Hans Op de Beeck

Sessão 05 DIA 08/04 – 20:15 – Praça Tamandaré

EXTENSIONS 10min

PARADE 11min

STAGING SILENCE (2) 20min

 

SESSÃO 11 – 09/04 – 20:15 – Cine Itália

BORDER 3min

DANCE 10min

SEA OF TRANQUILLITY 30min

 

Vive e trabalha em Bruxelas, é de lá que saem as obras que participam do circuito internacional de arte ao longo dos seus mais de dez anos de carreira. Sua produção é composta por esculturas, instalações, obras de vídeo, fotografia, animação, desenhos, pinturas e escrita (contos). Seu trabalho, é a busca em materializar uma ideia que acaba por definir a técnica usada para finalizar cada uma das peças. Assim, a escala de suas obras pode variar desde o tamanho de uma pequena aquarela até uma grande instalação tridimensional de 300m2.

Sua temática aborda as relações entre o tempo, o espaço e também entre nós mesmos. Op de Beeck tem na suas narrativas um espectador inexistente porém as situações, lugares, momentos e personagens construídos parecem familiar a todos. Seus principais assuntos são o desaparecimento das distâncias, o esvaziamento do sujeito e a abstração do tempo, resultados do processo de globalização – mudanças em nosso dia-a-dia trazidos pela evolução nos meios de comunicação, automação e tecnologia.

Ás vezes, Hans Op de Beeck chama suas obras de “propostas” já que seu trabalho é alimentado por um grande interesse na reflexão social e cultural. O artista também questiona a difícil relação entre realidade e representação, entre o que vemos e o que queremos acreditar, entre o que é e o que criamos para nós mesmos, a fim de facilitar a convivência com a sensação contemporânea de insignificância e falta de identidade.

Hans Op De Beeck é um artista visual que transita em diversas áreas das artes visuais como fotografia, escultura, vídeo, cinema, desenhos, animação, outros. É um dos artistas homenageados.

Website: www.hansopdebeeck.com

Categorias