RESIDÊNCIA AUDIOVISUAL

Pela primeira vez a Residência Audiovisual será realizada nas modalidades presencial, na sede do Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, ou remota, em canal exclusivo.

A Residência Audiovisual foi desenvolvida para Empresas e Profissionais que buscam informação, atualização e melhor posicionamento do mercado audiovisual, que agora podem aproveitar das oficinas, palestras e bate-papos que acontecem durante o 10º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú. As atividades terão início no dia 26 de novembro e seguem até 19 de dezembro de 2020 na Arthousebc, rua São Paulo 581-1, bairro dos estados, Balneário Camboriú.

“A Residência Audiovisual acontece pelo terceiro ano na Arthousebc, espaço que nos ajuda a desenvolver um centro de produção cinematográfica na região e garante sustentabilidade ao projeto.”, explica André Gevaerd.

As palestras e bate-papos são gratuitos e as oficinas podem ser garantidas a partir do investimento de R$ 100,00 para cada atividade. Para participar, basta comparecer a Arthousebc para efetuar a inscrição ou preencher o formulário online, e pagar a taxa de inscrição. As vagas são limitadas.

OFICINAS

sobre as oficinas

• PÚBLICO-ALVO
Interessados em geral em busca de conhecimento na produção audiovisual.

• FORMA DE INSCRIÇÃO
Inscrições até o dia 26/11/2020, ou até as vagas esgotarem.

01) Fazer inscrição através do formulário

02) Efetuar o pagamento através do link que será enviado após a inscrição do formulário

03) Enviar um e-mail para residencia@cineramabc.com com as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, nº de CPF, telefone, e-mail, breve curriculum, fotografia e comprovante de pagamento.

• DATA
Entre dias 26 de novembro a 19 dezembro de 2020 (Verifique a data e horário de cada oficina no menu abaixo)

• INVESTIMENTO
Lote I: R$ 100,00
Lote II: R$ 200,00

• O QUE LEVAR?
Após a inscrição o aluno receberá informações específicas sobre as necessidades de cada curso e oficina escolhidos.

• FILMES SUGERIDOS
A lista abaixo compõe alguns poucos filmes que são indicados, porém não obrigatórios, para que o aluno tenha conhecimento prévio.
Cidadão Kane, de Orson Welles
Parasita, de Bong Joon Ho
Sindicato de Ladrões, de Elia Kazan
O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla
Metropolis, de Fritz Lang
O Poderoso Chefão I, de Francis Ford Coppola
O Clube da Luta, de David Fincher
Taxi Driver, de Martin Scorsese
Era uma Vez em Tokio, de Yasujiro Ozu
Gosto de Cereja, de Abbas Kiarostami
O Invasor, de Beto Brant
Paris Texas, de Win Wenders
Nostalgia da Luz, de Patricio Guzman
Roda do Tempo, de Werner Herzog

• ENDEREÇO
Whatsapp: +55 47 99112 8809
Email: residencia@cineramabc.com
Arthousebc / Rua São Paulo 581 – 1 / CEP 88339-025
Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / Santa Catarina / Brasil

As oficinas serão realizadas por profissionais do mercado e acadêmicos que possuem conhecimento prático e teórico em sua área de atuação.

André Gevaerd – Nasceu em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e iniciou carreira trabalhando com cineastas como Beto Brant, Walter Sales, Sérgio Bianchi, Marcia Faria, entre outros. Atua na indústria audiovisual há mais de 15 anos, roteirizando, produzindo, editando e dirigindo filmes para cinema, televisão e internet. Foi selecionado para o 11º Berlinale Talent Campus e 5 vezes ao Producers Network. Entre suas realizações estão produções como os longa-metragens “Oração do Amor Selvagem” (Locarno 2015 / Montagem e Produção), “Cores” (San Sebastian 2012 / Montagem e Produção), “Trabalhar Cansa” (Cannes 2011 / Produção Associada) e os curta-metragens “Valentina” (Berlim Shorts 2017 / Direção), “Estação” (Cannes 2010 / Coprodução) e “Rua Mão Única” (Lakino, Cinema City 2010 / Direção).

