CONHEÇA AS OBRAS SELECIONADAS E A PROGRAMAÇÃO DA 10ª CORUJINHA

O festival é gratuito e acontece entre agosto e novembro de 2023 em Balneário Camboriú e outros municípios de Santa Catarina, com programação para crianças e jovens

Já está disponível a programação e os detalhes das obras selecionadas para a 10ª Corujinha, evento dedicado ao público infantil e juvenil, que acontece entre agosto e novembro de 2023. Durante este período serão realizadas ao menos 80 exibições com a participação de mais de 40 obras de cinema, música, fotografia, teatro e literatura, que foram selecionados pela curadoria entre mais de 220 inscritos com cerca de 25 nacionalidades.

AberturaProgramacão / Sábia Coruja / Homenagem / Selecionados / Informações

A Corujinha possui sede em Balneário Camboriú, cidade onde concentra suas atividades, mas também acontece de forma itinerante em outros municípios como Bombinhas, Itajaí, Jaraguá do Sul e outros que podem se somar. Além da programação, voltada para público infantil e juvenil, também serão realizadas atividades dedicadas a acadêmicos e profissionais como palestras e debates, que discutem a forma e a importância da arte na educação.

Uma equipe dedicada trabalha para que o festival chegue com integridade ao público em todo seu potencial, visando atender interessados em geral e principalmente estudantes, em parceria com secretarias, instituições e escolas das regiões atendidas.

O projeto foi selecionado pela Lei de Incentivo a Cultura de Balneário Camboriú realizado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Prefeitura de Balneário Camboriú, permitindo a oferta de programação nacional e internacional de forma totalmente gratuita e com ingressos para a toda a população e estudantes de Balneário Camboriú, e oferecendo acesso a bens culturais e artísticos que não chegam na região sem a realização da Corujinha.

ABERTURA

30/08/2023 das 18h às 20h

O evento oficial de abertura da 10º Corujinha acontecerá no dia 30 de agosto de 2023, das 18h às 20h, no Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central, esquina com a Rua 300, número 50, Centro, Balneário Camboriú, SC). É o momento em que o público terá o primeiro encontro com a programação e obras do evento.

Durante o evento de abertura será realizada a exibição dos curta-metragens “Vento Solar” de Aliakim de Sá , “Alma Gêmea” de Irma Beatriz Peniche Silva e “Comedores de Sonhos” de Mike Wanderroscky, a leitura do trecho do livro “Os Cinco Cientistas”, de Didiê Kinsei, exposição fotográfica sob curadoria da Analogic Wonderland, apresentação de teatro lambe-lambe com “Felicidade”, de Cristalina Arte Com Afeto, e a execução musical de obras que fazem parte da programação oficial da edição 2023.

Nesta ocasião, que contará com a presença de autoridades do município de Balneário Camboriú, a 10º Corujinha presta homenagem a Denize Aparecida Rodrigues da Costa Leite, atualmente Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú é formada em Educação Física pela UDESC, e atuante na educação desde 1989. Denize foi professora, coordenadora, atleta do volley, professora universitária, escritora e secretária da educação. Entre suas ações, incrementou as ações culturais, mesmo durante a pandemia, em busca de proporcionar melhores condições para a classe artística da cidade. Em 2022 completou 30 anos de efetiva no serviço público municipal, numa carreira dedicada e competente, sempre incentivando boas práticas culturais e valorizando a arte de todos.

PROGRAMAÇÃO ABERTURA
30/08/2023 das 18h às 20h

18h00 – Recepção: Teatro Lambe-lambe, Execução Musical e Exposição de Fotográfica
18h30 – Cerimônia de abertura: Apresentação das Obras, Programação e Homenageado
19h15 – Exibição: Literatura e Cinema
20h00 – Término

Conheça as obras que serão exibidas no evento de abertura através do link Obras Selecionadas 2023.

voltar ao início

PROGRAMAÇÃO

O público pode assistir a programação da Corujinha de diferentes maneiras e em diversas oportunidades. A Programação Aberta pode ser acessada por qualquer pessoa interessada e basta comparecer às sessões para poder conferir as obras que mais tiver interesse. Outra maneira de curtir as obras selecionadas é fazendo a solicitação de data e horário para o tipo de sessão desejada através da Programação Agendada.

A Corujinha também oferece a possibilidade de sessões na Programação Inclusiva que é dedicada a diversas formas e necessidades de assistir às obras oferecidas na programação. Serão apresentadas diferentes sessões de filmes desenvolvidas especificamente para estabelecer contato e atividade de inclusão sendo previstas programações e sessões dedicadas a pessoa com deficiência visual, deficiência auditiva, espectro autista e síndrome de down. Alguns filmes exibidos contam com Legendagem e Audiodescrição, ampliando ainda mais o acesso ao público.

