FILMES E PROGRAMAÇÃO 2024

FILMES E PROGRAMAÇÃO DO 14º FICBC

Selecione o conteúdo que deseja acessar:

 Abertura e Encerramento – Internacional

Nacional – Vivo – Catarina Noturna

 CorujinhaMusic In Fest

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA

QUARTA 27/11
20h00 – A Queda da Casa de Usher

QUINTA 28/11
16h15 – Corujinha 1 e 2
18h00 – Rocinante / Corpo em Movimento
20h00 – Celestina & Lawrence / Dinosauria

SEXTA 29/11
16h15 – Corujinha 3 e 4
18h00 – As Léguas / É um Prédio Tranquilo, Ele Disse
20h00 – Cabeça Chata / Semente Ruim

SÁBADO 30/11
14h30 – Vivo – Amanhecer Iminente, Caixa de Fósforos, Feitiço, Estelar e Casa Velha
16h15 – O Cheiro do Leite Queimado / Dias Mais Brilhantes
18h00 – Celestina & Lawrence / Dinosauria
20h00 – Amizade / Museu de Si Mesmo

DOMINGO 01/12
14h30 – Brizola / O Porco
16h15 – Anhangabaú / No Mundo da Lua
18h00 – A Herança / A Camionte do Meu Avô
20h00 – As Léguas / É um Prédio Tranquilo, Ele Disse

SEGUNDA 02/12
16h15 – Amizade / Museu de Si Mesmo
18h00 – Cabeça Chata / Semente Ruim
20h00 – Rocinante / Corpo em Movimento

TERÇA 03/12
16h15 – A Herança / A Camionte do Meu Avô
18h00 – Don Goyo / Consciência
20h00 – O Cheiro do Leite Queimado / Dias Mais Brilhantes

QUARTA 04/12
16h15 – Avenida Beira Mar / Zenão
18h00 – Anhangabaú / No Mundo da Lua
20h00 – Estamos no Ar / Está Em Seu Poder

QUINTA 05/12
16h15 – Corujinha 5 e 6
18h00 – A Procura de Martina / Ensaio Sobre a Saudade
20h00 – Não nos Moverão / Rostos Noturnos

SEXTA 06/12
14h30 – Ken Saro-Wiwa Presente!
16h15 – John Vardar contra a Galáxia
18h00 – Estamos no Ar / Está Em Seu Poder
20h00 – Brizola / O Porco

SÁBADO 07/12
14h30 – Catarina – Palavras Cruzadas, Tsunami do Tempo, Anônima, Sangria, Museu de si Mesmo
16h15 – Não nos Moverão / Rostos Noturnos
18h00 – Avenida Beira Mar / Zenão
20h00 – Don Goyo / Consciência
21h30 – NOTURNA – Fenômenos Naturais

DOMINGO 08/12
16h15 – Noturna – A Indômita Revolta dos Morangos Assassinos, Os Olhos de Olga, Visagens e Visões
18h00 – A Procura de Martina / Ensaio Sobre a Saudade
20h00 – O Golem

HOMENAGEM, ABERTURA E ENCERRAMENTO

O 14º FICBC presta homenagem a Jean Epstein e Paul Wegener em sessões exclusivas de abertura e encerramento, ocasião em que serão exibidos filmes imortalizados na história do cinema, acompanhados execução de música ao vivo realizada pelo músico e compositor Diogo de Haro.

A cerimônia de abertura e encerramento são parte das exibições, e buscam levar informações importantes e essenciais para o entendimento do Festival.

Na abertura, dia 27/11 às 20h será exibido o filme “A Queda da Casa de Usher”, clássico do cinema experimental francês, de 1928, de Jean Epstein e roteiro de Luis Buñel, com música composta e executada ao vivo pelo pianista compositor e sintesista.

O encerramento acontece no dia 08/12, às 20h, sendo a vez de presentear o público com “O Golem”, em sua versão original de 1920, com trilha sonora exclusiva para o filme capaz de trazer uma nova camada de profundidade à obra clássica de Paul Wegener.

“A Queda da Casa de Usher” 

Terror / 63 min / EUA e França / 1928

DIREÇÃO / Director: Jean Epstein

ROTEIRO / Scriptwriter: Jean Epstein (escritor), Edgar Allan Poe (história), Luis Buñuel (adaptação)

SINOPSE / Synopsis: Lorde Roderick Usher está preocupado com a saúde da esposa, com a qual vive numa casa perdida no meio dos lagos. Um de seus amigos vai ao local carregado de angústia e enigmas e o encontra pintando com obstinação o retrato da mulher. Um dia, ela morre. Enterram-na na cripta do parque. Mas Roderick está persuadido de que ela está apenas adormecida.

“O Golem” 

Terror / 76 min / 1920

DIREÇÃO / Director: Paul Wegener

ROTEIRO / ScriptwriterPaul Wegener e Henrik Galeen

SINOPSE / Synopsis: O Sacro Imperador Romano emitiu um decreto determinando que os judeus deveriam desocupar a Praga do século XVI. O rabino Loew cria uma enorme figura de barro para tentar evitar o desastre que paira sobre o gueto judeu. Embora o Golem inicialmente impeça a expulsão dos judeus, a criatura acaba se voltando contra seu criador e enlouquece. Esta foi a terceira adaptação cinematográfica da lenda do Golem do diretor Paul Wegener e um dos maiores sucessos financeiros e de crítica do cinema mudo alemão.

Jean Epstein – Cineasta e teórico que influenciou profundamente a prática, a crítica e a recepção cinematográfica na França durante a década de 1920 e muito além. Seu trabalho não apenas constitui o cerne dos debates de seu tempo, mas também permanece fundamental para a compreensão dos desenvolvimentos posteriores na prática e na teoria cinematográfica. A crítica cinematográfica de Epstein está entre os escritos mais abrangentes, provocativos e poéticos sobre o cinema e os seus filmes, muitas vezes de tirar o fôlego, oferecem insights sobre o cinema e a experiência da modernidade. Esta coleção – o primeiro estudo abrangente em inglês sobre a influência de longo alcance de Epstein – chega no momento em que várias das preocupações mais centrais do trabalho de Epstein estão sendo reexaminadas, incluindo teorias da percepção, do realismo e da relação entre o cinema e outras artes. O volume também inclui novas traduções de todos os principais trabalhos teóricos publicados por Epstein, apresentando a mais ampla gama histórica e contextual possível do trabalho de Epstein, desde seu início como estudante de biologia e crítico literário até seus últimos projetos cinematográficos e escritos publicados postumamente.

Paul Wegener – Paul Wegener inicialmente estudou direito na faculdade, mas desistiu para se tornar ator de teatro. Em 1906, ele fazia parte de uma trupe de atuação liderada por Max Reinhardt (1873-1943). Reinhardt tornou-se diretor de cinema. Em 1912, o próprio Wegener se interessou pelo meio cinematográfico e procurou papéis como ator de cinema. Em 1913, Wegener ouviu falar de uma antiga lenda judaica sobre o Golem. Ele queria adaptar a lenda para o cinema e começou a co-escrever um roteiro com Henrik Galeen (1881-1949). O roteiro foi adaptado para o filme “The Golem” (1915), com Wegener e Galeen atuando como dois codiretores. O filme foi um sucesso e consagrou Wegener como uma figura célebre do cinema alemão. Wegener voltou a adaptar a lenda do Golem para o cinema, dirigindo um filme de paródia em 1917 e o mais sério “The Golem: How He Came into the World” (1920). O filme de 1920 continua sendo um dos clássicos do cinema alemão. Os outros filmes de Wegener muitas vezes refletiam seus interesses pessoais, como truques fotográficos, sobrenatural e misticismo.

