festival, DisAbility Film Festival, Celebrating Abilities, Around Films International Film Festival, WilliFest, Kadoma International Film Festival 2021, Madrid Film Awards, Lulea International Film Festival

11/12 | sábado | 15h00 | Arthousebc

 “O Sonho de Zezinho” / “Zezinho’s Dream”

Drama, Infantil, Aventura / 19 min / Livre / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Edmundo Lacerda

ROTEIRO / Screenwriter: Edmundo Lacerda

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Lívia Liu

DIREÇÃO DE ARTE: Lívia Liu

MONTAGEM: Raul Ribeiro

ELENCO / Cast: Rodrigo Rodomack, Dayse Maria e Edmundo Lacerda

SINOPSE / Synopsis: Embalado pelo sonho de se tornar cineasta, um menino de periferia inventa a sua maneira de fazer cinema.

Driven by the dream of becoming a filmmaker, a boy from the suburbs invents his way of making cinema.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: SACI – Festival Internacional de Cinema Infantil, 75º Festival Internacional de Cinema de Salerno

11/12 | sábado | 15h00 | Arthousebc

“Luz no Escuro” / “Zezinho’s Dream”

Light in the dark / 19 min / Livre / Brasil / 2020

DIREÇÃO / Director: Luciana Mazeto e Vinícius Lopes

ROTEIRO / Screenwriter: Luciana Mazeto e Vinícius Lopes

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Livia Pasqual

DIREÇÃO DE ARTE: Eder Ramos

MONTAGEM: Luciana Mazeto

ELENCO / Cast: Mariah Padoin e Ester Amanda Schafer

SINOPSE / Synopsis: Com papel, giz de cera e tesoura, Julia decidiu criar um novo mundo, onde pudesse escapar das regras de sua mãe e das bobagens de sua irmã mais nova, Laura. Mas esse mundo ainda está em construção, nem tudo sai como planejado. À noite, durante uma queda de energia, Laura desaparece e Julia precisa procurar sua irmã pelos corredores do prédio que ela não terminou de desenhar. No escuro, ela precisa proteger a irmã dos perigos e regras que criou para este mundo.

With paper, wax chalk and scissors, Julia decided to create a new world, where she could escape the rules of her mother and the silliness of her younger sister, Laura. But this world is still under construction, not everything goes as planned. At night, during a power drop, Laura disappears, and Julia needs to search for her sister through the corridors of the building she has not finished drawing. In the dark she needs to protect her sister from the dangers and rules she has created for this world.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: 18º FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, 4º Festival de Cine Infantil Churumbela, 11º FICAIJ – Festival Audiovisual Infantil, 2º Moscow International Children’s Film Festival, 1º Mostra Cine Direitos Humanos Olho no Olho, 12º Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano, 9º San Diego International Kids’ Film Festival

CURTAS

11/12 | sábado | 15h00 | Arthousebc

Alasca” / “Alaska”

Drama, Musical / 18 min / Livre / Grécia / 2021

DIREÇÃO / Director: Michalis Giagkounidis

ROTEIRO / Screenwriter: Michalis Giagkounidis

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Mihalis Gkatzogias

DIREÇÃO DE ARTE: Ellie Nalmpanti

MONTAGEM: Michalis Giagkounidis e Giorgos Zafeiris

ELENCO / Cast: Foulis Bountouroglou

SINOPSE / Synopsis: Katerina e Alkis vivem com o avô. Os seus pais foram para o Alasca buscar a felicidade deles. Quando o vô cai e não consegue mais levantar, as coisas passam a ficar difíceis. Ainda bem que sempre existe a dança.