Santiago Asef – Santiago José Asef é formado em cinema na Universidade Nacional de La Plata (Argentina) em 2003, desenvolve trabalho pessoal ligado à experimentação em filmes documentais como “Fingir”, “Depósito” e “Símbolos No Efectivos”. Em 2013 estréia na Argentina seu primeiro longa-metragem, o documentário “8 Jinetes”. A partir do 2013 começa morar e trabalhar no Brasil e dirige os documentários “Antes do inverno” (2013), “Camaroeiros” (2014) e a ópera folclórica “Abrindo as janelas do tempo” (2018), os três produzidos pela Tramela Produções.

Christofer Faust – Christopher Faust é roteirista, diretor, produtor e montador de cinema. Um dos fundadores da produtora O Quadro, escreveu e dirigiu curtas premiados como “Garoto Barba”, “O Último Dia”, “Tudo Bem” e “Garoto Propaganda”. Atualmente, tem dois roteiros de longa-metragem em fase de pré-produção, com previsão de filmagem para 2021: “Dublê de Namorado” e “Beijos de Neve”. É também diretor geral e um dos criadores do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro.

Kike Krueger – Natural de Santa Catarina, formou-se em Cinema pela UNISUL em 2008. Ainda na faculdade, teve seu primeiro contato com a assistência de câmera. De 2007 até hoje, passou a reunir experiências como foquista no mercado audiovisual, em cinema, publicidade e TV. Atualmente se dedica principalmente à direção de fotografia e operação de câmera para cine e TV. Em 2018 passou a assinar não somente a fotografia, mas também a colorização de alguns projetos.

Matheus Camilo – É professor de história da arte e semiótica. Também atua no cenário online com cursos voltados para a narrativa e direção de arte. Escreve colunas sobre cinema e percepção. É graduado em Design e Pós-Graduado em Artes Visuais e formado em Direção de Cinema na AIC. Ministra oficinas e cursos voltados para as linguagens da imagem. Escreve colunas de opinião em arte e entretenimento.

Fliblio Ferreira – É vencedor de alguns importantes prêmios de composição erudita do país, entre eles o Prêmio Funarte de Composição Clássica e o Prêmio Nacional de Composição Música Hoje. Graduou-se no Curso Superior de Composição e Regência e em Licenciatura em Música, EMBAP. Concluiu o Bacharelado e a Licenciatura em Letras, ambos na UFPR, e se especializou em Análise Musical pela EMBAP.  É mestre em música e tecnologia pela UNESP e doutorando em música e tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas,  UNICAMP.

Barbara Sturm – Atua no mercado de comercialização de filmes desde 2007. Formada em cinema, participou dos programas internacionais CICAE Training e Berlinale Talent Campus. Atuou como programadora no Cine Belas Artes, como diretora de aquisições na Pandora Filmes, onde foi responsável pela aquisição e estratégia de lançamento no Brasil de 34 filmes brasileiros e internacionais – entre eles Que horas ela volta?, de Anna Muyalert, com 500 mil ingressos. Passou pela agência de marketing Pipoca Digital, e em 2017 assumiu como diretora de conteúdo na Elo Company, responsável pelos projetos especiais PROJETA ÁS 7 e Selo ELAS. É professora do curso Planejamento Estratégico em Cinema, articulista do Portal Exibidor e parte do coletivo ASAS.

Samuel Moreira – Editor de áudio e vídeo profissional desde 2007, formado em Produção Audiovisual na Univali (Itajaí/SC) e Dir. de Fotografia pela Academia Internacional de Cinema (SP), certificado em correção de cores e realização de curta-metragem pela Inspiratorium (SP). Produziu e dirigiu os premiados curta-metragens “Nossa Terra” e “Sentidos”, além dos curtas-metragens acadêmicos “8”, “Leia um livro”, “Ao vivo” e “Percussão Social”. Atualmente trabalha na TV Câmara de Itajaí (SC) e é freelancer em diversas produções audiovisuais.

oficinas disponíveis

A direção audiovisual em passos simples que podem facilitar o trabalho de criação do diretor.