INTERNACIONAL

Exibe filmes de curta, média e longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que participam de uma competição pela disputada Coruja de Ouro. É a principal janela do festival onde são exibidos filmes inéditos. A curadoria busca apresentar filmes de diretores estreantes ou consolidados que estimulem diferentes tipos de sensibilidade. Algumas sessões apresentam a primeira exibição no Brasil, na América Latina ou no Mundo e terão bate-papo ao final do filme.

LONGAS

Las Leguas – Ficção – 82′ – 16 anos – Argentina – 2024

DIREÇÃO / Director: Diego Fió

ROTEIRO / Scriptwriter: Diego Fió

PRODUÇÃO / Producer: Sebastian Perillo, Rosana Ojeda, Diego Fió

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Ignacio Avellié

DIREÇÃO DE ARTE / Production Design: Florencia Gabelli

MONTAGEM / Editing: Diego Fió

SOM / Sound: Emiliano Monsegur

MÚSICA / Music: Diego Fió

ELENCO / Cast: Emiliano Carrazzone, Natalia D’Alena, Juan Barberini, Luis Margani, Juan Manuel Alari, Aldo Pastur, Susy Shock

SINOPSE / Synopsis: Palo, um músico solitário com uma carreira frustrada, está chegando aos 40 anos e decide voltar à cidade onde nasceu, no interior dos pampas argentinos, para recuperar um violão que pertenceu à sua falecida mãe. Para consegui-lo, ele terá de se reaproximar do pai, de quem está afastado há anos. A volta de Palo à cidade, que ainda é a casa de amigos e de um antigo amor, criará um turbilhão que abalará as escolhas dessas pessoas e trará dúvidas a destinos que já pareciam desenhados.

Palo, a lonely musician with a failed career, is approaching 40 and decides to return to the city where he was born, in the interior of the Argentine pampas, to recover a guitar that belonged to his deceased mother. To do so, he will have to reconnect with his father, from whom he has been estranged for years. Palo’s return to the city, which is still the home of friends and an old love, will create a whirlwind that will shake up the choices these people make and cast doubt on destinies that already seemed set in stone.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Exibido no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI)

Flathead – Documentário – 89′ – 16 anos – Austrália – 2024

DIREÇÃO / Director: Jaydon Martin

ROTEIRO / Scriptwriter: Jaydon Martin

PRODUÇÃO / Producer:  Patrick McCabe, Jaydon Martin

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Brodie Poole

MONTAGEM / Editing: Patrick McCabe

SOM / Sound: Lachlan Harris

MÚSICA / Music: Lachlan Harris, Angharad Van Rijswijk

ELENCO / Cast: Cass Cumerford, Andrew Wong

SINOPSE / Synopsis: Apesar da saúde debilitada, Cass deixa Sydney e pega a estrada em direção a Bundaberg, sua cidade natal, um lugar esquecido na região de Queensland. Conforme ele redescobre aquele local, suas memórias e seus traumas são reavivados, fazendo-o embarcar em uma exploração espiritual com a comunidade. Cass conhece Andrew, um chinês-australiano de segunda geração que trabalha em uma lanchonete e que, de repente, precisa enfrentar a morte do pai. As histórias e experiências de Cass e Andrew se entrelaçam, fazendo com que encontrem algum conforto na companhia um do outro durante esses momentos turbulentos. Essa combinação de ficção com eventos reais revela uma parte da cultura australiana moderna raramente representada no cinema.

Despite his failing health, Cass leaves Sydney and hits the road to his hometown of Bundaberg, a forgotten place in the Queensland countryside. As he rediscovers the place, his memories and traumas are rekindled, leading him to embark on a spiritual exploration with the community. Cass meets Andrew, a second-generation Chinese-Australian who works in a coffee shop and is suddenly faced with the death of his father. Cass and Andrew’s stories and experiences intertwine, allowing them to find comfort in each other’s company during these turbulent times. This combination of fiction and real events reveals a part of modern Australian culture rarely represented in film.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Vencedor do prêmio especial do júri no Festival de Roterdã.

 Celestina & Lawrence – Ficção – 113′ – 18 anos – Índia – 2023

DIREÇÃO / Director: Vikram Kumar

ROTEIRO / Scriptwriter: Vikram Kumar

PRODUÇÃO / Producer: Nagesh Budania, Gaurav Sharda Rai, Vivek Singh

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Vikram Kumar

MONTAGEM / Editing: Kshama Padalkar

ELENCO / Cast: Ankita Kerketta, Salib Minj, Smita Bhavna, Krishna Ranjan, Khedu Mahali

SINOPSE / Synopsis: Dois jovens que vivem em uma comunidade tribal no estado de Jharkhand, na Índia, lutam por uma vida melhor e sonham com um futuro promissor. Mãe solo, Celestina entrou com um processo contra o namorado na comissão estadual de bem-estar das mulheres, buscando justiça para a filha. O homem, que dirige um esquema de tráfico humano, usa sua influência para incriminar Celestina em um caso de tráfico de pessoas. Enquanto isso, afetado pela crise econômica, Lawrence é obrigado a trabalhar como vigia noturno em uma construção. Isso leva a um rompimento súbito com a namorada de longa data, a quem sustentava financeiramente. Lawrence e Celestina se encontram quando ela passa a trabalhar na mesma obra em que ele atua como segurança. Devastados pelas próprias desgraças e pelos próprios infortúnios, os dois se aproximam, buscando conforto, compaixão e respeito mútuo pelas aspirações de cada um.

Two young men living in a tribal community in the Indian state of Jharkhand are struggling for a better life and dreaming of a bright future. A single mother, Celestina has filed a case against her boyfriend with the state women’s welfare commission, seeking justice for her daughter. The man, who runs a human trafficking racket, uses his influence to frame Celestina in a human trafficking case. Meanwhile, hit by the economic crisis, Lawrence is forced to work as a night watchman at a construction site. This leads to a sudden breakup with a long-time girlfriend, whom he had been supporting financially. Lawrence and Celestina meet when she starts working at the same construction site where he works as a security guard. Devastated by their own sorrows and misfortunes, the two grow closer, seeking comfort, compassion and mutual respect for each other’s aspirations.

Don Goyo – Ficção – 70′ – 16 anos – Equador – 2023)

DIREÇÃO / Director: Jorge Flores Velasco

ROTEIRO / Scriptwriter: Jorge Flores Velasco

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Dominique Pazmiño

DIREÇÃO DE ARTE / Production Design: Gabriel Avecilla

MONTAGEM / Editing: Juan Carlos Cedeño, Frank Vera

SOM / Sound: Erick Villegas

ELENCO / Cast: Jenifer Carabalí, Carlos Chiriboga, Enrique Guzmán, Vanessa García, Daniel Palma, Rita Reyes

SINOPSE / Synopsis: A jovem Cusumbo trabalha em uma fazenda dedicada ao cultivo de cana-de- açúcar e à produção de rum. Ela é fascinada pelas lendas de Don Goyo, um homem negro selvagem que vive escondido na floresta e que possui poderes sobrenaturais, graças a um “pacto com o diabo”. Cusumbo apaixona-se por Nico e, tentando conquistar o amor do rapaz, em meio à justiça do facão e da bebida, ela se deixa levar pelo sentimento de vingança. Inspirado no livro homônimo do escritor equatoriano Demetrio Aguilera-Malta.

Young Cusumbo works on a farm that grows sugar cane and produces rum. She is fascinated by the legends of Don Goyo, a wild black man who lives hidden in the forest and who has supernatural powers thanks to a “pact with the devil”. Cusumbo falls in love with Nico and, trying to win his love, amidst the justice of the machete and alcohol, she lets herself be carried away by the feeling of revenge. Inspired by the book of the same name by Ecuadorian writer Demetrio Aguilera-Malta.

