4º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

APRESENTAÇÃO

ABERTURA

A sessão de abertura abre o festival com a projeção de um filme do cineasta homenageado e apresenta ao público todas as atrações e os convidados do Cineramabc.

ENCERRAMENTO 941849_617664231577242_674880719_n.jpgDurante a última sessão será exibida a primeira coprodução oficial entre o Brasil e a Bélgica. A sessão é precedida de uma cerimônia de premiação dos melhores filmes que estiveram na competição oficial do festival onde seus realizadores receberão a Coruja de Ouro, o Prêmio da Crítica e o Prêmio do Público.

Sessão de encerramento: Em homenagem a realização do longa-metragem, a sessão será acompanhanda pela Ministre-conseiller, Sophie Hottat, enviada pela Embaixada da Bélgica do Brasil que irá entregar um prêmio de reconhecimento ao mérito para o diretor e os produtores de “A Pelada”.

A CORUJA DE OURO

O júri oficial do 4º CINERAMA.BC vai premiar com o Coruja de Ouro, filmes de longa-metragem (melhor filme, melhor direção, melhor atriz e melhor ator) e de curta-metragem (melhor filme). JÚRI DE LONGA METRAGEM

gillesrousseanathalie-pbendered.jpgCoordenador de programação no Forum des Images, uma das maiores instituições audiovisuais da cidade de Paris e da França, O Forum recebe 320 mil espectadores por ano. Desenvolveu varias retrospectivas cinematográficas consagradas ao México, Argentina e Brasil, nas quais participaram grandes cineastas consagrados como: Walter Salles, Fernando Solanas, Nelson Pereira dos Santos, Hugo Santiago, Amat Escalante, Carlos Diegues,… Desde 2011, ele modera os encontros na plataforma profissional “Cinema em Construção” do festival de cinema latino de Toulouse. Apaixonado pela cultura cinematográfica da América Latina, ele participou ainda, da redação da Enciclopédia “A Cidade no Cinema”, obra coletiva elaborada sob a direção de Thierry Jousse et Thierry Paquot (Cahiers du Cinema, out 2005) desenvolveu também a promoção de filmes brasileiros, mexicanos e argentinos para o filme de VOD Filmotv e participa desde 2013, como consultor e animador do festival de cinema documentário mexicano “Viseur” e as “quintas do documentário”

É um dos profissionais com produção cinematográfica mais representativa de Santa Catarina. A maioria de seus trabalhos têm um forte vínculo com a cultura popular do Estado, entre os quais, destacam-se: co-direção, juntamente com Norberto Depizzolatti, no curta-metragem Manhã(1989) e no documentário Farra do Boi(1991); direção e produção do Ponte Hercílio Luz – Patrimônio da Humanidade (1996); direção do documentário “Bois em Farra” (1996) e do “Festa do Divino, Tradição de Fé” (1998); direção do premiado curta Ilha (2001); produção-executiva dos curtas de Penna Filho, Naturezas Mortas (1995) e Victor Meirelles – Quadros da História (1996); assistente de direção de Cacá Diegues em Um Trem Para as Estrelas (1988) e de Sylvio Back em Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro (1999) e em “O Contestado, restos mortais” (2009). Com base em toda a experiência acumulada nestes trabalhos, Zeca estreou em 2011 seu primeiro longa solo, “A ANTROPÓLOGA”. Foi um dos fundadores da Cinemateca Catarinense/ABD-SC, do Fundo Municipal de Cinema. É co-autor do livro “O Cinema em Santa Catarina” (1987). Atualmente coordena do o Núcleo de Produção da TVUFSC e prepara outros filmes.

130304_ivo_domingas_mg_8614red.jpgÉ atriz e jornalista. Trabalha em televisão há mais de 15 anos, em programas nos canais: Telecine, Muitishow, Canal Brasil e TV Cultura, sempre em programas sobre cinema, música e cultura em geral. Em 2005, ganhou o prêmio da Comissão Europeia de Turisimo – CET, pela reportagem sobre o “Ano do Brasil na França”, no programa Revista Comportamento do canal Multishow. Escreveu para o Jornal Valor Econômico e Revista Istoé Gente. Acompanha a produção de teatro e cinema nacional desde criança, seus pais o cineasta Luiz Sérgio Person (São Paulo S/A) e a documentarista Regina Jeha (Viva Marajó), foram os criadores do Auditório Augusta, espaço de vanguarda do cenário teatral paulista nos anos 70. Como atriz, trabalhou com Antunes Filho no musical “Lamartine Babo” e fez participações nos filmes “Árido Movie” de Lírio Ferreria e “Luz nas Trevas” de Helena Ignez.

hervelephuez.pngGraduado Master em Literatura Moderna e com diploma em História da Art na Universidade de Tours, Hervé Le Phuez especializou-se em Administração de Eventos Culturais em 2000 (Bordeaux IUT), e desde então trabalhou em diversos festivais de cinema. Atualmente é coordenador de programação e responsável pelos curtas do Festival Internacional Francofone de Namur. Foi pioneiro em diversas colaborações internacionais: programando em 2005 uma mostra especial de curtas Belgas para o Festival Internacional de Cinema de Morelia (México), uma seleção de filmes francofones durante o evento “Conversação” no Rio de Janeiro em 2007. Desde 2004 é o responsável pelos filmes francofones para o festival de Huesca na Espanha.

marcelo-alderetered.jpgTrabalha na curadoria do Festival Internacional de Cine de Mar del Plata desde 2009. Estudou cinema e tem grande experiência na produção de comerciais para a televisão. Em 1999 começou a trabalhar para o BAFICI (Festival de Cinema Independente de Buenos Aires) em diferentes áreas. Também trabalhou como programador convidado para o Malba (Museu Latino Americano de Arte de Buenos Aires) e para a área cinematográfica do Teatro General San Martín. Escreve periodicamente sobre cinema para a revista Haciendo Cinema e para o site Ecerrados Afuera.

JÚRI DE CURTA-METRAGEM

photo1.jpgPesquisador cinematográfico, professor universitário e ator em filmes recentes do cinema brasileiro. Formado em letras, mestre pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo e doutor pela Universidade Estadual de Campinas, iniciou sua formação cinematográfica no Cineclubismo e em salas não comerciais, onde atuou como programador em importantes salas do Amapá e de São Paulo, como: Humberto Mauro, Oscarito, Elétrico, Lima Barreto(CCSP) e Olido. Desde os anos 80 atua na formação de quadros para o cinema, por meio de oficinas, cursos de graduação e pós-graduação. Pesquisador da indústria do cinema e do audiovisual, com obras publicadas em livros, artigos, verbetes no Brasil e no exterior.

Formado em História e em Jornalismo pela USP, José Geraldo Couto é jornalista, crítico e tradutor. Trabalhou mais de 20 anos na Folha de S. Paulo, como redator, repórter, crítico e colunista. Autor dos livros André Breton- A transparência do sonho (Brasiliense), Brasil: Anos 60 (Ática) e Florianópolis (Coleção Cidades do Brasil, Publifolha), entre outros, publicou artigos e ensaios nos livros Cinema dos anos 80 (Brasiliense), Folha conta 100 anos de cinema (Imago), Cinema Brasileiro – de “O pagador de promessas” a “Central do Brasil” (Publifolha) e Os filmes que sonhamos (Lume). Escreve regularmente sobre cinema na revista Carta Capital e mantém uma coluna de cinema no blog do Instituto Moreira Salles.

foto-cineramaCuritibano, mas catarinense de coração, é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Trabalha como repórter do Jornal O Navegantes, é editor do site de cultura pop Previamente, e é colaborador de cinema, TV e música dos sites Blumenews e Culture-se.

A Coruja de Ouro foi concebida pela artista plástica Clélia Pacetta. O PRÊMIO DO PÚBLICO O público do festival compõe o júri popular que escolherá o melhor filme da competição oficial de longa-metragem (o público receberá cupom de votação e entregará o seu voto ao final de cada sessão). O PRÊMIO DA CRÍTICA Os críticos presentes durante a realização do festival irão definir o prêmio que será oferecido ao melhor filme segundo a critica especializada. Os Prêmios do Público e da Crítica foram concebidos pelo artista plástico Reiner Wolf.

CATÁLOGO E AGENDA

FOCO BÉLGICA

Em ocasião ao Foco país, o Cinerama.BC concentrou seus esforços em trazer para o festival o melhor do cinema e da cultura Belga para o Brasil.

OS FILMES BELGAS NO FESTIVAL

Competição oficial Longa-metragem “L’etrange couleur des larmes de ton corps / A estranha cor das lágrimas de seu corpo” de Héléne Cattet e Bruno Forzani Longa-metragem “Violet” de Bas Devos Curta-metragem “De costas para o muro / Dos au mur” de Miklos Keleti Curta-metragem “Norman” de Robbe Vervaeke Curta-metragem “Mouettes / As gaivotas” de Zeno Graton

Cinerama.BC Vivo Sessão Homenagem Hans Op De Beeck Here Comes Clapman de Marc-Henri Wajnberg Congomusic de Isabelle Van Oost e Michel Winter

Filme de encerramento “A Pelada” Sessão de encerramento de Damien Chemin

Sessão corujinha Kirikou e a feiticeira de Michel Ocelot

Homenageados belgas Hans Op De Beeck Jean-Claude Bernardet A realização do Foco Belga chamou a atenção de autoridades do país europeu e garantiu a presença de representantes como a Ministra Conselheira da Embaixada da Bélgica no Brasil, Sophie Hottat, que estará no festival em missão de acompanhar as atividades do festival e participar da cerimônia de encerramento do 4º Cineramabc. Também estará presenta a Sra. Jeanne Brufaut, Gerente Adjunta do “Centro do Cinema e do Audiovisual da Federação Wallonie Bruxellas”, que é responsável por estabelecer acordos bilaterais de coprodução que são essenciais para possibilitar a coprodução. Também será realizado um encontro de coprodução Brasil-Bélgica que tem como objetivo estreitar a relação da produção cinematográfica entre os dois países e atraiu mais de 20 profissionais para o festival.

A RESIDÊNCIA CINERAMABC

A RESIDÊNCIA CINERAMABC foi criada com objetivo de criar novos espaços para o engajamento e a produção de jovens realizadores de obras cinematográficas, e como uma forma de contribuição para a profissionalização e especialização de novos profissionais. O circuito de palestras, debates e oficinas será gratuito e aberto ao público em geral. As atividades estão sujeitas a lotação máxima conforme lotação.

Ajude o cineramabc em nossa campanha no sibite
http://www.sibite.com.br/campaigns/cinerama-bc/
Participe deste ideal!

Veja abaixo maiores informações sobre as Palestras, Oficinas e Debates.

Serão realizadas palestras com profissionais do audiovisual. Essas palestras têm o objetivo de criar espaços para o engajamento e produção de obras cinematográficas em geral e, assim, contribuir para o desenvolvimento do mercado audiovisual.

1- Oportunidades na Europa para o cinema brasileiro
2- Sistemas de Produção e Coprodução no Brasil
3- Sistemas de Produção e Coprodução na Bélgica
4- Estudo de Caso “A Pelada”
5- Sobre Film Commissions
6- Cinema Brasileiro e Ciclos Regionais

Verifique a programação.

Para confirmar a atividade pretendida, basta enviar um e-mail para residencia@cineramabc.com com as seguintes informações:
Nome Completo / E-mail / Fone / RG / CPF / Breve CV / Palestra Pretendida.
Após o envio entraremos em contato para confirmar a vaga pretendida.

Convidados (produtores, diretores, elenco, enter outros) estarão no Festival onde é promovido um bate-papo com o público logo após a sessão de seu respectivo filme. Também serão realizados encontros com o(s) homenageado(s) do Festival, logo após as sessões dos filmes.

Antes do inverno, Pela boca, Festa no apartamento da suzana, Skrotes, Tabu, Hans Op De Beeck, Noite clara, O dia do mineiro, As Filhas, Rec & play, Lar doce lar, Mouettes, Mamarosh, Paradise Cruise, Norman, Violet, Escape from tomorow, Dos au mur, L’etrange couleur des larmes de ton corps, Vento sul, Tudo bem, Lembranças de Maura, Quem decide é o bar, Quem é Rogério Carlos, Sara ama george, Eranos, A pelada, entre outros. Serão ao menos 26 debates.