Dias – 07, 08 e 09/12 | Horário – das 17h as 21h | Duração – 9 horas

Serão apresentadas as ferramentas e conhecimentos que o Diretor de Cinema utiliza para guiar a equipe e elenco. O trabalho de direção que começa na roteirização, passa pela produção chega à finalização: Pesquisa, referência, argumento, escaleta, roteiro, storyboard, animatic, decupagem, equipamentos, roteiro técnico, formação de equipe, edição, finalização, som, cópia, entre outros.

O roteiro de cinema pelos olhos de um profissional.

Dias – 03, 04 e 05/12 | Horário – das 14h as 17h | Duração – 9 horas

Introdução ao roteiro de cinema. A partir de experiências pessoais de processos criativos, a oficina aborda conceitos gerais do roteiro para cinema, como criação de personagens, estrutura narrativa e escolhas de tema e estilo.

Aborda técnicas do trabalho do ator no Cinema, Televisão e Internet. Serão realizados exercícios práticos gravados.

Dias – 10, 11, 12 e 13/12 | Horário – das 16h as 21h | Duração – 20 horas

Abordará técnicas de atuação no meio audiovisual, tanto os aspectos teóricos quanto práticos. Os alunos serão preparados para a produção audiovisual, tendo foco na criação de personagem e relação com o trabalho de um set de filmagem. Exercícios práticos com a câmera serão realizados.

Introduz e explora o universo da linguagem visual e a direção de fotografia.

Dias – 26 e 27/11 | Horário – das 14h00 as 17h30 | Duração – 7 horas

Oficina teórica voltada ao público interessado em aprofundar os conhecimentos sobre estética fotográfica e narrativa audiovisual. Compreender a subjetividade por trás das escolhas fotográficas, suas intenções e impactos na criação de uma linguagem audiovisual. Esta oficina pretende ampliar o entendimento sobre os fundamentos e ferramentas das quais a direção de fotografia se utiliza para se expressar.

O pensamento estético na linguagem do cinema e da imagem, partindo da pintura e alcançando o atual cenário cinematográfico.

Dias – 27 e 28/11 | Horário – das 14h as 18h | Duração – 8 horas

O curso visa demonstrar o pensamento semiótico e estético na linguagem do cinema e da imagem, partindo da pintura e alcançando o atual cenário cinematográfico. O diferencial do curso é a sua maneira de linkar as diversas linguagens e usar de analogia as artes para melhor compreender os conceitos apresentados.
O cinema cria tempo, imaginários e ilusões que acabam por se mesclar na realidade, ou como diz Jacques Aumont, cinema é uma máquina simbólica de produzir pontos de vista. A pintura, música e teatro são alguns dos artifícios importados pra dentro da mídia do cinema, gerando um corpo de diálogo imenso.

Desmistifica de maneira simples e técnica os procedimentos de finalização e correção de cor.

Dias – ??/?? e ??/?? | Horário – das ??h?? as ??h?? | Duração – 12 horas

Esta oficina tem como objetivo apresentar os conceitos básicos do Color Grading em produções audiovisuais. De forma breve, os participantes terão conhecimento sobre a teoria da cor e as funções de um colorista. Na sequência, aprenderão na prática, por meio do software Davinci Resolve, as etapas de correção de cor e tratamento final de um arquivo de vídeo.

As principais abordagens teóricas e técnicas de como se dá a associação entre som e imagem e de que forma esses se complementam e se transformam.

Dias – 30/11, 01 e 02/12 | Horário – das 16h as 20h | Duração – 12 horas

Nesse curso estudaremos algumas da principais abordagens teóricas e técnicas de como se dá a associação entre som e imagem e de que forma esses se complementam e se transformam. A função e as formas de música para cinema bem como as técnicas envolvidas na criação musical para imagens em movimento são o tema central dos encontros. Porém, o curso também traz um viés prático, em que os participantes terão a oportunidade de compor a trilha sonora de uma cena audiovisual.

Pré-requisitos: Para participantes ativos: algum conhecimento musical prévio e um computador.
Para ouvintes: Não há pré-requisito.