Estamos no Ar – Drama Fantástico – 91′ – 16 anos – Portugal – 2024

DIREÇÃO / Director: Diogo Costa Amarante

ROTEIRO / Scriptwriter: Diogo Costa Amarante

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Sabine Lancelin

MONTAGEM / Editing: João Braz

SOM / Sound: Alejandro Castillo

ELENCO / Cast: Sandra Faleiro, Carloto Cotta, Valerie Braddell, Cucha Carvalheiro, João Pacola, Romeu Runa, Anabela Moreira, Pedro Almendra, Marco Paiva

SINOPSE / Synopsis:Vítor tem 30 e poucos anos e ainda vive com a mãe, Fátima, no apartamento que a avó, Júlia, deixou para eles. Fátima é uma cabeleireira introvertida que se habituou a dominar as emoções com uma disciplina rigorosa. Manter a linha e arrumar a casa são as rotinas que a fazem se sentir segura, mas quando vai para a cama, fantasia secretamente com o policial que se mudou há pouco para o apartamento da frente. Durante a manhã, Vítor faz parte da claque de um programa de televisão e, à noite, veste a farda do vizinho para satisfazer as fantasias de um rapaz que conheceu na internet. Júlia já não sabe quais remédios tomar para conseguir dormir. O marido morreu, mas sua personalidade autoritária encarnou no corpo da melhor amiga da viúva para continuar a pedir satisfações sobre tudo o que ela faz. Todos acreditam que chegou a hora de serem felizes, mas aquilo que desejam parece se dissolver no ar.

Vítor is in his early 30s and still lives with his mother, Fátima, in the apartment that his grandmother, Júlia, left them. Fátima is an introverted hairdresser who has become accustomed to controlling her emotions with strict discipline. Keeping her figure and tidying the house are the routines that make her feel safe, but when she goes to bed, she secretly fantasizes about the police officer who recently moved into the apartment across the street. In the morning, Vítor is part of a TV show’s cheerleading squad, and at night, he dresses up in his neighbor’s uniform to satisfy the fantasies of a boy he met on the internet. Júlia no longer knows which medicine to take to help her sleep. Her husband died, but his authoritarian personality has taken on the body of the widow’s best friend to continue demanding explanations for everything she does. Everyone believes that the time has come for them to be happy, but what they desire seems to dissolve into thin air.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Exibido no Festival de Roterdã.

No Nos Moveran – Drama – 94′ – 16 anos – México – 2024

DIREÇÃO / Director: Pierre Saint Martin Castellanos

ROTEIRO / Scriptwriter: Pierre Saint Martin Castellanos, Iker Compean Leroux

PRODUÇÃO / Producer: Víctor Léycegui, Male Gil

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: César Gutiérrez Miranda

DIREÇÃO DE ARTE / Production design: Omar Conde

MONTAGEM / Editing: Roberto Bolado, Raúl Zendejas

SOM / Sound: Daniel Rojo Solís, Alejandro Sánchez Díaz

MÚSICA / Music: Alejandro Otaola

ELENCO / Cast: Luisa Huertas, Rebeca Manríquez, José Alberto Patiño, Pedro Hernández, Agustina Quinci, Juan Carlos Colombo

SINOPSE / Synopsis:Socorro é uma advogada teimosa, obcecada pela ideia de encontrar o soldado que matou seu irmão em 1968, durante o massacre estudantil de Tlatelolco, na Cidade do México. A necessidade de fazer justiça encobre um sentimento de culpa, o que afetou o relacionamento com sua irmã Esperanza e com o filho Jorge. Após décadas de espera, ela recebe a informação que faltava para localizar o militar. Socorro decide dar início a um plano absurdo para vingar a morte do irmão, arriscando seu legado, sua família e a própria vida.

Socorro is a stubborn defender, obsessed with finding the soldier who killed her brother in 1968, during the Tlatelolco student massacre in Mexico City. The need to seek justice covers up a feeling of guilt, which has affected her relationship with her sister Esperanza and her son Jorge. After decades of waiting, she receives the information she needed to locate the soldier. Socorro decides to embark on an absurd plan to avenge her brother’s death, risking her legacy, her family and her own life.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: Vencedor dos prêmios do público e de melhor filme mexicano no Festival de Guadalajara

Milch ins Feuer – Ficção – 78′ – 16 anos – Alemanha – 2024

DIREÇÃO / Director: Justine Bauer

ROTEIRO / Scriptwriter: Justine Bauer

PRODUÇÃO / Producer: Semih Korhan Güner

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA/ Director of photography: Pedro Carnicer

MONTAGEM / Editing: Semih Korhan Güner, Justine Bauer

SOM / Sound: Fatih Aydin

MÚSICA / Music: Cris Derksen

ELENCO / Cast: Karolin Nothacker, Johanna Wokalek, Pauline Bullinger, Anne Nothacker, Sara Nothacker

SINOPSE / Synopsis: Anna está grávida e só pensa em castrações. Katinka pode até não ser capaz de se tornar agricultora, mas usa biquíni na sala de ordenha. Os tomates da plantação da avó tiveram a melhor safra de todas neste ano. Um verão em que as fazendas alemãs parecem estar com os dias contados.

Anna is pregnant and can only think about castrations. Katinka may not be able to become a farmer, but she wears a bikini in the milking parlor. The tomatoes on her grandmother’s farm have had their best harvest ever this year. A summer in which German farms seem to have their days numbered.

Rosinante – Ficção – 103′ – 12 anos – Turquia – 2023

DIREÇÃO / Director: Baran Gündüzalp

ROTEIRO / Scriptwriter: Deniz Yeşilgün, Baran Gündüzalp

PRODUÇÃO / Producer:Deniz Yeşilgün, Baran Gündüzalp

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography:Arda Yildiran

DIREÇÃO DE ARTE / Production design: Levent Uçma

MONTAGEM / Editing: İsmet Araç

SOM / Sound: Uğur Akagündüz

ELENCO / Cast: Nilay Erdönmez, Fatih Sönmez, Can Demir

SINOPSE / Synopsis: Na movimentada Istambul, Salih e Ayşe lutam para se sustentar e dar uma vida digna ao filho mudo de seis anos. Salih foi demitido e Ayşe vende seguros por telefone no sistema de home office. Até que o casal decide explorar uma nova oportunidade de trabalho: dirigir mototáxis. Eles se inscrevem no sistema com o nome de Salih. Ayşe também começa a transportar passageiros se passando pelo marido —ela esconde sua identidade sob o capacete fechado e nunca fala com ninguém. O novo trabalho revela uma cidade desconhecida para eles, até que Rocinante, a motocicleta, é roubada

In the hustle and bustle of Istanbul, Salih and Ayşe struggled to make ends meet and provide a decent life for their mute six-year-old son. Salih was laid off and Ayşe sold insurance over the phone using a home office system. Until the couple decided to explore a new job opportunity: driving motorcycle taxis. They registered in the system under Salih’s name. Ayşe also began to transport passengers posing as her husband—she hides her identity under her helmet and never speaks to anyone. The new job reveals a city unknown to them, until Rocinante, the motorcycle, is stolen.