Os debates são abertos ao público e não precisam de inscrição.

1- Realização coletiva de curta-metragem com Felipe Vernizzi e equipe
2- Atuação para cinema com Ivo Müller
3- Roteiro com Filipe Domiano
4- Direção com Rubens Rewald
5- Ação e projeção com Grupo Eranos
6- Formatação de projetos com Bia Mattar

Para confirmar a atividade pretendida, basta enviar um e-mail para residencia@cineramabc.com com as seguintes informações:
Nome Completo / E-mail / Fone / RG / CPF / Breve CV / Palestra Pretendida.
Após o envio entraremos em contato para confirmar a vaga pretendida. Só é permitida a participação em 2 oficinas por aluno. Será realizada a emissão de certificado aos participantes que atingirem pelo menos 75% de frequência.

OFICINA 01 – Realização coletiva de curta-metragem
VAGAS: 20 a 30 | PERÍODO: matutino/vespertino | CARGA HORÁRIA TOTAL: 50 horas | CARGA HORÁRIA DIÁRIA: 8 horas (4h matutino e 4h vespertino) | DIA DE EXIBIÇÃO: 2 horas | DATAS: de 05 a 10/04/2014 | HORÁRIOS: das 09h às 13h e das 14h às 18h.
Serão apresentados e realizados os processos desde a Captação até Finalização de um filme de curta-metragem em mídia digital. A oficina terá como primeira etapa a apresentação conceitual e técnica do fazer fílmico onde serão apresentados, de maneira sucinta, alguns estilos de filmes onde serão discutidas as funções de Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Montagem, Produção e Desenho de som. A segunda etapa é feito um pequeno roteiro de aproximadamente 3 a 5 minutos que será filmado no dia seguinte e finalizado no dia posterior. A exibição do filme será realizada no Cine Itália no último dia do Festival.

Felipe Vernizzi: Felipe Vernizzi é formado em cinema na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), curso concluído em 2005. Vem trabalhando com fotografia e cinema há mais de dez anos, tendo realizado várias exposições fotográficas e atuado no audiovisual tanto na área de produção quanto na de exibição. Na produção, Felipe, realizou curtas de ficção, vídeo clipes, documentários, já na área de exibição trabalha na organização da Mostra Latino Americana A Caverna de Animação que ocorre anualmente na cidade de Florianópolis.
Equipe: Marcio Mattos, Richard Junker e Verena Meneghelli.

001


OFICINA 02 – Atuação para cinema
VAGAS: 20 a 30 | PERÍODO: vespertino | CARGA HORÁRIA: 8 horas | CARGA HORÁRIA DIÁRIA: 8 horas (4h matutino e 4h vespertino) | DATAS: 07/04/2014 | HORÁRIOS: das 09h às 13h e das 14h às 18h.
Voltada para iniciantes, a oficina tem como objetivo refletir e discutir o trabalho de atuação e preparação de elenco para cinema. Conteúdo: O primeiro contato com o roteiro e com o papel/personagem; noções sobre atuação no cinema, das participações aos grandes papeis. O trabalho será integrado à oficina de realização coletiva de curta-metragem.

Ivo Müller: Nasceu em Florianópolis, radicado em São Paulo há 11 anos. Foi o ator brasileiro escolhido para integrar o elenco da coprodução internacional “Tabu”, de Miguel Gomes. (Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Berlim/FIPRESCI, um dos melhores filmes do ano de 2012 segundo as revistas Cahies du Cinema e Sight & Sound). Participou das séries “A Menina Sem Qualidades”, de Felipe Hirsch e está na segunda temporada da série “O Negócio”, da HBO. Fez o longa-metragem “Outra Memória”, de Chico Faganello e, recentemente, o curta “O Tempo que Leva”, de Cíntia Domit Bittar, realizadores catarinenses. No teatro, trabalhou com o diretor Antunes Filho, no CPT/SESC e Eduardo Tolentino, do Grupo Tapa, destaque para peça “Doze Homens e uma Sentença”, prêmio APCA 2010 e Premio Contigo 2011.


OFICINA 03 – Roteiro
VAGAS: 20 a 30 | PERÍODO: matutino/vespertino | CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 horas | CARGA HORÁRIA DIÁRIA: 12 horas (4h matutino) | DATAS: de 08 a 10/04/2014 | HORÁRIOS: das 09h às 13h.
Voltada a roteiristas iniciantes ou àqueles que ainda pretendem ingressar no mundo da escrita, a oficina busca fornecer as ferramentas básicas necessárias para a criação de roteiros audiovisuais. Os participantes serão orientados a fim de dar início a seus próprios roteiros através de aulas expositivas, análise de cenas e atendimentos individuais, onde cada participante poderá ter seu material analisado e discutido com o professor.

Filipe Domiano: formou-se Bacharel em Audiovisual pela ECA-USP, focou seus estudos em Roteiro de Cinema na UCLA e tornou-se Mestre em Roteiro pelo American Film Institute, em Los Angeles, onde foi tutorado por grandes nomes do cinema e da TV. Escreveu cinco longa-metragens, três pilotos de TV, diversas animações didáticas, institucionais e curta-metragens. Por mais de três anos, fez parte da equipe de marketing da Paris Filmes, onde trabalhou na divulgação de filmes como Crepúsculo, Juno e P.S. Eu Te Amo. Recentemente atuou como avaliador de roteiros na Eclectic Pictures, em Los Angeles.


OFICINA 04 – Direção
VAGAS: 20 a 30 | PERÍODO: matutino/vespertino | CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 horas | CARGA HORÁRIA DIÁRIA: 12 horas (4h matutino) | DATAS: de 11 a 13/04/2014 | HORÁRIOS: das 09h às 13h.
O objetivo da oficina é pensar e discutir com os alunos a realização e a forma cinematográfica com bases em trabalhos de diretores consagrados, experimentais, e pela experiência pessoal do diretor, analisando filmes, textos, estruturas narrativas, e dando dicas sobre desenvolvimento, planejamento e realização de projetos, assim como: plano de filmagem, decupagem, pesquisa de referência, enquadramentos, direção de atores entre outros.

Rubens Rewald: Professor Doutor da ECA/USP, na área de Dramaturgia Audiovisual, escreveu e dirigiu o longa-metragem CORPO em 2007 (selecionado para vários festivais, como Montreal, Palm Springs, Índia, Rio, São Paulo, Tiradentes, Premio de melhor filme estrangeiro no Festival de Los Angeles), o documentário ESPERANDO TELÊ em 2009 (Rio, Tiradentes) e os curtas CÂNTICOS em 1991 e MUTANTE… em 2002 (Festival de Clermont-Ferrand, premio de melhor curta na Jornada da Bahia). Lançou este ano seu novo longa SUPER NADA, Premio de Melhor Ator no Festival de Gramado 2012 e Prêmio Especial do Júri e de Melhor filme na Mostra Novos Rumos no Festival do Rio 2012. É o Presidente da Associação Paulista de Cineastas (APACI).


OFICINA 05 – Ação e projeção
VAGAS: 20 a 30 | PERÍODO: matutino | CARGA HORÁRIA: 12 horas | CARGA HORÁRIA DIÁRIA: 4 horas (4h vespertino) | DATAS: de 11 a 13/04/2014 | HORÁRIOS: das 14h às 18h.
Esta oficina tem como objetivo criar um espaço de discussão e experimentação da relação entre corpo e projeção digital. Aborda de maneira técnica e criativa as possibilidades potenciais de interação entre performer/ ator e projeção digital. Para isso serão tratados conceitos de design, referências em multimídia, exercícios de interação direta entre performer e projeção, transmissão de câmera ao vivo, desenvolvimento de cenas tendo como eixo o recurso multimídia . Ao final da oficina cada participante terá a oportunidade de elaborar uma pequena cena tendo como foco de criação a relação entre performer e projeção digital.

Grupo Eranos: Círculo de Arte é um coletivo de artistas de Itajaí/SC, formado por Leandro Maman, Sandra Coelho e Patrícia Vianna, que produz e pesquisa arte com interfaces entre teatro de rua, teatro de animação, performance, vídeo, fotografia, poesia, interferências urbanas. Também pesquisa processos criativos, linguagem onírica e mitologia. Em todos os seus trabalhos, tem como eixo principal o uso de aparatos multimídia, com ênfase na projeção digital. Fundado em 2010 como ‘Coletivo Terceira Margem’, alterou sua denominação em 2013 para ‘Eranos – círculo de Arte.’


OFICINA 06 – Formatação de Projetos
VAGAS: 20 a 30 | PERÍODO: matutino | CARGA HORÁRIA: 12 horas | CARGA HORÁRIA DIÁRIA: 4 horas (4h vespertino) | DATAS: de 11 a 13/04/2014 | HORÁRIOS: das 14h às 18h.
Serão apresentadas políticas culturais e posteriormente serão discutidas formas de desenvolvimento e elaboração de projetos culturais para editais, leis de incentive e captação.

Bia Mattar: Atua na área de produção artística e suas fontes de financiamento a cultura. Dentre eles, as leis de incentivo federal (ROUANET), estadual e municipal. Frequentou diversos cursos de capacitação técnica em elaboração de projetos. Participa efetivamente da construção das políticas culturais nos diversos âmbitos, dentre eles: ONGs, Governamental e Sociedade Civil.

HOMENAGEADOS 2014

Todos os anos são homenageadas diferentes personalidades do mundo do cinema e das artes audiovisuais. Durante a edição 2014 serão homenageados:

p1070237.jpg Hans Op De Beeck Vive e trabalha em Bruxelas, é de lá que saem as obras que participam do circuito internacional de arte ao longo dos seus mais de dez anos de carreira. Sua produção é composta por esculturas, instalações, obras de vídeo, fotografia, animação, desenhos, pinturas e escrita (contos). Seu trabalho, é a busca em materializar uma ideia que acaba por definir a técnica usada para finalizar cada uma das peças. Assim, a escala de suas obras pode variar desde o tamanho de uma pequena aquarela até uma grande instalação tridimensional de 300m2. Sua temática aborda as relações entre o tempo, o espaço e também entre nós mesmos. Op de Beeck tem na suas narrativas um espectador inexistente porém as situações, lugares, momentos e personagens construídos parecem familiar a todos. Seus principais assuntos são o desaparecimento das distâncias, o esvaziamento do sujeito e a abstração do tempo, resultados do processo de globalização – mudanças em nosso dia-a-dia trazidos pela evolução nos meios de comunicação, automação e tecnologia. Ás vezes, Hans Op de Beeck chama suas obras de “propostas” já que seu trabalho é alimentado por um grande interesse na reflexão social e cultural. O artista também questiona a difícil relação entre realidade e representação, entre o que vemos e o que queremos acreditar, entre o que é e o que criamos para nós mesmos, a fim de facilitar a convivência com a sensação contemporânea de insignificância e falta de identidade. Sessão Homenagem Hans Op De Beeck

00041_gg.jpgJean-Claude Bernardet É um dos principais estudiosos do cinema brasileiro. Autor de diversos artigos e livros, diretor de cinema, participou em alguns filmes como ator. Nascido na Bélgica, de família francesa, Jean-Claude passou a infância em Paris, e veio para o Brasil com sua família aos 13 anos, naturalizando-se brasileiro em 1964. É diplomado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e doutor em Artes pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP. Interessou-se por cinema a partir do cineclubismo, e começou a escrever críticas no jornal O Estado de São Paulo a convite de Paulo Emílio Salles Gomes. Tornou-se grande interlocutor do grupo de cineastas do Cinema novo, e especialmente de Glauber Rocha, que rompeu com ele a partir da publicação de Brasil em Tempo de Cinema (1967). Foi um dos criadores do curso de cinema da UnB, em Brasília, e deu aulas de História do Cinema Brasileiro na ECA, até se aposentar em 2004. Além de sua importância como teórico é também ficcionista, com quatro volumes publicados. Participou de vários filmes, como roteirista e assistente de direção, eventualmente como ator em pequenos papéis. Nos anos 1990 dirigiu dois ensaios poéticos de média-metragem: São Paulo, Sinfonia e Cacofonia (1994) e Sobre Anos 60 (1999). Jean-Claude Bernardet ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema de Brasília pelo Filme Fobia.

