img_8984.jpg

DEBATES

Convidados (produtores, diretores, elenco, enter outros) estarão no Festival onde é promovido um bate-papo com o público logo após a sessão de seu respectivo filme. Também serão realizados encontros com o(s) homenageado(s) do Festival, logo após as sessões dos filmes.

PALESTRAS

Todo dia as 20:00 serão realizadas palestras com profissionais do audiovisual. Essas palestras têm o objetivo de criar espaços para o engajamento e produção de obras cinematográficas em geral e, assim, contribuir para o desenvolvimento do mercado audiovisual. É uma contribuição para a profissionalização e aperfeiçoamento de novos realizadores. A duração prevista é de 45 a 60 minutos.

OFICINAS

Realização Coletiva de Curta-metragem

Serão apresentados e realizados os processos desde a Captação até Finalização de um filme de curta-metragem em mídia digital.

São dois dias de aulas teóricas, um dia de roteirização, um dia de produção e um dia de finalização. A exibição do filme será realizada no Cine Itália durante o último dia do Festival.

A oficina terá como primeira etapa a apresentação conceitual e técnica do fazer fílmico onde serão apresentados, de maneira sucinta, alguns estilos de filmes onde serão discutidas as funções de Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Produção e Desenho de som.

A segunda etapa separa o classe em dois grupos e propõe que em 1 dia seja feito um pequeno roteiro de aproximadamente 3 a 5 minutos que será filmado no dia seguinte e finalizado no dia posterior. Segue exemplo da organização internacional de Kino’s que realiza através do mesmo formato, pequenos curtas-metragens ao redor do mundo inteiro. Uma verdadeira porta de entrada a prática do audiovisual.

Equipamento e Prática:

A captação de imagens será realizada com as câmeras Canon5D e Canon7D, que estão revolucionando o modo de se produzir audiovisual no mundo todo. Por se tratarem de câmeras fotográficas, são compactas e práticas, além de serem leves comparadas a uma câmera profissional. Com poder criativo de uma full-frame sensor CMOS e por ser uma câmera inovando a possibilidade de captura de vídeo HD, elas abrem a porta para uma gama muito mais vasta de possibilidades de representação gráfica dos fotógrafos e um preço bem mais em conta. Após a captação será feito o log das imagens e a ordenação destas. Por último, será feita uma pequena edição de efeitos na estação Fire e a produção da cópia final.

thumbs-oficinas.png

Leave a Reply