A realização do cinema documentário através do olhar atento do criador que busca apresentar mais que uma reportagem.

Dias – 07, 08 e 09/12 | Horário – das 14h as 19h | Duração – 16 horas

Através de textos , exemplos da história do cinema e práticas com a câmera, a oficina vai apresentar e responder algumas perguntas que não são tão óbvias: O que é um documentário e como realizar? Como levar essa linguagem mais além do discurso informativo? Como narrar a verdade desde a própria subjetividade? Podemos criar poesia com a realidade?

Para criar a estratégia de promoção de um filme, é essencial compreender como funciona o mercado de exibição e como atingir seu público alvo.

Dias – 04 e 05/12 | Horário – das 17h as 21h | Duração – 8 horas

O curso foi concebido com a experiência de Barbara Sturm em curadoria, aquisições e planejamento estratégico nas empresas Pandora Filmes, Cine Belas Artes, Pipoca Digital e Elo Company para criar uma aproximação ao mundo internacional do cinema e de estratégias de comunicação.
Dentro do curso será apresentada a cadeia do mercado passando por festivais, mercados, agentes de vendas, distribuidor e exibidor; cases de sucesso; tendências e dados do mercado brasileiro.
Será apresentado detalhadamente o lançamento do filme ‘Que horas ela volta?’, por isso como é dever de casa essencial que o mesmo seja (re)assistido antes do início do curso.

PALESTRAS

sobre as palestras

• PÚBLICO-ALVO
Interessados em geral em busca de conhecimento na produção audiovisual.

• FORMA DE INSCRIÇÃO
Inscrições até o dia 26/11/2020, ou até as vagas esgotarem.

01) Fazer inscrição através do formulário

• DATA
Entre dias 26 de novembro a 19 dezembro de 2020 (Verifique a data e horário de cada oficina no menu abaixo)

• INVESTIMENTO
Gratuito

• O QUE LEVAR?
Caderno ou dispositivo para anotações.

• FILMES SUGERIDOS
A lista abaixo compõe alguns poucos filmes que são indicados, porém não obrigatórios, para que o aluno tenha conhecimento prévio.
Cidadão Kane, de Orson Welles
Parasita, de Bong Joon Ho
Sindicato de Ladrões, de Elia Kazan
O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla
Metropolis, de Fritz Lang
O Poderoso Chefão I, de Francis Ford Coppola
O Clube da Luta, de David Fincher
Taxi Driver, de Martin Scorsese
Era uma Vez em Tokio, de Yasujiro Ozu
Gosto de Cereja, de Abbas Kiarostami
O Invasor, de Beto Brant
Paris Texas, de Win Wenders
Nostalgia da Luz, de Patricio Guzman
Roda do Tempo, de Werner Herzog

• ENDEREÇO
Whatsapp: +55 47 99112 8809
Email: residencia@cineramabc.com
Arthousebc / Rua São Paulo 581 – 1 / CEP 88339-025
Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / Santa Catarina / Brasil

As palestras serão realizadas por profissionais do mercado e acadêmicos que possuem conhecimento prático e teórico em sua área de atuação.

André Gevaerd – Nasceu em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e iniciou carreira trabalhando com cineastas como Beto Brant, Walter Sales, Sérgio Bianchi, Marcia Faria, entre outros. Atua na indústria audiovisual há mais de 15 anos, roteirizando, produzindo, editando e dirigindo filmes para cinema, televisão e internet. Foi selecionado para o 11º Berlinale Talent Campus e 5 vezes ao Producers Network. Entre suas realizações estão produções como os longa-metragens “Oração do Amor Selvagem” (Locarno 2015 / Montagem e Produção), “Cores” (San Sebastian 2012 / Montagem e Produção), “Trabalhar Cansa” (Cannes 2011 / Produção Associada) e os curta-metragens “Valentina” (Berlim Shorts 2017 / Direção), “Estação” (Cannes 2010 / Coprodução) e “Rua Mão Única” (Lakino, Cinema City 2010 / Direção).