130304_ivo_domingas_mg_8491red.jpgIvo Müller Nascido em Santa Catarina, foi o único ator brasileiro a concorrer ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012, com o filme “Tabu”, do cineasta português Miguel Gomes. O longa-metragem ganhou o prêmio de melhor filme para a crítica, o FIPRESCI, mais de 15 prêmios internacionais, e fechou o ano como um dos melhores do mundo na lista de revistas como Cahiers du Cinéma e Sight & Sound. Müller se destacou no cinema catarinense no longa “Outra Memória” de Chico Faganello, exibido na Mostra de Cinema de SP 2005. Desde então vive entre os estados de SP e SC. Nos curtas-metragens, protagonizou “Dicionário”, de Ricardo Weschenfelder, seleção oficial no Festival de Gramado 2012, e “O Tempo Que Leva”, de Cíntia Domit Bittar, Hors Concours no Festival do Rio 2013 e um dos 3 curtas brasileiros no 54º Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias. Na TV, participa dos seriados “O Negócio” (HBO) e “A Grande Viagem” (TV Cultura), que estreiam em 2014, e de “A Menina Sem Qualidades”, de Felipe Hirsch, indicada ao prêmio APCA 2013 de melhor seriado. Está nos filmes “Lascados”, de Vitor Mafra e “Califórnia”, de Marina Person, em pós- produção. É formado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina. Estudou Artes Cênicas no Centro de Pesquisa Teatral CPT/SESC, do diretor Antunes Filho. Trabalhou com o Grupo Tapa, com destaque para a peça “Doze Homens e uma Sentença”, prêmio APCA de melhor espetáculo 2010. Além do trabalho como ator, dedica-se à arte-educação: foi professor de teatro em escolas de ensino médio e atualmente ministra oficinas e seminários. Sessão Homenagem Ivo Müller Em edições anteriores foram homenageados o diretor Beto Brant, o diretor e produtor Renato Ciasca, a diretora Patrícia Moran, a triz Paula Braun, o diretor David Schürmann, o grupo Phila 7, o diretor Sérgio Machado, a produtora Sara Silveira, a atriz Bianca Byington, o artista visual e performer Lúcio Agra e o cinéfilo Herbert Holetz.

ABERTURA E ENCERRAMENTO

Título Original: Antes do Inverno
Direção: Santiago José Asef
Roteirista: Marcos Aurino Pinheiro
Gênero: Documentário
Duração: 37 min
País: Brasil
Ano de produção: 2013
Indicação: livre
Elenco: Dinarte Dizinarte Cassimiro da Silva Filho, Mateus Vinicius Schwantz e Dona Rosa Geralda da Silva / Depoimentos de Seu Guega, Seu Naro, Dona Rosa Eulália, Seu Renato, Seu Maurino, Seu João, Seu Jorge, Lino, Dudú, Cima, Tazinho, Taurino e Seu Quintino
Diretor de Fotografia: –
Diretor de Arte: –
Montador: –
Música: –
Editor de Som: –
Produtora: Tramela Produções
Produtores: Aline Lúcia Vieira

Sinopse: O filme Antes Do Inverno é um documentário sobre a pesca artesanal da tainha na cidade de Bombinhas, localizada no litoral de Santa Catarina.

Filmografia (Diretor): –
Festivais e Prêmios:

Contato: pretabbs@yahoo.com.br

Título Original: Pela Boca
Direção: Diego Lara
Roteirista: Diego Lara
Gênero: Drama
Duração: 10 min
País: Brasil
Ano de produção: 2013
Indicação: 16 anos
Elenco: Jônata Golçalves, Denise da Luz, Borges de Garuva, Max Reinert, Fausto Zimmer
Diretor de Fotografia: Marcos Ribas
Diretor de Arte: Diego Lara
Montador: Diego Lara
Música: Galvão Bertazzi
Editor de Som: Gustavo Oliveira de Souza
Produtora: TAC Filmes
Produtores: Flavio Roberto

Sinopse:Josué é um jovem pescador que encara os dramas da vida adulta enquanto luta por um amor impossível.

Filmografia (Diretor):Diego Lara é diretor, roteirista e produtor. Começou sua carreira como diretor de animação onde trabalhou com diversos diretores brasileiros e aguçou seu senso estético e narrativo. Mantém uma sólida carreira na produção e direção de filmes curta metragem, documentários, conteúdo digital para grandes marcas e séries para a TV.
Festivais e Prêmios:

Contato: tac@tac.art.br

Título Original: A Pelada / The match
Direção: Damien Chemin
Roteirista: Damien Chemin
Gênero: Comédia romântica
Duração: 85 min
País: Brasil/Bélgica
Ano de produção: 2013
Indicação: 15 anos
Elenco: Bruno Pêgo, Kika Farias, Karen Junqueira, Tuca Andrada, Luci Pereira, Edmilson Barros, Pisit Mota, Kiko Monteiro, Mariana Serrao
Diretor de Fotografia: Marc De Backer
Diretor de Arte: Everlane Moraes
Montador: Pierre Haberer
Produtora: Tarantula
Produtores: Wilson Goes / Joseph Rouschop / Valérie Bournonville

Sinopse: Para superar a primeira crise criada pela rotina do casamento, os jovens Caio e Sandra pensam que eles precisam transformar a vida sexual. Mas a jornada se torna bem complicada para assumir as próprias fantasias e as hipocrisias de cada um. Ou como caminhos tortos podem levar para o lugar mais perto.

Filmografia (Diretor): Nascido em 1974, Damien Chemin estudou primeiro historia de Artes antes de entrar na escola de cinema nacional INSAS em Bruxelas onde se formou no departamento de camera. A partir do ano 2000, começou a trabalhar como camera e diretor de fotografia. Em 2001 dirigiu o primeiro curta “Comptine”, seguido de mais 4 curtas “Rendez-vous” (2003), “Poulet-Poulet” (2005), “Le Généraliste” (2006), e um media metragem “La Monique de Joseph” (2008). Dirigiu também filmes comerciais, filmes institucionais e documentarios para tv tanto na Bélgica como no Brasil, entre eles “Lampiao, sonhos de bandido” (2007). O comedia romântica “A Pelada” é o seu primeiro longa, fruto de uma coproduçao belga-brasileira entre WG Produçoes e Tarantula, que deve estreiar em breve no Brasil, dsitribuido pela Downtown filmes.
Festivais e Prêmios: Curta-SE (Aracaju-SE)

Contato: damienchemin@hotmail.com


Curta-metragem Será apresentado o curta-metragem realizado na oficina de realização de curta-metragem do festival.

SESSÕES HOMENAGEADOS

Sessão 05 DIA 08/04 – 20:15 – Praça Tamandaré

EXTENSIONS 10min PARADE 11min STAGING SILENCE (2) 20min

SESSÃO 11 – 09/04 – 20:15 – Cine Itália

BORDER 3min DANCE 10min SEA OF TRANQUILLITY 30min   Vive e trabalha em Bruxelas, é de lá que saem as obras que participam do circuito internacional de arte ao longo dos seus mais de dez anos de carreira. Sua produção é composta por esculturas, instalações, obras de vídeo, fotografia, animação, desenhos, pinturas e escrita (contos). Seu trabalho, é a busca em materializar uma ideia que acaba por definir a técnica usada para finalizar cada uma das peças. Assim, a escala de suas obras pode variar desde o tamanho de uma pequena aquarela até uma grande instalação tridimensional de 300m2. Sua temática aborda as relações entre o tempo, o espaço e também entre nós mesmos. Op de Beeck tem na suas narrativas um espectador inexistente porém as situações, lugares, momentos e personagens construídos parecem familiar a todos. Seus principais assuntos são o desaparecimento das distâncias, o esvaziamento do sujeito e a abstração do tempo, resultados do processo de globalização – mudanças em nosso dia-a-dia trazidos pela evolução nos meios de comunicação, automação e tecnologia. Ás vezes, Hans Op de Beeck chama suas obras de “propostas” já que seu trabalho é alimentado por um grande interesse na reflexão social e cultural. O artista também questiona a difícil relação entre realidade e representação, entre o que vemos e o que queremos acreditar, entre o que é e o que criamos para nós mesmos, a fim de facilitar a convivência com a sensação contemporânea de insignificância e falta de identidade. Hans Op De Beeck é um artista visual que transita em diversas áreas das artes visuais como fotografia, escultura, vídeo, cinema, desenhos, animação, outros. É um dos artistas homenageados.

Website: www.hansopdebeeck.com

Título Original: Tabu
Direção: Miguel Gomes
Roteirista: Miguel Gomes
Gênero: Drama
Duração: 118 min
País: Portugal/Brasil/França/Alemanha
Ano de produção: 2012
Indicação: 14 anos
Elenco: Ivo Müller, Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, Henrique Espírito Santo, Carloto Cotta, Isabel Cardoso, Manuel Mesquita
Diretor de Fotografia: Rui Poças
Diretor de Arte: Bruno Duarte
Montador: Telmo Churro e Miguel Gomes
Produtora: Tarantula
Produtores: Luis Urbano, Sandro Aguillar, Caio Gullane, Fabiane Gullane, Debora Ivanov, Gabriel Lacerda, Janine Joackowski, Jonas Dornbach e Thomas Ordonneau

Sinopse: Após a morte de uma idosa temperamental, sua empregada e sua vizinha passam a conhecer um episódio de seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filmes de aventura.

Filmografia (Diretor): Miguel Gomes nesceu em Lisboa em 1972. Estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema e trabalhou como crítico de cinema na imprensa portuguesa entre 1996 e 2000. Realizou vários curtas metragens premiados em festivais como Oberhausen, Belfort e Vila do Conde e exibidos em Locarno, Roterdan, Buenos Aires e Viena. Realizou em 2004 seu primeiro longa-metragem, “A Cara Que Mereces”. Em 2008 estreiou seu filme, “Aquele Querido Mês de Agosto”, na quinzena dos realizadores em Cannes, posteriormente exibido em mais de quarenta festivais internacionais onde recebeu mais de uma dezena de prêmios. Seu filme Tabu estreou em competição oficial no Festival de Berlim.
Festivais e Prêmios: 62o Festival Internacional de Cinema de Berlim – Seleção Oficial em Competição: Prémio Alfred
Bauer; Prémio da Critica FIPRESCI [Alemanha, 2012]
- Festival Internacional de Cinema de Las Palmas [Gran Canaria – Espanha, 2012]: Prémio Lady Harimaguada de Prata, Prémio do Público
- Festival Paris Cinéma: Coup de Coeur du Jury, Prix du Jury des bloggers et du web [França, 2012]
- Avvantura Festival – FilmForum Zadar [Croácia, 2012]: Melhor Realizador
- 36o Festival Internacional de Cinema de Hong Kong [China, 2012]
- CPH:PIX [Dinamarca, 2012]
- BAFICI [Argentina, 2012]
- Festival Lusophone de Pau [França, 2012]
- Cinéma Louxor [França, 2012]
- Festival du film de Cabourg [França, 2012]
- 11o Festival Internacional da Transilvânia [Roménia, 2012]
- Jeonju IFF [Coreia, 2012]
- Sydney FF [Austrália, 2012]
- Midnight Sun FF [Finlandia, 2012]
- Edinburgh Film Festival [Reino Unido, 2012]
- Festival du film de La Rochelle [França, 2012]
- Karlovy Vary IFF [República Checa, 2012]
- Festival des journées de cinéma et de marche [França, 2012]
- FID Marseille [França, 2012]
- Sarajevo FF [Bosnia Herzegovina, 2012]
- Toronto International Film Festival [Canada, 2012]

Contato:
E-mail: victor.brunetti@gullane.com
Website: www.gullane.com

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

É a principal janela do festival onde são exibidos filmes de diferentes culturas e com reconhecimento internacional. São aceitos filmes de curta e longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que participam de uma mostra competitiva. A curadoria busca apresentar filmes de diretores estreantes ou consolidados que estimulem diferentes tipos de sensibilidade.

