Mostra SESC de cinema 2018 – 2ª edição – Etapa nacional

A Mostra Sesc de Cinema chega a sua segunda edição mantendo o objetivo de promover a difusão de obras cinematográficas que estão fora do mercado exibidor brasileiro. Com representantes das cinco regiões do país, o evento procura democratizar o acesso da população a uma filmografia que expresse a diversidade da produção nacional contemporânea.

Nesta edição, 1061 filmes foram inscritos, sendo 952 curtas-metragens e 109 longas-metragens, oriundos de todos os cantos do Brasil. Desse total, 434 foram selecionados pelas comissões julgadoras para participarem das Mostras Estaduais. Os filmes que compõe essa mostra são os melhores entre os 434.

A mostra acontece na Cineramabc Arthouse (Rua São Paulo 581-1 / Balneário Camboriú / Santa Catarina) e os ingressos são gratuitos. Os títulos, datas e horários em que serão exibidos estão especificados na programação abaixo:

PROGRAMA 1 – Duração total do programa: 01h13min

Baronesa (MG) – 16 anos – Duração 01h13min (SUDESTE)
Nome do filme: BARONESA
Nome do Diretor: Juliana Antunes
Duração: 01h13min
Faixa etária: 16 anos
Sinopse: Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.

PROGRAMA 2 – Duração total do programa: 01h11min

O Sol Nasceu Para Todos (DF) – Livre (Adulto) – Duração 1h11min (CENTRO-OESTE)
Nome do filme: O Sol Nasceu Para Todos
Nome do Diretor: Alan Mano K
Duração: 01h11min
Faixa etária: Livre (Adulto)
Sinopse: O Sol Nasceu Para Todos, conta a história do Sol Nascente, em Ceilândia, considerada a maior favela da América Latina. Através do olhar dos personagens apresenta uma comunidade positiva sem deixar de mostrar suas dificuldades, mas, sobretudo, mostra que as periferias não podem ser vistas apenas como o lugar da transgressão, mas como lugar de resistência, solidariedade e de preservação cultural.

PROGRAMA 3 – CURTAS LIVRE – Duração total do programa: 64min

O Programa “Curtas Livre” tem 64 minutos de duração e conta com a participação dos seguintes filmes: Dom Kimura – (AM), Flecha Dourada (SC), A Piscina de Caique (GO), Garoto VHS (SC).

Dom Kimura (AM) – Livre – Duração 14min (NORTE)
Nome do filme: Dom Kimura
Nome do Diretor: Flávia Abtibol
Duração: 14min
Faixa etária: Livre
Sinopse: Diferentemente de outros dias, hoje a rádio boca de ferro Voz Praiana iniciou suas atividades com uma programação inusitada na Orla de Manaus. Ao invés de anúncios, a herdeira da rádio, Ana Maria, resolveu convocar parentes, amigos e conhecidos para contar um pouco da história de seu fundador, o Dom Kimura, a voz mais conhecida na grande área da Manaus Moderna e que foi ovacionado por multidões nos ringues da capital onde brilhou como o indomável ‘Cabecinha de Ouro’.

Flecha Dourada (SC) – Livre – Duração 15min (SUL)
Nome do filme: Flecha Dourada
Nome do Diretor: Cíntia Domit Bittar
Duração: 15min
Faixa etária: Livre
Sinopse: Entre socos e paneladas, os lutadores do grupo Flecha Dourada voltam ao ringue depois de 50 anos para reviver a era gloriosa do catch catarinense.

A Piscina de Caique (GO) – Livre – Duração 15min (CENTRO-OESTE)
Nome do filme: A Piscina de Caique
Nome do Diretor: Raphael Gustavo da Silva
Duração: 15min
Faixa etária: Livre
Sinopse: Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.

Garoto VHS (SC) – Infantojuvenil – 19h54seg (SUL)
Nome do filme: Garoto VHS
Nome do Diretor: Carlos Daniel Reichel
Duração: 19h54seg
Faixa etária: Infantojuvenil
Sinopse: Um garoto que no lugar da cabeça possui uma câmera VHS com a qual registra seu cotidiano decide revisitar seus registros para presentear Roberta com uma memória que parecia para sempre perdida.

