Debates, Palestras e Oficinas 2013

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A RESIDÊNCIA CINERAMA.BC 3º EDIÇÃO
Durante o 3º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, CINERAMA.BC, serão oferecidas diversas oficinas, palestras e debates.

Para para participar basta aderir a ação de crossfunding do festival no site http://www.sibite.com.br/Projeto/ProjetoDetalhe.aspx?IdProjeto=222 . O investidor que fizer uma doação de R$ 50,00, ou mais, recebe as contrapartidas oferecidas pelo site e também terá direito a realizar reserva para quantas oficinas quiser (ver condições abaixo).

As atividades estão sujeitas a lotação máxima então garanta já a sua vaga.

DEBATES

Convidados (produtores, diretores, elenco, enter outros) estarão no Festival onde é promovido um bate-papo com o público logo após a sessão de seu respectivo filme. Também serão realizados encontros com o(s) homenageado(s) do Festival, logo após as sessões dos filmes.

PALESTRAS

Todo dia as 20:00 serão realizadas palestras com profissionais do audiovisual. Essas palestras têm o objetivo de criar espaços para o engajamento e produção de obras cinematográficas em geral e, assim, contribuir para o desenvolvimento do mercado audiovisual. É uma contribuição para a profissionalização e aperfeiçoamento de novos realizadores. A duração prevista é de 45 a 60 minutos.

 

OFICINAS

Para confirmar a oficina após o investimento, basta enviar um e-mail para residencia@cineramabc.com com as seguintes informações:

Nome Completo / E-mail / Fone / RG / CPF / Oficina Pretendida
Após o envio entraremos em contato para confirmar a vaga pretendida.

Será realizada a emissão de certificado aos participantes que atingirem pelo menos 75% de frequência.

OFICINA 01 – Realização Coletiva de Curta-metragem
VAGAS: 20 | PERÍODO: 30/04 ATÉ 05/05 | HORÁRIO: 09:00 AS 12:00
Serão apresentados e realizados os processos desde a Captação até Finalização de um filme de curta-metragem em mídia digital.
A oficina terá como primeira etapa a apresentação conceitual e técnica do fazer fílmico onde serão apresentados, de maneira sucinta, alguns estilos de filmes onde serão discutidas as funções de Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Montagem, Produção e Desenho de som.
A segunda etapa é feito um pequeno roteiro de aproximadamente 3 a 5 minutos que será filmado no dia seguinte e finalizado no dia posterior.
A exibição do filme será realizada no Cine Itália durante o último dia do Festival.

Carlos Daniel Reichel: é roteirista e diretor. Organiza anualmente encontros de cinema em de Jaraguá do Sul – SC, eventos que trouxeram até a cidade palestras e oficinas com profissionais de destaque no cenário cinematográfico nacional. Atualmente finaliza o curta “Quinta Coluna”, seu primeiro filme. Paralelo prepara seu segundo curta-metragem, Garoto VHS. Ambos premiados no Edital Catarinense de Cinema.

Guilherme Meneghelli: é fotógrafo desde de 2001, começou a trabalhar na área de vídeo em 2006, fazendo roteiro e fotografia em videoclipes, a partir de 2007 atuou em filmes publicitários e institucionais, trabalhando diretamente desde a produção, direção, edição e finalização em vários projetos. No fim de 2010 iniciou a Epic Studio, voltada para a produção de filmes publicitários e cinema.

OFICINA 02 – Políticas e Projetos Culturais
VAGAS: 20 | PERÍODO: 04/05 E 05/05 | HORÁRIO: 14:00 AS 17:00
Serão apresentadas políticas culturais pelo técnico da Funarte, Sr. Fabiano Carneiro, e posteriormente serão discutidas formas de desenvolvimento e elaboração de projetos culturais para editais, leis de incentive e captação.

Fabiano Carneiro: Coordenador de Dança da Funarte/ Ministério da Cultura, acumula a experiência de 22 anos como gestor cultural no setor público. Possui formação em Administração de Empresas e especialização em Administração Cultural. É Membro da Comissão de Seleção do Edital de Difusão e Intercâmbio do Ministério da Cultura 2011/2012/2013 e Membro do Comitê Gestor do Ministério da Cultura, responsável pelo Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a Copa do Mundo da Fifa 2014 – CGCOPA 2014.

Bia Mattar: Atua na área de produção artística e suas fontes de financiamento a cultura. Dentre eles, as leis de incentivo federal (ROUANET), estadual e municipal. Frequentou diversos cursos de capacitação técnica em elaboração de projetos. Participa efetivamente da construção das políticas culturais nos diversos âmbitos, dentre eles: ONGs, Governamental e Sociedade Civil.

OFICINA 03 – Roteiro
VAGAS: 20 | PERÍODO: 01/05 E 04/05 | HORÁRIO: 14:00 AS 17:00
Voltada a roteiristas iniciantes ou àqueles que ainda pretendem ingressar no mundo da escrita, a oficina busca fornecer as ferramentas básicas necessárias para a criação de roteiros audiovisuais. Os participantes serão orientados a fim de dar início a seus próprios roteiros através de aulas expositivas, análise de cenas e atendimentos individuais, onde cada participante poderá ter seu material analisado e discutido com o professor.

Filipe Domiano: formou-se Bacharel em Audiovisual pela ECA-USP, focou seus estudos em Roteiro de Cinema na UCLA e tornou-se Mestre em Roteiro pelo American Film Institute, em Los Angeles, onde foi tutorado por grandes nomes do cinema e da TV. Escreveu cinco longa-metragens, três pilotos de TV, diversas animações didáticas, institucionais e curta-metragens. Por mais de três anos, fez parte da equipe de marketing da Paris Filmes, onde trabalhou na divulgação de filmes como Crepúsculo, Juno e P.S. Eu Te Amo. Recentemente atuou como avaliador de roteiros na Eclectic Pictures, em Los Angeles.

OFICINA 04 – Direção
VAGAS: 20 | PERÍODO: 05/05 | HORÁRIO: 10:00 AS 17:00
O objetivo da oficina é pensar e discutir com os alunos a realização e a forma cinematográfica com bases em trabalhos de diretores consagrados, experimentais, e pela experiência pessoal de Francisco Garcia, analisando alguns filmes, textos, estruturas narrativas, e dando dicas sobre desenvolvimento, planejamento e realização de projetos, assim como: plano de filmagem, decupagem, pesquisa de referência, enquadramentos, direção de atores entre outros.

Francisco Garcia: nascido em São Paulo em 1980, é formado em Cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) no ano de 2006. Sócio fundador da produtora Kinoosfera Filmes (2006), é produtor, roteirista e um dos diretores da nova safra de longa-metragistas brasileiros. Foi ganhador de prêmios nacionais e internacionais com seu primeiro curta-metragem em 35mm DESEQUILÍBRIO (2004), dirigindo no ano seguinte seu segundo curta-metragem em 35mm NANOILUSÃO (2006), roteirizado por Bráulio Mantovani (Cidade de Deus e Tropa de Elite). Em 2008 dirige também o curta-metragem em 35mm A CAUDA DO DINOSSAURO, baseado em obra original do cartunista Angeli. Em 2012 lançou seu primeiro longa-metragem intitulado CORES.

Categorias