Competitiva Longa-metragens 

PREMIÈRE AMERICA LATINA
Título Original: O dia do mineiro / Le jour du mineur
Direção: Gael Mocaer
Roteirista: Gael Mocaer
Gênero: Documentário
Duração: 80 min
País: França
Ano de produção: 2013
Indicação: 10 anos
Diretor de Fotografia: Gael Mocaer
Diretor de Arte: Gael Mocaer
Montador: Gael Mocaer
Música: Gael Mocaer
Editor de Som: Gael Mocaer
Produtora: Gael Mocaer Films
Produtores: Gael Mocaer
Sinopse: Em uma obsoleta, porém divertida, cerimônia carnavalesca, todos se divertem. De repente, todos vão para dentro da mina, onde explosivos são comuns, e onde todos encontram refúgio atrás de um número de registro, como um talismã que lhes permite sobreviver ao caos.
Filmografia (Diretor): Gael Mocaer é diretor, câmera e montador do filme THE COAL MINER’S DAY. Para filmar seu primeiro longa-metragem, A SHADOW BETWEEN 2 WHEELS, ele filmou durante seis meses sozinho em Madagascar. Em 2011 ele trabalhou como repórter de guerra em Ivory Coast, no Iraque e na Líbia. Em 2009 ele começou as filmagens que duraram 2 anos na Ucrânia, e em 2013 finalizou THE COAL MINER’S DAY graças a escola LE FRESNOY e ao Commune Image and Eaux Vives Productions.
Festivais e Prêmios: Seleção Oficial Festival de Sundance 2013
Contato: WebSite: www.lejourdumineur.com

PREMIÈRE AMERICA LATINA
Título Original: As filhas / Daughters
Direção: Maria Speth
Roteirista: Maria Speth
Gênero: Drama
Duração: 92 min
País: Alemanha
Ano de produção: 2014
Indicação: 14 anos
Elenco: Corinna Kirchhoff, Kathleen Morgeneyer
Diretor de Fotografia: Reinhold Vorschneider
Diretor de Arte: Olivier Meidinger
Montador: Maria Speth, Gergana Voigt
Música: Johannes Grehl
Editor de Som: Johannes Grehl
Produtora: Madonnen Film
Produtores: Maria Speth

Sinopse: Agnes vai a Berlim para identificar uma garota morta. A polícia suspeita que essa garota é a filha de Agnes, de quinze anos de idade, que fugiu de casa. Mas não é. Enquanto procura sua filha em Berlim, Agnes conhece Inês, uma jovem parasita social.

Filmografia (Diretor): Maria Speth estudou direcão na University of Film & Television “Konrad Wolf” em Potsdam-Babelsberg, Alemanha. Seu primeiro filme THE DAYS BETWEEN, ganhou o Tigre de Ouro de Melhor Filme do Festival de Rotterdã em 2001. DAUGHTERS é seu terceiro longa-metragem.
Festivais e Prêmios: Primeira exibição mundial no Festival de Berlim 2014 – Forum

Contato:e-mail: info@alphaviolet.com website: www.alphaviolet.com

PREMIÈRE BRASIL
Título Original: Fugindo do amanhã / Escape from tomorrow
Direção: Maria Speth
Roteirista: Randy Moore
Gênero: Suspense
Duração: 92 min
País: Estados Unidos
Ano de produção: 2013
Indicação: 16 anos
Elenco: Roy Abramsohn e Elena Schuber
Diretor de Fotografia: Lucas Lee Graham
Diretor de Arte: Sean Kaysen, Lawrence Kim
Montador: Soojin Chung
Música: Abel Korzeniowski
Editor de Som: Paul Andre Fonarev, David Lankton
Produtora: – Produtores: Soojin Chung, Gioia Marchese

Sinopse: Durante férias em família, Jim descobre que perdeu o emprego. A família aproveita o dia em um parque de castelos encantados e princesas de contos de fadas mas, no dia seguinte, as idílicas férias se transformam num pesadelo surrealista. Filmado em preto e branco, o filme disseca a mitologia da perfeição artificial e ataca a obsessão de nossa cultura com entretenimentos em massa.

Filmografia (Diretor): Randy Moore estudou cinema na Escola do Museu de Belas Artes em Boston, na Columbia College Chicago, e na Full Sail University, na Flórida. Ele atua como roteirista e editor em Los Angeles, e ganhou os prêmios de Melhor Roteirista pela Revista Fade e o Prêmio Nicholl Fellowship de Roteirista. ESCAPE FROM TOMORROW é seu primeiro longa.
Festivais e Prêmios: Seleção Oficial Festival de Sundance 2013

Contato: soojin@forerunnerfilms.com

PREMIÈRE BRASIL
Título Original: Violet / Violet
Direção: Bas Devos
Roteirista: Bas Devos
Gênero: Drama
Duração: 82 min
País: Bélgica
Ano de produção: 2014
Indicação: 14 anos
Elenco: Cesar De Sutter, Raf Walschaerts, Mira Helmer, Koen De Sutter, Fania Sorel, Brent Minne
Diretor de Fotografia: Nicolas Karakatsanis
Diretor de Arte: Jeff Otte
Montador: Dieter Diependaele
Música: Boris Debackere
Editor de Som: –
Produtora: Minds Meet
Produtores: Thomas Leyers

Sinopse: Em um centro comercial vazio, Jonas é esfaqueado até a morte, enquanto Jesse olha paralisado de terror. Os criminosos fogem e seus motivos não são claros. O evento marca o início de um tempo horrível para Jesse, que perde seu melhor amigo, e se fecha para seus pais e para os outros meninos do BMX. O incompreensível permanece incompreensível e todos continuam a andar em círculos , como se nada tivesse acontecido.

Filmografia (Diretor): Através de imagens e uma narrativa esparsa, Bas Devos tenta capturar momentos de beleza, compaixão e consolação. Além de trabalhar com cinema, ele trambém atua no teatro como diretor e como iluminador. VIOLET é seu primeiro-longa metragem.
Festivais e Prêmios: Festival de Berlim 2014 – Generation Grande Prêmio do Generation 14plus do Juri Internacional da Berlinale 2014

Contato: festivals@neweuropefilmsales.com

PREMIÈRE AMERICA LATINA
Título Original: Mamarosh / Mamarosh
Direção: Momcilo Mrdakovic
Roteirista: Momcilo Mrdakovic
Gênero: Comédia
Duração: 105 min
País: Sérvia/Hungria/Alemanha
Ano de produção: 2013
Indicação: 14 anos
Elenco: Bogdan Diklic, Mira Banjac, Bane Vidakovic e Anita Mancic.
Diretor de Fotografia: Janos Vecsernye, Dusan Ivanovic, Gerard Brigante
Diretor de Arte: Milenko Jeremic, Zsolt Csengery, Nemanja Petrovic, Randovan Markovic Nicolas Locke Montador: Vessela Martschevski, Nemanja Tasic, Rade Popovic
Música: Nicola Piovani
Editor de Som: Vincent Arnardi, Frederic Le Louet, Igor Thomas-Gerard
Produtora: Paprika Film
Produtores: Natasa Visic

Sinopse: Sérvia 1999. Petra é um projecionista de filmes de meia-idade que ainda mora com a mãe. Com os bombardeios, os dois decidem fugir para a Nova York. Enquanto tentam sobreviver e conseguir o visto americano, a nova era do cinema digital começa fazendo com que todos abandonem seus projetores e filmes em 35mm.

Filmografia (Diretor): Momcilo Mradokovic se formou em arquitetura na Belgrade University, mas decidiu trabalhar com cinema. Foi assistente de direção de diversos projetos, incluindo o filme UNDERGROUND de Emir Kusturica, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1995. MAMAROSH é seu primeiro longa-metragem.
Festivais e Prêmios: 35th Moscow International Film Festival, 42nd Sopot Film Festival, 37th Vrnjacka Banja Film Screenplay Festival, 48th Nis Actors Film Festival, 6th Novi Sad International Film Festival, 5th Leskovac Film Directing Festival, 2nd Tuzla South Slavic Film Festival, 11th Leposavic International Film Festival, 2nd Filmekimi Istambul International Film Festival, 28th The Fort Lauderdale International Film Festival, 11th Tula International Festival of War Film, 23rd Cottbus International Film Festival.

Contato: miramarfilm@gmail.com

PREMIÈRE AMERICA LATINA
Título Original: Cruzeiro ao paraíso / Paradise cruise
Direção: Matan Guggnheim
Roteirista: Matan Guggnheim
Gênero: Drama
Duração: 100 min
País: Israel / Alemanha
Ano de produção: 2013
Indicação: 14 anos
Elenco: Vahina Goicante, Oz Zehavi
Diretor de Fotografia: Florian Schiling
Diretor de Arte: Shunit Aharony
Montador: Amit Ginton
Música: Baruch Ben Izhak
Editor de Som: Jan Petzold
Produtora: Pipma
Produtores: Yossi Samet

Sinopse: Dora volta a Israel para um projeto artístico, capturando em fotografias os olhares dos soldados que testemunham a vida e a morte. Lá, conhece Yossi, um soldado liberal que acaba de sair do serviço militar. Eles se envolvem e combinam nunca mencionar seus passados, mas o passado os assombra e os coloca em teste.

Filmografia (Diretor): Matan Guggenheim é um diretor israelense que não tem nenhum parentesco com o Guggenheim Museum. Seu curta-metragem de graduação, CRICKETS, que trata sobre pessoas que apostam em ataques terroristas, pariticipou de mais de 70 festivais internacionais, incluindo o Festival de Locarno, o Festival de Toronto, e o Festival de Clermont Ferrand. PARADISE CRUISE é seu primeiro longa-metragem.
Festivais e Prêmios: Manheim Hilderberg / Festival International du Filme d’Aubagne / Rome Independent Film Festival

Contato: matangu@gmail.com

PREMIÈRE BRASIL
Título Original: A estranha cor das lágrimas de seu corpo / L’etrange couleur des larmes de ton corps
Direção: Bruno Forzani e Héléne Cattet
Roteirista: Héléne Cattet e Bruno Forzani
Gênero: Suspense
Duração: 102 min
País: Bélgica/França/Luxemburgo
Ano de produção: 2013
Indicação: 16 anos
Elenco: Klaus Tange, Jean-Michel Vovk, Sylvia Camarda, Sam Louwyck, Anna D’Annunzio
Diretor de Fotografia: Manu Dacosse
Diretor de Arte: Julia Irribarria
Montador: Bernard Beets
Música: – Editor de Som: Dan Bruylandt
Produtora: – Produtores: Eve Commenge e François Cognard

Sinopse: Uma mulher desaparece. Seu marido encontra estranhas circunstâncias de seu desaparecimento. Ela o deixou? Ela está morta? Conforme ele procura, ele mergulha em um mundo de pesadelos e violência.

Filmografia (Diretor): Héléne Cattet e Bruno Frozani se conheceram em 2000. Logo depois começaram a co-escrever e co-dirigir curtas-metragens filmados principalmente em seu apartamento, fazendo produções independentes e econômicas. Em 2009 dirigiram seu primeiro longa-metragem, AMER, filme aclamado pela crítica, selecionado para vários festivais ao redor do mundo e listado como um dos Top 20 filmes de Quentin Tarantino em 2010. A ESTRANHA COR DAS LÁGRIMAS DO SEU CORPO é o segundo longa-metragem do casal.