Katerina and Alkis live with Grandpa. Their parents have gone to Alaska to seek their fortune. When Grandpa falls and does not get up, things become difficult. Fortunately, there is always dancing.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Pune Short Film Festival, Athens International Film Festival, Asti International Film Festival

12/12 | domingo | 15h00 | Arthousebc

“Arco-íris” / “Rainbow”

Drama / 16 min / Livre / Montenegro, Itália / 2020

DIREÇÃO / Director: Aleksandar Vujović

ROTEIRO / Screenwriter: Jelena Lela Milošević

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Vladimir Vučinić

DIREÇÃO DE ARTE: Stanislav Nikicevic

MONTAGEM: Aleksandar Vujović

ELENCO / Cast: Nikša Radojičić, Miloš Pejović, Ana Vučković e Đorđije Tatić

SINOPSE / Synopsis: Um filme que reconta um acontecimento na perspectiva da memória da primeira infância de um garoto. Como um menino de 5 anos, ele embarca em uma jornada com o seu pai e vive um momento mágico. Ele se dá conta da vocação da sua vida, o chamado do artista.

A film that recounts an event from a boy’s memory from early childhood. As a boy of 5 years old he embarks on a journey with his father and experiences a magical moment. He realizes his life’s vocation, the call of the artist.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and AwardsBalkan Panorama Film Festival Izmir October 21, 2020 World Premiere Yellow Umbrella Award for the Best Film Turkey Kosice International Monthly Film Festival Kosice Best Director Short Film, Honorable Mention: Short Film Slovakia Sprouting Seed International Short Film Festival Nandurbar, Maharashtra 2ad Best Short Film, 3rd Best Cinematography India Prague International Monthly Film Festival Prague Honorable Mention: Short Film Czech Republic Screen Power Film Festival London No screening Best Cinematography, Best Child Actor United Kingdom International Symbolic Art Film Festival Saint Petersburg Best No-Dialogue Film Russian Federation Onyko Films Awards (OFA) Odessa Best Director Short Film Ukraine Super Indie Film Festival (SIFF) Los Angeles Best Inspirational Film United States KZ Film Festival Rio de Janeiro Winner: Best Director, Best Short Film Brazil Aphrodite Film Awards (NYCAFA) New York Winner January-June 2021: Best Fiction Short Film United States SEE a Paris (South-East European Film Festival) Paris-Berlin-Washington Best Short 2021 (European Jury) France

12/12 | domingo | 15h00 | Arthousebc

“Foguete ” / “Rocket”

Drama / 15 min / Livre / Brasil / 2020

DIREÇÃO / Director: Pedro Henrique Chaves

ROTEIRO / Scriptwriter: Pedro Henrique Chaves

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Leandro Lima

DIREÇÃO DE ARTE: Janaína Megda

MONTAGEM: Pedro Buson

ELENCO / Cast: Marcelo Pelucio, Duda Luz e Rafael Machado

SINOPSE / Synopsis: No coração da cidade, um brinquedo atrai milhares de pessoas e une diferentes gerações. O desafio de subir e descer encanta pai e filho que brincaram no mesmo lugar e guardam segredos nunca revelados. É preciso ter coragem.

In the heart of the city, a toy attracts thousands of people and brings different generations together. The challenge of going up and down the rocket enchants a father and son who played in the same place and keep secrets never revealed. It takes courage.

