Mercado Audiovisual

MERCADO AUDIOVISUAL 2020

O Mercado Audiovisual surgiu para contribuir com o mercado e profissionais oferecendo a oportunidades, troca de informações e incentivo a projetos em diferentes etapas de desenvolvimento em diversos tipos de atividades.

As atividades como Encontro de Coprodução, Concurso de Roteiro e Sala do Realizador, acontecem paralelamente a programação do Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú. Para saber mais e receber informações, basta preencher o formulário informando nome completo, e-mail, telefone, profissão, biofilmografia e motivo do interesse pelas atividades do Mercado Audiovisual.

LINK FORMULÁRIO MERCADO AUDIOVISUAL

É o espaço de encontro para profissionais, artistas e convidados do Mercado Audiovisual e do 10º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú que só pensam em falar sobre cinema, mercado, projetos e coproduções. Ideal para os criativos para que não se contentam apenas em desfrutar de toda a beleza natural e festividade, mas querem conhecer outros realizadores.

LINK FORMULÁRIO SALA DO REALIZADOR

O Concurso de Roteiro do Mercado Audiovisual abre chamada para a inscrição de roteiros de longa, média e curta-metragem, que serão habilitados, pré-selecionados, analisados, selecionados e premiados. É uma forma de estimular o desenvolvimento de roteiros criativos e potencializar sua concretização em produção audiovisual.

Os roteiros inscritos passarão pela etapa de habilitação, que confere os requisitos da chamada. Entre os roteiros habilitados serão pré-selecionados até 30 roteiros de longa, média e curta-metragem, que serão analisados por um júri formado por reconhecidos profissionais. Os roteiros pré-selecionados receberão uma análise curatorial, que pode se tornar em um importante feedback a ser considerado pelo autor. Após a etapa de pré-seleção, 9 roteiros serão classificados para a seleção que concorrerá aos prêmios do Concurso de Roteiro do Mercado Audiovisual, que é composto por: Melhor Roteiro / Roteiro de Longa / Roteiro de Média / Roteiro de Curta / Personagem / Diálogo / Linguagem . O prêmio de Melhor Roteiro ultrapassa o reconhecimento de mérito da obra e também oferece uma Consultoria Criativa (Produtor, Diretor e Roteirista), uma Tradução para Português, Espanhol ou Inglês, e um Ticket para a Residência Audiovisual que consiste em 2 semanas de hospedagem em frente uma praia paradisíaca, ambiente onde o autor terá a oportunidade de colocar suas idéias nas páginas em branco.

PRÊMIOS:
Melhor Roteiro
Roteiro de Longa
Roteiro de Média
Roteiro de Curta
Personagem
Diálogo
Linguagem

INSCRIÇÕES:
Longa – $ 40,00
Media – $ 20,00
Curta – $ 10,00

Site Oficial: www.festivalbc.com

Dúvidas e sugestões? Envie e-mail para contato@cineramabc.com

REGULAMENTO

1) OBJETIVO

1.1 O Concurso de Roteiros do Mercado Audiovisual tem o objetivo de promover, valorizar, qualificar e premiar roteiros de longa, média e curta–metragem, potencializando sua eventual realização.

1.2 Aceita-se a participação de realizadores, sem distinção de raça, crença, etnia, origem, gênero, desde que as obras estejam redigidas em Português, Inglês ou Espanhol.

2) DATA E LOCAL

2.1 O Concurso de Roteiros do Mercado Audiovisual, acontecerá de 26 de novembro a 06 de dezembro de 2020, durante a 10ª Edição do Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú.

3) INSCRIÇÕES

3.1 A inscrição para o Concurso de Roteiros estará aberta até 18 de novembro de 2020, horário de Brasília.

3.2 Estão habilitados a participar realizadores do mundo inteiro, maiores de 18 anos, inscritos ou não sob pseudônimo.

3.3 Só serão aceitos roteiros escritos em português, espanhol ou inglês; podendo haver apenas expressões em outros idiomas.

3.4 O arquivo de inscrição deve seguir as seguintes regras:

3.4.1 Arquivo único da obra em PDF, contendo os seguintes itens:

– Capa contendo título e o nome(s) do(s) autor(es) ou pseudônimo(s) escolhido;
– Deve-se seguir a formatação profissional;
– Sinopse e/ou Story-line;
– Roteiro e/ou Argumento;
– Perfil dos personagens principais;
– Intenção e principais referências do autor;
– declaração de autoria assinada pelo(s) autor(es).

3.4.2 Não será aceita nenhuma documentação incompleta e/ou enviada após o encerramento do prazo de inscrições.

3.5 O Concurso de Roteiros do Mercado Audiovisual não se responsabiliza por qualquer situação decorrente da ausência de registro no “Órgão Regulador de Registros” do país do autor em questão, sendo que é necessário uma declaração de autoria assinada pelo(s) autor(es) que deve estar anexada ao arquivo enviado.