Festivais e Prêmios: Festival Internacional de Locarno 2013 – Première mundial – Competição internacional, Toronto International Film Festival 2013 (Canada), Austin Fantastic Fest 2013 (USA), AFI Fest 2013 (USA), European Union Film Showcase – AFM 2013 (USA), Festival du nouveau cinéma 2013 – Montréal, Festival de Mar del Plata 2013 (Argentine), BFI London Film Festival 2013 (Angleterre), Mayhem Horror Film Festival 2013 (Angleterre), Leeds International Film Festival (Angleterre), Busan International Film Festival 2013 (Corée du Sud), Sitges Festival Internacional de Cinema 2013 – Official competition (Espagne), Celluloid Screams Sheffield 2013 (Angleterre), Abertoir Horror Festival 2013 (Pays de Galles), San Sebastian Horror Festival 2013 (Espagne), PÖFF | Tallinn Black Nights Film Festival 2013 (Estonie), Dublin Horrorthon 2013 (Irlande), Night Visions Festival in Helsinki 2013 (Finlande), Thessaloniki International Film Festival 2013 (Grèce), Cork International Film Festival 2013 (Irlande), Festival International du Film de La Roche-sur-Yon 2013 (France), Paris International Fantastic Film Festival 2013 (France), Trieste Science+Fiction – Festival della fantascienza 2013 (Italie), Filmfestival Gent 2013 – Compétition officielle (Belgique), Festival Fantastique de Gerardmer 2014 (France), Offscreen Film Festival BRUXELLES 2014 (Belgique), IF! ISTANBUL 2014 Festival For Independant Film (Turquie), Fantasporto 2014 (Portugal), Day of european festival Prague 2014 – (République Tchèque), NEW YORK New Directors / New Films (USA) Ciné+ Prêmio de Melhor Longa-Metragem no 3 Paris International Fantastic Film Festival; Méliès d’Argent – Festival de Trieste Science+Fiction 2013 Prix Nocturno; Prix Ciné+ Frisson de Melhor Filme – Paris International Fantastic Film Festival 2013

Contato: l.manai@bacfilms.fr

halb-so-wildPREMIÈRE AMÉRICA LATINA
Título Original: Não se preocupe / Halb so wild
Direção: Jeshua Dreyfus
Roteirista: Héléne Cattet e Bruno Forzani
Gênero: Drama
Duração: 80 min
País: Suiça
Ano de produção: 2013
Indicação: 16 anos
Elenco: Anna von Haebler, Jamila Saab, Karen Dahmen, Oliver Russ, Stefan Leonhardsberger
Diretor de Fotografia: Robert Schramm, Louis F. Golay
Diretor de Arte: Filomena Krause, Angela Hauri, Cécile Wagner Montador: Daniel Gibel, Gregor Brändli Montador: Daniel Gibel, Gregor Brändli
Música: Tim Ten Yen, Raphael Albisser
Editor de Som: Christian Beusch
Produtora: Octav Filme
Produtores: Alex Chung

Sinopse: Um grupo de amigos viaja para uma cabana no meio da mata e combinam serem totalmente honestos uns com os outros enquanto estiverem ali. Com isso, algumas feridas se abrem. Depois de alguns dias, ninguém mais será o mesmo.

Filmografia (Diretor): Jeshua Dreyfus cresceu nos Alpes Suíços. Com 18 anos ele finalizou seu primeiro curta-metragem, um documentário sobre a Índia. Formado em filosofia pela University of Basel. HAUB SO WILD é seu primeiro longa-metragem.

Festivais e Prêmios: Festival Max Ophüls Prize, Saarbrücken, Germany, 2013/ Solothurner Filmtage, Solothurn, Switzerland, 2013 / Taipei Int. Film Festival, Taipei, Taiwan, 2013 / South Texas Underground Film Festival, Corpus Christi, USA, 2013 / Molodist Int. Film Festival, Kiev, Ukraine, 2013 / Tashkent Int. Film Forum ‘Golden Guepard’, Tashkent, Uzbekistan, 2013 / Bern Film Prize Festival, Bern, Switzerland, 2013 / Castellinaria Int. Film Festival, Bellinzona, Switzerland, 2013 MELHOR PRIMEIRO LONGA no Bern Film Prize 2013 / PRÊMIO NOVO DIRETOR no Thun Film 2013 / PRÊMIO UTOPIA no Castellinaria Festival 2013 / PRÊMIO PARA PRIMEIRO FILME no ‘Golden Guepard’, Tashkent 2013

Contato: octav@halsowildfilm.ch
website: www.nevermindmovie.com

Competitiva Curta-metragens 

PREMIÈRE AMÉRICA LATINA

Título Original: Cigano / Cigano

Direção: David Bonneville

Roteirista: David Bonneville
Gênero: Drama
Duração: 18min
País: Portugal
Ano de produção: 2013
Indicação: 14 anos
Elenco: Jaime Freitas, Tiago Aldeia
Diretor de Fotografia: Vasco Viana
Diretor de Arte: Bruno Caldeira
Montador: Mariana Gaivão
Produtora: DAVID & GOLIAS
Produtores: Fernando Vendrell

Sinopse: Sebastião, um jovem de classe alta, percebe que o pneu do seu carro está furado e aceita a ajuda de um cigano desconhecido. Para retribuir o favor, oferece uma carona ao cigano, mudando seu destino.

Filmografia (Diretor): Iniciou a sua carreira trabalhando com Manoel de Oliveira e com o artista Douglas Gordon. Trabalhou também na BBC. Participou dos programas BFI.LONDON Film Festival ‘Think-Shoot-Distribute’, LOCARNO Filmmakers Academy do Festival de Locarno e do BERLINALE Talents do Festival de Berlim.
Festivais e Prêmios: Manchester International Film Festival, Inglaterra / Leuven International Short Film Festival, Bélgica / Istambul International Short Film Festival, Turquia / Brest European Film Festival, França / Cork Film Festival, Irlanda / Montpellier Mediterranean Film Festival, França / Palestinian Intenational Young FIlmmakers Festival, Palestina / Adana Golden Boll Film Festival, Turquia / Bristol Encounters International Film Festival, Inglaterra / Kolkata Shorts International Film Festival, India / Locarno International Film Festival, Suíça / Curtas curtas vila do conde International Film Festival, Portugal. Distinção Coup de Coeur – Festival de Cannes Court-métrage (França) selecão dos distribuidores internacionais / Um dos 5 nomeados para o Golden Startfish Award – HAMPTONS INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, Nova York USA

Contato: mail@david-golias.com website: www.david-golias.com

PREMIÈRE AMÉRICA LATINA
Título Original: Mouettes / As gaivotas
Direção:Zeno Graton
Roteirista: Zeno Graton
Gênero: Drama
Duração: 19min
País:Bélgica
Ano de produção:2013
Indicação: 10 anos
Elenco: Judith Williquet, Damien Chapelle e Radenko Stupar
Diretor de Fotografia: Juliette Van Dormael
Diretor de Arte: Don Duncan
Montador: Gabriel Gonzalez
Produtora: –
Produtores: Vincent Canart

Sinopse: Judith e Damien são jovens atores e estão apaixonados. Para existirem juntos, fora do set de filmagem, eles precisam sair da moldura e cortar o som.

Filmografia (Diretor): Zeno Graton estudou Fotografia no INSAS, em Bruxelas. Ele também é formado em Direção Cinematográfica.Trabalha no teatro como video artista e como diretor de fotografia em videoclipes, séries e curtas-metragens.
Festivais e Prêmios: International Film Festival Namur; Cambridge International Student film festival; Moustier film festival (Bélgica); Regard sur le Court Métrage (Québec/Canadá) Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Fotografia no Festival Internacional de Namur

Contato: zeno@graton.be reno-mouettesred

PREMIÈRE AMÉRICA LATINA
Título Original: Bebê a qualquer preço / Bébé a tout prix
Direção: Guillaume Clicquot
Roteirista: Guillaume Clicquot
Gênero: Drama
Duração: 12min
País: França
Ano de produção: 2013
Indicação: 12 anos
Elenco: Laetitia Fourcade, Jean-Pierre Michaël e Marie-Christine Adam
Diretor de Fotografia: José Gerel
Diretor de Arte: Guillaume Clicquot
Montador: Guillaume Clicquot
Produtora: –
Produtores: Sébastien Chamaillard

Sinopse: Um jovem pai leva adiante a aposta de cuidar de seu bebê durante toda uma noite. Uma aventura sem fim começa.

Filmografia (Diretor): Guillaume Clicquot se formou em teatro e cinema na Universidade Paris VIII. Por quinze anos, ele colaborou com oitenta e cinco diretores diferentes em 135 filmes e séries como roteirista. Em 2010 conseguiu vender seu primeiro roteiro próprio para Pathé, uma comédia intitulada “Papai ou Mamãe”, lançou o romance, “Fallax”, e a peça de teatro, “Retrait en liquide”. BEBÉ A TOUT PRIX é seu primeiro curta-metragem.
Festivais e Prêmios: Festival de Valloire (Fança), Festival Richmond (EUA), Festival Hukura (Japão), Festival ALPES D’HUEZ (França) e Festival Besancourt (França), Melhor Filme no Festival de Vallorie, França

Contato: seb@lyloofilms.com website: www.lyloofilms.com

PREMIÈRE BRASIL
Título Original: Norman / Norman
Direção: Robbe Vervaeke
Roteirista: Robbe Vervaeke
Gênero: Animação
Duração: 10 min
País: Bélgica
Ano de produção: 2012
Indicação: 10 anos
Elenco: – Animador e Pintor: Robbe Vervaeke
Música: Ruben De Gheselle
Montador: Guillaume Clicquot
Produtora: Cinnamon-Entretainment
Produtores: Barend Weyens & Leen Derveaux

Sinopse: Norman é obsessivo com pequenos detalhes e hábitos estranhos. Nervoso e sozinho, ele vaga pela cidade. Você tem que tomar cuidado com pessoas estranhas, ninguém sabe o que elas são capazes de fazer.

Filmografia (Diretor): Robbe Vervaeke se formou no KASK Conservatorium, em Gent/Bélgica. Seu curta-metragem de graduação ‘Erszbet’ ganhou o Prêmio Horlait e o Prêmio KANVAS. NORMAN é seu primeiro curta-metragem profissional.

Festivais e Prêmios: Official Selection International Film Festival Leuven, Belgium (2012), Official Selection Anima 2013 Brussels, Belgium (2013), Official Selection 10th Akbank Short Film Festival (Int. Section), Istanbul, Turkey (2013) Official Selection HAFF 2013 Utrecht, the Netherlands (2013), Official Selection International Film Festival Annecy 2013, France (2013), Official Selection 12th Int. Countryside Animafest Cyprs – Views of the World, Cyprus (2013) Official Selection Montréal International Film Festival, Canada (2013), Official Selection 40th Telluride Colorado XL Film Festival, Colorado, US (2013), Official Selection 15th Belo Horizonte International Short Film Festival, Brazil (2013) Official Selection 3rd International Film Festival Ars Independent, Katowice, Poland (2013), Official Selection 8th Anim’est International Animation Film Festival, Bucharest, Romania (2013) Official Selection ANIMA VII Festival Int. de Animación de Córdoba, Argentina (2013), Official Selection PRIMANIMA World Festival of First Animations, Budaörs, Hungary (2013) Official Selection London International Animation Festival (LIAF), UK (2013), Official Selection 27th International Short Music Festival Braunschweig, Germany (2013) Official Selection Bradford Animation Festival 2013, UK (2013), Official Selection ZINEBI Int. Festival of Documentary and Short Film of Bilbao, Spain (2013) Official Selection Animpact Animation Festival, Seoul, Korea (2013), Official Selection 11th ANILOGUE International Animation Festival, Budapest, Hungary (2013) Official Selection 26th Premiers Plans European First Film Festival d’Angers, France (2014), Winner Best Musical Creation / European First Short Film Competition, Winner Jean-Luc Xiberras Award for Best Debut Award, Winner Black Horse of Animation Grand Prix, Winner Best Musical Creation / European First Short Film Competition.

Contato: E-mail: info@cinnamon-entertainment.be sarah@cinnamon-entertainment.be
website: www.cinnamon-entertainment.be

PREMIÈRE MUNDIAL
Título Original: Lar doce Lar / Home sweet home
Direção: Tassia Quirino
Roteirista: Tassia Quirino
Gênero: Drama
Duração: 10 min
País: Brasil
Ano de produção: 2014
Indicação: 10 anos
Elenco: Rosanne Mulholland, Clemente Viscaino e Cris Carniato
Diretor de Fotografia: Carolina De Stéfani
Diretor de Arte: Isabella Neves
Montador: Gabriel Vieira de Mello
Produtora: Olhar Periférico Filmes
Produtores: Gustavo Palma

Sinopse: Um paciente em estado terminal precisa escolher o lugar que deseja morar depois que morrer. Duas corretoras especializadas em empreendimentos dessa natureza lhe oferecem opções de compra, contrapondo os discursos sobre um bem tão intangível e improvável.