PRÊMIOS E FESTIVAIS: 2021 NewFilmmakers Los Angeles (NFMLA) Monthly Film Festival Los Angeles Official Selection United States 14th Amarcort Film Festival Rimini Official Selection Italy 2021 Moscow International Children’s Film Festival Moscow Official Selection Russian Federation 2021 FACIUNI Festival Académico de Cine Universitario Internacional International Winner (Brazil) 2021 – Phoenix Film Festival Phoenix Official Selection United States 2021 – 24ª Tiradentes Film Festival Tiradentes Official Selection Brazil 2021 Short Film Market Catalogue of the Clermont-Ferrand International Short Film Festival Clermont-Ferrand Participation France 2021 BIMIFF – Brazil International Monthly Independent Film Festival Best Director of Brazilian Medium-Length Film Brazil 2021 – Circuito Penedo de Cinema 11º Mostra de Cinema Infantil Penedo Official Selection Brazil 2020 – 13ª MOSCA – Mostra Audiovisual de Cambuquira Cambuquira, Minas Gerais Best Children’s Short Film by the Popular Jury Brazil 2021 – 5ª CineBaru: Mostra Sagarana de Cinema Official Selection Brazil 2021 8ª Festival de Cinema de Caruaru 2021 Caruaru Official Selection Brazil 2021 14º Curta Taquary Taquary Official Selection Brazil 13º MacacuCine Rio de Janeiro Honorable Metion for the Actress Duda Luz Brazil 2021 – 2º É Tudo Criança – Festival de Cinema Infantil Official Selection Brazil 2021- 5º Festival de Cinema de Muriaé Muriaé Best young actress to Duda Luz Brazil Curta-SE 20 – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe Sergipe Official Selection Brazil 2021 Tokyo International Short Film Festival Tokyo Finalist Japan 2021 1º Festival de Cinema Velas do Piraquê-Açu Official Selection Brazil 2021 1º Cine RO – Festival de Cinema de Rondônia. Rondônia Official Selection Brazil 2021 Cineminha B Salvador Official Selection Brazil 2021 7º Cine Caramelo Porto Alegre Official Selection Brazil 2021 1ª Festival de Cinema Sol Maior Official Selection Brazil 2021 Kalakari Film Festival Kalakari Official Selection India 2021 – 1º Curta Canedinho, Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Senador Canedo Best actor (adult) – Marcelo Pelucio; Best young actress – Duda Luz Brazil 2020 Montreal Independent Film Festival Montreal Official Selection Canada 2020 Phoenix Monthly Short Film Festival Toronto Semi-Finalist Canada 2021 Prague International Indie Film Festival Prague Best Student Male Director, Honorable Mention Best Actress Debut ( Duda Luz), Honorable Mention Best Screenwriter Czech Republic 2020 Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF) Los Angeles Official Selection United States 2020 -18º FICI – International Children’s Festival Rio de Janeiro South America Premiere Official Selection Brazil 2020 New York Latino Film Festival (NYLFF) New York September 14, 2020 World Premiere Official Selection United States

12/12 | domingo | 15h00 | Arthousebc

“5 Fitas” / “5 Ribbons”

Ficção / 15 min / Livre / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Vilma Martins e Heraldo De Deus

ROTEIRO: Vilma Martins e Heraldo De Deus

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Ariel L. Dibernaci

DIREÇÃO DE ARTE: Adriele Regine

MONTAGEM: Ana do Carmo

ELENCO / Cast: Adili Pita, João Pedro, Rejane Maya e Clara Paixão

SINOPSE / Synopsis: Em Salvador (Brasil), todo ano acontece a grande e tradicional festa para Senhor do Bonfim, onde fiéis, turistas e foliões, peregrinam até a famosa igreja para amarrar fitas e fazer pedidos. Dois irmãos, Pedro e Gabriel, ouvem desde de cedo as histórias e rezas de sua avó ao Senhor do Bonfim e decidem fugir no dia da lavagem, se aventurar entre a multidão, para tentar pedir por uma bola de futebol, já que cresceram sem uma figura paterna. Lá confrontam as narrativas de sua avó, com a lavagem atual, trazendo questões sobre religiosidade, sincretismo, manifestação popular, e importância da família.

In Salvador (Brazil), every year there is a big and traditional party for Senhor do Bonfim, where the faithful, tourists and revelers, pilgrimage to the famous church to tie ribbons and make requests. Two brothers, Pedro and Gabriel, heard their grandmother’s stories and prayers to Senhor do Bonfim and decided to escape from home on the day of the party to venture into the crowd to try to ask for a football, since they grew up without a paternal figure. There they confront the narratives of his grandmother, who raises them together with his mother, with the current party, bringing questions about religiosity, syncretism, popular manifestation, and the importance of the family.