Finalmente, para aqueles que não têm a possibilidade de acompanhar as sessões que acontecem em Balneário Camboriú, a Corujinha também oferece a Programação Itinerante que basicamente garante que toda a programação do evento possa se locomover para abranger outros municípios tendo sido projetada em cidades como Bombinhas, Itajaí e Jaraguá do Sul, só para citar algumas.

Clique no link e conheça mais detalhes da nossa programação . Compareça a uma das sessões abertas ou agende uma sessão para grupo e curta a 10ª Corujinha.

voltar ao início

SÁBIA CORUJA

A Sábia Coruja realizará duas ações durante a 10ª Corujinha:

Debate: Dois debates serão organizados e realizados gratuitamente para o público geral, acadêmicos e professores. Os debates levantarão discussão a respeito da importância do uso da arte na educação durante a infância e juventude.

Oficina: Uma oficina de realização audiovisual será oferecida para alunos do sistema público de educação, onde cerca de 20 alunos presentes terão a chance realizar um curta-metragem para salas de cinema.

voltar ao início

HOMENAGEM

Denize Aparecida Rodrigues da Costa Leite, formada em Educação Física na UDESC, em 1988, professora da rede pública de ensino de Balneário Camboriú desde 1989, professora de Educação Física e técnica de Voleibol, Mestre em Ciências do Movimento Humano. Sempre sonhou em ser jogadora de voleibol e realizou esse sonho: jogou na seleção catarinense infanto juvenil, juvenil e adulto. Aos 17 anos, foi morar em Florianópolis e jogar voleibol pela Universidade Federal de SC, como atleta contratada. Desde o ano 2000 está na Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, iniciando como coordenadora da área de Educação Física, até 2003.
Se tornou professora universitária em 2005. Foi coordenadora do curso de licenciatura em Educação Física e da pós graduação em Educação, e publicou um livro: Oficinas do Jogo, em 2013.
Foi nomeada Secretária de Educação de Balneário Camboriú em 2017. Em 2019 passou a atuar na Fundação Cultural de Balneário Camboriú, e assumiu a presidência do órgão em abril de 2020, em plena pandemia de Covid-19.
Exatamente enquanto todo o mundo quase parava em função da situação sanitária da época, a Denize incrementava as ações da Fundação Cultural, contratando artistas de diversas áreas para realizar lives on-line, conseguindo cestas básicas, fazendo parcerias com outras secretarias, tudo em busca de proporcionar melhores condições para a classe artística da cidade. Durante a pandemia, foram lançados sete, 7, editais de distribuição de recursos para artistas, eventos e espaços culturais.
À frente de uma equipe de aproximadamente 30 profissionais, que vêm nela não somente uma líder, mas também uma amiga, Denize Leite é exigente e justa, competente e divertida, e comemorou em 2022, 30 anos de efetiva no serviço público municipal, numa carreira que a deixa orgulhosa, já que sempre se dedicou muito e soube aproveitar as oportunidades que teve.
A Fundação Cultural, hoje, sob a sua batuta, possui orçamento 8 vezes maior do que antes da sua gestão, e as suas realizações estão às vistas de todos, merecendo divulgação e elogios, como a reforma do Teatro Bruno Nitz, a implantação do Museu a Céu Aberto, as feiras livres com apresentações culturais, com novas tendas para os feirantes, a nova Praça da Cultura e o novo Espaço Arte e Cultura , a reforma da Biblioteca Municipal, o Festival da Canção que agora paga premiação bem maior e o evento se tornou sucesso absoluto, as festas comunitárias da cidade, os editais de credenciamento de artistas, o projeto Delivery 60+, o aumento do recurso e do número de contemplados pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura, a nova Plataforma PINC, entre tantas outras que fazem a Fundação Cultural ser orgulho para a Cultura da cidade.
Atualmente, sob sua batuta, a Fundação Cultural se dedica também aos trâmites da Lei Paulo Gustavo, enquanto aguardo ainda mais recursos da Lei Aldir Blanc 2, entendendo a importância desses recursos para o trade artístico e cultural de Balneário Camboriú.
Denize Leite sempre incentiva boas práticas culturais, e se esforça para ajudar, fomentar, e até comparecer nos eventos culturais da cidade, valorizando a arte de todos.
Sob o comando da Denize, todos trabalham com retidão e comprometimento, oferecendo aos artistas e produtores culturais o melhor serviço, e aos munícipes muita Cultura pra curtir.
Sua frase preferida é “Não basta sonhar, temos que conquistar os nossos sonhos, nos dedicar e acreditar em nós mesmos.”

voltar ao início

OBRAS SELECIONADAS

Abaixo você pode conferir a lista de selecionados, ou para acessar as informações completas das obras que serão exibidas na 10ª Corujinha basta clicar no link Obras Selecionadas 2023.