PRÊMIOS E FESTIVAIS / Awards and Festivals: World Premiere: 36thTokyo International Film Festival, Japan, Competition European Premiere: 22nd Ischia Film Festival, Italy, BEST FILM North American Premiere: 43th Vancouver International Film Festival, Canada, Panorama South American Premiere:48th Mostra Sao Paulo Int.Film Festival, Brazil, Competition African Premiere: 4th Annaba Film Festival, Algiers, BEST SCREENPLAY Caucasian Premiere: 15th Baku International Film Festival, Azerbaijan, Competition Czech Premiere: 7th International Road Film Festival, Pilzen, Competition National Premiere: 43rd İstanbul Film Festival, Turkiye, Competition 11th Vancouver Turkish Film Festival, Official Selection, Special Screening

CURTAS

Conscience – Drama Histórico – 23′ – 14 anos – Suíça – 2023

DIREÇÃO / Director: Mariya Lukavska

ROTEIRO / Scriptwriter:Mariya Lukavska

PRODUÇÃO / Producer: Nici Brückner

ELENCO / Cast: David Bennent, Andreas Von Studnitz

SINOPSE / Synopsis: Munique, 1991. Dois irmãos se encontram no apartamento do pai que acabou de falecer. É a primeira vez que eles iniciam uma discussão aberta sobre o passado problemático do pai como dentista da SS. Eles descobrem que o pai não demonstrou remorso pelos crimes nazistas e entram em choque devido a opiniões conflitantes sobre isso.

München, 1991. Two brothers meet in the apartment of their father who just passed away. It is the first time they start an open discussion about their father’s troubling past as an SS dentist. They discover that the father showed no remorse for Nazi crimes and clash due to conflicting opinions about this.

Body Moving – Drama, Dança – 7′ – Livre – Canadá – 2024

DIREÇÃO / Director: Christopher Armanious

SINOPSE / Synopsis: Um homem vagueia pelas ruas do sul da Itália com seu único bem, um aparelho de som.

A man wanders the streets of southern Italy with his only possession, a boombox.

Brighter Days – Drama, Sci-fi – 14′ – Livre – República Tcheca – 2024

DIREÇÃO / Director: Sheida Sheikhha

ROTEIRO / Scriptwriter: Sheida Sheikhha, Bruno Grandino

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Bruno Grandino

SINOPSE / Synopsis: Ambientado em um futuro próximo, onde a luz natural se tornou um luxo, Brighter Days é a história de Edgar, um pai determinado a trazer a luz do sol para sua casa escura e dar aos seus filhos uma experiência mágica que eles nunca esquecerão.

Set in the near future where natural light has become a luxury, Brighter Days is the story of Edgar, a father determined to drag sunlight into his dark home and give his kids a magical experience they’ll never forget.

Dinosauria, We – Ficção – 5′ – Livre – Canada – 2023

DIREÇÃO / Director: Maxime-Claude l’Écuyer

ROTEIRO / ScriptwriterMaxime-Claude l’Écuyer

PRODUÇÃO / Producer: Maxime-Claude l’Écuyer

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Maxime-Claude l’Écuyer

MONTAGEM / Editing: Maxime-Claude l’Écuyer

MÚSICA / Music: Carl Bastien

SINOPSE / Synopsis: Dinosauria, We, é um curta experimental que explora as repercussões da espécie humana corrompida, ultra capitalista, exploradora de cada pacote de recursos sobre a terra através de uma visão distópica e pós-apocalíptica imaginada pelo poeta Charles Bukowski.

Dinosauria, We, is an experimental métrage court that explores the repercussions of human corruption, ultra capitalist, exploitative chaque parcelle de ressource sur terre à traversing a dystopian vision and post-apocalyptic imagination for the poet Charles Bukowski.

It’s Within Your Power – Musical – 8′ – Livre – Estados Unidos – 2024

DIREÇÃO / Director: David Giardina

ROTEIRO / Scriptwriter: David Giardina

PRODUÇÃO / Producer: David Giardina

ELENCO / Cast: David Giardina, Marilyn Miller, Laura Fay Lewis

SINOPSE / Synopsis: Em uma boate de Nova York em 1929, Blair de repente encontra sua paixão perdida há muito tempo, Sally, que trabalha como varredora de chão. Ela desistiu de toda esperança de encontrar o amor verdadeiro e de sucesso como dançarina da Broadway. Blair pode ajudá-la?

At a splashy New York nightclub in 1929, Blair suddenly encounters his long lost flame, Sally, working as a floor sweeper. She has given up all hope of finding true love and of success as a Broadway dancer. Can Blair help her out?

It’s a Quiet Building, He Said – Tragédia – 14′ – 14 anos – Egito – 2024

DIREÇÃO / Director: Souad Abou Emira

ROTEIRO / Scriptwriter: Souad Abou Emira

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / DIRECTOR OF PHOTOGRAPHY: Tarek Hefny

DIREÇÃO DE ARTE / PRODUCTION DESIGN: Omar Alaa

MONTAGEM / EDITING: Baher Rasheed

SOM / SOUND: Hosny Ali

ELENCO / Cast: Yam Ibrahim, Ahmed El Tayeb, Gamil Farag

SINOPSE / Synopsis: Em um prédio residencial no centro do Cairo, onde os moradores estão sempre espionando uns aos outros, uma dona de casa solitária se vê culpada de algo que ela não sabe.

In a downtown Cairo residential building where the residents are always spying on each other, a lonely housewife finds herself guilty of something she doesn’t know.

Nightfaces – Drama Psicológico – 23′ – 16 anos – Áustria – 2024

DIREÇÃO / Director: Martin Winter, Stefan Langthaler

ROTEIRO / Scriptwriter: Stefan Langthaler

PRODUÇÃO / Producer: Martin Winter, Stefan Langthaler, Victoria Herbig, Alfie Ángel

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Aram Baroian

DIREÇÃO DE ARTE / Production Design: Aram Baroian

FIGURINO / Costume: Marlene Pleyl

MONTAGEM / Editing: Martin Winter

MÚSICA / Music: Nightfaces

SOM / Sound: Markus Ortner, Raphael Ortner

ELENCO / CastAnton Noori, Sonja Romei, Thomas Mraz

SINOPSE / SynopsisMahan é um motorista de táxi em Viena, mas seu trabalho o frustra. Ele anseia por sua família e uma vida normal. Em uma noite chuvosa, uma mulher sem-teto entra em seu táxi. Ela quer ver seu filho com urgência, cujo aniversário é. Mahan tenta se livrar dela e acidentalmente quebra seu presente. Para compensar o dano, ele leva a mulher estranha em uma última viagem pela cidade escura. NIGHTFACES acontece à noite, quando as pessoas abrem a porta para si mesmas e nos deixam olhar para as profundezas da alma que permanecem escondidas durante o dia. Um drama psicológico que, em todo o seu peso, pretende dar uma centelha de esperança.

Mahan is a taxi driver in Vienna, but his job frustrates him. He longs for his family and a normal life. One rainy night, a homeless woman gets into his taxi. She urgently wants to see her son, whose birthday it is. Mahan tries to get rid of her and accidentally breaks her present. To make up for the damage, he takes the strange woman on one last trip through the dark city. NIGHTFACES takes place at night, when people open the door to themselves and let us look into the depths of the soul that remain hidden during the day. A psychological drama that, in all its heaviness, is intended to give a spark of hope.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Awards: 52nd Festival of Nations, 11th Torino Underground Cinefest, 34th Bamberger Short Film Festival

Bad Seed – Drama Sci-fi – 12′ – Juvenil – França – 2024

DIREÇÃO / Director: Nadège Herrygers

ROTEIRO / Scriptwriter: Nadège Herrygers

PRODUÇÃO / Producer: Jérémie Chevret

ELENCO / Cast: Léo Moreau, Neel Geeraerd

 

SINOPSE / SynopsisEm uma cidade, Sadia se envolve em um tráfico misterioso. Um de seus amigos, Arthur, a surpreende e descobre o que ela está escondendo. Ele terá que fazer uma escolha…

In a city, Sadia is involved in a mysterious traffic. One of her friends, Arthur, surprises her and discovers what she is hiding. He will have to make a choice…

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and AwardsFestival International du court métrage de Clermont-Ferrand France

NACIONAL

É uma competição onde são exibidos os mais diversos produções cinematográficas brasileiras da última safra, que disputam de uma acirrada premiação.