PRÊMIOS E FESTIVAIS: LABRFF – Los Angeles Brazilian Film Festival, Toronto Black Film Festival 2021, Griot – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo 2020, 24ª Mostra de cinema de Tiradentes, I Festival Cinema Negro em Ação, XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema, Festival Cinema também é Quilombo, Festival de Cinema de Caruaru – 8ª edição, 4ª Mostra Ousmane Sembene Cinema, 4ª Lugar de Mulher É No Cinema, Festival de Cinema Baiano (Feciba) – 7° edição, 4° Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba, 5° Festival de Muriaé, Festival Cine Terreiro, Petit Pavé – Festival de cinema independente de Curitiba, 6ª Egbé – Mostra de Cinema Negro de Sergipe, NollywoodWeek Paris, Fade to Black Festival (Melhor Roteiro, Melhor Filme Pelo Júri Popular e Melhor Direção de Arte), 2ª Semana do Audiovisual Negro 2021 – Prémio de Menção Honrosa, 32º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo- Prêmio Cardume, Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte, Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas 14 anos, Black Femme Supremacy Film Fest

12/12 | domingo | 15h00 | Arthousebc

“A Balada da Nobre Senhora” / “The Ballad of the Gracious Lady”

Drama / 15 min / Livre / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Hsu Chien

ROTEIRO: Flavia Guimarães

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Pedro Iorio

DIREÇÃO DE ARTE: Victor Aragão

MONTAGEM: Pedro Iorio

ELENCO / Cast: Guilherme Quadrado, Camilla Amado, Carol Leipelt e Luana Farnezi

SINOPSE / Synopsis: Duas vidas que se cruzam com os mais sinceros sentimentos de afeto. Duas pessoas que na maioria das vezes são colocadas às margens da sociedade. Porém, em um acorde, eles se entrelaçam no amor.

Two lives that cross each other with the most sincere feelings of affection. Two people that most of the times are put on the margins of the society. Nevertheless, in the same harmony, they fit together through love.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and AwardsReunião Estadual de Secretários de Cultura do Rio de Janeiro

12/12 | domingo | 15h00 | Arthousebc

“Roberto” / “Roberto”

Animação / 9 min / 10 anos / Espanha / 2020

DIREÇÃO / Director: Carmen Córdoba González

ROTEIRO: Carmen Córdoba González

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Toni Mortero

DIREÇÃO DE ARTE: Carmen Córdoba González

MONTAGEM: Carmen Córdoba González

ELENCO / Cast:

SINOPSE / Synopsis: Já se passaram 15 anos e Roberto continua apaixonado pela vizinha, mas ela prefere esconder a vergonha do corpo. Com sua arte e um velho varal como única forma de comunicação, Roberto tem um plano para empurrar sua amada para enfrentar seus monstros de uma vez.

15 years have passed and Roberto is still in love with his neighbor, but she prefers to hide ashamed of her body. With his art and an old clothesline as the only ways of communication, Roberto has a plan to push his beloved for face her monsters at once.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and AwardsSao Paulo Film Festival 2021, Festival International du Film d´Aubagne – Shorts 2022, Eurasia International Monthly Film Festival 2022, Sulmona International Film Festival 2021, International Student Festival Beijing Academy 2021, Muestra International Audiovisual Curta o Gênero 2021, International Shorts Film Festival EEUU 2021, Shanghai International Film Festival – Shorts 2021, Festival International du Film d´Aubagne – Shorts 2021, Toronto Animation Arts Festival International 2021, Paris International Short Festival 2021, Best Animation Short Film, Best Animation Film of February (Eurasia International Monthly Film Festival), Mejor Dirección (Festival Internacional de Cine Inclusivo de Vigo), Mejor Cortometraje de Animación (Sharjah International Children Film Festival), Best Animation
(Izmit International Short Film Festival), Mejor Cortometraje de Animación (Festival Internacional de Cine de Sax – FICS), ‘Javier Santos’ a la mejor Banda Sonora: Jordi Carbonell / ‘Milagros Alcalde’ del Jurado al Mejor Cortometraje (Muestra de Cine Internacional de Palencia), Best Animation Short Film (Jumpstart International Womens Film Festival), Best Animated Film (KinoDuel International Film Festival – Shorts), Best International Short Film (Canterbury Anifest), Mejor Cortometraje de Animación (Festival Internacional De Cortometrajes FESCILMAR)