Filmografia (Diretor): Tassia Quirino (1989, São Paulo) é formada em cinema pela FAAP e sócia da produtora Olhar Periférico Filmes. Trabalhou como produtora em diversos documentários e como ass. de direção em curtas e no longa Avanti Popolo. Além disso, dirigiu três curtas metragens: Strangers, Uma Tramazul e Lar Doce Lar.
Festivais e Prêmios: Primeira exibição mundial

Contato: E-mail: tassia@olharperiferico.com.br website: www.olharperiferico.com.br

PREMIÈRE AMÉRICA LATINA
Título Original: A Tenista / Tennis girl
Direção: Daniel Barosa
Roteirista: Humberto Palmas e Daniel Barosa
Gênero: Comédia
Duração: 15 min
País: Brasil
Ano de produção: 2014
Indicação: 12 anos
Elenco: Bianca Melo, Renata de Paula e Gabriel Godoy
Diretor de Fotografia: Caio Pedron
Diretor de Arte: Thabata Picasso
Montador: Alice Antunes
Produtora: Nimboo’s
Produtores: Nikolas Maciel e Daniel Barosa

Sinopse: Ju sempre chega atrasada para sua aula de tênis. Engolida pelo caos familiar, por incessantes mensagens de texto e pelos hormônios, hoje ela foge de um segredo e tenta não se atrasar para a aula.

Filmografia (Diretor): Daniel se formou na Universidad Del Cine na Argentina e atualmente dirige filmes, comerciais e videoclipes na produtora Nimboo’s em São Paulo. Está trabalhando no projeto de seu primeiro longa-metragem, NA SALA DE JANTAR, uma co-producão entre Brasil e Argentina.
Festivais e Prêmios: Rotterdam International Film Festival 2014

Contato: E-mail: contato@nimboos.com.br boos@nimboos.com.br website: www.nimboos.com.br

PREMIÈRE BRASIL
Título Original: De costas para o muro / Dos au mur
Direção: Miklos Keleti
Roteirista: Miklos Keleti
Gênero: Suspense
Duração: 14 min
País: Bélgica
Ano de produção: 2012
Indicação: 12 anos
Elenco: Erika Sainte, Serraz David, Renaud Rutten
Diretor de Fotografia: Pierre-Hubert Martin
Diretor de Arte: Jennifer Chabaudie
Montador: Ion Tanase
Produtora: INSAS
Produtores: François-Xavier Willems

Sinopse: Natacha trabalha em um posto de gasolina. Um dia, um homem e uma menina que acabaram de atropelar um cervo, entram na loja do posto. A menina está chateada por causa do acidente, mas parece que isso não é a única coisa que a incomoda.

Filmografia (Diretor): Miklos Keleti é húngaro e estudou cinema em Budapeste, Paris e, finalmente, INSAS (Bruxelas), onde obteve um mestrado em direção de cinema. Seu filme de formatura – DOS AU MUR, ganhou sete prêmios e foi selecionado em mais de 50 festivais internacionais. Atualmente ele está escrevendo seu primeiro longa-metragem: ‘Soma – O Novo Homem’.
Festivais e Prêmios: Media 10/10 Short Film Festival in Namur; Sedicicorto International Film Festival in Kiev; International Student Film Festival in Huy (Belgium); Vaulx-en-Velin French Short Film Festival in France; Mons International Festival of Love Films 2012; Watersprite Cambridge International Student Film Festival; Festimages 2012 Charleroi; FIFE 2012 (Marocco International Student Film Festival); Clap 89 International Short Film Festival 2012; Tel Aviv International Student Film Festival; 9th Human Rights International Film Festival of Barcelona; Magma International Film Festival of New Zeland; 15th Brussels Short Film Festival; Polycule International Student Film Festival in Brussels, Art Film Fest International Festivall, Le Court en dit long, France; River Film Festival in Padova; Odense International Flm Festival in Denemark; Impossible Short film Contest; 27th Brest Euopean Film Festival; Jameson International Film Festival in Miskolc, Hungary; Rhode Island International Film Festival; French Film Festival of Helvetia; Festival of Ponatult; CILECT 2012; FIPA 2013; Berllinzona International Film Festival; Festroia Film Festival. Indicado a melhor curta-metragem no Prêmio Les Magritte du Cinema 2012; Melhor Filme Belga no Festival of Ponatult Combault; Melhor Fotografia no 27th Brest European Film Festival; Melhor Filme de Ficção no Polycule International Student Film Festival em Bruxelas; Melhor Filme e Melhor Ficção no Watersprite Cambridge International Student Film Festival

Contato: E-mail: keletimiki@yahoo.fr website: www.mikloskeleti.com

PREMIÈRE MUNDIAL
Título Original: Noite clara / Bright night
Direção: Felipe Vernizzi
Roteirista: Felipe Vernizzi
Gênero: Fantástico
Duração: 28 min
País: Brasil
Ano de produção: 2014
Indicação: 12 anos
Elenco: Gustavo Jahn, Mirella Granucci e Pedro Bennaton
Diretor de Fotografia: Diego Canarin
Diretor de Arte: Natália Poli
Montador: Yannet Briggiler
Produtora: O Mago Realizações e Magnolia Produções
Produtores: Flávia Person

Sinopse: Pedro é um jovem fotógrafo. Um dia ele sonha que encontra uma misteriosa mulher e lhe tira uma foto. No dia seguinte, ao revelar um filme de um ensaio fotográfico, encontra uma foto da mulher que havia sonhado. Perturbado, ele passa a procurar desesperadamente a mulher.

Filmografia (Diretor): Felipe Vernizzi é catarinense e atua como diretor cinematográfico. NOITE CLARA é seu terceiro curta-metragem.
Festivais e Prêmios: Primeira exibição mundial

Contato: E-mail: flavia@magnoliaproducoes.com.br
website: www.magnoliaproducoes.com.br

CINERAMABC VIVO

Foi criado com o objetivo de reconhecer os novos meios de produção  e suporte de exibição audiovisual. Concentra-se na sensibilização e expansão da produção em diferentes formatos como exibições ao vivo, diferentes suportes de filmagem e gravação, formatos que ultrapassam as possibilidades da sala escura, mas não a excluem.

Título Original: Festa no apartamento da suzana / Suzana’s party
Direção: Christopher Faust
Roteirista: Christopher Faust
Gênero: Comédia / Falso Documentário
Duração: 4 min
País: Brasil
Ano de produção: 2012
Indicação: livre
Elenco: Evandro Scorsin, Ana Paula Málaga, Morgana Horst, Alexandre Canetta, Eduardo Colgan, Tomás von der Osten, Caroline Biagi, Marisa Merlo
Diretor de Fotografia: Renata Corrêa
Diretor de Arte: Caroline Biagi
Montador: Christopher Faust
Produtora: O Quadro
Produtores: Christopher Faust

Sinopse: Augusto é convidado para uma festa no apartamento de uma colega de faculdade.

Filmografia (Diretor): Formado no curso de cinema da FAP/CINETVPR. Dirigiu os curtas-metragens Garoto Barba (2010), O Último Dia(2010), Máquina de Sorvetes (2011), Coloridos (2011), Festa no Apartamento da Suzana (2012), Tudo Bem (2012), e Meu Amigo Virtual (2013). Já realizou projetos contemplados em editais nacionais e municipais, teve trabalhos exibidos em emissoras como TV Brasil, Canal Futura, Canal Brasil e RPC TV . Seus curtas já foram exibidos e premiados em diversos festivais nacionais e internacionais.

Festivais e Prêmios: * 7° Curta Oito – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba (PR)
* 1º Festival de Cinema de Campos do Jordão (SP)
* 7ª Mostra CineOP (MG)
* 5° Festival de Cinema de Triunfo (PE)
* 14° Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (MG)
* 15º Festival Nacional 5 Minutos (BA)
* 1° Fecim – Festival de TV e Cinema Independente de Muqui (ES)
* 7° Miragem – Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema (TO)
* 5° Curta Taquary – Festival Nacional de Curta-Metragem (PE)
* 5º Festival do Júri Popular
* Festival Internacional de Filmes Curtíssimos (RJ)
* Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (PR)
* 8º Curta Ourinhos (SP)
Premiações / Awards:
– Melhor Filme – Júri Popular | 7° Curta Oito (PR)
– Menção Honrosa | 15º Festival 5 Minutos (BA)
– Melhor Filme (Júri Popular e Júri Oficial) | Festival Internacional de Filmes Curtíssimos (RJ)
– 2° Lugar (Ficção) | FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (PR)

Contato: oquadro@oquadro.net

Título Original: O Centro Invisível / The Invisible Downtown
Direção: Tiago Pedro
Roteirista: Tiago Pedro
Gênero: Documentário
Duração: 09 min
País: Brasil
Ano de produção: 2013
Indicação: livre
Elenco: Floriza Rios
Diretor de Fotografia: Tiago Pedro
Diretor de Arte: Floriza Rios
Montador: Natalia Viana
Produtora: Escrever Imagens
Produtores: Floriza Rios

Sinopse: Poesia em forma de documentário ou um documentário poesia. O video fala de Fortaleza, capital do Ceara no Brasil, onde a memória é constantemente esquecida e da espaço a um estado urbano que nos ofende.

Filmografia (Diretor): Tiago Pedro é realizador há oito anos, começou com o Documentário Ponto de Parada selecionado no Revela Jovem Ceará (secultce), seu segundo trabalho foi Objetos que Transitam com a Tv Brasil, depois fez mais dois trabalhos coletivos, o Lord Abandonado (projeto Fortalezas – secultfor) e Uma Ponte Sobre o Mar (projeto se essa rua fosse minha – secultfor). Foi selecionado no cinema video curta-metragem com O samba do Zé Bezerra, depois com cineclubismo com CineBlues e por último com Webdocumentario O mercado de ferro, todos pela secult/ce.

Festivais e Prêmios: II MOSTRA IP – MOSTRA NACIONAL DE VIDEOS INTERVENÇOES E PERFORMANCES – CEARA/SANTANA DO CARIRI – 08/12/2013

Contato: tiagofelps@gmail.com

Título Original: 70 e tal/ 70’s and etc
Direção: Rafael Mellin
Roteirista: Rafael Mellin
Gênero: Documentário
Duração: 70 min
País: Brasil
Ano de produção: 2013
Indicação: livre
Elenco: Alberto Alves, Alberto de Abreu Sodré,Alfio Lagnadoo, André Krebs, Antônio Carmelo, Arnaldo Campello Spyer, Bento Xavier da Silveira, Bruno Alvez, Carlos Argento, Eduardo Argento, Carlos Eduardo Soares, Carlos Motta, Chico Paioli, Cisco Araña, Claudio Pingo Obino, Daniel José Friedmann, Diniz Iozzi, Eduardo Bier, Eduardo Rizzo, Fábio Siebert, Fernando Costa Neto, Fernando de Moura, Fernando Moniz, Flávio Cinira, Flávio Dias, Fred DÒrey, Freddy Koester, Fuad Mansur, Giovanni Mancuso, Gustavo Orlandini, Heliana Oliveira, Henrique Augusto Vasconcellos, Higor de Almeida Scheiner, Irencyr Beltrão, Jair Bortoleto, João Luis Pires de Castro, Kemmel Adas Neto, Klaus Mitteldorf, Loli Menezes, Luiz Dirceu Pimentel, Luis Guilherme Sala, Manoel Tostes, Marcelo Coutinho Mendes, Marcelo Sant` Ana, Marco Aurélio, Marco Giorgi, Marquinhos Berenguer, Maurio Borges, Neco CArbone, Otávio Pacheco, Patrícia Ladvocat, Patrícia Magalhães, Paulinho Guinle, Paulo Joly Issa, Paulo Sefton, Paulo Tupinanbá, Rafael Calsinski, Regi Galvão, Reinaldo Andraus, Roberto Almeida Dias, Roberto Menescal, Roberto Perdigão, Rodrigo Dornelles Paz, Rodrigo Valentim, Rossini Maranhão, Russel Rid Coffin, Sérgio Peixe, Sidney Luiz Tenucci, Stéfano Dornelles Paz, Steven Allain, Tiago Bulhões, Virgílio Matos, Wady Mansur, Wagner Mingotti Jr, Xandi Fontes, Zecão.
Diretor de Fotografia: Daniel Primo e Marcos Salamonde
Diretor de Arte: Dorys Hansen
Montador: Mariana Benevello, André Callado e Rafael Mellin
Produtora: Grupo Sal
Produtores: Luiza Barreto e Gabriela Rocha

Sinopse: Uma forma de reviver o surf e a cultura de praia durante os anos 1970, vista pela perspectiva da geração contemporânea. O filme mostra uma mistura de vídeos inéditos e fotos de arquivo, clipes de gravações em tempo real e histórias exclusivas dos maiores personagens da década de 70, dando uma atenção especial ao estilo de vida da geração que enfrentou o sistema durante a Ditadura Militar e fundou o estilo de vida do surf no Brasil. Uma ode ao surf, à música, à moda e ao cenário de contra-cultura de um período tão romântico.