Cinema

Longa-metragem

“A Ilha dos Ilus”, Paulo GC Miranda (Aventura – 85 min – Infantil – Brasil – 2022)
“Bem-Vindos de Novo”, Marcos Yoshi (Documentário – 105 min – Livre – Brasil – 2021)
“Dos 3 aos 3”, Pablo Lobato (Documentário – 70 min – Livre – Brasil – 2023)

Curta-metragem

“2020: Odisseia no 3° Esquerdo”, Ricardo Leite (Aventura – 15 min – Infantil – Portugal – 2022)
“Alma Gêmea”, Irma Beatriz Peniche Silva (Fantasia/Comédia – 4 min – Infantil – Cuba – 2023)
“A Menina e o Mar”, Gabriel Mellin (Drama/Família – 19 min – Juvenil – Brasil – 2022)
“Boris e Rufus – Especial de Natal: Um caminho para a Lapônia”, Rubens Belli (Aventura/Comédia – 12 min – Juvenil – Brasil – 2022)
“Bruce Spike e a Batalha da Berinjela”, Caru Roelis (Aventura/Fantasia – 8 min – Infantil/Juvenil – Brasil – 2022)
“Cantigas do Meu Boizinho – Bernunça Bebel”, Bruno Pagani e Thiago de Melo (Musical – 4 min – Infantil – Brasil – 2022)
“CEM PILUM – A História do Dilúvio”, Thiago Morais (Aventura/Fantasia – 9 min – Juvenil – Brasil – 2023)
“Código Pirata”, Lallo Bocchino (Ficção/Mocumentário- 9 min – Juvenil – Brasil – 2023)
“Comedores de Sonhos”, Mike Wanderroscky (Drama/Comédia – 8 min – Infantil – Brasil – 2023)
“Fraiha”, Amal Al-Shammari e Hossein Heydar (Drama – 7 min – Infantil – Catar – 2022)
“Meio Suspeixe”, Aleksander Leines Nordaas (Fantasia/Família – 5 min – Infantil – Noruega – 2022)
“Novelito”, João Batista Signorelli (Fantasia – 4 min – Infantil – Brasil – 2023)
“O Cemitério do Parque da Luz”, Marko Martinz (Ficção- 15 min – Juvenil – Brasil – 2023)
“Pêras”, Julia Trachtenberg (Drama – 6 min – Juvenil – Israel – 2022)
“Quintal”, Mariana Netto (Aventura/Fantasia – 15 min – Infantil – Brasil – 2022)
“Se Flopar, Nunca Postei”, Lucas Zimer (Comédia – 6 min – Juvenil – Brasil – 2022)
“Sobre Amizade e Bicicletas”, Julia Vidal (Aventura- 12 min – Juvenil – Brasil – 2023)
“Sonhos da Isah: O Livro Mágico”, Joao Ricardo Costa (Drama/Fantasia/Família – 10 min – Infantil – Brasil – 2022)
“Trinca-ferro”, Maria Fabiola (Drama – 18 min – Juvenil – Brasil – 2022);
“Tuca, o Mestre Cuca”, Rubens Belli (Família/Comédia) – 11 min – Infantil – Brasil – 2021)
“Ursinho Azul”, Marina Andree Skop (Drama/Família – 11 min – Infantil – Croácia- 2023)
“Vento Solar”, Aliakim de Sá (Ficção Científica – 16 min – Juvenil – Brasil – 2023)

Música

“The Outbreak”, de Enrique Cervera (3 min – Livre – Espanha – 2023)
“Wasteland”, de Ilysa Spencer (5 min – Livre – Georgia – 2020)

Fotografia

“Luz na Infância”, do Laboratório de Fotografia Analógica(15 fotografias – Livre – Brasil – 2023)

Teatro

“Felicidade”, de Cristalina Arte Com Afeto (Drama – 3 min – Livre – Brasil)

Literatura

”O Tempo Que Resta”, de Carlos Henrique Schroeder (Juvenil – Brasil
“Os Cinco Cientistas”, de Didiê Kinsei (Infantil – Brasil)
“O Macaco Apaixonado do Dr. Batucada”, de Didiê Kinsei (Infantil – Brasil)

Conheça mais sobre as obras que serão exibidas na 10ª Corujinha através do link Obras Selecionadas 2023.

voltar ao início

INFORMAÇÕES:

Quando: De Agosto a Novembro de 2023

Onde: Balneário Camboriú e Região

Ingressos: Gratuitos com informações na página programação

Patrocínio: Projeto realizado por meio de recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú 2022, execução 2023, realizado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Prefeitura de Balneário Camboriú