12/12 | domingo | 15h00 | Arthousebc

“Emsahar” /Emsahar

Animação, Fantasia, Ficção Científica / 07 min / Livre / Catar / 2021

DIREÇÃO / Director: Hassan Al-Jahni

ROTEIRO: Hassan Al-Jahni

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Hassan Al-Jahni

DIREÇÃO DE ARTE: Ben Robinson

MONTAGEM: Hassan Al-Jahni

ELENCO / Cast: Fatma Alnahdi, Jassim Fakhroo, Nedal Hamdan e Maysaa Al-Mumin

SINOPSE / Synopsis: Em uma noite, Fatima (10) anda na ponta dos pés pela casa da sua família para ver o seu pai, Baba (38), cuidando da sua avó (92), que está quase falecendo. Baba pede para Fatima dar um último adeus, mas ela foge para o seu quarto cheia de sofrimento e aflição. Triste, sentada perto da janela com o seu fiel gato, Fatima escuta Emsahar (65) tocando a batida tradicional que anuncia a chegada do Ramadan. Para a sua surpresa, os feixes mágicos emitidos pelo tambor de Emsahar iluminam o mundo monocromático em que vivem, banhando a vizinhança em cor e luz. Fatima conspira um plano ambicioso para dominar os poderes de Emsahar e reviver a sua avó adoecida. A despeito dos seus melhores esforços, nada consegue trazer de volta a avó de Fatima e ela morre aquela noite. Fatima e seu pai se despedem em lágrimas, mas logo são sacudidos do luto por uma voz familiar lá fora. Correndo pela vizinhança, Fatima está feliz por poder encontrar a sua avó mais uma vez, agora transformada em um bondoso espírito como Emsahar. Lágrimas de tristeza são substituídas pelas de felicidade enquanto Fatima faz a sua última conexão com a sua vó, antes de ela assisti-la indo embora em marcha, tocando e cantando em direção à luz do amanhecer.

FATIMA (10) tiptoes through the family home one night, peering through a door to see her father BABA (38) tending to her dying GRANDMA (92). Baba asks Fatima to say one final goodbye, but she flees to her bedroom filled with sorrow and despair. Sitting sadly by the window with her trusty cat, Fatima hears the traditional drumming of the approaching Ramadan announcer EMSAHAR (65). To her amazement, the magical energy beams emitted from the Emsahar’s drum illuminates the monochrome world they inhabit, bathing the neighbourhood in colour and light. Fatima hatches an ambitious plan to harness the powers of the Emsahar and resuscitate her ailing grandmother. Despite her best efforts, nothing can revive Fatima’s grandmother and she dies that night. Fatima and her father say a tearful goodbye but are soon jolted from their grief by a familiar voice outside. Running outside into the neighbourhood, Fatima is delighted to meet her Grandmother once more, now transformed into a benevolent, ghost-like Emsahar. Tears of sorrow are replaced by tears of joy as Fatima makes one final connection with her beloved Grandmother, before she watches her march away, drumming and singing into the dawn light.