LONGAS

A Herança – Terror, Fantasia – 80′ – 14 anos – 2024

DIREÇÃO / DirectorJoão Cândido Zacharias

ROTEIRO / Scriptwriter: João Cândido Zacharias, Fernando Toste

PRODUÇÃO / Producer: Tatiana Leite

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Guilherme Tostes

DIREÇÃO DE ARTE / Production Design: Elsa Romero

MONTAGEM / Editing: Livia Arbex

MÚSICA / Music: Bernardo Uzeda

SOM / Sound: Guilherme Tostes

ELENCO / CastDiego Montez, Yohan Levy, Analu Prestes, Cristina Pereira, Ana Carbatti, Jimmy London, Gilda Nomacce

 

SINOPSE / Synopsis: Ao receber a notícia da morte de sua mãe, Thomas retorna ao Brasil com o namorado, Beni, e descobre ser o único herdeiro de uma casa no interior que pertencia a uma avó que nunca chegou a conhecer. Curioso para se reconectar com a história da família, Thomas, na companhia de Beni, visita a propriedade, onde é recebido por duas tias que o tratam como um filho há muito perdido. Enquanto Thomas fica cada vez mais encantado com o lugar, Beni começa a desconfiar que algo maligno se esconde debaixo da fachada de uma vida tranquila no campo.

Upon receiving news of his mother’s death, Thomas returns to Brazil with his boyfriend, Beni, and discovers that they are the sole heirs to a house in the countryside that he inherited from a grandmother he never met. Curious to reconnect with his family’s history, Thomas, accompanied by Beni, visits the property, where he is welcomed by two aunts who treat him like a long-lost son. While Thomas becomes increasingly enchanted by the place, Beni begins to suspect that something evil lurks beneath the facade of a peaceful

Anhangabaú – Documentário – 75′ – 14 anos – Brasil – 2023

DIREÇÃO / Director: Lufe Bollini

ROTEIRO / Scriptwriter: André Luís Garcia

PRODUÇÃO / Producer: Elixir Entretenimento, Kino-cobra Filmes e Fogo no Olho Filmes

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Rafael Avancini

MONTAGEM / Editing: Lufe Bollini

MÚSICA / Music: Lufe Bollini, Gustavo Foppa e Carlos Tupy

SOM / Sound: Gustavo Foppa

ELENCO / Cast:  Valter Machado, Zé Celso, Verónica Valenttino, Karai Djekupe, Persie Oliveira, Ara Mirim, Camila Mota e Fernanda Taddei

 

SINOPSE / Synopsis: Anhangabaú é um documentário sobre as construções simbólicas de uma cidade em disputa. O filme conecta os conflitos pelo território da comunidade indígena Guarani Mbya com a resistência da Ouvidor, a maior ocupação artística da América Latina e do grupo Teatro Oficina Uzyna Uzona, na cidade de São Paulo.

Anhangabaú is a documentary about the symbolic constructions of a disputed city. The film connects the conflicts over the territory of the Guarani Mbya indigenous community with the resistance of Ouvidor, the largest artistic occupation in Latin America, and of the Teatro Oficina Uzyna Uzona group, in the city of São Paulo.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and awards: Seleção Pitching DOC FUTURA 2008, Seleção “Rough Cut Lab” DOCSP – Encontro Internacional 2020, Vencedor do Kikito de “Melhor Documentário de Longa-metragem Brasileiro” no 51º Festival de Cinema de Gramado 2023, Exibição DOCSP – Encontro Internacional 2023, Vencedor de “Melhor Montagem” do Festival Internacional de Cinema da Fronteira 2023, Seleção 13º Mostra EcoFalante de Cinema 2024, Seleção 13º Filmambiente – Festival Internacional de Cinema Ambiental 2024.

Friendship – Documentário – 85′ – Livre – Brasil – 2024

DIREÇÃO / DirectorCao Guimaraes

ROTEIRO / Scriptwriter: Cao Guimaraes

PRODUÇÃO / Producer: Aline Xavier

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Cao Guimaraes

MONTAGEM / Editing: Cao Guimaraes

MÚSICA / Music: O Grivo

SOM / Sound: O Grivo

SINOPSE / SynopsisPor 30 anos, Cao Guimarães documentou fragmentos de sua amizade com colegas artistas. O filme é um mosaico de momentos domésticos registrados em diversos formatos, que vão de telas de computador e filmes em super-8 e 35mm a fitas cassete e antigas gravações de secretárias eletrônicas. Esses rabiscos audiovisuais são poéticos, banais, profundos, tristes ou desinibidamente alegres. Acima de tudo, são uma celebração sobre passar tempo juntos e envelhecer.

For 30 years, Cao Guimarães has documented fragments of his friendship with fellow artists. The film is a mosaic of domestic moments captured in a variety of formats, ranging from computer screens and Super-8 and 35mm films to cassette tapes and old answering machine recordings. These audiovisual scribbles are poetic, banal, profound, sad or uninhibitedly joyful. Above all, they are a celebration of spending time together and growing old.

Avenida Beira Mar – Ficção, Drama – 92′ – 12 anos – Brasil – 2024

DIREÇÃO / DirectorMaju de Paiva, Bernardo Florin

ROTEIRO / ScriptwriterMaju de Paiva, Bernardo Florin

PRODUÇÃO / Producer: Gabriel Correa e Castro, Sergio Pedrosa

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Luís Abramo

DIREÇÃO DE ARTE / Production designEmily Pirmez

MONTAGEM / Editing: Joana Collier

ELENCO / Cast: Andréa Beltrão, Isabel Teixeira, Milena Pinheiro

SINOPSE / SynopsisDurante o inverno, a praia de Piratininga está deserta. Rebeca, de 13 anos, acaba de se mudar para lá e está de castigo. Ela só vê a rua por cima do muro. Um dia, Rebeca conhece Mika, uma menina trans, e o mundo se abre para ela.

Brizola – Anotações para uma História – Documentário – 131′ – Livre – Brasil – 2024

DIREÇÃO / DirectorSilvio Tendler

ROTEIRO / ScriptwriterSilvio Tendler

PRODUÇÃO / Producer: Maycon Ameida

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photographyMaurício Wanderley, Patrick Granja

MONTAGEM / Editing: Patrick Granja, Lilia Souza Diniz

TRILHA SONORA: Marcelo Alonso Neves

SINOPSE / SynopsisO documentário mergulha na vida e nas lutas de Leonel Brizola (1922-2004), uma das figuras mais emblemáticas e controversas da política brasileira. Por meio de registros inéditos, depoimentos de aliados e críticos, além de uma análise minuciosa de seu legado, o filme traça a trajetória do líder que marcou época com uma visão progressista e a incansável defesa da educação pública. Uma jornada emocionante que revisita os momentos decisivos da história recente do Brasil, iluminados pela coragem e pela paixão de Brizola.

The documentary delves into the life and struggles of Leonel Brizola (1922-2004), one of the most emblematic and controversial figures in Brazilian politics. Through previously unseen footage, testimonies from allies and critics, and a detailed analysis of his legacy, the film traces the trajectory of the leader who marked an era with his progressive vision and tireless defense of public education. A moving journey that revisits the decisive moments in Brazil’s recent history, illuminated by Brizola’s courage and passion.