PROGRAMA 4 – CURTAS 10 ANOS – Duração total do programa: 63min32seg

O Programa “Curtas 10 anos” apresenta uma duração de aproximadamente 64 minutos e têm a participação dos seguintes filmes: Galeria de Rua (PI), Secundas (RS), Lençol de Inverno (MG).

Galeria de Rua (PI) – 10 anos – Duração 19min32seg (NORDESTE)
Nome do filme: Galeria de Rua
Nome do Diretor:
Duração: 19min32seg
Faixa etária: 10 anos
Sinopse: O documentário Galeria RUA tenta compreender o sentido dos artistas urbanos ao expressar nas paredes e muros da cidade seus pensamentos, singularidades e empoderamentos. Qual a real mensagem está codificada nas pichações e grafites? Quem são essas pessoas e para que fazem isso? Pichação é arte ou crime? O filme dá voz aos próprios autores que mostram os pontos dentre as duas temáticas, suas diferenças e semelhanças, e como acontece a transmissão dessa comunicação na construção da rua como sua galeria a céu aberto.

Secundas (RS) – 10 anos – Duração 20min (SUL)
Nome do filme: Secundas
Nome do Diretor:
Duração: 20min
Faixa etária: 10 anos
Sinopse: SECUNDAS registra o movimento de estudantes que foram presos e agredidos pela polícia ao ocupar a Secretaria da Fazenda do RS. Investiga os reflexos traumáticos que estes estudantes vivenciam na espera da decisão judicial que pode güenta-los.

Lençol de Inverno (MG) – 10 anos – Duração 24min (SUDESTE)
Nome do filme: Lençol de Inverno
Nome do Diretor: Bruno Rubim
Duração: 24min
Faixa etária: 10 anos
Sinopse: José é coveiro na cidade grande. Quando seu irmão, com quem ele não fala há anos, lhe chama de volta a sua cidade natal para enterrar o pai, José precisa revisitar fantasmas da juventude e fazer escolhas que podem significar o fim de sua jornada e o começo de uma redenção.

PROGRAMA 5 – CURTAS INFANTOJUVENIS – Duração total do programa: 48min

O Programa “Infantojuvenil” tem 48 minutos de duração e conta com a participação dos seguintes filmes: No Caminho da Escola (ES), Médico de Monstros (SP), O Menino Leão e a Menina Coruja (DF) e Òrun Àiyé – a Criação do Mundo (BA).

No Caminho da Escola (ES) – Infantojuvenil – Duração 09min18seg (SUDESTE)
Nome do filme: No Caminho da Escola
Nome do Diretor: Beatriz Lindenberg e alunos da rede municipal de Vitória
Duração: 09min18seg
Faixa etária: Infantojuvenil
Sinopse: No caminho da escola, uma menina faz uma viagem alucinante por planetas imaginários e perde a primeira aula.

Médico de Monstros (SP) – Infantojuvenil – Duração 11min (SUDESTE)
Nome do filme: Médico de Monstros
Nome do Diretor: Gustavo Teixeira
Duração: 11min
Faixa etária: Infantojuvenil
Sinopse: Dudu já escolheu sua futura profissão, agora terá que enfrentar seus medos para se tornar um médico de monstros.

O Menino Leão e a Menina Coruja (DF) – Infantojuvenil – Duração 16min05seg (CENTRO-OESTE)
Nome do filme: O Menino Leão e a Menina Coruja
Nome do Diretor: Renan Montenegro
Duração: 16min05seg
Faixa etária: Infantojuvenil
Sinopse: Esse é o universo das pessoas-animais, seres que misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.

Òrun Àiyé, A Criação do Mundo (BA) – Infantojuvenil – Duração 12min (NORDESTE)
Nome do filme: Òrun Àiyé – a Criação do Mundo
Nome do Diretor: Jamile Coelho e Cintia Maria
Duração: 12min
Faixa etária: Infantojuvenil
Sinopse: Òrun Áiyé mostra a jornada de Oxalá (Carlinhos Brown) para cumprir a sua missão, a criação do mundo. A animação será narrada pela figura do griot, representada através do historiador, Ubiratan Castro (1948-2013), carinhosamente chamado de Bira (Carlos Betão), que conduzirá a descoberta de sua neta, Luna (Fernanda Crescencio), à memória viva que é o continente africano. Os deuses Orunmilá (Jorge Washighton), Oduduwa (Fábio Santana), gü e güe terão papel fundamental para o desfecho dessa história.

Comments are closed.