PRÊMIOS E FESTIVAIS: San Diego Arab Film Festival, Animok Youth Jury 2021, Cinekid, Animotion Film Festival 2021, Animafilm International Animation Festival 2021, Rabat International Children and Family Film Festival 2021, Kuki 14 Young Short Film Festival Berlin 2021, Beirut International Children and Family Festival 2021, Animatricks international Animation Festival 2021, Golden Kuker Sofia International Film Festival

12/12 | domingo | 15h00 | Arthousebc

“Al Tabbab” / “Al Tabbab”

Animação / 07 min / Livre / Catar / 2021

DIREÇÃO / Director: Khalifa Al-Mana

ROTEIRO: Khalifa Al-Mana

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Khalifa Al-Mana

DIREÇÃO DE ARTE: Basel Owies

MONTAGEM: Khalifa Al-Mana

ELENCO / Cast: Abdula Al-Mana, Fahad Al Kuwari, Hamad Al-Amari e Falah Hannoun

SINOPSE / Synopsis: Al Tabbab é a história de um menino e seu pai, acompanhados pelo seu bode, em um pequeno barco à vela navegando até um secreto lugar sagrado onde realizam um antigo ritual para coletar pérolas de um misterioso Monstro Marinho. Na viagem, o garoto levanta as velas determinado a impressionar o seu pai e deixá-lo orgulhoso. Mas procurar por pérolas não é fácil e, com as dificuldades indo contra ele, o garoto entra em conflito com as exigências do seu pai e não consegue evitar de se ver como uma grande decepção. Porém quando o Monstro Marinho escolhe o seu bode de estimação em vez das oferendas comuns, o menino tem que executar um corajoso resgate para salvar o seu amigo da morte certeira e mostrar para o seu pai que ele já está pronto para ser um homem.

Al Tabbab is the story of a boy and his father, accompanied with their goat, on an old dhow sailing to a secret ritual site where they perform an ancient offering ritual in order to harvest pearls from a mysterious Sea Monster. On this journey, the boy sets sail determined to impress his father and make him proud. But searching for pearls is no easy task and with the odds against him, the boy struggles with his father’s demands and he can’t help but feel like he’s a big disappointment. But when the Sea Monster prefers the boys pet goat to the usual offerings, the boy must perform a gallant rescue in order to save his friend from certain death and to show his father that he’s ready to be his own man.

PRÊMIOS E FESTIVAIS: San Diego Arab Film Festival, Animatricks IFF, Moscow Shorts Film Festival, Rabat International Children and Family Film Festival, Beirut International Children and Family Film Festival e mais

12/12 | domingo | 15h00 | Arthousebc

“Conhecimento” / “Knowledge”

Animação / 3 min / Livre / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Luciano Lagares

ROTEIRO: Luciano Lagares

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Luciano Lagares

MONTAGEM: Luciano Lagares

ELENCO/Cast: Anielle Franco

SINOPSE / Synopsis: Uma narrativa deslumbrante sobre o Conhecimento – um filme sobre a importância do questionamento.

A breathtakingly stunning narrative on Knowledge – a film about the importance of questioning.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and AwardsPrêmios de Aventuras na História

12/12 | domingo | 15h00 | Arthousebc

“Robô do Café” / “Coffee Bot”

Animação, Drama, Ficção Científica, Fantasia / 2 min / Livre / Brasil / 2021

DIREÇÃO / Director: Laise Mendes, Renato Guerra, Alan Bomfim e Bianca Souza

ROTEIRO: Barbara Mendes, Laise Mendes e Alan Bomfim

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Laise Mendes

DIREÇÃO DE ARTE: Bianca Souza

MONTAGEM: Laise Mendes

ELENCO/Cast:

SINOPSE / Synopsis: Mercedes, uma velha mexicana-americana, se encontra um tanto sozinha e isolada em um mundo tecnológico que ela não entende e do qual também tem medo. Um visitante inesperado, estranho porém familiar, aparece na sua vida para mudar um pouco as coisas. *

Mercedes, a mexican-american of old age, finds herself quite lonely and isolated by a world of technology she does not comprehend and also fears. An unexpected visitor, strange yet familiar, appears in her life to change things up a bit.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Berlin Flash Film Festival Berlin May 31, 2021 German Premiere Outstanding Achievment Germany

INFORMAÇÕES

SEDE: Arthousebc (Rua São Paulo 581-1 / Balneário Camboriú / Santa Catarina)
BILHETERIA: Abre 30 minutos antes da primeira sessão e fecha ao término da última.