A Procura de Martina – Fantasia – 90´ – 12 anos – Brasil – 2024

DIREÇÃO / DirectorMárcia Faria

ROTEIRO / Scriptwriter: Gabriela Amaral Almeida, Márcia Faria

PRODUÇÃO / Producer: Rodrigo Letier, Márcia Faria

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Léo Bittencourt

DIREÇÃO DE ARTE / Production design: Diogo Costa, Alice Carvalho

MONTAGEM / Editing: Eva Randolph

TRILHA SONORA: Manuel Scavone, Nicolás Rodríguez Mieres, Diego Rodríguez Mieres

SOM / Sound: Manuel Scavone

ELENCO / CastMercedes Morán, Adriana Aizenberg, Carla Ribas, Luciana Paes, Cristina Banegas, Stella Rabello, Julia Bernat

SINOPSE / SynopsisMartina é uma viúva argentina que procura há mais de 30 anos pelo neto, nascido em cativeiro durante a ditadura militar. A necessidade de encontrá- lo se torna ainda mais urgente ao receber o diagnóstico de Alzheimer. Quando Martina descobre que o neto pode estar no Brasil, ela embarca em uma jornada em que passado e presente se misturam, transformando essa busca em uma luta contra o esquecimento.

Martina is an Argentine widow who has been searching for her grandson, born in captivity during the military dictatorship, for over 30 years. The need to find him becomes even more urgent when she is diagnosed with Alzheimer’s. When Martina discovers that her grandson may be in Brazil, she embarks on a journey in which past and present intertwine, transforming this search into a fight against oblivion.

CURTAS

My Grandpa’s Pickup – 20′ – Drama – 8 anos – Estados Unidos – 2023

DIREÇÃO / DirectorShadrack Boakye

ROTEIRO / ScriptwriterShadrack Boakye

PRODUÇÃO / Producer: Shadrack Boakye, Eduardo Arrj

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photographyJake Horgan

SOM / Sound: Eduardo Arrj

TRILHA SONORA: Cristiana Rus

ELENCO / CastMajesty Tucker, Soleil Parker, Candace Beahene

SINOPSE / SynopsisUma história de amor sobre amadurecimento de um menino e uma menina que passam o verão inteiro brincando em uma caminhonete Ford 1951 quebrada. No carro, a imaginação deles ganha vida até o dia em que a realidade se instala.

A coming of age love story about a young boy and girl who spend all summer playing in a 1951 ford broken-down pickup truck. In the car, their imagination comes to life until the day reality sets in.

Essay Om Lengsel – Biografia – 7´ – 10 anos – Brasil – 2024

DIREÇÃO / DirectorAndré Gevaerd, Brianne Lee

ROTEIRO / ScriptwriterBrianne Lee

SINOPSE / SynopsisUma IA reflete sobre sua existência em conflito com sua própria natureza em um debate introspectivo sobre a existência e a ausência subsequente. A obra conversa sobre a ausência de memórias sob um ponto de vista contemplativo a partir de uma inteligência artificial.

Museu de Si Mesmo – Drama – 15′ – 12 anos – Brasil – 2024

DIREÇÃO / Director: Ricardo Weschenfelder

SINOPSE / Synopsis: Raul é um solitário funcionário do setor de ́Achados e Perdidos ́, no Porto Infinito, no centro velho da cidade. Raul era professor de História, mas, ao cair, acidentalmente, na rua, bate a cabeça e perde a memória. O personagem, desaparecido, cria uma vida paralela e se torna o guardião dos objetos perdidos pelos outros como forma de se reinventar. Mas a fotografia de uma misteriosa mulher, achada na rua, é o elo que pode recuperar a memória e o passado perdido de Raul.

Raul is a lonely employee of the Lost and Found department at Porto Infinito, in the old city center. Raul was a history teacher, but when he accidentally fell in the street, he hit his head and lost his memory. The character, who disappeared, creates a parallel life and becomes the guardian of objects lost by others as a way of reinventing himself. But the photograph of a mysterious woman, found on the street, is the link that can recover Raul’s memory and lost past.

In The Moon World – Drama – 15′ – 12 anos – Brasil – 2024

DIREÇÃO / DirectorCleiton Schlindwein

ROTEIRO / ScriptwriterCleiton Schlindwein

SINOPSE / Synopsis: Em uma mesa de bar, dois homens conversam sobre sonhos e ideias para um livro ou um filme. O diálogo entre eles desperta vários acontecimentos paralelos e algumas surpresas.

At a bar table, two men talk about dreams and ideas for a book or a film. The dialogue between them triggers several parallel events and some surprises.

The Pig and The Society – Documentário – 5′ – 12 anos – Brasil – 2024

DIREÇÃO / DirectorLucas Duarte

ROTEIRO / ScriptwriterAndrea Vicente

PRODUÇÃO / Producer: Lucas Duarte, Edward Bautista, Kadu Lima

ELENCO / CastKadu Lima

SINOPSE / Synopsis: “The Pig and the Society” simboliza o contraste gritante entre os excessos de riqueza e a situação difícil daqueles que ficaram para trás. Ele convida os espectadores a refletir sobre suas percepções e preconceitos, desafiando-os a ver além da superfície e entender os problemas sistêmicos que perpetuam a falta de moradia.

“The Pig and the Society,” symbolizes the stark contrast between the excesses of wealth and the plight of those left behind. It invites viewers to reflect on their perceptions and prejudices, challenging them to see beyond the surface and understand the systemic issues perpetuating homelessness.

Zenão – Tragicomédia – 15′ – 16 anos – Brasil – 2024

DIREÇÃO / Director: André Gevaerd

ROTEIRO / Scriptwriter: Bruno Reiser

PRODUÇÃO / Producer: Cineramabc

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Alex Najas

DIREÇÃO DE ARTE / Production Design: Murilo Trevizol

MONTAGEM / Editing: André Gevaerd

SOM / Sound: Diego Dambrowski

ELENCO / Cast: Adriano Magalhães, Juliana Galdino e Marianna Schumacher

SINOPSE / SynopsisZenão é um funcionário íntegro, zeloso, abnegado. Porém, suas virtudes de trabalhador honesto se voltam contra ele mesmo numa obsessão e monomania por descobrir a mecânica secreta do tempo. À medida que avança em sua empreitada redentora, sua personalidade se desagrega até à dissolução; até sucumbir ao tempo que nunca se esgota no circuito fechado das horas.

VIVO

Foi criado com o objetivo de reconhecer os novos meios de produção e suporte de exibição audiovisual. Concentra-se na sensibilização e expansão da produção em diferentes formatos como cinema expandido, exibições ao vivo, instalações, diferentes suportes de filmagem e gravação e formatos que ultrapassam as possibilidades da sala escura. As obras selecionadas são premiadas com o Prêmio Vivo.

CURTAS

Immanent Dawn – Videoarte, Dança – 18′ – 12 anos – México – 2024

DIREÇÃO / DirectorNereo Zamítiz

PRODUÇÃO / Producer: Espiral Escénica, Colectivo La Pesera

ELENCO / CastAna del Aire, Violeta Rodríguez, Eliana Trufero, Raquel Palacios, Millaray Trujillo, Alba Trujillo

SINOPSE / SynopsisUma mulher evoca as mulheres do passado, do presente e do futuro, num ritual de dança e movimento que as funde numa sinfonia de imagens fugazes, de ecos e ressonâncias de outras vidas. Uma viagem que começa nas profundezas do espírito feminino rumo a um amanhecer imanente.

A woman evokes the women of the past, the present and the future, in a ritual of dance and movement that merges them into a symphony of fleeting images, of echoes and resonances from other lives. A journey beginning in the depths of the feminine spirit heading towards an immanent dawn.