Filmografia (Diretor): Rafael Mellin é sócio do Grupo Sal e premiado diretor de TV, publicidade e documentários. Criador e diretor da série Nalu Pelo Mundo, sucesso do Multishow, e de outros nove programas nos canais OFF, Multishow e GNT. Na publicidade, dirigiu comerciais para clientes como Toyota, Embratel e Google.
Sua carreira como diretor começou nos filmes de surfe, que ganharam prêmios internacionalmente. Em seguida, participou da produção de documentários musicais e shows de artistas como Chico Buarque, Maria Bethânia e Teresa Cristina.
Atualmente, atua também na produção de conteúdo especializado para web, criando e dirigindo virais que colecionam mais de 7 milhões de visualizações, registradas em mais de 100 países. Rafael Mellin é o diretor responsável pelos vídeos de esportes de ação da Nike Brasil.

Festivais e Prêmios: –

Contato: producao@gruposal.com.br

Título Original: O poder dos Afetos / Power of Affection
Direção: Helena Ignez
Roteirista: Helena Ignez
Gênero: Ficção
Duração: 31 min
País: Brasil
Ano de produção: 2013
Indicação: 14 anos
Elenco: Ney Matogrosso, Simone Spoladore, Djin Sganzerla, Dan Nakagawa, Roberto Alencar
Diretor de Fotografia: Toni Nogueira
Diretor de Arte: Fabio Delduque
Montador: Sergio Gagliardi
Produtora: Mercúrio
Produtores: Natália Meira

Sinopse: “Poder dos Afetos é média metragem de Helena Ignez, protagonizado por Ney Matogrosso, Simone Spoladore, Djin Sganzerla e Dan Nakagawa. O filme desenrola-se em cenário paradisíaco, tratando a brasilidade e a sua força na transformação dos costumes, rompendo preconceitos e trazendo a tona uma realidade mágica e original através de seus personagens inquietantes.”

Filmografia (Diretor): Helena Ignez é figura de destaque na cultura brasileira, integrou inúmeros movimentos de vanguarda e é chamada de musa do Cinema Novo. Com 50 anos de produção tanto nas artes cênicas quanto nas cinematográficas foi homenageada e premiada em festivais nacionais e internacionais pelos mais de 40 filmes em que atuou, produziu ou dirigiu.

Festivais e Prêmios: Festival do Rio, Mostra de São Paulo

Contato: smercurioproducoes@gmail.com

Título Original: Salada do dia / Salades du moment
Direção: Marcelo Novais Teles
Roteirista: Marcelo Novais Teles
Gênero: Ficção
Duração: 25 min
País: França
Ano de produção: 2013
Indicação: livre
Elenco: Marcelo Novais Teles, Alcione O. De Oliveira, Pierre Jacquemin, François Limer, Christian Gadré, Jean-Michel Muratore, Édouard Lamoitier, Emmanuel Bacquet e Méli-Mélo
Diretor de Fotografia: Hung chun Chen, Jérémy Nebor, Georges de Genevraye
Diretor de Arte: Véronique Leclerc
Montador: Marcelo Novais Teles
Produtora: QSL Produções
Produtores: Marcelo Novais Teles

Sinopse: Numa segunda-feira chuvosa, sem fregueses, ele lê e pensa em sua namorada que vive à 13.000 kilômetros de distância. Os vizinhos desfilam. Personagens típicos do bairro de Belleville.

Filmografia (Diretor): Marcelo Novais Teles nasceu em 1960 em Manhuaçu/Minas-Gerais. Depois de uma longa experiência em teatro, ele trabalha para a televisão francesa e se dedica paralelamente ao cinema. No cinema trabalha primeiro como ator, depois roteirista e editor sem parar de realisar e produzir seus próprios filmes em vídeo. Curtas, médias e longa-metragens. Ele explica assim sua opção pelo vídeo: “Eu gosto do formato vídeo, pois podemos avançar rapidamente e, com improvisações obtermos momentos únicos de vida cotidiana que o pesado sistema de filmagem em película não nos permite.” Há mais de 30 anos, ele vive na França e colabora com Mathieu Amalric na escritura de seus filmes e com Bertrand Bonnelo como ator.

Festivais e Prêmios: –

Contato: mnteles@hotmail.fr

Título Original: CONGOMUSIC

Direção: Isabelle Van Oost e Michel Winter

Sinopse: A Mukalo Productions Booking and Management (Bélgica) realiza um verdadeiro trabalho de pesquisa musical e produção de talentos da antiga colônia Belga, o Congo. A música no Congo é uma ferramenta de fuga da realidade e muitas vezes a única possibilidade de alegria que tem sua a população que vive nos ghettos de Kinshasa. A dupla já foi responsável por reunir um grupo de artistas que conquistou a Europa com a produção do filme Benda Bilili que foi o filme de abertura da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Contato: isavanoo@gmail.com

Título Original: Here Comes Clapman
Direção: Marc-Henri Wajnberg
Roteirista: Marc-Henri Wajnberg
Gênero: Comédia
Duração: 1200 capítulos de 8 segundos cada
País: Bélgica
Ano de produção: 1983
Indicação: livre
Elenco: Marc-Henri Wajnberg
Diretor de Fotografia: Yves Vandermeeren
Diretor de Arte: Emmanuelle Batz
Montador: Véronique Lange
Produtora: Wajnbrosse Productions
Produtores: Marc-Henri Wajnberg

Sinopse: Em capítulos super rápidos de oito segundos, Marc-Henri Wajnberg, diretor, roteirista, ator – cria o seu mundo louco do clapman. Milhares de variações, milhares de surpresas, milhares de risos. CLAP!

Filmografia (Diretor): Marc-Henri Wajnberg, estudou cinema na L’INSAS em Bruxelas. É roteirista, diretor, ator e produtor. Suas produções são bastante ecléticas. Filmes de 8, 11, 20, 30 e 50 segundos. No total ele realizou mais de 3000 “super-curtas” – incluindo o famoso CLAP, já exibido em todo o mundo. Seu curta-metragem “Le Réveil”, estrelado por Jean-Calude Dreyfus, foi premiado em Cannes e recebeu 22 prêmios em todo o mundo. Dirigiu e produziu inúmeros documentários, incluindo sobre o centenário do arquiteto Oscar Niemayer, que foi igualmente premiado em diversos festivais internacionais de cinema. Diretor também dos filmes “After Just Friends” e “Kinshasa Kids” (selecionado em Veneza, Toronto, Nova York e outros), que é seu segundo longa-metragem.

Festivais e Prêmios: International Film & TV Festival, New York (1984)
Creative Club of Belgium (1985)
Cartagena International Film Festival – Columbia (1985)
International Humour Film Festival – Vevey, Switzerland (1985)
San Sebastian International Film Festival – Spain (1985)
Uppsala International Film Festival – Sweden (1985)
Rio de Janeiro International Film Festival – Brazil (1985)
18th Muestra Internac. De Cine Mexico – Mexico (1985)
Chicago International Film Festival – USA (1985)
Lausanna Film Feast – Switzerland (1985)
Miami International Film Festival – USA (1986)
San Fransisco Film Festival – USA (1986)
Minneapolis International Film Festival (1986)
Mostra Internac. De Sao Paulo – Brazil (1986)
International Film Festival of Flanders, – Ghent, Belgium (1986)
Viennale 87 – Vienna, Austria (1987), Gold Award, International Film @ TV Festival, New York (1984)
Cristal Antenna, Best Belgian Program, Brussels (1984)
Gold Award at the Creative Club Competition in Belgium (1985)
Best Short, Festival de Cinéma de Sao Paulo, Brazil (1986)
Prize at Funny Film Festival de Boario, Italy (1987)
Special Guest at 20+ Festivals

Contato:
E-mail: wajnbrosse@wajnbrosse.com
Website: www.wajnbrosse.com

 

Título Original: Skrotes & live cinema / Skrotes & live cinema
Direção: Banda Os Skrotes
Gênero: Instrumental
País: Brasil
Duração: 50 min.
Indicação: 12 anos

Sinopse: Comandadas pelo cineasta Alan Langdon (Casa do Alan), as projeções tem variados temas e elementos visuais que dialogam e inspiram a banda a criar uma trilha sonora original no momento em que são exibidas. Um exercício em conjunto onde o público acaba se envolvendo e testemunhando o surgimento de uma obra musical original, conseguindo interagir e consequentemente aumentando a visibilidade, formando uma audiencia interessada em audiovisual no sentido mais claro da palavra. Uma obra de Live Cinema que remonta a origem do cinema, quando as projeções eram mudas e aconteciam acompanhadas de música ao vivo, e que mostra as possibilidades da influência do Jazz com elementos do Rock’n’Roll na produção audiovisual contemporânea.

Contato:
E-mail: contato@skrotes.com.br
Website: www.skrotes.com.br

Título Original: REC & PLAY
Direção: Guilherme Meneghelli
Gênero: Série
País: Brasil
Ano: 2014
Duração: 12 Episódios de 3 min. cada
Indicação: Livre

Sinopse: REC & Play é uma série de 12 episódios apresentando músicos independentes. rafados com linguagem de cinema, com o projeto Guilherme já passou por 3 países gravando com artistas de 5 nacionalidades

Sobre o Diretor:Guilherme Meneghelli nasceu em 1984 e começou a fotografar em 2001, em 2009 começou a fazer filmes publicitários com dSLR atuando, desde então, como diretor de fotografia por todo o Brasil. Já assinou diversas campanhas nacionais para clientes como Caixa Econômica, TSE, Governo do Rio de Janeiro… nestes anos fez filmes publicitários, curta-metragens e documentários. É sócio-fundador da produtora Epic Studio e da locadora BlackBox Cameras, ambas sediadas em Santa Catarina.

Contato:
E-mail: contato@epicstudio.com.br
Website: www.facebook.com/RECandPLAYproject

MOSTRA CATARINA

Irá projetar filmes catarinenses ou que possuam alguma relação com o estado de Santa Catarina (locação, música, diretor, produtor ou elenco).

Título Original: Tudo Bem
Direção: Christopher Faust
Roteirista: Christopher Faust
Gênero: Drama
Duração: 11 min
País: Brasil
Ano de produção: 2012
Indicação: 12 anos
Elenco: Ailen Scandurra, Ana Azevedo, Evandro Scorsin, Ana Paula Málaga, Tomás von der Osten
Diretor de Fotografia: Daniel Florencio
Diretor de Arte: Ana Paula Câmara, Caroline Biagi
Montador: Christopher Faust Produtora: O Quadro
Produtores: Christopher Faust

Sinopse: Camila terminou recentemente seu namoro. Divide agora seu tempo entre baladas, amigas e seu cachorro.

Filmografia (Diretor): Formado no curso de cinema da FAP/CINETVPR. Dirigiu os curtas-metragens Garoto Barba (2010), O Último Dia(2010), Máquina de Sorvetes (2011), Coloridos (2011), Festa no Apartamento da Suzana (2012), Tudo Bem (2012), e Meu Amigo Virtual (2013). Já realizou projetos contemplados em editais nacionais e municipais, teve trabalhos exibidos em emissoras como TV Brasil, Canal Futura, Canal Brasil e RPC TV . Seus curtas já foram exibidos e premiados em diversos festivais nacionais e internacionais.

Festivais e Prêmios: 2º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense – Prêmio Júri Oficial; 23° Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum (SP); 17° Festival Brasileiro de Cinema Universitário (RJ); 5° Curta Taquary – Festival Nacional de Curta-Metragem (PE); 16a Mostra de Cinema de Tiradentes (MG); 8ª Mostra Mosca (MG); 6º Festival de Cinema de Triunfo (PE); Cine Riba 4; FUÁ – Festival Universitário do Audiovisual do D.F. (DF).

Contato: christopher.faust@gmail.com

Título Original: Sara Ama Jorge
Direção: Karina Buzzi
Roteirista: Karina Buzzi
Gênero: Drama/Comédia
Duração: 7 min
País: Brasil
Ano de produção: 2013
Indicação: 10 anos
Elenco: Julianne Chaves, Diego Marchioro, Guilherme Souza Dias
Diretor de Fotografia: Fabio Henrique Ribeiro
Diretor de Arte: Débora Andrade Viana
Montador: Fabricio Coelho
Produtora: Blackfoot Filmes
Produtores: Bárbara Nahm

Sinopse: Sara ama Jorge. Mas será que Jorge ama Sara?