Santiago Asef – Santiago José Asef é formado em cinema na Universidade Nacional de La Plata (Argentina) em 2003, desenvolve trabalho pessoal ligado à experimentação em filmes documentais como “Fingir”, “Depósito” e “Símbolos No Efectivos”. Em 2013 estréia na Argentina seu primeiro longa-metragem, o documentário “8 Jinetes”. A partir do 2013 começa morar e trabalhar no Brasil e dirige os documentários “Antes do inverno” (2013), “Camaroeiros” (2014) e a ópera folclórica “Abrindo as janelas do tempo” (2018), os três produzidos pela Tramela Produções.

Carlos Henrique Schroeder – Carlos Henrique Schroeder (Trombudo Central, 1978)  é autor de “Ensaio do vazio” (7Letras, 2007), adaptado para os quadrinhos; da coletânea de contos “As certezas e as palavras” (Editora da Casa, 2010), vencedora do Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional, e do romance “As fantasias eletivas” (Record, 2014), em adaptação cinematográfica e lançado na Espanha pela Maresia Libros. Este livro também foi leitura indicada nos vestibulares UFSC, UDESC e Acafe. Publicou também “História da chuva” (Record, 2015), obra contemplada pela bolsa Petrobras Cultural. Em 2020 lançou “Aranhas”, pela Record, com narrativas breves inspiradas em aranhas. Tem contos traduzidos para o inglês, alemão, espanhol e islandês. É co-autor do roteiro de longa-metragem “As fantasias eletivas”, que ganhou o Prêmio Catarinense de Cinema 2020.

Guilherme Meneghelli – Nascido em 1984, ganhou sua primeira câmera fotográfica aos 8 anos de idade e com 17 fez suas primeiras viagens pelo Brasil na busca de compreender melhor a realidade do brasileiro. Trabalhou como designer-gráfico desde 1998 e em 2006, a partir da primeira experiência de trabalho audiovisual, fazendo roteiro e colaborando na fotografia e direção de um videoclipe, começou a se aprofundar na área, passando os anos seguintes fazendo filmes institucionais.

palestras disponíveis

Dias – ??/?? | Horário – das 19h as 20h | Duração – 1 hora

Responsável por diversos projetos transmedia em produção, André Gevaerd faz uma exposição sobre caminhos possíveis para o desenvolvimento e financiamento de projetos autorais independentes que procuram explorar diversas janelas de produção e contato com o público a partir de uma matriz criativa.

Dia – ??/?? | Horário – das 19h as 20h | Duração – 1 hora

O premiado escritor e roteirista Carlos Henrique Schroeder traz sua visão sobre as aproximações e distanciamentos entre as linguagens literárias e cinematográficas numa aula aberta com participação da plateia. O encontro marca o lançamento do curso gratuito “Entre a escrita e a imagem”, de roteiro cinematográfico, que acontecerá em parceria com o Cinerama BC em 2021.

Dias – ??/?? | Horário – das 19h as 20h | Duração – 1 hora

Dia – ??/?? | Horário – das 19h as 20h | Duração – 1 hora

Expositivo sobre técnicas e conhecimentos para a realização de um fazer cinema livre e independente.

MOSTRA

sobre a mostra

• PÚBLICO-ALVO
Interessados em geral em busca de conhecimento na produção audiovisual.

• FORMA DE INSCRIÇÃO
Ordem de chegada, até as vagas esgotarem.

• DATA
Dia 26 de novembro de 2020

• INVESTIMENTO
Gratuito

• O QUE LEVAR?
Olhos atentos.

• ENDEREÇO
Whatsapp: +55 47 99112 8809
Email: residencia@cineramabc.com
Arthousebc / Rua São Paulo 581 – 1 / CEP 88339-025
Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / Santa Catarina / Brasil

mostra residência audiovisual

Dias: ??/11 / Horário: das 14h às 17h / Investimento: gratuito

A mostra apresentará os curtas dos realizadores que participam como mestres dos cursos da Residência Audiovisual e também obras realizadas nas primeiras edições da Residência Audiovisual. Após a sessão, os participantes compõem a mesa de debate com a participação do público.

Pré-requisitos: Não há pré-requisito.