3.6 A organização do Concurso de Roteiros do Mercado Audiovisual também se reserva o direito de prorrogar o prazo de inscrições, ou a data do(s) premiados, conforme julgue adequado, anunciando tal informação em seus canais de comunicação.

3.6.1 A organização se reserva o direito de entregar as analises curatoriais e premiações até 22 de janeiro de 2021.

3.7 O Concurso de Roteiros do Mercado Audiovisual não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação de roteiristas neste Concurso.

3.7.1 O Concurso de Roteiros do Mercado Audiovisual não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por roteiristas participantes deste Concurso, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações ao presente Regulamento.

3.8 Ao inscrever seu(s) roteiro(s), o(s) roteirista(s) afirma(m) anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do FICBC por ocasião dessa inscrição são verdadeiras.

4) PROCESSO SELETIVO

4.1 Habilitação: nesta etapa serão verificadas se todas as informações e documentos obrigatórios foram enviados corretamente, bem como se os roteiros inscritos foram apresentados de acordo com as regras desse regulamento.

4.1.1 Apenas os projetos habilitados passarão para a etapa de pré-seleção e serão avaliados.

4.2 Seleção: realizada em duas etapas, a primeira irá pré-selecionar até 30 (trinta) roteiros e classificará até 09 (nove) roteiros como selecionados. A segunda etapa julgará até 9 (nove) roteiros selecionados, premiando-os roteiros em 07 (sete) categorias.

4.2.1 O Júri e a Curadoria serão compostos por profissionais atuantes no mercado audiovisual e no meio acadêmico, escolhidos pela organização do Concurso de Roteiros do Mercado Audiovisual.

4.3 Os roteiros pré-selecionados e selecionados serão divulgados no site do 10° Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, assim como nas redes sociais (Facebook e Instagram), conforme cronograma abaixo:

4.3.1 Dia 26 de novembro de 2020 – divulgação da lista dos pré-selecionados.

4.3.2 Dia 01 de dezembro de 2020 – divulgação da lista dos selecionados.

4.3.3 Dia 06 de dezembro de 2020 – premiação dos vencedores das 07 (sete) categorias (melhor roteiro, melhor roteiro de curta, melhor roteiro de média, melhor roteiro de longa-metragem, melhor personagem, melhor diálogo e melhor linguagem), durante a Cerimônia de Encerramento e divulgação do resultado final no site do Festival e nas redes sociais.

4.3.4 O Concurso de Roteiros do Mercado Audiovisual se reserva o direito de alterar as datas de premiação conforme julgar necessário. Sendo que essas novas datas serão divulgadas no site oficial.

4.4 A escolha dos roteiros vencedores do Concurso de Roteiros do Mercado Audiovisual, bem como dos roteiros selecionados e pré-selecionados, será de exclusiva responsabilidade da Curadoria e do Júri do Concurso. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

4.5 A organização do Concurso de Roteiros do Mercado Audiovisual reserva-se o direito de selecionar e premiar, ou não, quaisquer roteiros, conservando para si todas as prerrogativas referentes a esses processos de seleção, inclusive a de não premiar ou selecionar os roteiros para quaisquer prêmios.

5) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 Critérios que serão utilizados na avaliação dos roteiros:

a) Estrutura narrativa;
b) Trama;
c) Personagens;
d) Diálogos;
e) Linguagem;
f) Originalidade.

IMPORTANTE: qualquer roteiro que apresente conteúdo com preconceito ou que incite à violência estará sujeito a imediata desclassificação.

5.2 A Comissão da Curadoria será orientada a utilizar uma pontuação de 0 a 1,8 para cada um dos critérios de avaliação, estipulados neste Regulamento, com exceção do item “f” Originalidade, que receberá 0 (zero) ou 1.

6) PREMIAÇÃO

6.1 Os roteiros finalistas concorrerão a prêmios nas categorias:

a) Melhor Roteiro: Parecer resumido do Júri, consultoria, tradução e estadia na residência audiovisual;
b) Melhor Roteiro Longa -Metragem: Parecer resumido do Júri;
c) Melhor Roteiro Média-Metragem: Parecer resumido do Júri;
d) Melhor Roteiro Curta-Metragem: Parecer resumido do Júri;
f) Melhor Personagem: Parecer resumido do Júri;
g) Melhor Diálogo: Parecer resumido do Júri;
h) Melhor Linguagem: Parecer resumido do Júri.

6.3 Outras premiações paralelas poderão ser criadas e serão divulgadas através do site e das páginas do Concurso de Roteiros do Mercado Audiovisual no Site Oficial, Facebook e Instagram.

7) CONTRAPARTIDA

7.1 Como contrapartida é exigida a inclusão da logomarca do Concurso de Roteiros do Mercado Audiovisual no poster, trailer e nos créditos de abertura e de encerramento do filme que venha a ser produzido a partir de um roteiro premiado, assim como a inserção da mesma logomarca nas edições impressas de roteiros premiados que venham a ser publicados, comercialmente ou não.

8) CONTATOS

8.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: contato@cineramabc.com

VEJA FILMES, VIVA MAIS!