Filmografia (Diretor): Nascida em Lontras, interior de Santa Catarina, foi estudar cinema na Faculdade de Artes do Paraná, em Curitiba, onde mora até hoje. Filmes: Dom Câmera (2013), Sara Ama Jorge (2013)
Festivais e Prêmios: –

Contato: blackfootfilmes@gmail.com

Título Original: Quem é Rogério Carlos
Direção: Pedro Bughay
Roteirista: Pedro Bughay
Gênero: Ficção
Duração: 14 min
País: Brasil
Ano de produção: 2013
Indicação: 10 anos
Elenco: Airton de Oliveira, Áurea Baptista, Deborah Finocchiaro, João Castanha da Silva e Marcos Verza.
Diretor de Fotografia: Giovani Zaffari
Diretor de Arte: Isadora Aquini
Montador: Ana Maria Vieira
Produtora: – Produtores: Pedro Bughay
Sinopse: “Quem é Rogério Carlos?” narra história de Adelino, fã fanático de Rogério Carlos, não aceita que as pessoas acreditem que o rei da música brasileira é Amado Batista.
Filmografia (Diretor): Também diretor do filme Portocentrismo (2010). Festivais e Prêmios: –
Contato: pedrobughay@gmail.com

Título Original: Lembranças de Maura
Direção: Bruna Lessa
Roteirista: Bruna Lessa
Gênero: Ficção
Duração: 16 min
País: Brasil
Ano de produção: 2013
Indicação: livre
Elenco: Berta Zemel, Catarina Jancson, Mariana Senne e Marcos Suchara
Diretor de Fotografia: Cacá bernarde e José Marcio Marquez
Diretor de Arte: Aline Leonello e Silmara Faria
Montador: Bruna Lessa e Paulo Marquez Junior
Produtora: Bruta Flor Filmes
Produtores: Bruta Flor Filmes – Luiz Augusto Lessa

Sinopse: Alice aos 8 anos e idade se muda com os pais para a casa da avó que sofre de uma doença degenerativa. Nesse ambiente ela terá que aprender a conviver com essa nova realidade.

Filmografia (Diretor): Bruna Lessa nasceu em Itajaí (SC) em 1985. Graduou-se em Cinema na Universidade Anhembi Morumbi em 2012. Realizou produções independentes como produtora, roteirista, diretora e montadora. Trabalhou como assistente de fotografia, direção e continuísta em diversos trabalhos. Desde 2008 pesquisa a linguagem do pré-cinema e seus desdobramentos nas novas mídias.
Festivais e Prêmios: Competência Internacional 1 Prêmio do Júri no 10° Festival de Curta metragem de Talca – Chile; Melhor Filme no 3° Festival Sercine Aracajú 2013; Melhor Filme de Ficção no XXXVI Congresso Nacional de Comunicação Intercom Manaus 2013; Melhor Edição no 11° FestcineAmazônia Rondônia 2013; 24° Festival Internacional de curta-metragem de São Paulo/2013; 3° Mostra de Cinema de Piracicaba / 2013; 13° Curta Festival – Aracajú/2013; 3° Festival de Cinema de Alagoas; Melhor Filme eleito pelo público no 2° FAÇA Festival Audiovisual Catarinense Florianópolis/2013; X Festival Internacional de Cortometrajes FENACO – Peru 2013; X Festival COSAS – Nova Delhi Indía 2013; 10° Festival de Cinema Popular do Brasileiro – Lumiar 2013; 5° Curta Taquary Pernambuco 2013; X Festival CurtaCarajas Pará 2013; Menção Especial do Júri no 10° Cine Mube São Paulo 2013; Menção Honrosa do Júri no 10° Festival Plano Juiz de Fora 2013; Semana Paulista Curta-metragem São Paulo 2013; Melhor filme, direção, atriz (Berta Zemel) e desenho de som no 5° Festival Internacional de Cinema da Fronteira Porto Alegre e Bagé 2013.

Contato: brutaflorfilmes@gmail.com

Título Original: Quem decide é o bar
Direção: Alexandre Meldau
Roteirista: Alexandre Meldau e Pablo Varela
Gênero: Ficção
Duração: 9 min
País: Brasil
Ano de produção: 2013
Indicação: livre
Elenco: Egon Schuchardt e Paulo Aloísio Schwartzbold
Diretor de Fotografia: Eduardo Piagge
Diretor de Arte: Gracielle Meldau
Montador: Luciana Siebert, Sandra Simioni, Marlon de Toledo
Produtora: Escritório de Cinema
Produtores: Margareth Klein

Sinopse: Uma divída antiga será resolvida de forma inusitada: em um jogo de bocha.

Filmografia (Diretor): Alexandre Meldau é artista plástico, publicitário, desenhista e filmmaker. Trabalha com criações gráficas, painéis e quadros para interiores, roteiros e produção audiovisual. Cursou arte e design na SVA -­‐ School of Visual Arts em NY, no ano de 1998. Já trabalhou com design gráfico, webdesign e ilustração. Participa regularmente de exposições individuais e coletivas com seu trabalho autoral. Escritório de Cinema é uma produtora de Jaraguá do Sul que começou atividades em 2009, inspirada pela paixão por cinema do diretor Gilmar Moretti. Alguns de seus projetos são: “Jaraguá do Sul Ontem e Hoje” (2010), “Mostre A Cara do Seu Bairro” (2011) e “A Cultura Religiosa em Jaraguá do Sul” (2012). No ano de 2013, contou com o lançamento do projeto “Jaraguá em Curtas”, realizado em 2009, e do longa-­‐metragem “Jaraguá 2010. E agora?”. Atualmente conta com um documentário de longa-­‐metragem em fase de finalização, em parceria com o diretor Marcelo Machado.

Festivais e Prêmios: 15º Catavídeo – Florianópolis; I Festival de Vídeo FIT – Santarém; 5a Mostra Cine Vídeo – Joinville; 2º FAÇA – Florianópolis, Blumenau e Lages; Premiações/Awards: FAÇA – Prêmio Estímulo; I Festival de Vídeo FIT – Categoria Ficção Experimental

Contato: brutaflorfilmes@gmail.com

Título Original: Vento Sul
Direção: Renan Blah
Roteirista: Gil Caruso, Lucian Chaussard, Renan Fontana
Gênero: Ficção
Duração: 20 min
País: Brasil
Ano de produção: 2012
Indicação: 14 anos
Elenco: Gil Caruso, Ellen Maciel, Laura Emerim Silva, Biange Cabral, Gil Caruso, Ilze Korting, Marcelo Cabral, Fabiana Aidar, Zeca Ramos, Pedro Magalhães, Rafaella Saldanha
Diretor de Fotografia: Renan Fontana, Mitsue Yanai
Diretor de Arte: Mitsue Yanai
Montador: Renan Fontana, Mitsue Yanai
Produtora: Renan Blah
Produtores: Renan Blah

Sinopse: Uma velha se joga do penhasco e vê a vida passar diante de seus olhos. De um parto macabro até o conflito com a comunidade na vida adulta, ela faz uma revisão irônica de sua vida como bruxa na ilha de Santa Catarina.

Filmografia (Diretor): Formado em cinema pela UFSC, onde gravou curtas que prefere esquecer como Mariscos e Miolos (zumbis surfistas) e Sombra da Bernunça (kung-fu com pescadores).
Gravou de TCC o documentário Intercambista, sobre estudantes revoltados com alarmes de incêndio. Apelou pra Franklin Cascaes e Othon d’Eça pra conseguir ganhar um edital local, que resultou no curta Vento Sul (2012). Com a grana em mãos, chegou a repensar o curta como um filme pornô com fantasias de boi de mamão, mas a verba era insuficiente para cobrir o cachê das atrizes.

Festivais e Prêmios: Melhor Curta da Mostra Catarinense no FAM e Prêmio Júri Oficial no Faça; Festival Audiovisual do Mercosul, Faça, Goiânia Mostra Curtas, Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

Contato: blahzorl@gmail.com

CORUJINHA

Todos anos é realizada a Sessão Corujinha onde são apresentados clássicos do cinema para crianças de toda a região. Assim possibilitamos que muitas crianças possam entrar em uma grande sala de cinema pela primeira vez.

kirikou.jpgTítulo Original: Kiriku e a feiticeira / Kirikou et la sorcière
Direção: Michel Ocelot
Roteirista: Michel Ocelot
Gênero: Animação
Duração: 70 min
País: Bélgica/França
Ano de produção: 1998
Indicação: livre

Sinopse: Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu com a missão de salvar sua aldeia. A cruel feiticeira Karaba secou a fonte do lugar onde Kiriku mora com amigos e parentes. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku vai resolver a situação. História baseada em uma lenda da África Ocidental. Além do longa-metragem serão projetados dois filmes de curta-metragem realizados por alunos da professora Roberta Peinador. Indicamos para crianças a partir de 4 anos. As sessões são gratuitas e abertas ao público em geral. Pedimos que os interessados confirmem a participação através do e-mail infantil@cineramabc.com

APOIO

Colégio Unificado Andréia Cristina Varela Rossini Bernard Attal Brianne Lee Carlos Hopfer Junior Cristiane Pedrini Ugolini Denise J. Serafini Furtado Diego Dambrowski Henrique Romero Ivana Jacques Igor Luciana Altmann Márcia Elisa Haeser Marisa Zanoni Fernandes Marta Giovannoni Mario Di Poi Michel Dubret Ney Felipe Neves Wiliam Jose Koester Rodrigo Schaefer Yayá Petterle Portugal   Em 2013 CINERAMA.BC recebeu contribuições que possibilitaram um momento histórico para o Festival e para a cidade de Balneário Camboriú. Foi um total de 56 investidores que superaram as expectativas e arrecadaram R$ 4.112,00 (dos previstos R$ 3.000,00). Sucesso absoluto!!! Agradecimentos merecidos para: Number Seven Restaurante e Bar G.A. Moretti Produções Culturais Adriano Magalhães Machado Ana Carolina Altieri Saores Ana Paula Alexandre Amaral Filho Beatriz Ferreira Bianca Escrich Brianne Lee Caroline Didone Carlos Hopfer Junior Celso Peixoto Cristiane Pedrini Ugolini Diego Dambrowski Diego Augusto Elias Dieter Klaus Bubeck Fabricio Guassaloca Fernando Fernando Montanari Filipe Bagio Pfeiffer Flavio Fernandes Gabi Bresola Gilson de Rezende Helen Francine Igor Koth Ribas Isabella Lanave Ivana Melo Jacques Josiane Silva Julian Cechinel De Souza Jusselen Maria Nunes Lenise Soares Luiz Antonio Patricio Luciana Altmann Luciana Balbinot Luciano Marques Mar_lia Fernandes Marcelo Fernandes Marcos Fernando Passero Nayara Caroline Sprung Nei Luiz Moreira de Freitas Nina Maria Coitinho Patrick Santos Thiago Dias Richard Maus Rodrigo de Alcantara Zimmermann Valent Vilton Soares de Souza Viviane Silva de Paoli Willian Jose Koester

Produção logocineramabc-03small   Patrocínio   logo-fcbc      bandeira_pmbc   Apoio Institucional   logo-balneario-convention-bureau       logo   cinemadobrasil    logocineitalia sesc     wallonie-low     logo_image     logopagina3   site_novo FAMM-avatar    cartela-menor.jpg    logo    NOTICIA_32       logo-oficial-ame             APOIOS_r4_c6_s1    logo   APOIOS_r4_c8_s1   Hospedagem   logoestaleirovillage.pngmarca-hotel-plaza-camboriu-nova-azul.jpglogo-bhally.pnglogo-parnaso.jpg  miramar-hotel.png   logo-hotel-blumenau.jpg   Alimentação harmonia.pngbullslogo2.png wagnerslogo.jpg marca-tutis-300x300.png general peppers     ladorni.jpgInkaza SushiWrulenbaccoisa de cinema lago_da_sereia.jpg     Prêmios   Mistikalogo-km-preto.pngAPOIOS_r4_c1_s1   APOIOS_r4_c5_s1    APOIOS_r6_c3_s1  APOIOS_r6_c1_s1