Mathchbox – Experimental – 7′ – 14 anos – Brasil – 2023

DIREÇÃO / DirectorJennifer Cabral

ROTEIRO / ScriptwriterJennifer Cabral

PRODUÇÃO / Producer: Jennifer Cabral

ELENCO / Cast: Jennifer Cabral, Gladys Cabral da Silva

SINOPSE / SynopsisComo uma das finalistas de um concurso de beleza, minha avó materna, Maria Eulina Vieira dos Santos, seria premiada com sua foto estampada em caixas de fósforos. Noiva aos 15 anos, seu futuro marido não aprovou tal prêmio. Ela terminou o noivado em 13 de maio, reivindicando sua liberdade e exclamando: “Neste dia, a escravidão foi abolida.” Neste trabalho – parte pesquisa histórica, parte imaginária – eu confronto o direito de uma mulher branca de comparar sua falta de autonomia com a de um corpo escravizado. A subjugação de mulheres prevalente em uma sociedade patriarcal é apenas um pano de fundo para expor o quão inapropriado é comparar a subjugação de uma mulher branca com a opressão, tortura e apropriação sistemáticas de seres humanos. Especialmente por uma mulher que era membro de uma família que se beneficiou da escravização sistemática de outros seres humanos como operadora de plantações de cana-de-açúcar no Brasil – a última nação do mundo ocidental a abolir a escravidão.

As one of the finalists in a beauty contest, my maternal grandmother, Maria Eulina Vieira dos Santos, would be awarded with her photo stamped on matchboxes. Engaged at 15, her future husband did not approve such an award. She ended the engagement on May 13th, claiming her freedom and exclaiming: “On this day, slavery was abolished.” In this work – part historical research, part imaginary – I confront the right of a white woman to compare her lack of autonomy with that of an enslaved body. The subjugation of women prevalent in a patriarchal society is a mere backdrop to expose how inappropriate it is to compare the subjugation of a white woman with the systematic oppression, torture and appropriation of human beings. Especially by a woman that was member of a family that benefited from the systematic enslavement of other human beings as operator of sugar cane plantations in Brazil – the last nation in the western world to abolish slavery.

Old House – Experimental – 5′ – 10 anos – China – 2024

DIREÇÃO / DirectorHuang Weipeng Huang

SINOPSE / Synopsis: .Uma casa vazia, memórias de três gerações, cem anos de Solidão.

An empty house, memories of three generations, one hundred years of Solitude.

Estelar – Animação, Experimental – 5′ – 10 anos – Brasil – 2024

DIREÇÃO / DirectorOlavo Fernandes

ROTEIRO / Scriptwriter: Antonio Cuyabano Jr.

PRODUÇÃO / Producer: Leonardo Esteves

ELENCO / CastOlavo Fernandes

SINOPSE / SynopsisEm uma mistura de animação direta de filme de 35 mm, animação digital, desenho animado tradicional, arte digital e imagens geradas por IA, um meteoro viaja pelas galáxias em busca de seu parceiro depois de perdê-lo até atingir os limites de seu universo com a oportunidade de deixar sua realidade bidimensional.

In a mix between 35mm film direct animation, digital animation, tradicional cartoon, digital art and AI generated images, a meteor cruises galaxies looking for his partner after losing him until it reaches the limits of its universe with the oportunity to leave its bimensional reality.

Spell – Documentário, Experimental – 6′ – 14 anos – Brasil – 2023

DIREÇÃO / Director: Khalil Charif

ROTEIRO / ScriptwriterKhalil Charif

PRODUÇÃO / Producer: Khalil Charif

SINOPSE / SynopsisUm feitiço é lançado nas pistas de dança, e ele transforma a atmosfera. Estímulos sensoriais e vestígios de um passado documental são capturados e lançados em um presente imaginário, uma fabulação além do fascínio da noite, em direção a um reencantamento com a vida, com o estar junto, entrelaçando convívio e libertação.

A spell is cast on the dance floors, and it transforms the atmosphere. Sensory stimuli and traces of a documentary past are captured and thrown into an imaginary present, a fabulation beyond the fascination of the night, towards a re-enchantment with life, with being together, interweaving conviviality and liberation.

CATARINA

Irá projetar filmes realizados por realizadores catarinenses ou que possuam alguma relação – diretor, produtor, elenco, equipe, locação, outros – com o estado de Santa Catarina. Concorrem ao prêmio Bilo do Cinema.

Os filmes catarinenses não se limitam a Mostra Catarina e também podem participar da competição Internacional e Vivo.

LONGAS

Ken Saro-Wiwa Presente! – Documentário – 70′ – 12 anos – Brasil – 2017

DIREÇÃO / Director– Elisa Dassoler

MONTAGEM: Guto Presta

TRILHA SONORA ORIGINAL: Tiê Alves

SINOPSE / Synopsis: Ken Saro-Wiwa foi um reconhecido escritor e ativista nigeriano que liderou um movimento de resistência pacífica contra práticas de racismo ambiental e genocídio de minorias étnicas na região do Delta do Níger, na Nigéria. Em 1995, foi morto por conta de sua militância contra a exploração abusiva de petróleo operacionalizada por corporações multinacionais em conluio com as elites do governo nigeriano. Através de entrevistas com artistas, ativistas e familiares, o documentário apresenta sua história, os impactos causados pela exploração de petróleo no Delta e a relevância política e cultural de projetos artísticos em Londres dedicados à sua memória.

Ken Saro-Wiwa was a renowned Nigerian writer and activist who led a peaceful resistance movement against environmental racism and the genocide of ethnic minorities in the Niger Delta region of Nigeria. In 1995, he was killed for his activism against the abusive exploitation of oil by multinational corporations in collusion with the elites of the Nigerian government. Through interviews with artists, activists and family members, the documentary presents his story, the impacts caused by oil exploration in the Delta and the political and cultural relevance of artistic projects in London dedicated to his memory.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: 2ª Mostra SESC de Cinema de Santa Catarina (BRASIL – SESC Santa Catarina), II Mostra Mulheres, Câmera e Telas (BRASIL – Cinemateca Brasielira). Voices from the Waters – 12th International Travelling Film Festival (Bangalore – ÍNDIA), African Diaspora Cinema Festival (Florença – ITÁLIA), 2018 MOSOP November 10th (Ogoni – NIGÉRIA), Fuel for Thought – Art Exchange (Essex – REINO UNIDO).

CURTAS

Animous – Drama – 5′ – Juvenil – Bombinhas – 2023

DIREÇÃO / Director

ROTEIRO / Scriptwriter:

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: 

DIREÇÃO DE ARTE:

MONTAGEM:

ELENCO / Cast

SINOPSE / SynopsisPaola, uma jovem

Paola, a young reporter

Crosswords – Drama – 20′ – 12 anos – Brasil – 2024

DIREÇÃO / Director: Marthina Baldwin

ROTEIRO / Scriptwriter: Marthina Baldwin

SINOPSE / Synopsis: Nas palavras cruzadas que acompanham o café, uma lacuna em branco suscita o rearranjo dos espaços e tempos que compõem a casa de uma senhora. A residência, que abrigava um cotidiano monótono, se remolda para dar vida aos que já se foram, rememorar traumas e reações emocionais, em um embaralhamento temporal que, vivido ou não, conduziu ao que, a depender do ponto de vista, consideramos como o cenário do fim: a folha de jornal, a embalagem de bala e a caneca dourada.

In the crossword puzzle that accompanies the coffee, a blank space suggests the rearrangement of the spaces and times that make up a lady’s house. The residence, which housed a monotonous daily routine, was reshaped to give life to those who had already passed, recalling traumas and emotional reactions, in a temporal shuffling that, vivid or not, contributed to what, depending on the point of view, we consider to be the scene of the end: the newspaper sheet, the candy wrapper and the golden mug.

Sangria – Drama, Terror Psicológico – 12′ – 16 anos – Brasil – 2023

DIREÇÃO / Director: Henrique Schlickmann

 

SINOPSE / Synopsis

Tsunami of Time – 10′ – Balneário Camboriú

DIREÇÃO / Director

 

SINOPSE / Synopsis

NOTURNA

Abre uma janela para o cinema fantástico em sessões noturnas.

LONGA

Fenómenos Naturales – Drama – 80′ – 16 anos – Cuba, Argentina, França – 2024

DIREÇÃO / DirectorMarcos Díaz Sosa

ROTEIRO / ScreenwriterMarcos Díaz Sosa

PRODUÇÃO / Producer: Maria Carla Del Rio, Gema Juárez Allen, Jean des Forêts, Amélie Jacquis, Sandino Saravia

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Marcos Díaz Sosa

MONTAGEM / Editing: Carolina Lutenberg

SOM / Sound: Guido Berenblum

TRILHA SONORA: Pepe Gavilondo

ELENCO / Cast: Andrea Doimeadios, Reinier Díaz Vega, Miguel Armando Gómez, Osvaldo Doimeadios, Maikel Amelia Reyes, Mario Guerra

SINOPSE / SynopsisNo final dos anos 1980 em Cuba, em um local isolado na pequena cidade de Santa Clara, vive a jovem enfermeira Vilma. Ela sonha com um lugar melhor para criar o futuro filho com o marido, Iván, um homem com deficiência. Mas se as habilidades como enfermeira e atiradora não são o bastante para tirá-la dessa dura realidade, caberá a um fantástico fenômeno natural levá-la embora voando dali. De repente, Vilma se vê num lugar onde aparentemente seus sonhos se tornarão realidade.

In the late 1980s in Cuba, in an isolated location in the small town of Santa Clara, lives the young nurse Vilma. She dreams of a better place to raise her future son with her husband, Iván, a disabled man. But if her nursing skills and attractiveness are not enough to overcome this harsh reality, it will be up to a fantastic natural attraction to take her away floating away. Suddenly, Vilma finds herself in a place where her dreams seem to come true.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: Vencedor do prêmio de melhor primeiro longa-metragem no Festival de Guadalajara

CURTAS

The Untamed Uprising of the Killer Strawberries – Horror, Fantasia – 20′ – 16 anos – Brasil – 2022

DIREÇÃO / DirectorOlavo Fernandes, Emília Pewa´U Top´Tiro

ROTEIRO / ScreenwriterOlavo Fernandes, Emília Pewa´U Top´Tiro

PRODUÇÃO / Producer: Isabelle Fanaia

ELENCO / CastEdilaine Duarte, Diego Cavalcante, Antonio Cuyabano Jr., Pablo Paz

SINOPSE / SynopsisDepois de ler a biografia de um conhecido empresário, um jovem morango silvestre, sob a influência de pesticidas, lidera uma revolução para exterminar a humanidade.

After reading the biography of a well-known entrepreneur, a young wild strawberry under the influence of pesticides leads a revolution to exterminate humanity.

Olga’s Eyes – Comédia, Crime – 22′ – 16 anos – Bélgica – 2023

DIREÇÃO / DirectorSarah Carlot Jaber

ROTEIRO / ScreenwriterTina Moreno

PRODUÇÃO / Producer: Manueka Rutten

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA / Director of photography: Nastasja Saerens

DIREÇÃO DE ARTE / Production Design: Milosz Martyniak

FIGURINO / Costume: Margaux Vannuvel

MONTAGEM / Editing: Matthieu Jamet

TRILHA SONORA: Marc Hazart

SOM / Sound: Maxima Bya

ELENCO / CastViviane de Muynck, Erika Sainte, Douglas Grauwels, Ji Su Jeong

SINOPSE / SynopsisOlga, uma octogenária amante da música, está cansada de matar humanos. Poderia ser o blues vampírico? Para sua filha Simone, ela está apenas sendo exigente! Olga é colocada em um lar acolhedor onde ela pode lidar com aqueles “que têm um pé na cova”…

Olga, a music-loving octogenarian, is tired of killing humans. Could it be the vampire blues? For her daughter Simone, she’s just being picky! Olga is placed in a care home where she can deal with those “who have one foot in the grave”…

Sights and Visions – Fantasia – 19′ – 10 anos – Brasil – 2024

DIREÇÃO / Director: Rod Rodrigues

ROTEIRO / ScreenwriterRod Rodrigues

PRODUÇÃO / Producer: Jacqueline Medeiros, Melina Marcelino, Ítalo Rodolpho, Felipe Gillet, Rod Rodrigues

MONTAGEM / Editing: Gustavo Medeiros, Rod Rodrigues

ELENCO / Cast: Carol Magno, Roberto Ribeiro

SINOPSE / SynopsisDurante uma viagem nas primeiras horas da manhã, um taxista conta a uma passageira histórias estranhas que aconteceram em diferentes bairros e décadas de Belém, mudando as perspectivas e reflexões da menina sobre a cidade.

During a trip in the early hours of the morning, a taxi driver tells a passenger strange stories that occurred in different neighborhoods and decades of Belém, changing the girl’s perspectives and reflections about the city.

CORUJINHA

Traz programação para todas as idades, formando jovens cinéfilos. São apresentados filmes recentes, clássicos e sucessos do cinema para crianças de toda a região, o que possibilita que muitas crianças entrem em uma grande sala de cinema pela primeira vez em suas vidas.

LONGAS

John Vardar protiv Galaksijata – Animação – 86′ – 10 anos – Macedônia do Norte, Hungria, Bulgária, Croácia – 2024

DIREÇÃO / Director: Goce Cvetanovski

ROTEIRO / Screenwriter: Goce Cvetanovski

PRODUÇÃO / PRODUCER: Alan Castillo, Kalinov Brothers, Eva Konrad, Lado Skorin

DIREÇÃO DE ARTE / PRODUTION DESIGN: Mihajlo Dimitrievski

MONTAGEM / EDITING: Goce Cvetanovski

SOM / SOUND: Milan Simovski

ELENCO / Cast: Zharko Dimoski, Damjan Cvetanovski, Emilija Micevska, Toni Denkovski, Filip Trajkovikj, Atanas Atanasovski, Elena Tarchugovska, Bojana Toskovska, Slagana Vujosevik, Martin Gjorgoski

SINOPSE / Synopsis: Um humano de QI reduzido é sequestrado por um robô narcisista que quer exibi-lo como um espécime em seu zoológico intergaláctico. Mas eles acabam precisando se unir para evitar que a arma mais perigosa da galáxia caia em mãos erradas. Essa improvável dupla embarca em uma viagem espacial repleta de alienígenas, monstros, buracos negros e, possivelmente, o fim da própria existência —nesta paródia de ficção científica com um toque dos Bálcãs.

A human with a low IQ is kidnapped by a narcissistic robot who wants to display him as a specimen in his intergalactic zoo. But they end up having to team up to prevent the most dangerous weapon in the galaxy from falling into the wrong hands. This unlikely duo embarks on a space journey filled with aliens, monsters, black holes and, possibly, the end of existence itself—in this sci-fi parody with a Balkan twist.

FESTIVAIS E PRÊMIOS / Festivals and Award: 1ª Mostrinha.

MUSICINFESTA

Para fechar as noites do 14º FICBC, selecionamos bandas de incrível talento artístico para fazer a noite ainda melhor.

As apresentações musicais acontecerão nos dia 29/11, 30/11, 06/12 e 07/12 sempre as 21h30.

Confira o cronograma:

29/11 às 21h30 – ?

30/11 às 21h30 – ?

06/12 às 21h30 – ?

07/12 às 21h30 – ?

INFORMAÇÕES

SEDE: Arthousebc (Rua São Paulo 581-1 / Balneário Camboriú / Santa Catarina)
BILHETERIA: Abre 30 minutos antes da primeira sessão e fecha ao término da última.